SóProvas


ID
2385268
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A teoria sustentada por Herbert Simon para explicar o processo decisório no âmbito das organizações, aponta, entre outros aspectos, dois tipos de decisões:

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)

     

    Os principais tipos de decisões são abordados por Simon, em que ele distingue dois tipos de decisões:

     

    1.Decisões Programadas: são caracterizadas por serem repetitivas, rotineiras e estruturadas, que fornecem estabilidade, aumento de eficiência e redução de custos.  Esse tipo de decisão tem base em normalização já estabelecida dentro da organização  por se tratar de decisões simples e rápida solução (tomada de decisão automática).

     

    2.Decisões não-programadas: são as decisões novas e desestruturadas, cujas soluções são encontradas à medida que os problemas aparecem, por isso requerem mais atividades de pesquisa dos gerentes para encontrar a solução, ou seja, elas permitem adaptação a mudanças do ambiente, a encontrar soluções para novos problemas e a lidar com situações imprevisíveis.

  • Gabarito: Letra d)

    De acordo com Hebert Simon:

    a) Decisões Programadas: São aquelas previsíveis, rotineiras e esperadas do dia- a dia- de uma organização e em geral o processo decisório já está pré-estabelecido, pois a organização já sabe qual decisão tomar quando aquele problema rotineiro ocorrer.

     

    b) Decisões não Programadas:  São aquelas  imprevisíveis, não rotineiras, geralmente, elas são desestruturadas e tomadas quando a organização tem que lidar com um novo e inesperado  problema.

  • Gabarito: alternativa D;

     

    Conforme no livro Administração sob a Ótica dos Concursos (Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016, p. 169): Uma das formas mais convencionais de se classificar as decisões é em programadas ou não programadas. As decisões programas são aquelas que o administrador pode tomar com base nas experiências passadas, em fatos similares que já ocorreram. São decisões mais rotineiras, que não acontecem em função de algum fator muito exclusivo, mas sim de fatores comuns. Por exemplo, quando acontece de a empresa entregar um produto com defeito, o cliente pode solicitar a troca do produto ou em alguns casos a devoução do dinheiro. Como este tipo de ação é amparado por lei e acontece diversas vezes, cabe à empresa padronizar o processo decisório em relação a este assunto, programando ações e evitando desgastes. Agora, e as decisões não programdas? Essas representam o outro extremo, colocam em prática muitas vezes a criatividade e a intiuição do administrador, que tem que tomar decisões em um roteiro pré-estabelecido e sem uma certeza futura de que dará certo. São exemplos de decisões não programadas a redução de quadro de funcionários devido a uma crise comercial, ou até mesmo o lançamento relâmpago de uma promoção, visando acompanhar a concorrência que possa estar deslanchando."

     

    Thiago de Luca é professor e escritor de Administração para concursos.

  • GAB:D
    Programada e não programadas.... segundo Simon, o administrador tende a escolher a decisão satisfatória e não a melhor.

  • Os principais tipos de decisão (do processo decisório) Simon distingue dois tipos de decisões:

     

    as programadas e as não programadas.

     

    As decisões programadas são caracterizadas por serem repetitivas, rotineiras e estruturadas (tomadas automaticamente). As programadas são aquelas que apresentam soluções para problemas rotineiros

     

    As não programadas são aquelas que apresentam soluções específicas através de um processo não estruturado para resolver problemas. A resolução desses problemas sempre envolverão riscos e incertezas.

  • Simon destingue dois tipos de decisões: as programadas  e as não programadas.

    As decisões programadas são caracterizadas por serem repetitivas, rotineiras e estruturadas ( tomadas automaticamente).

    As decisões não programadas não dispõe de soluções automáticas, uma vez que são desestruturadas. São as decisões não  automatizadas que dependem da soluão de um decisor.

    Gabarito: D

    Fonte: www.portal-administração.com

  • Conceitos tirados do livro de Gestão de Pessoas da Cristiana Duran. 

    "Simon distinguiu as decisões em dois tipos:

    programadas ou rotineiras: são decisões repetitivas e rotineiras oriundas de resultados de métodos criados sobre situações de ocorrência frequente nas organizações. Encontram-se inseridas nos processos organizacionais e possuem respostas objetivamente corretas, podendo ser resolvidas pela utilização de regras, políticas ou resultados de computações numéricas simples. Diante desse tipo de decisão há um procedimento ou estrutura clara para se chegar ao resultado correto.

    não programadas ou não rotineiras: são decisões novas e não estruturadas para as quais não há um método determinado para a abordagem do problema. Resultam de situações inéditas e inesperadas, as quais geralmente representam decisões únicas e complexas, cujo resultado não se encontra previamente descrito."

  • A alternativa "b" está errada pq não corresponde ao pensamento do autor? 

    Qual seria o autor dessa teriora ? lembro que ja vi sobre esse tipo de decisão . 

     

  • Os principais tipos de decisão (do processo decisório) Simon distingue dois tipos de decisões:

    As Programadas, tomadas por meio de um conjunto de normas preestabelecidas; e as Não Programadas, que não comportam soluções padronizadas. 

  • Os principais tipos de decisão (processo decisório) Simon distinguem dois tipos de decisões: programadas e não programadas.

  • Gabarito D

    As decisões por Herbert Simon são clasificadas em Programadas, tomadas por meio de um conjunto de normas preestabelecidas; e as Não Programadas, que não comportam soluções padronizadas. 

  • Simon distingue dois tipos de decisões: as programadas e as não programadas.

