-
Letra (a)
Item I - Errado -
governabilidade, a qual diz respeito a uma capacidade política do Estado;
governança, que refere-se à capacidade da administração de executar as políticas públicas;
A governabilidade da administração pública tem forte relação com a afinidade de legitimidade do gestor público em relação à sociedade.
Miguel, L. F. (2005). Impasses da accountability: dilemas e alternativas da representação política. Revista de Sociologia e Política, (25), 25–38.
Governabilidade é a "capacidade política do governo de intermediar interesses, garantir legitimidade, e governar" (Pereira, 1997).
II - Certo. Segundo Paludo (2015) “Eficiência: é o uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços, é uma relação entre: insumos, produtos, qualidade e custo. Insumos são recursos humanos, materiais e componentes. A eficiência também considera o custo dos insumos e não pode comprometer a qualidade.
Eficácia: é o grau de alcance das metas, é uma medida de resultados utilizada para avaliar o desempenho da administração. Demonstra a capacidade de entregar bens/serviços imediatos. A eficácia não considera custos;
III - Certo. Segundo Paludo (2015) - Efetividade: é o impacto final das ações, é o grau de satisfação das necessidades e dos desejos da sociedade pelos serviços prestados pela instituição. A efetividade vai além das entregas imediatas (metas) e analisa a transformação causada pela execução das ações.
-
Governança é a capacidade de governar, decidir e implementar políticas públicas que atendam as necessidades da população.
Governabilidade (é o poder político em si) é a capacidade política de governar. Um governo possui governabilidade, na medida que possui apoio político necessário para governar.
-
Segundo a ifac (2013), governança compreende a estrutura (administrativa, política, econômica, social, ambiental, legal e outras) posta em prática para garantir que os resultados pretendidos pelas partes interessadas sejam definidos e alcançados.
São funções da governança: a) definir o direcionamento estratégico; b) supervisionar a gestão; c) envolver as partes interessadas; d) gerenciar riscos estratégicos; e) gerenciar conflitos internos; f ) auditar e avaliar o sistema de gestão e controle; e g) promover a accountability (prestação de contas e responsabilidade) e a transparência.
-
Gabarito: A
I. Errada - Governança é a capacidade de gerenciar; Governabilidade é ter capacidade de governar (ter apoio do Congresso Nacional, apoio do povo).
É preciso ter governabilidade para ter governança.
II. Certo - Eficiência = economia dos meios, trata-se do uso racional dos recursos.
II. Certo - Efetividade = satisfação, impacto positivo, geração de valor.
-
GOVERNANÇA - CAPACIDADE DE GERIR
GOVERNABILIDADE - CAPACIDADE PERANTE A SOCIEDADE - apoio do povo
EFICIÊNCIA - MANEIRA/ USO DOS RECURSOS
EFICÁCIA - OBJETIVO/ FAZER A COISA CERTA
EFETIVIDADE - IMPACTO NA SOCIEDADE
Essas PALAVRAS-CHAVE associadas a INTERPRETAÇÃO, dá pra acertar bastante questões.
-
Peter Drucker disse que : "eficiência é fazer as coisas de maneira correta, eficácia são as coisas certas. O resultado depende de fazer certo as coisas certas".
-
Quase fiz uma bobagem que mostra como é importante ler bem o enunciado. Eu li rápido da primeira vez e fiquei com "iniciativa privada" na cabeça. Por isso estava considerando a assertiva III errada principalmente por mencionar "resultados almejados pela sociedade" que não é necessariamente uma preocupação da iniciativa privada.
Aí resolvi reler o enunciado: "Nos últimos anos, diferentes conceitos, alguns oriundos da iniciativa privada, passaram a permear a atuação da Administração Pública...", ou seja, valia qualquer conceito incorporado pela Administração pública nos últimos anos, vindo da iniciativa privada ou não.
-
Se pensa em eficiência na Administração Pública desde a década de 30, com a passagem do patrimonialismo para a burocracia . Isso pode ser considerado "nos últimos anos"? Já a efetividade sim, é própria do gerencialismo, década de 90, muito mais recente. Alguém poderia explicar?
-
governabilidade: capacidade política- dimensão política
governança pública: capacidade do governo para formular,implementar políticas públicas - refere-se à gestão
-
Gabarito: A
I. Errada - Governança é a capacidade de gerenciar; Governabilidade é ter capacidade de governar (ter apoio do povo )
É preciso ter governabilidade para ter governança.
II. Certo - Eficiência = economia dos meios, trata-se do uso racional dos recursos.
III. Certo - Efetividade = satisfação, impacto positivo, geração de valor. Medida de forma diferenciada com participação da opinião do usuário final do produto ou serviço.
