-
RIGIDEZ CADAVÉRICA (RIGOR MORTIS)
Os músculos, inicialmente flácidos, contraem-se pela última vez à custa de células que ainda não morreram. A rigidez é uma variante da contração muscular normal, provocada pela escassez de oxigênio e acúmulo de ácido lático. É um fenômeno químico. Quando a pessoa morre, para de respirar; logo, o corpo vai ficando ácido e essa acidez começa a atacar a musculatura, que vai endurecendo.
LEI DE NYSTEM SOMMER – Diz que a rigidez eem início na cabeça (mandíbula e nuca), evoluindo de forma descendente (da cabeça para os pés). A sequência é: MANDÍBULA---TÓRAX---BRAÇOS---ABDOMEN---PERNAS.
O relaxamento se faz no mesmo sentido (da cabeça para os pés).
Cronologia (com base na lei de Nystem Sommer):
· Menos de 2 horas - Flacidez do Cadáver, flacidez muscular generalizada.
· Mais de 2 horas (Neusa Bittar diz de 1 a 2 horas) - Músculo masseter (da mandíbula) endurecido. Este é o primeiro músculo a enrijecer (não se consegue fechar nem abrir a boca do cadáver.
· 6 a 8 horas - Quando o cadáver estiver todo rígido
· Como o início da putrefação começa a amolecer, no mesmo sentido, de cima para baixo
Fonte: meus cadernos de estudo.
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia forense.
A regra de Nysten diz respeito à rigidez cadavérica, que se manifesta primeiro na face, mandíbula e pescoço, seguindo-se dos membros superiores, do tronco e até os membros inferiores, desaparecendo na mesma ordem. A rigidez cadavérica desaparece com o início da putrefação. Com isso, podemos responder ao comando da questão.
A) CERTO. Exatamente o conceito trazido pra regra de Nysten.
B) ERRADO. A rigidez começa primeiro na face, mandíbula e pescoço, e não nos membros inferiores. Além disso, desaparece quando se inicia a putrefação.
C) ERRADO. A rigidez começa primeiro na face, mandíbula e pescoço, e não nos membros inferiores. Além disso, desaparece na mesma ordem em que começou.
D) ERRADO. A rigidez cadavérica desaparece na mesma ordem em que começou.
E) ERRADO. A rigidez começa primeiro na face, mandíbula e pescoço, e não nos membros inferiores. Além disso, desaparece na mesma ordem em que começou.
Gabarito do professor: Alternativa A.
-
GAB: LETRA A.
De acordo com a Lei de Nysten a rigidez cadavérica segue uma progressão crânio-caudal, ou seja, de
cima para baixo. Essa progressão é clássica de aparecimento de rigidez e também de desaparecimento (o
cadáver fica rígido e passado algum tempo fica flácido). A flacidez posterior à rigidez segue a mesma
progressão da rigidez
-
Pela lei de Nysten, a rigidez se manifesta em primeiro lugar na face, na mandíbula e no pescoço, seguindo-se dos membros superiores, do tronco e, finalmente, dos membros inferiores, indo desaparecer pela mesma ordem,
principalmente nos cadáveres colocados em decúbito dorsal. A rigidez cadavérica desaparece quando se inicia a putrefação.
-
Lembrei da aula do Blanco e respondi