    As decisões programadas são caracterizadas por serem repetitivas, rotineiras e estruturadas (tomadas automaticamente). São as decisões automatizadas, sequenciais que não necessitam da intervenção do decisor. Geralmente, são bastante previsíveis, apresentando soluções para problemas rotineiros, sendo ainda possíveis de serem incorporados em um sistema de informação. Dentre os principais exemplos, nós podemos citar o hábito, a rotina, os manuais de instruções e operações padronizadas como formas de tomar decisões programadas.

    As decisões não programadas não dispõem de soluções automáticas, uma vez que são desestruturadas. São as decisões não automatizadas que dependem da solução do decisor. O lançamento de novos produtos, a redução do quadro de funcionários e uma mudança na sede da empresa são exemplos de decisões não programadas. Para lidar com essas decisões, o autor indica que os gerentes devem ser capazes de desenvolver sua capacidade de julgamento, intuição e criatividade. Para ele, o desenvolvimento dessas habilidades permitiria aos gerentes lidar de forma mais eficiente contra as complexidades das decisões.

    Fonte: http://www.portal-administracao.com/2014/03/o-processo-decisorio-nas-organizacoes.html

  • Castiel Freitas, a autocrática é da teoria de Kurt Lewin.

  • Autores e sua teorias

    Maslow – Hierarquia dos 5 fatores rígida

    Alderfer – E(Existencial) R(Relacionamento) C(Crescimento) – não rígido

    Vroom – Valor da recompensa (Valência; instrumentalidade; expectativa)

    Skinner – Reforços e Punições

    McClellandRealização Pessoal; Afiliação (relacionamento); Poder (influência)

    Herbert Simon – Decisões programadas e não-programadas

    Armand Feigenbaum – Total Quality Control ou Controle da Qualidade Total.

    Walter Shewhart – Ciclo PDCA (plan-do-check-act).

    Kaoru Ishikawa – sete ferramentas do controle estatístico da qualidade (diagrama de causa e efeito; folhas de verificação; histograma; cartas ou folllas de controle; fluxograma; diagrama de Pareto; diagrama de dispersão e diagrama de lshikawa).

    Garvin – Abordagens gerais de qualidade

    Joseph Juran – trilogia da qualidade: planejamento, controle e melhoria.

    Philip Crosby – Defeito Zero

    Genichi Taguchi – controle da qualidade off-line.

    Edwards Deming – Kaizen, melhoria contínua

    Charles H. Kepner – Matriz de Priorização de GUT (Gravidade x Urgência x Tendência)

    Kurt Lewin – Campo das forças

      

    Ps. Ainda estou montando, mas só de saber essa lista já dá pra matar várias. rs

  • Obrigado , Luciana . Muita paz.

  • Tipos de decisão, por Herbert Simon: programadas e não programadas.

    Complementando: não confundir os tipos de decisão com os modelos de tomada de decisão: Modelos de tomada de decisão: consultivo, consensual e democrático. (Q889611)

     

    Q852880: O tipo de decisão que resolve problemas que já foram enfrentados antes e, para cuja resolução, basta aplicar um curso de ação que já faz parte do acervo da organização, corresponde às decisões: c) programadas, que se contrapõem às não programadas, estas últimas preparadas uma a uma para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver. 

  • a cada questão que faço acho uma teoria nova SOS

  • Triagem chibata é essa da FCC/QC!!!

    Selecionei Gestão de Processos, mas já apareceu: Gestão de Projetos, Processo Decisório e Gestão por Resultados...

    VTNC...

     

  • As decisões podem ser tomadas em diferentes contextos, o que vai gerar diferentes tipos de decisões.

    As decisões gerenciais são classificadas em: programadas e não programadas.

    Para Maximiano (2009, p. 59), as decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da organização. Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira. Não é necessário, nesses casos, fazer diagnósticos, criar alternativas e escolher um curso de ação original. Basta aplicar um curso predefinido de ação. São exemplos de decisões programadas: políticas, algoritmos, procedimentos e regras de decisão.

    Já as decisões não programadas são preparadas uma a uma, para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver. São atitudes novas, que a organização está enfrentando pela primeira vez e admitem diferentes formas de serem resolvidas, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Situações desse tipo precisam de um processo de análise sucessiva, desde o entendimento do problema até a tomada de decisão.

    As decisões não programadas são tomadas no nível estratégico das empresas, enquanto as decisões programadas são remetidas no nível operacional.


    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

  • As decisões podem ser tomadas em diferentes contextos, o que vai gerar diferentes tipos de decisões.

    As decisões gerenciais são classificadas em: programadas e não programadas.

    Para Maximiano (2009, p. 59), as decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da organização. Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira. Não é necessário, nesses casos, fazer diagnósticos, criar alternativas e escolher um curso de ação original. Basta aplicar um curso predefinido de ação. São exemplos de decisões programadas: políticas, algoritmos, procedimentos e regras de decisão.

    Já as decisões não programadas são preparadas uma a uma, para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver. São atitudes novas, que a organização está enfrentando pela primeira vez e admitem diferentes formas de serem resolvidas, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Situações desse tipo precisam de um processo de análise sucessiva, desde o entendimento do problema até a tomada de decisão.

    As decisões não programadas são tomadas no nível estratégico das empresas, enquanto as decisões programadas são remetidas no nível operacional.


    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

  • ohh banca pra gosta de decisões programadas e não programadas rsrrs

  • Galera, qual o erro das outras alternativas?

  • D

  • Hebert Simon classifica as decisões em decisões programadas e não programadas. A alternativa D traz essa classificação, bem como descreve corretamente cada um dos conceitos.

    Gabarito: D