SóProvas


ID
2385262
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Suponha que determinada entidade integrante da Administração pública pretenda medir seu grau de excelência utilizando os conceitos, ferramentas e metodologias preconizados pela Fundação Nacional de Qualidade − FNQ. Tal pretensão afigura-se

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)

     

    A FNQ é uma instituição focada na disseminação do conhecimento sobre a Excelência em Gestão. Para tanto, modelos e metodologias de gestão fazem parte dos esforços de institucionalização da administração pública.

  • O trabalho da FNQ é baseado no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), uma metodologia de avaliação, autoavaliação e reconhecimento das boas práticas de gestão. Estruturado em oito Fundamentos, o Modelo define uma base teórica e prática para a busca da excelência, dentro dos modernos princípios da identidade empresarial e do atual cenário do mercado. Para a Fundação, as organizações são sistemas vivos integrantes de ecossistemas, que necessitam entender e exercitar os princípios da interdependência, do pensamento sistêmico e da sustentabilidade na gestão.

     

    Fonte: http://www.fnq.org.br/sobre-a-fnq

  • Fundação Nacional da Qualidade- importante centro de estudos, debates e irradiação de conhecimentos sobre excelencia em gestão. Traz a MEG (Modelo de Excelencia em Gestão) que mais tarde embassou a GESPUBLICA.

    Fundamentos da FNQ:

    *pensamento sistêmico

    *Atuação em rede

    *aprendizado organizacional

    *inovação

    *agilidade

    *liderança transformadora

    *olhar para o futuro

    *conhecimetno sobre clientes e mercado

    * responsabilidade social

    *valorização das pessoas e da cultura

    *decisões fundamentadas

    *orientação por processos

    *geração de valor: aumento de valores tangíveis e intangíveis de forma sustentável.

  • "O modelo atual da FNQ representa a evolução dos modelos de excelência em gestão, direcionado para a Sustentabilidade e Flexibilidade - e pode ser aplicado a qualquer tipo de organização."

    PALUDO, 2016

  • Pessoal, vamos nos atentar que existe um novo MEG da FNQ, em que existem apenas OITO FUNDAMENTOS, conforme site atualizado:

    Fonte: http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao

    '' A antiga mandala dá lugar ao Diagrama do MEG, com seus oito Fundamentos da Gestão para Excelência, que substituem os antigos Critérios de Excelência.

    Os oito Fundamentos da Excelência, na 21ª edição do MEG, são: 

    1. Pensamento sistêmico; 

    2. Aprendizado organizacional e inovação; 

    3. Liderança transformadora; 

    4. Compromisso com as partes interessadas;

    5. Adaptabilidade;

    6. Desenvolvimento sustentável;

    7. Orientação por processos;

    8. Geração de valor.''

    Bons estudos!

  • Para a FNQ: A sobrevivência e o sucesso de uma organização estão diretamente relacionados à sua capacidade de atender as

    necessidades e expectativas de seus clientes, as quais devem ser identificadas, entendidas e utilizadas para que produtos possam ser desenvolvidos,

    criando o valor necessário para conquistá-los e retê-los.

    Os conceitos, técnicas e ferramentas da qualidade são utilizados para obter a excelência na gestão de produtos e serviços.

    No conceito de qualidade, a excelência no serviço público é tida como a satisfação das expectativas e necessidades do cidadão.

    Os fundamentos de excelência, segundo o caderno FNQ:

    Pensamento sistêmico -  aprendizado organizacional - cultura de inovação - liderança e constância de propósitos -  orientação por processos e informações -- visão de futuro - geração de valor  --  valorização das pessoas - conhecimento sobre o cliente e o mercado   -- desenvolvimento de parcerias -- responsabilidade social.

