-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia médico-legal.
I) CERTO. A desidratação cadavérica é tão maior quanto maior for a proporção de água no corpo, por isso é mais acentuada nos fetos e recém-nascidos.
II) CERTO. O dessecamento é mais pronunciado nas regiões mais externas, expostas à evaporação.
III) CERTO. A desidratação do cadáver leva a modificações dos globos oculares, sendo uma dessas modificações a mancha negra da esclerótica – transparência do pigmento coroidiano [ou sinal de Sommer Larcher]. Surge, inicialmente, na metade temporal da fenda, tem forma quase circular e coloração amarelada que vai se tornando azulada e mais escura à medida que aumenta; depois fica enegrecida. Por fim, chega a ocupar toda a porção exposta da esclera (parte branca do olho).
IV) ERRADO. O esfriamento do corpo dependerá de inúmeros fatores, inclusive do panículo adiposo do cadáver, porque o tecido adiposo retém mais calor nos adultos, retardando, assim, o esfriamento.
Gabarito do professor: Alternativa A (estão corretas as assertivas I, II e III).
-
GAB: LETRA A
Bastava saber que o item IV está incorreto.
A baixa na temperatura corporal não ocorre uniformemente, pois existem fatores que irão influenciar na velocidade da perda como fatores ambientais, panículo adiposo, idade e agasalhos. Cadáveres que estão agasalhados possuem uma barreira protetora contra o frio, assim, retardam a perda de calor, em contra mão o cadáver desnudo perderá calor mais rapidamente por conta da irradiação, por convecção e evaporação cutânea.
As demais alternativas contem o item IV, logo, descartadas.
-
Sobre o item II: Temos que os caústicos são substâncias químicas que causam lesões na pele e se subdividem em: coagulantes e liquefacientes.
As coagulantes desidratam a pele, o que realmente, a depender do caráter da lesão, poderia levar à confusão com o dessecamento da mucosa dos lábios e etc. Ex. de substância coagulante: soda caústica.
Item II: Trata-se da mancha esclerótica de Sommer Larcher ( mancha negra que surge na esclera, que é aparte branca dos olhos). Essa mancha surge cerca de 3 horas após a morte, se generalizando em torno de 6 horas)