SóProvas


ID
2385139
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

  Muito antes de nos ensinarem e de aprendermos as regras de bom comportamento socialmente construídas e promovidas, e de sermos exortados a seguir certos padrões e nos abster de seguir outros, já estamos numa situação de escolha moral. Somos, por assim dizer, inevitavelmente − existencialmente −, seres morais: somos confrontados com o desafio do outro, o desafio da responsabilidade pelo outro, uma condição do ser-para.
   Afirmar que a condição humana é moral antes de significar ou poder significar qualquer outra coisa representa que, muito antes de alguma autoridade nos dizer o que é “bem” e “mal” (e por vezes o que não é uma coisa nem outra), deparamo-nos com a escolha entre “bem” e “mal”. E a enfrentamos desde o primeiro momento do encontro com o outro. Isso, por sua vez, significa que, quer escolhamos quer não, enfrentamos nossas situações como problemas morais, e nossas opções de vida como dilemas morais.
   Esse fato primordial de nosso ser no mundo, em primeiro lugar, como uma condição de escolha moral não promete uma vida alegre e despreocupada. Pelo contrário, torna nossa condição bastante desagradável. Enfrentar a escolha entre bem e mal significa encontrar-se em situação de ambivalência. Esta poderia ser uma preocupação relativamente menor, estivesse a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal, cada um definido de forma clara e inequívoca; limitada em particular à escolha entre atuar baseado na responsabilidade pelo outro ou desistir dessa ação – de novo com uma ideia bastante clara do que envolve “atuar baseado na responsabilidade”.
(Adaptado de: BAUMAN, Zygmunt. Vida em fragmentos: sobre a ética pós-moderna. Trad. Alexandre Werneck. Rio de Janeiro, Zahar, 2011, p. 11-12) 

Uma afirmação em consonância com as ideias defendidas no texto está em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Parágrafo 3° - 3ª Linha

    "Esta poderia ser uma preocupação relativamente menor, estivesse a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal, cada um definido de forma clara e inequívoca...".

    O seguimento quer dizer que se houvesse limites, a escolha seria relativamente menos preocupante.

    Força amigos!!

  • Letra (c)

     

    Só complementando:

     

    Ambivalência é um estado de ter, simultaneamente, sentimentos conflitantes perante uma pessoa ou coisa. De outro modo, ambivalência é a experiência de ter pensamentos e emoções simultaneamente positivas e negativas em relação a alguém ou alguma coisa.

     

    Um exemplo comum de ambivalência é o sentimento de amor e ódio por uma mesma pessoa.

     

    Wikipédia

     

    Que no caso da questão seria o termo destacado: Enfrentar a escolha entre bem e mal significa encontrar-se em situação de ambivalência. Esta poderia ser uma preocupação relativamente menor, estivesse a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal, cada um definido de forma clara e inequívoca;

  • Gabarito Letra C

     

    Enfrentar a escolha entre bem e mal significa encontrar-se em situação de ambivalência. Esta poderia ser uma preocupação relativamente menor, estivesse a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal, cada um definido de forma clara e inequívoca...

     

    Com isso fica claro que o autor se vê em uma situação em que não é claro para ele distinguir entre o bem e o mal de forma objetiva, clara. Veja agora de novo a letra 'C':

     

    (C) A responsabilidade pelo outro não apresenta limites óbvios, nem se traduz facilmente em medidas práticas a serem
    adotadas ou das quais se abster
    .

     

    abs

     

  • Acertei a questão, mas o texto é muito chato. 

  • c)A responsabilidade pelo outro não apresenta limites óbvios, nem se traduz facilmente em medidas práticas a serem adotadas ou das quais se abster.

    Além dessa parte do texto que forem apresentadas, o seguinte trecho ajudou-me a reforçar o raciocínio:

    "somos confrontados com o desafio do outro, o desafio da responsabilidade pelo outro, uma condição do ser-para."