-
Governabilidade: Capacidade política de se governar, é o poder de governar; Legitimidade do governo para exercer o poder e sua aceitação pela sociedade;
Governança: Indica a capacidade de o governo implementar as políticas públicas e gerir seus recursos, ou seja, capacidade administrativa e gerencial do Estado;
Efetividade – conceito que avalia se a atividade realizada teve de fato o impacto inicialmente desejado; se ela conseguiu efetivamente mudar a realidade que se propôs mudar; relacionado com a mudança da realidade pelo serviço ou do produto oferecido; vinculada ao grau de satisfação ou ainda ao valor agregado, a transformação produzida no contexto em geral;
Eficiência – relacionada à execução da tarefa com o menor uso possível de recursos; realizar muito, com pouco;relacionado ao modo/meio de se fazer; relaciona o quanto se produz/produtos e serviços gerados (output) com quanto se utiliza de recursos (input), o que foi entregue e o que foi consumido de recursos, usualmente sob a forma de custos ou produtividade;
-
Questão similar nas provas do TRTSP: Téc e AJAA
-
Governança - CAPACIDADE DE GERIR
GovernabiliDADE - Legitimidade - CAPACIDADE PERANTE A SOCIEDADE - apoio do povo
Eficiência - economia dos meios, trata-se do uso racional dos recursos
Eficácia - é o grau de alcance das metas, é uma medida de resultados utilizada para avaliar o desempenho da administração
Efetividade - IMPACTO NA SOCIEDADE
-
Galera cuidado com os conceitos de "eficiencia", "efetividade" e "efcácia", são mt recorrentes em prova e pega mt candidato
-
I. Governança, que é sinônimo de governabilidade, e corresponde à legitimidade política.
II. Eficiência, relacionada com o uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços.
III. Efetividade, que diz respeito ao impacto final das ações e ao grau em que atinge os resultados almejados pela sociedade.
GOVERNANÇA: diz respeito à capacidade do governo de formular e implementar as suas políticas, isto é, trata-se da competência de praticar as decisões tomadas. Simplificando ainda mais: é a capacidade de governar em sentido técnico.
GOVERNABILIDADE: refere-se à legitimidade do governo, vale dizer, envolve as relações entre os poderes, o sistema partidário, o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação e a aprovação do governo perante a sociedade. Simplificando ainda mais: é a capacidade de governar em sentido político.
Ou seja, a capacidade de tornar efetivas as decisões do governo refere-se à governança, enquanto a capacidade política, resultado da legitimidade do gestor público, refere-se à governabilidade.
O que acontece muito na hora da prova é a confusão entre os conceitos de governança e governabilidade.
Um macete que pode ajudar: governabiliDADE rima com legitimiDADE!
-
GOVERNANÇA, CAPACIDADE ADMINISTRATIVA OU GERENCIAL.
GOVERNABILIDADE, CAPACIDADE POLÍTICA - LEGITIMIDADE POLÍTICA.
-
Questão mal feita
" grau em que atinge os resultados" é eficácia!!!
-
Eu não era muito fã de Matias-Perreira kkkk mas as bancas usam tanto o livro desse homem que resolvi estudar por ele, vamos na fonte do ouro.
Não sei se essa banca utilizou o livro desse autor, mas é bem parecido com o conceito escrito por ele.
EFICÁCIA = É uma medida normativa do alcance de resultados. Diz respeito ao resultado final da ação (alcançou-se ou não objetivo pretendido). Refere-se à sua capacidade de satisfazer a uma necessidade da sociedade por meio do suprimento dos seus produtos (BENS ou SERVIÇOS)
EFICIÊNCIA = É uma medida normativa da UTILIZAÇÃO DE RECURSO. É uma relação técnica de ENTRADAS E SAÍDAS DE INSUMOS. É uma relação entre CUSTO e BENEFÍCIO. É a razão entre o esforço e o resultado, entre despesa e receita. A EFICIÊNCIA se preocupa em fazer corretamente as ações e ou as atividades que se propõe, e da melhor maneira possível.
EFETIVIDADE = Corresponde ao grau de qualidade do resultado obtido, aos impactos das ações.
Curso de Administração Pública - 2014 - Matias-Pereira.
-
-
Governança: Condiz à capacidade de governar, capacidade de decidir e implementar políticas públicas que atendam às necessidades da população. Pode ser compreendida também como a capacidade financeira e administrativa, em sentido amplo, de um governo implementar políticas.(Gerir / administrar )
Governabilidade: trata-se do poder político em si, que deve ser legítimo e contar com o apoio da população e de seus representantes. É uma capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade. (Poder)
Harmonia entre os poderes e a sociedade.
-
Eficiência ou economicidade . Gabarito a critério do examinador