SóProvas


ID
2385034
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em genética forense, embora qualquer célula que contenha DNA (ácido desoxirribonucleico) possa ser fonte de material para exame, algumas são mais apropriadas.

Assinale a alternativa que apresenta a correlação incorreta entre a fonte do DNA e a característica citada.

Alternativas
Comentários
  • E) Dentes - preferencialmente molares e pré-molares

  • A questão avalia os conhecimentos  do candidato em fontes de material biológico para exame de DNA.
    Atenção: pede-se a alternativa INCORRETA.

    A) CERTO. Em ambos os casos o sangue pode fornecer material genético de boa qualidade para a realização dos exames de DNA.

    B) CERTO. O esperma é importante principalmente em crimes sexuais pois pode permitir a obtenção do perfil genético do agressor.

    C) CERTO. A importância da obtenção de cabelos com raiz reside no fato de que o DNA nuclear utilizado nas principais técnicas de genética forense está presente na região do bulbo do fio. As células da haste do pelo são anucleadas e não contêm DNA nuclear, apenas DNA mitocondrial.

    D) CERTO. Os ossos podem proteger o DNA da decomposição, no entanto a extração de DNA e obtenção de perfis genéticos dessas fontes é bem mais trabalhosa. A extremidade de ossos longos é a região de escolha pois é onde podemos encontrar a medula dos ossos, com material genético aprisionado.

    E) ERRADO. Os dentes preferencialmente utilizados para exames de DNA são os molares e pré-molares, e não os caninos. Mas é verdade que podem ser utilizados como fontes de DNA em cadáveres muito decompostos, uma vez que protegem bem o material genético da degradação.

    Gabarito do professor: Alternativa E.

  • Aos não assinantes: GAB letra E