SóProvas


ID
2385142
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

  Muito antes de nos ensinarem e de aprendermos as regras de bom comportamento socialmente construídas e promovidas, e de sermos exortados a seguir certos padrões e nos abster de seguir outros, já estamos numa situação de escolha moral. Somos, por assim dizer, inevitavelmente − existencialmente −, seres morais: somos confrontados com o desafio do outro, o desafio da responsabilidade pelo outro, uma condição do ser-para.
   Afirmar que a condição humana é moral antes de significar ou poder significar qualquer outra coisa representa que, muito antes de alguma autoridade nos dizer o que é “bem” e “mal” (e por vezes o que não é uma coisa nem outra), deparamo-nos com a escolha entre “bem” e “mal”. E a enfrentamos desde o primeiro momento do encontro com o outro. Isso, por sua vez, significa que, quer escolhamos quer não, enfrentamos nossas situações como problemas morais, e nossas opções de vida como dilemas morais.
   Esse fato primordial de nosso ser no mundo, em primeiro lugar, como uma condição de escolha moral não promete uma vida alegre e despreocupada. Pelo contrário, torna nossa condição bastante desagradável. Enfrentar a escolha entre bem e mal significa encontrar-se em situação de ambivalência. Esta poderia ser uma preocupação relativamente menor, estivesse a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal, cada um definido de forma clara e inequívoca; limitada em particular à escolha entre atuar baseado na responsabilidade pelo outro ou desistir dessa ação – de novo com uma ideia bastante clara do que envolve “atuar baseado na responsabilidade”.
(Adaptado de: BAUMAN, Zygmunt. Vida em fragmentos: sobre a ética pós-moderna. Trad. Alexandre Werneck. Rio de Janeiro, Zahar, 2011, p. 11-12) 

No que se refere ao sentido, duas expressões intercambiáveis, no texto, são:

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)

     

    intercambiáveis - Significa que duas coisas diferentes podem ser usadas alternadamente com o mesmo propósito sem o que o resultado seja prejudicado.  (Dicionário Informal)

  • Acertei a questão, mas fiquei na dúvida. Alguém poderia explicá-la melhor?

  • "o desafio da responsabilidade pelo outro, uma condição do ser-para... "

    interpretação: condição de ser responsável para  com o outro

    "(...)limitada em particular à escolha entre atuar baseado na responsabilidade pelo outro ou desistir dessa ação (...)"

     

    Os dois excertos tem o mesmo sentido.

  • Questão difícil . O professor poderia comentar.

  • Sempre é bom voltar no texto para entender o contexto que a frase está inserida.

     

  • " preocupação relativamente menor "é indicado como sendo do 2º parágrafo quando na verdade é do 3º, cabe recurso.

  • Questãozinha cabulosa!!! Igual a essa, nunca vi.

  • Questão difícil, levei um tempo pra entender o contexto de "uma condição do ser-para", porém depois que notei que se encaixava perfeitamente com o sentido de "atuar baseado na responsabilidade" acabei acertando..

  • "somos confrontados com o desafio do outro, o desafio da responsabilidade pelo outro, uma condição do ser-para."

    -----------------------------------------------------------------

    Condição do ser-para.: também não tinha certeza do que significava, mas é certo que estava mantendo o raciocício da frase. Afinal é uma Introdução do texto, e pelo contexto, dava para entender isso.

    Então anterior a ele temos: " o desafio da responsabilidade pelo outro" uma condição do ser-para tem sentido de aposto explicativo.

    Portanto: “atuar baseado na responsabilidade” = no sentido " o desafio da responsabilidade pelo outro" uma condição do ser-para

    Também pensei assim, o último parágrafo é a conclusão, ele precisa reforçar o que falou lá no começo.

    Além disso, eu nunca tinha ouvido falar de: "expressões intercambiáveis" mas pensei em troca, do tipo intercâmbio - troca de conhecimento, relação, que remete o assunto. Mas ainda não tenho certeza dessa informação.

    Se alguém souber, me manda mensagem.  Obrigada.

     

  • Sinceramente, quando li a questão não consegui fazer, pois não entendi o comando. Não sabia o que ela pedia por causa da palavra "intercambiáveis". Portanto, agora anotado meu erro. 

  • Intercambiável:

    Significa que duas coisas diferentes podem ser usadas alternadamente com o mesmo propósito sem o que o resultado seja prejudicado.

