SóProvas


ID
2386234
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Processual do Trabalho
Assuntos

A empresa Gregos e Troianos Ltda. possui nos seus quadros um empregado que exerce o cargo de dirigente sindical no sindicato que representa a categoria profissional dos empregados. Referido empregado foi surpreendido embriagado no ambiente de trabalho e a empresa o suspendeu, pretendendo dispensar o mesmo por justa causa. Nessa hipótese, a empresa deverá

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

    Art. 853  CLT - Para a instauração do inquérito para apuração de falta grave contra empregado garantido com estabilidade, o empregador apresentará reclamação por escrito à Junta ou Juízo de Direito, dentro de 30 (trinta) dias, contados da data da suspensão do empregado.

     

    SUSP3NSÃ0 = 30

  • Para fins de extensão de conhecimento:

     A hipótese de dispensa do empregado sindicalizado, está previsto no art. 543, parágrafo 3° da CLT, segundo o qual aquele que cometer falta grave devidamente apurada mediante inquérito poderá, sendo o inquérito positivo, ter o contrato de trabalho rescindido. Lembrando que o empregado acusado de falta grave, só terá sua dispensa efetiva após a procedência do inquérito. Optando pela suspensão, esta perdurará até a decisão final do processo. 

    Obs.: O prazo de 30 dias para instauração do inquérito jucicial é decadencial, ou seja, caso o inquérito não seja promovido dentro do prazo estabelecido, o direito do empregador em promove-lo restará prejudicado.   

     

                                                                  ---------------------S I N T E T I Z A N D O ---------------------------------

     

     

    Empregado sindicalizado - - > comete falta grave ----> é suspenso -----(30d)-----> abrir inquérito judicial para apuração da falta grave. 

    Inquérito ajuizado em tempo hábil ----> procedente ----> dispensa efetivada.

    Inquérito ajuizado intempestivamente ----> decadência = empregador perdeu o direito ----->reintegração do trabalhador empregador desautorizado a despedir ou suspender novamente o empregado, SALVO por novos motivos supostamente ensejadores da justa causa.

     

    Caso haja alguma objeção sobre o tema, estou disposta a aprender =)

    Bons estudos para nós!

  • Previsão legal:

    Súmulas 369, 379, TST;

    Súmulas 197, 403, STF; 

    Art. 853, 494 e 543, CLT. 

  • LETRA C

     

    Art. 853, CLT: Para a instauração do inquérito para apuração de falta grave contra empregado garantido com estabilidade, o empregador apresentará reclamação por escrito à Junta ou Juízo de Direito, dentro de 30 (trinta) dias, contados da data da suspensão do empregado.

     

    OBS1: O INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE SÓ É OBRIGATÓRIO PARA QUEM TEM ESTABILIDADE DEFINITIVA E DE DIRIGENTE SINDICAL. NÃO SENDO OBRIGATÓRIO PARA QUEM TEM ESTABILIDADE PROVISÓRIA (EX: GESTANTE). IMPORTANTE RESSALTAR QUE AINDA HÁ UMA SEGUNDA CORRENTE DOUTRINÁRIA, QUE AFIRMA QUE OS DIRETORES DE SOCIEDADE COOPERATIVA E OS MEMBROS DO CONSELHO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL TAMBÉM NECESSITAM DE INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE. ESSA CORRENTE É MINORITÁRIA!

     

    OBS2: PRAZO DE 30 DIAS É DECADENCIAL

  • Súmula nº 379 do TST

    DIRIGENTE SINDICAL. DESPEDIDA. FALTA GRAVE. INQUÉRITO JUDICIAL. NECESSIDADE O dirigente sindical somente poderá ser dispensado por falta grave mediante a apuração em inquérito judicial, inteligência dos arts. 494 e 543, §3º, da CLT. (ex-OJ nº 114 da SBDI-1 - inserida em 20.11.1997)

    --

    CLT:

    Art. 494 - O empregado acusado de falta grave poderá ser suspenso de suas funções, mas a sua despedida só se tornará efetiva após o inquérito e que se verifique a procedência da acusação. Parágrafo único - A suspensão, no caso deste artigo, perdurará até a decisão final do processo.

     

    Art. 543 - [...] § 3º - Fica vedada a dispensa do empregado sindicalizado ou associado, a partir do momento do registro de sua candidatura a cargo de direção ou representação de entidade sindical ou de associação profissional, até 1 (um) ano após o final do seu mandato, caso seja eleito inclusive como suplente, salvo se cometer falta grave devidamente apurada nos termos desta Consolidação.

     

    Art. 853 - Para a instauração do inquérito para apuração de falta grave contra empregado garantido com estabilidade, o empregador apresentará reclamação por escrito à Junta ou Juízo de Direito, dentro de 30 (trinta) dias, contados da data da suspensão do empregado.

  • Conforme a obra Curso de Direito Processual do Trabalho de Renato Saraiva e Aryanna Linhares (12ª edição, pág. 799), temos:

    "Ademais, a legislação pátria estabeleceu alguns casos de estabilidade provisória, em que o empregado beneficiado somente poderá ser dispensado se cometer falta grave, prévia e regularmente apurada pela ação denominada inquérito para apuração de falta grave. Vejamos:

    - Dirigente Sindical - art. 8º, VIII CFe art. 543 §3º CLT;

    - Empregados membros do CNPS - Lei 8.213/1991 art. 3º §7º

    - Empregados eleitos diretores de sociedades cooperativas - art. 55 Lei 5.764/1971.

    (...)

    Frise-se que nada impede que a estabilidade seja fixada no próprio contrato individual de trabalho ou em negociação coletiva."