    A partir dos fundamentos, foram construídos 8  critérios de excelência, que permitem às organizações medirem seus esforços no sentido de avaliar se estão ou não sendo excelentes, o, ao menos, caminhando rumo à excelência.  O caderno da FNQ apresenta os seguintes critérios de excelência:

    Liderança --  Estratégias e planos -- clientes -- sociedade -- informações e conhecimento   - pessoas -- processos -- resultados

     

  • Confra agora as principais inovações do novo MEG 21ª edição:


    1. Guia de Referência - o Modelo se tornou um passo a passo, um tutorial, bem
    didático, simplifcado e de fácil entendimento para que as organizações saibam o
    que precisa ser feito para alcançar patamares de excelência.
    2. Oito Fundamentos - os treze Fundamentos e oito Critérios da Excelência das
    edições anteriores foram simplifcados em oito Fundamentos, desdobrando-se
    diretamente em Temas que, por sua vez, concretizam-se em processos.
    3. Novo Diagrama - a mandala foi substituída pelo Tangram - antigo quebra-cabeça
    chinês e apresenta os 8 Fundamentos. O objetivo é mostrar que o novo Modelo é
    interativo e pode ser adaptado a qualquer tipo de organização, permitindo milhares
    de combinações.
    4. Ferramentas e Metodologias - para cada Tema, indicamos o uso de algumas
    Ferramentas e Metodologias de gestão. As sugestões não têm um caráter prescritivo
    e sua fnalidade é a de explicitar exemplos para auxiliar as organizações em sua
    busca por soluções para os desafos de seus negócios.
    5. Não contempla instruções sobre avaliação - a FNQ desenvolveu uma outra
    publicação que destinada àquelas empresas que quiserem participar de algum tipo
    de reconhecimento ou obter um diagnóstico sobre o grau de maturidade da sua
    gestão.

    Fonte:  21ª edição do MEG

  • Segue outra relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: A excelência nos serviços públicos está atrelada às melhorias acumuladas no decorrer do processo de modernização, à utilização de ferramentas da qualidade e ao padrão de relacionamento entre o Estado e a sociedade. O modelo de excelência adotado pela Fundação Nacional de Qualidade – FNQ, em sua adaptação ao setor público, encontra-se alicerçado no binômio: Princípios constitucionais da Administração pública e fundamentos próprios da gestão de excelência contemporânea. 

     

    Fonte: Qconcursos. 

     

    Resposta: C

  • O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é um modelo de referência e aprendizado que serve para todo tipo e porte de empresa. Suas principais características são:

     

    - Modelo Sistêmico

    Possui um conceito de aprendizado e melhoria contínua, pois seu funcionamento é inspirado no ciclo do PDCL (Plan, Do, Check, Learn). 

     

    - Não é prescritivo

    O MEG é considerado um modelo de referência e aprendizado, no qual não existe prescrição na sua implementação de práticas de gestão. O modelo levanta questionamentos, permitindo um exercício de reflexão sobre a gestão e a adequação de suas práticas aos conceitos de uma empresa classe mundial.

     

    - Adaptável a todo tipo de organização

    O MEG permite às organizações adequar suas práticas de gestão aos conceitos de uma empresa classe mundial, respeitando a cultura existente. O modelo tem como foco o estímulo à organização para obtenção de respostas, por meio de práticas de gestão, sempre com vistas à geração de resultados que a tornem mais competitiva.

     

    O Modelo estimula o alinhamento, a integração, o compartilhamento e o direcionamento em toda a organização, para que atue com excelência na cadeia de valor e gere resultados a todas as partes interessadas. 

     

    Além disso, ao adotar o MEG, os vários elementos da organização e as partes interessadas interagem de forma harmônica nas estratégias e resultados, estabelecendo uma orientação integrada e interdependente de gerenciamento.

    http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao

  • FNQ estabelece que a organização deve adaptar o MEG na melhor forma que defina o seu modelo de gestão - por isso, trata-se de modelo adaptável  à organização e ao seu ambiente. Importante destacar a existência de adaptação do modelo para a gestão pública, com conteúdos específicos para cada critério. 

     

    PDF Estratégia.

  • O MEGP Organiza a gestão para alto desempenho institucional e excelência gerencial e fomenta a melhoria da gestão dos órgãos e entidades públicas.

     

    São desafios para o MEGP: 

    Reorientar as estruturas executivas do Estado para a atuação voltada para resultados e promover a inclusão social e participação dos cidadãos na vida pública. Para superar esses desafios o MEGP sugere adotar: compartilhamento de responsabilidades entre as três esferas de gestão; e adoção de práticas representativas e participativas.

    GABA "c"

  • Alternativa A. Errado. O modelo é aplicável tanto a organizações privadas quanto a organizações públicas.

