O Ambiente Interno constitui-se pelo conjunto de elementos internos da organização, que influenciam sua adequação ao ambiente externo e consequentemente seu desempenho organizacional. É a sua força de trabalho, os gestores, a cultura organizacional, as instalações físicas, entre outros elementos.
A Cultura de uma empresa transparece muito no ambiente interno: uma cultura fraca está sujeita a um baixo comprometimento e alta rotatividade, por exemplo, pois significa que os funcionários não identificam algo em comum que os atrai ao trabalho. Do contrário, uma cultura forte e presente é a personalidade da organização e consequentemente existirão pessoas interessadas em colaborar.
Gabarito D
NÍVEIS DA CULTURA:
· Artefatos(FORMAIS E ABERTOS): visíveis, superficiais e perceptíveis. Ex.: políticas, estrutura, diretrizes, procedimentos, objetivos e tecnologia adotada pela organização, símbolos etc.
o Artefatos comportamentais: Ritos, rituais e cerimônias;
o Artefatos verbais: histórias, heróis, tabus, mitos;
o Artefatos físicos: símbolos.
· Valores compartilhados - (INFORMAIS E FECHADOS): invisíveis e enraizados; são justificativas para o comportamento(RAZÕES PELAS QUAIS ELAS FAZEM O QUE FAZEM). Ex.: filosofias, as estratégias, atitudes, o código ético e moral do grupo.
· Pressupostos básicos(INFORMAIS E FECHADOS): é a camada mais profunda da cultura. Ex: As crenças inconscientes, as percepções, os sentimentos e as pressuposições dominantes e nas quais os membros acreditam.