     

     

  • Complemetação sobre inquérito judicial:

     

    Sentença que não reconhece a ocorrência do fato, ato > natureza condenatória. Reintegração + salários do período. (configurando interrupção do contrato).

    Sentença que reconhece > natureza desconstitutiva. Se suspenso, considera-se rescindido contrato da data da suspensão, se não suspenso, da data do ajuizamento.

     

    bons estudos.

  • Gabarito Letra:  C 

  • realmente, a gestante nao tem direito assegurado à apuração da falta grave, conforme o amigo de maior comentario disse. EU NAO SABIA...RSRS

     

    ai eu peguei uma jurisprudência

     

    DESNECESSÁRIA A INSTAURAÇAO DE INQUÉRITO PARA ...

    https://www.jusbrasil.com.br/.../busca?q...A...APURAÇAO+DA+FALTA+GRAVE

    Jurisprudência sobre DESNECESSÁRIA A INSTAURAÇAO DE INQUÉRITO PARA APURAÇAO DAFALTA GRAVE. Busca Jusbrasil. ... GESTANTE PORTADORA DE ESTABILIDADE PROVISÓRIA. DESNECESSÁRIA A

    A INSTAURAÇAO DE INQUÉRITO PARA ...

    https://www.jusbrasil.com.br/.../busca?q...A...APURAÇAO+DA+FALTA+GRAVE

    Jurisprudência sobre DESNECESSÁRIA A INSTAURAÇAO DE INQUÉRITO PARA APURAÇAO DAFALTA GRAVE. Busca Jusbrasil. ... GESTANTE PORTADORA DE ESTABILIDADE PROVISÓRIA. DESNECESSÁRIA A

  • Trabalhadores destinatários do IAGF:

    - Dirigentes sindicais;

    - Representantes dos Trabalhadores na CCP;

    - Representantes dos Trabalhadores no Conselho Curador do FGTS;

    - Representantes dos Trabalhadores no Conselho Nacional de Prev. Social;

    - Dirigente de cooperativa de empregados; 

     

    NÃO DESTINATÁRIOS DO IAFG:

    - Acidentado;

    - Gestante;

    - Cipeiro;

    - Qualquer outro destinarário de garantia;

     

    Fonte: Prof. Marcelo Sobral

  • INQUÉRITO DE FALTA GRAVE ( ajuizado no prazo decadencial de 30 dias )  ESTABILIDADE:

     

    - ESTABILIDADE DECENAL + DE 10 ANOS EMPRESA,  ANTES DA CF,

     

    - DIRIGENTE SINDICAL ELEITO (+ 7 E SUPLENTES )

     

    - DIRETOR DE COOPERATIVA (NÃO ABRANGE SUPLENTE)

     

    - CNPS   

     

    - CCFGTS

     

    - CCP (2 A 10 – METADE DOS EMPREGADOS)

     

    - COMISSÃO DE GORJETA e de EMPREGADOS

     

     

     

    NÃO DESTINATÁRIOS DO INQUÉRITO para APURAÇÃO DE FALTA GRAVE ( casos de estabilidade provisória )

     

    - Acidentado;

    - Gestante - ADCT da confirmação da gravidez até 5 meses após o parto (inclusive no contrato de experiência

    - Cipeiro – vice é representante dos trabalhadores

     

  • Sem pretender fugir ao escopo da questão, tão somente a título de acúmulo de conhecimento:

    Só lembrando que esse caso não é um dos que se encontra no rol de possibilidades de despensa por justa causa, já que o empregado, pelo entendimento que enunciado da questão traz, foi pego uma vez embrigado.  Sendo que, para tal, seria necessária ou a habitualidade de tal estado ou esta se dar em ambiente empregatício, conforme CLT:

    Art. 482 - Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:

    f) embriaguez habitual ou em serviço;

  • Victória, quando a embriaguez se dá em serviço, basta uma ocorrência. A embriaguez habitual se dá fora do ambiente laboral e deve afetá-lo. Lembrando que a embriaguez habitual também pode ser considerada como uma doença, não ensejando justa causa e sim tratamento.

    Referido empregado foi surpreendido embriagado no ambiente de trabalho e a empresa o suspendeu [...]

  • gab - C

     

    Art. 853 - Para a instauração do inquérito para apuração de falta grave contra empregado garantido com estabilidade, o empregador apresentará reclamação por escrito à Junta ou Juízo de Direito, dentro de 30 (trinta) dias, contados da data da suspensão do empregado.

     

            Art. 854 - O processo do inquérito perante a Junta ou Juízo obedecerá às normas estabelecidas no presente Capítulo, observadas as disposições desta Seção.

     

            Art. 855 - Se tiver havido prévio reconhecimento da estabilidade do empregado, o julgamento do inquérito pela Junta ou Juízo não prejudicará a execução para pagamento dos salários devidos ao empregado, até a data da instauração do mesmo inquérito.

     

     

    GOSTOU DO COMENTÁRIO? SE SIM, ME SEGUE AÍ NO QC, OBRIGADO

  • 06/03/19 ERRADA

     

  • GABARITO : C

  • Vamos lá, galera. Questão tranquila!

    A alternativa "c" está correta. Vimos que o empregador tem 30 dias contados da data de suspensão do empregado para ajuizar o inquérito para apuração de falta grave. 

    CLT, Art. 853, CLT: Para a instauração do inquérito para apuração de falta grave contra empregado garantido com estabilidade, o empregador apresentará reclamação por escrito à Junta ou Juízo de Direito, dentro de 30 (trinta) dias, contados da data da suspensão do empregado

    Gabarito: alternativa “c”