SóProvas


ID
2385055
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a alternativa que não apresenta uma vantagem do exame de DNA sobre os exames tradicionais.

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em genética forense.

    Atenção: pede-se a alternativa INCORRETA.

    A) CERTO. De modo geral, podemos dizer que toda fonte de material biológico (sangue, sêmen, pelos...) apresenta células com DNA passível de ser submetido a exames genéticos.

    B) CERTO. Os exames de DNA identificam um perfil genético, analisando um conjunto de marcadores de DNA, ou seja, sequências específicas do DNA. Cada indivíduo terá pequenas variações nessas sequências analisadas. A probabilidade de que duas pessoas tenham o mesmo conjunto de marcadores é praticamente nula, o que gera um grande potencial discriminatório, ou seja, de diferenciação entre duas pessoas.

    C) CERTO. O DNA pode ser detectado de amostras biológicas até anos após a produção desse material. Por exemplo, o DNA aprisionado dentro de ossos e dentes é altamente resistente aos fatores ambientais.

    D) ERRADO. Seletividade é a habilidade de avaliar inequivocadamente o analito na presença de componentes que se esperam estar presentes.  Tipicamente, estes componentes podem incluir diluentes, impurezas, degradados, componentes da matriz.
    Nesse sentido, não é possível afirmar que o exame de DNA é mais seletivo em relação a outros métodos, pois ele é altamente suscetível a contaminação e a degradação.
    Para que um método seja considerado seletivo, você precisa garantir que o método diferencia os compostos relacionados presentes na amostra. Se houver mais de um perfil genético na amostra, por exemplo, a mistura de perfis se torna complexa e exige análises diferenciadas. Nem sempre é possível distinguir esses perfis, principalmente se estiverem em concentrações semelhantes.
    Além disso, ensaio deve ser realizado com amostras positivas (contaminadas) e negativas (sem o ativo em estudo). Seu pico precisa apresentar um nível apropriado na matriz da sua amostra. Principalmente no caso de impurezas, se seu pico for muito pequeno, você precisa trabalhar com amostras degradadas. Você precisa demonstrar que o resultado não é afetado pela amostra contaminada por outros componentes presentes. Impurezas devem ser separadas individualmente entre si e de outros componentes da matriz. Como já explicado, as técnicas de análise de DNA são muito sensíveis e, dessa forma, muito suscetíveis a contaminações e interferentes. Muitas substâncias podem impedir que as etapas sejam feitas corretamente, ou, ainda, podem degradar o DNA presente na amostra.

    E) CERTO. O método diferencial de extração é utilizado em misturas de sêmen e outras células (geralmente células epiteliais de vítimas de estupro). Ele é baseado em diferenças nas membranas dos espermatozoides.  Os espermatozoides são estáveis à degradação enzimática com proteinase K, devido à presença de ligações dissulfeto na sua membrana.  Primeiro, realiza-se a degradação e extração preferencial das células (não-esperma) com proteinase K. O DNA dessas células é separado no sobrenadante e removido à DNA das células epiteliais da vítima separado.  Os espermatozoides permanecem impenetráveis nessa etapa.  Em uma segunda etapa, adiciona-se proteinase K e DTT, que reduz as pontes dissulfeto da cabeça dos espermatozoides, que serão lisadas e extraídas. Dessa forma, é possível separar o DNA dos espermatozoides de outras células presentes na amostra.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

  • Não é possível afirmar que o exame de DNA é mais seletivo em relação a outros métodos, pois ele é altamente suscetível a contaminação e a degradação.