SóProvas


ID
2387422
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Dentre os parâmetros físicos da água natural ou efluente, estão a cor, a turbidez, o sabor, o odor e a temperatura. A respeito da característica cor, leia as assertivas e identifique como certo (C) ou errado (E).

I. ( ) A cor, de origem natural, não apresenta risco direto à saúde, porém os consumidores podem questionar sua confiabilidade e buscar águas de maior risco.

II. ( ) A cor é usada na caracterização de águas de abastecimento bruto e tratada.

III. ( ) Deve-se diferenciar a cor verdadeira e a cor aparente. No valor da cor verdadeira, pode ser inclusa uma parcela à turbidez da água. Quando esta é retida (por centrifugação) tem-se a cor aparente.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Gab C

     

    III. Deve-se diferenciar a cor verdadeira e a cor aparente. No valor da cor verdadeira, pode ser inclusa uma parcela à turbidez da água. Quando esta é retida (por centrifugação) tem-se a cor aparente.

     

    Reescrevendo de forma correta:

    Deve-se diferenciar a cor verdadeira e a cor aparente. No valor da cor APARENTE, pode ser inclusa uma parcela à turbidez da água. Quando esta é retida (por centrifugação) tem-se a cor VERDADEIRA.

     

     

  • Questão esquisita...

     

    A cor, de origem natural, não apresenta risco direto à saúde, porém os consumidores podem questionar sua confiabilidade e buscar águas de maior risco.

     

    ?????

  • Também não entendi esse " buscar águas de maior risco.", para  mim o item é errado...

  • De maior risco porque a população pode usar como critério de escolha somente as características organolépticas (em especial a cor/aparência), levando a utilizar águas com patógenos e que não tenha cor com possibilidade de rejeição. Exemplo disso é o consumo de águas subterrâneas com contaminação fecal e de nitrato, águas essas geralmente incolor.

     

    O que acredito estar errado seria o item II, uma vez que numa ETA a cor não é parâmetro muito utilizado, mas sim a turbidez, parâmetro este até de eficiência do tratamento. Mas, cada banca uma sentença.

  • Com relação ao abastecimento público de água, a cor, embora seja um atributo estético da água, não se relacionando necessariamente com problemas de contaminação, é padrão de potabilidade (valor máximo permissível 5 uHazen pela portaria n° 36, de 1990, do Ministério da Saúde). A presença de cor provoca repulsa psicológica pelo consumidor, pela associação com a descarga de esgotos