SóProvas


ID
2385208
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Glade almeja o cargo de Analista Judiciário − Área Administrativa do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região. Assim, está estudando para prestar a prova do concurso público em questão. Dentre os tópicos estudados, Glade está com dúvidas a respeito da nomeação dos Ministros do Tribunal Superior do Trabalho e decide consultar sua colega de estudos, Minerva. As estudantes concluem corretamente que, de que acordo com a Constituição Federal, os Ministros do Tribunal Superior do Trabalho, serão nomeados pelo Presidente da República após aprovação 

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)

     

    CF.88, Art. 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo

  • Macete TST - Senado

  • LETRA D

    Art. 111-A, CF: O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo:

    I um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94;

    II os demais dentre juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo próprio Tribunal Superior.

  • Congresso e Câmara não aprovam a escolha de ninguém.

     

    Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:

    III - aprovar previamente, por voto secreto, após argüição pública, a escolha de:

    a) Magistrados, nos casos estabelecidos nesta Constituição;

  • Em grande parte dos casos, falou em nomeação pelo Presidente da República, dependerá da aprovação por maioria absoluta do Senado Federal.

  • Macete: Sabatina = Senado Federal. 

  • questão assim para analista :( 

     

  • GABARITO ITEM D

     

    TST --> MACETE: TRINTA SEM TRÊS ( 27 MINISTROS)

    REQUISITOS:

    +35 ANOS E -65 ANOS

    NOTÁVEL SABER JURÍDICO

    REPUTAÇÃO ILIBADA

    NOMEADO --> PELO PRES. DA REPÚBLICA

    APROVAÇÃO --> MAIORIA ABSOLUTA SENADO FEDERAL(SABATINA)

     

    COMPOSIÇÃO DOS MINISTROS:

    1/5 --> ADV  e MEMBRO DO MP + 10 ANOS EXERC.

    DEMAIS --> JUÍZES DO TRT--> INDICADOS PELO TST

     

     

    OBS: QUESTÃO BÁSICA? MUITO!! MAS LEMBROU DE TODOS ESSES DETALHES QUE COLOQUEI? SE SIM,SHOWW!! TÁ NO CAMINHO CERTO.

     

     

    BONS ESTUDOS,GALERA.NÃO DESISTAAAM!!VALEEEU

  • A questão exige conhecimento relacionado à disciplina constitucional relacionada à nomeação dos ministros do TST. Segundo a CF/88, estes serão nomeados pelo Presidente da República após aprovação. Nesse sentido:

    Art. 111-A – “O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: I um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94; II os demais dentre juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo próprio Tribunal Superior”. 

    Gabarito do professor: letra d.


  • Resolver questões da FCC me deixa com autoestima, mas a autoestima acaba quando percebo que todo mundo tbm acerta essas bagaceira kkk

  • Letra (D).

     

    "A exemplo do que ocorre no STF e no STJ, a escolha do Presidente [da República] ainda precisa ser aprovada pela maioria absoluta do Senado Federal." 

     

    A FCC costuma afirmar que a nomeação cabe ao Presidente do próprio TST. Não caia nessa!

     

    At.te, CW.

    PAULO LÉPORE. Direito Constitucional - Coleção Tribunais e MPU. 5ª edição. Editora JusPodivm, 2017.

  • Todos são sempre pelo SENADO - MAIORIA ABSOLUTA

     

  • STM a CF não menciona maioria absoluta, por isso aprovação é simples pelo SF.

  • comentario do GRANDE ANDRE..

     

    ANDRE VC EH FODA MAN

     

    IMPORTANTE:TST ("trinta sem três") = 27 -à É 27 e pronto. Não tem mais nem menos. É 27 e pronto, porra. Rs. Desculpa o palavrao bb.

     

    STM ("são todas moças de 15 anos") = 15

     

    TSE = No mínimo, 7

     

    TRE = 7 ... soh 7 pow.

     

    TRT = No mínimo, 7

     

    TRF = No mínimo, 7

     

     

    * Todo tribunal tem uma frase pra nos ajudar a decorar, quando não tiver, é porque o número de membros é 7 ou, no mínimo, 7;

     

    ** O Tribunal de Justiça não tem o seu número de membros fixados constitucionalmente, vai depender de cada Estado.

     

     

    Fonte: http://www.nota11.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/apostilas/1/Resumo_Constituicao_v10_EC88.pdf

  • Órgãos que necessitam da aprovação por maioria absoluta do Senado: STF, CNJ (exceto o Presidente), STJ e TST.

    Órgãos que necessitam da aprovação por maioria simples do Senado: STM.

  • maioria absoluta do senado federal

  • Glade, bom ar? Cada uma viu....

  • GAB- D

     

    Art. 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo

     

     

    GOSTOU DO COMENTÁRIO??? SE SIM, SEGUE-ME NO QC AÍ!!! OBRIGADO

  • GABARITO LETRA D

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

    ARTIGO 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo:   

    I - um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94;     

    II - os demais dentre juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo próprio Tribunal Superior.       

  • Os Ministros do TST serão nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal.

    Art. 111-A, CF. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: …

    Gabarito: D