SóProvas


ID
2384992
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A necropsia médico-legal compreende a inspeção externa e inspeção interna. Em relação a essas técnicas, assinale as afirmativas abaixo.

I. No exame dos grandes segmentos, descrevem-se os diversos segmentos na seguinte ordem: cabeça, pescoço, tórax, abdome, membros superiores, membros inferiores, dorso do cadáver e genitália externa.

II. Nos órgãos do pescoço, a análise do osso hioide tem grande importância, principalmente nas mortes suspeitas por traumatismo no pescoço.

III. Deve-se fazer, na cavidade abdominal, um exame em conjunto. Nesse exame, estuda-se primeiramente o estômago verificando se há o amolecimento ácido.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia médico-legal.

    I. CERTO. A necropsia médico-legal compreende a inspeção externa e a inspeção interna. O exame externo deverá compreender um exame de conjunto e um exame dos grandes segmentos do corpo. Após o exame do conjunto, passa-se à descrição dos diversos segmentos na seguinte ordem: cabeça, pescoço, tórax, abdome, membros superiores, membros inferiores, dorso do cadáver e genitália externa.

    II. CERTO. O pescoço é um dos segmentos anatômicos mais vulneráveis do nosso corpo e uma região muito sensível pelo significado dos órgãos ali existentes; por essa razão a exploração necroscópica deve ser minuciosa e atenta. O osso hioide tem uma grande importância, principalmente nas mortes suspeitas por traumatismo sobre o pescoço. Para se surpreender uma fratura desse osso, é necessário dissecar todo o tecido mole até deixá-lo inteiramente descoberto.

    III. ERRADO. Na cavidade abdominal, antes de retirar-se órgão por órgão, deve-se fazer um exame de conjunto. O primeiro deles a ser estudado isoladamente é o fígado, e não o estômago.
    Logo a seguir, passa-se ao estudo do estômago em seu lugar, a fim de se observar alguma modificação em seu conjunto, dando-se maior importância ao aspecto de sua serosa. Depois, abre-se o órgão, examinando sua mucosa e seu conteúdo, ampliando esse corte até a cárdia e o duodeno. A mucosa normal do estômago tem tonalidade pardo-avermelhada. Outro fenômeno que também deve merecer a atenção do perito é o amolecimento ácido ou gastromalacia ácida, resultante da autodigestão do estômago, quando há grande quantidade de pepsina e ácido clorídrico.

    Gabarito do professor: Alternativa B (estão corretas apenas as afirmativas I e II).

  • que picuinha e Essa?
  • O erro da 3 consiste em dizer que o exame é no estômago e na verdade é no fígado