    Se é um desafio, não há nada de óbvio.

     

    achei muito bom o texto, só usa palavras difíceis, vivo diariamente essa sensação.

  • Nossa!! Demorei pra caramba, palavras muito difíceis...

  • Complementando....texto chato...mas inteligível...

  • Que tipo de entorpecente o autor usou para escrever um texto desse?
    Começou o texto em lugar nenhum e chegou em outro completamente desconhecido...

    Acertei a questão quando prestei atenção nesse trecho:

     

     Enfrentar a escolha entre bem e mal significa encontrar-se em situação de ambivalência. Esta poderia ser uma preocupação relativamente menor, estivesse a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal, cada um definido de forma clara e inequívoca; limitada em particular à escolha entre atuar baseado na responsabilidade pelo outro ou desistir dessa ação – de novo com uma ideia bastante clara do que envolve “atuar baseado na responsabilidade”.
     

    Ambivalência -   existência simultânea, e com a mesma intensidade, de dois sentimentos ou duas ideias com relação a uma mesma coisa e que se opõem mutuamente. "Google"

  • Acertei, mas achei um texto chato, enfadonho e desnecessáriamente complexo pra um tema tão besta, autor tentando mixar no poste da "Intelectualidade", deve ser uma cruz estudar com um cara desse.

    Escolha bem esperta da banca para tornar mais complexa a prova.

  • Não tem coisa mais ridícula do quem escreve de forma complexa algo besta que pode ser escrito de forma mais simples e prática.

  • É o tipo de texto que vc lê... e diz ... hãmm ... ??  É o quê mesmo !!! 

  • O autor fumou "alguma coisa" estragada...

  • O autor é o sociólogo mais famoso do início do século XXI e faleceu recentemente com 90 e poucos anos. Não é a primeira vez que a FCC traz um trecho de texto dele. A compreensão do trecho fica mais difícil do que ler um capítulo inteiro, em que as ideias são completamente elaboradas.

     

    Na minha humilde opinião, ética, filosofia moral e filosofia existencial não são temas bestas. Contudo, ninguém é obrigado a gostar de ler sobre isso, mas não venha chamar de besta ou "intelectualidade vazia".

     

    Vida longa e próspera, C.H.

  • O autor diz que o o homem é um ser moral e, por isso, sempre temos que fazer escolhas entre o bem e mal. Elas escolhas surgem do encontro com o outro, porque, afinal, vivemos em sociedade.

     

    Viver com responsabilidade em relação ao outro, é viver de maneira moral. Contudo, é um enorme desafio viver uma vida de "responsabilidade com o outro", porque as escolhas sempre são difíceis de serem tomadas, visto que existe muitas zonas cinzentas, ambivalências, entre o que é certo e o que é errado.

     

    Entendo, na minha humilde opinião, que é isso que o velho e sábio Bauman quer comunicar.

     

    Vida longa e próspera, C.H.

     

  • Acertei a questão, mas o texto é muito chato ².

    Como podes, SONO + 3x LENDO + RELENDO + ELIMINANDO, pensei, vai ser "A" ou "C", vou de C, por ter visto "responsabilidade" no texto. O restante não faz menor sentido, UFA. Ainda bem que procedeu.... que textinho chato da p.... 


    GAB LETRA C

  • fiquei entre B e C e acabei errando !!!

  • não adianta reclamar dos textos usados pela banca, o "jogo" é esse e temos que aceitar

  • Fui na que fazia mais sentido e acertei, as outras alternativas estão extrapolando o sentido do texto.
  • Acho que 25% do tempo da prova foi só nessa questão. kkkkk

  • É um texto de Bauman, porém traduzido. A tradução acaba distanciando um pouco e dificultando a compreensão.

  •  

      Muito antes de nos ensinarem e de aprendermos as regras de bom comportamento socialmente construídas e promovidas,.........