    Alternativa B. Errado. O modelo é aplicável tanto a organizações privadas quanto a organizações públicas. Os fundamentos constitucionais podem ser conciliados com os fundamentos da excelência.

    Alternativa C. Correto. O modelo é aplicável tanto a organizações privadas quanto a organizações públicas.

    Alternativa D. Errado. O modelo é aplicável tanto a organizações privadas quanto a organizações públicas

    Alternativa E. Errado. O modelo é aplicável tanto a organizações privadas quanto a organizações públicas.

    Acredito que nunca mais você vai esquecer..srsrsssrs. Esquecer o quê? Que o modelo proposto pela FNQ é aplicável tanto a organizações privadas quanto a organizações públicas.

    Gabarito: C

  • A questão em análise exige do candidato conhecimentos sobre a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e sobre o Modelo de Excelência na Gestão (MEG). A FNQ atua em disseminação, educação, diagnóstico e consultoria com foco na gestão voltada para a excelência e transformação das organizações do Brasil. Essa excelência é “patrocinada" por um modelo, chamado Modelo de Excelência na Gestão (MEG).

    Para a FNQ, essa busca pela excelência é:
    compreender que a organização é um sistema vivo integrante de um ecossistema complexo com o qual interage e do qual depende; gerar valor para todos os integrantes da cadeia de valor, numa relação de interdependência e cooperação; e ter qualidade na interação com o seu ecossistema, velocidade de aprendizado e capacidade de adaptação diante de novos cenários imprevistos e incontroláveis".
    O MEG nos apresenta oito Fundamentos Básicos para a excelência na gestão, os quais estão transcritos a seguir:
    “PENSAMENTO SISTÊMICO: É preciso que todos os colaboradores tenham o entendimento de que todas as atividades da organização possuem relação de interdependência, seja internamente, seja entre a organização e o ambiente com o qual interage. 
    APRENDIZADO ORGANIZACIONAL E INOVAÇÃO: Para ser competitiva no mercado, toda organização, seus colaboradores e redes precisam sempre buscar novos patamares de competência, por meio de um ciclo de aprendizado permanente.

    LIDERANÇA TRANSFORMADORA: Corresponde à atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, sempre atenta aos cenários e tendências e seus possíveis impactos para a organização e as partes interessadas, mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da empresa, preparando líderes e pessoas.

    COMPROMISSO COM AS PARTES INTERESSADAS: É preciso o entendimento das necessidades e demandas, bem como o estabelecimento de pactos com as partes interessadas, em especial os clientes, suas inter-relações com as estratégias e com os processos, em uma perspectiva de curto e longo prazos.

    ADAPTABILIDADE: Toda organização tem de ter flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil. Sem essa agilidade, nossas chances de sermos bem-sucedidos diminuem drasticamente.

    DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Corresponde ao compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida por meio de um comportamento ético e transparente.

    ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS: Neste Fundamento, fica clara a importância dos processos, que devem ser gerenciados visando à busca da eficiência e da eficácia nas atividades, utilizando dados e informações de forma a agregar valor para a organizações e as partes interessadas.

    GERAÇÃO DE VALOR: De nada valeria todos os esforços se eles, no final, não estivessem voltados para o alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas primeiramente dos clientes e das demais partes interessadas".
    Além disso, cabe destacar que o Ministério do Planejamento, à época, desenvolveu o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização é uma metodologia que utiliza o Modelo de Excelência na Gestão Pública – MEGP (Decreto nº 5.378/2005 – revogado em 2017) para buscar alcançar o “estado da arte" da gestão contemporânea. Esse modelo fomenta a adoção de práticas de excelência, à luz do modelo desenvolvido pela FNQ, com a finalidade de torar a gestão pública mais eficiente, eficaz e efetiva. Em face do exposto, podemos afirmar que essa metodologia é cabível e adaptável à gestão pública. Sendo assim, a alternativa correta é a letra “C".

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “C".

    FONTES:
    Programa GESPÚBLICA, Modelo de Excelência em Gestão Pública. Ministério do Planejamento - SEGEP, Brasília, 2014.
    NOVO MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO – MEG. Fundação Nacional da Qualidade – FNQ. 21ª Edição.