-
I- A rigidez é mais lenta e mais duradoura nas asfixias mecânicas. Nas asfixias por monóxido de carbono, a rigidez também é lenta, mas é tardia e dura menos.
II- Desidratação Cadavérica: "É mais acentuada nos fetos e recém-nascidos, chegando a até 8g por quilograma de peso em um dia, alcançando, segundo Dupont, nas primeiras horas até 18g/kg de peso." Pág 451 - França - 10ª Edição
III- Mancha verde abdominal - Fase de COLORAÇÃO da putrefação. Começa entre 18 e 24h após a morte.
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia forense.
I. CERTO. A rigidez cadavérica é um fenômeno cujo aparecimento pode ser tardio ou extremamente precoce, dependendo de inúmeros fatores. Nas asfixias mecânicas, por exemplo, a rigidez surge mais lentamente, no entanto é mais intensa e prolongada. Qualquer condição que determine redução do oxigênio muscular, dificuldade de sua utilização ou excesso de consumo acelera a rigidez.
De modo geral, a rigidez surge na mandíbula e nuca da 1a a 2a h depois do óbito; da 2a a 4a h nos membros superiores; da 4a a 6a h nos músculos torácicos e abdominais e, finalmente, entre a 6a e a 8a h post mortem nos membros inferiores.
II. ERRADO. A evaporação da água dos tecidos orgânicos após a morte leva, consequentemente, à diminuição de peso. É mais acentuada nos fetos e recém-nascidos, chegando a até 8 g por quilograma de peso em um dia (e não 0,8g/kg), alcançando, segundo Dupont, nas primeiras horas até 18 g/kg de peso. Deve-se levar em conta que este fenômeno varia de indivíduo para indivíduo, de acordo com o tipo de morte e condições ambientais.
III. ERRADO. O aparecimento dos primeiros sinais de putrefação se dá no abdome, correspondendo a mancha verde abdominal. O aparecimento dessa mancha, em nosso meio, surge entre 20 e 24 h depois da morte (e não entre 4 e 8h após a morte). A tonalidade (verde-enegrecida) dos tegumentos é responsabilizada pela formação do hidrogênio sulfurado que se vai combinar com a hemoglobina, dando a sulfometahemoglobina.
Gabarito do professor: Alternativa D (apenas a assertiva I está correta).
-
I- RIGIDEZ CADAVÉRICA é um fenômeno abiótico consecutivo, que surge no corpo humano a partir do momento da morte. Dessa forma, é estudada dentro da tanatologia médico-legal.
A intensidade e duração da rigidez variam com condições relacionadas ao cadáver a à causa da morte. Costuma ser pouco intensa, por vezes imperceptível, em recém-nascidos, crianças pequenas e indivíduos idosos ou acometidos por doença consumptiva. CERTO
II- DECRÉSCIMO DE PESO , nas primeiras horas até 18 g/kg de peso. Deve-se levar em conta que este fenômeno varia de indivíduo para indivíduo, de acordo com o tipo de morte e condições ambientais. Para utilização dessa prática, faz-se mister o conhecimento do peso da pessoa ante mortem.
Para alguns especialistas, tem valor relativo por sofrer importantes variações determinadas pelo próprio corpo ou pelo meio ambiente. Aceita-se, no entanto, nos recém-natos e nas crianças uma perda em geral de 8g/kg de peso nas primeiras 24 horas após o falecimento. ERRADO
III- MANCHA VERDE ABDOMINAL Inicia-se na fossa ilíaca direita. É influenciada pela temperatura do meio ambiente, surge entre 18 a 24 horas, estendendo-se progressivamente por todo o corpo do 3.º ao 5.º dia após a morte. Entretanto, o França deixa claro que em média surge entre 24 e 36 horas, sendo muito mais precoce nas regiões quentes. ERRADO
-
GABARITO: D
I. A rigidez cadavérica varia de acordo com a idade, a constituição individual e a causa da morte.
II. Observações comprovam que a perda de peso nos cadáveres de recém-nascidos e crianças é em média de 0,8 g/kg (em média de 8 g/kg) (grama por quilograma) de peso por dia nas primeiras vinte e quatro horas após a morte.
III. A mancha verde abdominal surge no cadáver, em média, entre quatro e oito horas (entre 24 e 36h. Já se observou o seu aparecimento até 18 h depois do óbito) após a morte.
(Fonte: Genival Veloso de França)