-
O modelo da contingência de Fiedler
Sucintamente, este modelo "propõe que a eficácia do desempenho do grupo depende da adequação do estilo do líder e quanto de controle a situação proporciona a ele" (Robbins, 2002: 309). O autor dessa teoria, Fred Fiedler, que se baseou em estudos feitos pela Universidade de Illinois a partir de 1951, desenvolveu a idéia da "favorabilidade situacional", ou "controle situacional", calcado em três pilares: a relação do líder com os liderados (lealdade, amizade, cooperação), a posição de poder que ele detém (autoridade para recompensar e punir) e a estruturação da tarefa (atividades descritas, formalizadas, estruturadas). Ou seja, quanto melhor for o relacionamento líder/subordinados, quanto maior for seu poder e quanto mais estruturada for a tarefa, maior é a "favorabilidade" ou o "controle" situacional e, por conseqüência, maiores são as chances de sucesso dessa liderança.
-
LETRA B
-
Modelo de contingência de Fiedler: é um modelo de liderença. Para Fiedler o líder pode ter foco nas tarefas (geralmente se sai melhor em situações extremas) ou nas pessoas (se sai melhor em situações moderadas). A teoria engloba 3 aspectos principais, que são: a relação líder-liderados, a estrutura da tarefa e o poder do líder. O conceito principal da teoria é que o gestor deve analisar qual é o perfil do líder para que possa posteriormente inseri-lo dentro do contexto que mais se adapte ao seu comportamento.
Percepção seletiva: é uma barreira da comunicação, onde o receptor interpreta a mensagem seletivamente, de acordo com seu repertório (cultural, de informações, etc), gerando distorções no processo.
Teoria da avaliação cognitiva: é uma teoria de motivação, de processo, que diz que uma motivação intrínseca é diminuída quandos se insere uma recompensa extrínseca. Por exemplo, a pessoa realiza trabalho voluntário sem receber nada, e de repente passa a receber um salário para isso = perde o controle, não é bom.
Bons estudos!
-
O modelo de contingência de Fiedler é uma das teorias situacionais de liderança. Apenas com essa informação você conseguia acertar a questão.
Percepção seletiva é um fenômeno que acontece no processo de comunicação. Ocorre quando o receptor vê e escuta seletivamente de acordo com suas necessidades, motivações e experiências. De forma bem clara: escuta apenas aquilo que lhe interessa e de acordo com suas convicções.
Teoria da avaliação cognitiva é uma teoria de motivação que propõe algo contraintuitivo. Os pesquisadores constaram que ao se conceder uma recompensa extrínseca (um bônus salarial, por exemplo) para um trabalho que já é intrinsecamente motivador (um trabalho que seja interessante) provoca uma diminuição no nível geral de motivação do indivíduo.
Gabarito: B
-
#Respondi errado!!!