  • A questão pediu para trocar uma expressão pela outra e dizer em qual situação o sentido foi mantido

  • O autor diz que o o homem é um ser moral e, por isso, sempre temos que fazer escolhas entre o bem e mal. Elas escolhas surgem do encontro com o outro, porque, afinal, vivemos em sociedade.

     

    Viver com responsabilidade em relação ao outro, é viver de maneira moral. Contudo, é um enorme desafio viver uma vida de "responsabilidade com o outro", porque as escolhas sempre são difíceis de serem tomadas, visto que existe muitas zonas cinzentas, ambivalências, entre o que é certo e o que é errado.

     

    Entendo, na minha humilde opinião, que é isso que o velho e sábio Bauman quer comunicar.

     

    Vida longa e próspera, C.H.

     

  • A questão está estruturalmente desorganizada, pois na alternativa b, há erro de digitação, acredito, onde descreve "e preocupação relativamente menor (2º parágrafo).", quanto na verdade está citação encontra-se no 3º parágrafo. O que cabe recurso.

     

    E sobre propriamente a questão, o que é solicitado é uma finalidade semelhante a partir de segmentos diferentes, no caso ambivalentes. A acertiva a, foi muito bem elaborada, pois minuciosa em um detalhe quase despercebido,  e de sermos exortados a seguir certos padrões e nos abster de seguir outros, o autor está colocando seu juízo de valor, antes de todos nós termos discernimento sobre o mundo, somos persuadidos (exortado) a uma conduta de uma condição do ser-para o outro, aparentemente sem direito de escolha. Já na citação do terceiro parágrafo ele te deixa numa posição aparentemente de opção entre o "bem" e o "mal", o que são coisas totalmente diferentes, quando à pessoa é imposta seguir determinado padrão já estabelecido na sociedade, e quando à você é ofertada a escolha.

     

    Já as demais umas idênticas em sentidos, o que não é o comando da questão. e outras divergentes mas não com o mesmo intuito de finalidade.

     

  • Pelo sentido e frase contextual consegui matar, mas que questãozinha chata.. aliás o texto. Vou até assistir ao comentário do prof. Arenildo para ver essa charada. Avemaria...


    A única, a meu ver, que faz sentido é realmente a LETRA A.

  • velho que po... é essa!!!! o professor explicou , beleza, mas ainda to de cara.... Ave Maria, prefiro cespe um milhão de vezes!!!!!!!!!!

  • Gente, a alternativa pede as expressões intercambiáveis.

    Imaginei que intercâmbio seria uma troca, uma permuta.

    Logo, a alternativa A demonstra que "uma condição do ser-para" no texto, é o agir com responsabilidade diante do outro, levando em conta em nossas ações a moral para com o outro.

    Portanto, "e atuar baseado na responsabilidade" seria o intercâmbio perfeito.

  • Eu fico tentando entender esse % de acertos... Duvido muito q teve esse tanto de acerto! Metade destes acertos são de pessoas que trocam a resposta... Não é possível!

  • Meus conhecimetos de Espanhol e raciocínio lógico me salvaram para entender o comando, mas não para acertar a questão kkkkk.

     

    Em Espanhol trocar/mudar significa cambiar. Então, por raciocínio lógico, percebi que a questão pedia uma TROCA de termos em que o sentido fosse mantido. Achei que fosse a letra E, mas me dei mal. Outra dica é pensar na palavra INTERCÂMBIO, que significa TROCA. Troca de vivências, troca de experiências, troca de cultura, enfim...

     

    Uma dica valiosa para quem estuda para FCC é que, quando cai no edital pedindo para que estude ortografia, sinonímia (sinônimos), antonomínia (antônimos),vocabulário e significação das palavras, justamente é isso, mas não da forma como você pensa. Você precisa saber o significado da maioria das palavras que puder, principalmente das palavras que podem aparecer em COMANDOS de prova. Isso porque o comando da prova da FCC pode exigir o conhecimento da significação das palavras, e se você não entende uma palavra, JÁ ERA. Uma certa vez fiz uma prova da FCC que pedia para CONCATENAR os termos, você sabe o que significa?

     

    Vou citar alguns exemplos de palavras que podem ser usadas em comandos de provas da FCC, eu já as vi:

     

    Concatenar: significa ligar, relacionar, condizer, ajuntar.

     

    Aglutinar: significa unir, combinar, guardar, reunir.

     

    Coadunar: ajuntar, agregar, ligar, combinar.

     

    Isso são sinônimos dessas palavras, você deve saber os antônimos também.