    ((ensinamento, apredizado e um bom comportamento socialmente)." caracteriza de  responsabilidade pelo outro" não apresenta limites óbvios..)

    LETRA: 'C".

  • Que texto cansativo e chato.

  • Pessoal, se atentem às ideias principais da tese e da conclusão do texto. Prestem atenção nos pontos-chave do texto com relação às alternativas. Não leiam todo o texto com intuito de entendê-lo e entrar na mente do autor. É perca de tempo. Palavras-chave, a reiteração presente no final do texto vai confirmar oq está nas alternativas.

  • Não dá para entender o pessoal reclamando aqui nos comentários. Começar ganhando mais de 12 mil todo mundo quer, né?

  • Eu li o texto 3 vezes, mas intepretação de texto é bem complicado,acertei q questão, mas as vezes é um tiro no escuro, acho que algumas palavras chaves como responsabilidade de terceiros, decisões mas faceis sem não houvesse a responsabiidade, me levarama de letra C 

  • Deus me defenderay!

  • Que texto hein, pqp hahaha

  • a resposta encontra-se 

     

    Esta poderia ser uma preocupação relativamente menor, estivesse a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal, cada um definido de forma clara e inequívoca; limitada em particular à escolha entre atuar baseado na responsabilidade pelo outro ou desistir dessa ação – de novo com uma ideia bastante clara do que envolve “atuar baseado na responsabilidade”.

  • li duas vezes o texto ai

     

    cara, ele eh bom pra porra pra colocar numa redação.

    Resume-se na seguinte afirmativa:

     

    O PENSAMENTO EM RELAÇÃO AO OUTRO INTERAJE DE FORMA DIRETA COM A CONDIÇÃO MORAL DO SER HUMANO. 

     

    Ja da de dissertar de boa

     

    na redação de ojaf do trt 24, que tirei, 83,50, e fiquei em 3 cota ojaf, a redação era:

     

    A RELAÇÃO ENTRE A MORAL E A JUSTIÇA

     

    KKK FODAAAAAAAAAAAA

     

     

    SEGUE BRUNOOTRT

     

    LA TEM VIDEOS E DICAS.. EH NOISS

  • Querido concurseiro,

    UM DOS PRINCÍPIOS QUE REGE O CONCURSEIRO É A MUDANÇA DE MENTALIDADE, O MUNDO NÃO VAI PARAR PRA FAZER A SUA VONTADE só por que você achou o texto assim ou assado, ruim ou besta! ou você se adequa à realidade ou o mundo dá um jeito de te eliminar! 

    VAMOS CONTRIBUIR PARA QUE ESTE ESPAÇO seja o MELHOR POSSÍVEL, ou seja, contribua com ALGO RELEVANTE ! Ninguém é obrigado a ler birra de menino mimado! "ai que texto chato", "ai o cara fumou uma".... (tenha a santa paciência!)

    .

    Não perca tempo lendo comentários de reclamação do texto e vá para o começo e leia o do Renan e Tiago Costa.

     

     

  • Complementando o comentário do Renan °

    Gabarito Letra C

     

    Enfrentar a escolha entre bem e mal significa encontrar-se em situação de ambivalência. Esta poderia ser uma preocupação relativamente menor, estivesse a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal, cada um definido de forma clara e inequívoca...

     

    ... limitada em particular à escolha entre atuar baseado na responsabilidade pelo outro ou desistir dessa ação...

     

    Com isso fica claro que o autor se vê em uma situação em que não é claro para ele distinguir entre o bem e o mal de forma objetiva, clara. Veja agora de novo a letra 'C':

     

    (C) A responsabilidade pelo outro não apresenta limites óbvios, nem se traduz facilmente em medidas práticas a serem
    adotadas ou das quais se abster
    .

     

    AVANTE SEMPRE!

  • 10 minutos depois, acertei kkkkk... o grande problema é o tempo, no dia da prova, para entender esse texto cansativo kkkkk

  • questao que vc acerta pela logica