     

    Mais um exemplo, o comando pode pedir para você verificar algo que esteja DIRERENTE dos demais, mas não diretamente. Se a questão pedisse algo que  está DISPAR, DIVERSO, DIVERGENTE, DESSEMELHANTE, DESCONFORME, DESIGUAL, DISCREPANTE ou DISSONANTE você saberia responder? todas essas palavras são sinônimos da palavra DIFERENTE.

     

    Outro exemplo, se o comando de uma questão pedisse para você verificar a alternativa em que a mudança de reescritura de uma determinada frase MUDARIA/ALTERARIA o sentido da original, mas em vez disso ela usasse as palavras ABALANÇAR, DISTURBAR, SUBVERTER, TRANSMUDAR, DESCONJUNTAR ou TRANSLADAR, você saberia responder? pois saiba que essas e ainda outras mais palavras significam o mesmo que MUDAR ou ALTERAR. É isso que a amada FCC faz, e é assim que ela cobra esse tema (vocabulário, significação das palavras, sinônimos, antônimos) em prova.

     

    Nos meus estudos eu fiz um resumo com o máximo de palavras e situações possíveis, mas me custará tempo escrevê-lo aqui (além de caracteres e já estou quase excedendo o permitido pelo QC, rs).

     

    Espero que entendam a lição a façam o dever de casa, que eu preciso fazer mais questões.

     

    Abraços!

     

     

     

  • Hummmm, agora saquei rsrs

  • Concordo com você Eduardo Bernardes, sem falar no monte de gente que fica respondendo as questões de direito com o CPC e a Constituição do lado!!!..Ai acaba gerando esse percentual falso de acerto.

  • O DESAFIO DA RESPONSABILIDADE PELO OUTRO ==> UMA CONDIÇÃO DO SER-PARA= CONDIÇÃO DE RESPONSABILIDADE PARA O OUTRO...

    LIMITADA EM PARTICULAR À ESCOLHA ENTRE ATUAR BASEADO NA RESPONSABILIDADE PELO OUTRO...

    PERCEBAM QUE PODE SER PERMUTADA UMA FRASE PELA OUTRA SEM ALTERAR O SENTIDO. 

  • [Gab. A]

    segue abaixo a relação intercambiável:

     

     

    Muito antes de nos ensinarem e de aprendermos as regras de bom comportamento socialmente construídas e promovidas, e de sermos exortados a seguir certos padrões e nos abster de seguir outros, já estamos numa situação de escolha moral. Somos, por assim dizer, inevitavelmente − existencialmente −, seres morais: somos confrontados com o desafio do outro, o desafio da responsabilidade pelo outro, uma condição do ser-para









    Esta poderia ser uma preocupação relativamente menor, estivesse a ambiguidade de escolha limitada à preferência direta por bem ou mal, cada um definido de forma clara e inequívoca; limitada em particular à escolha entre atuar baseado na responsabilidade pelo outro ou desistir dessa ação – de novo com uma ideia bastante clara do que envolve “atuar baseado na responsabilidade”.

  • 3 horas lendo, 2 horas sabendo o que o examinador quer, 30 min procurando a pegadinha, 15 min achando que a questão tem pegadinhas e finalmente acerto...

  • PRA RESPONDER UMA QUESTAO DESSA TEM QUE LER O TEXTO UMAS DUAS VEZES KK 

     

    ACERTEI !

  • A expressão Intercambiável não tem necessariamente a ideia de igualdade ou até de mesmo sentido. Pode conotar relacionamento próximo por outros motivos. A questão peca por não ter colocado a palavra "substituível com o mesmo sentido no texto" no lugar de intercambiável. Exemplo: podemos intercambiar o real com o dóllar, isso não significa que são a mesma coisa, apesar de equivaler em valor quantitativo no momento da troca. Brasil faz intercâmbio com outros países, não somente em moeda, mais em inúmeros produtos e serviços. A palavra intercambio aceita várias acepções e não somente o sentido de substituição ou mesmo sentido como na questão. Quem elaborou deveria ser mais específico para não trazer ambiguidades ao leitor. 

  • Primeiro parágrafo já responde a questão final do primeiro parágrafo já responde, uma condição responsabilidade de suas ações para as pessoas.

  • Gabarito letra A

    O próprio texto, no 1º parágrafo, dá a resposta:

    Somos, por assim dizer, inevitavelmente − existencialmente −, seres morais: somos confrontados com o desafio do outro, o desafio da responsabilidade pelo outro, uma condição do ser-para.

  • Ambivalência-> oposto