SóProvas


ID
2388772
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O processo de orçamento envolve um conjunto de atividades a serem desenvolvidas pelo orçamentista, na determinação do custo da obra. A respeito desse assunto, analise as afirmativas.

I. O BDI (Benefício e Despesas Indiretas) é uma margem que se adiciona ao custo direito para determinar o valor do orçamento.

II. No custo de mão de obra, além do salário, devem ser computados os encargos relacionados às leis sociais e os encargos complementares de mão de obra referentes às despesas de alimentação, transporte, EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e ferramentas de uso pessoal.

III. Quando os equipamentos são de propriedade do construtor, somente os custos de combustível e manutenção devem ser considerados no custo direto desses equipamentos, não sendo considerados a depreciação nem os juros do capital investido na compra.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • BDI é a margem que MULTIPLICA o custo direto para determinar o valor da obra e nao soma.Pra mim questão errada.

  • III. Quando o construtor utiliza um equipamento próprio para realizar um serviço em sua obra, o custo envolvido com aquele equipamento não é apenas o de combustível, lubrificação e operador. Com o passar do tempo, o equipamento vai se desvalorizando, tendo seu valor de mercado diminuído. Esses custos ligados à propriedade são inevitáveis, ocorrem independentemente da atividade do equipamento. São custos provenientes da perda do valor daquele ativo com o decurso do tempo. Para recuperar o dinheiro investido e poder repor o equipamento no futuro, o proprietário do equipamento precisa amortizar o investimento ao longo da produção que aquele equipamento realiza.

     

    FONTE: http://blogs.pini.com.br/posts/Engenharia-custos/depreciacao-de-equipamentos-355827-1.aspx

  • Item III Errada. Custo Horário de Equipamento: O custo dos equipamentos é expresso nas composições de custo unitário em horas de trabalho. Os custos com equipamentos podem ser classificados em: i) Custos horários operativos ou produtivos (CHP), correspondendo aos custos do equipamento em pleno funcionamento, consumindo combustível; ii) Custos horários improdutivos (CHI), correspondendo ao custo do equipamento parado, com motor desligado. O custo horário operativo contempla os gastos com operação (mão de obra do operador, combustíveis e lubrificantes), manutenção (mão de obra de manutenção, pneus, peças e reparos), e propriedade (custo de oportunidade, depreciação, seguros e impostos).

    No custo horário improdutivo, incidem os gastos com a mão de obra do operador e os custos de propriedade. Não se consideram os outros custos, pois se admite que ocorram somente ao longo da vida útil, expressa em horas operativas.

    Fonte: TCU. ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANILHAS ORÇAMENTÁRIAS DE OBRAS PÚBLICAS, 2014 

  • ta mal formulado esse item I ai.

  • Que viagem esse gabarito...

    a) BDI não soma  ao custo direto e sim multiplica, conforme já exposto pelo colega.

    b) No custo de mão direta, já que estamos falando ode orçamento, já associei a custo direto. Sendo assim,  as despesas de alimentação e transporte não fazem parte do CD. ( Se eu tiver viajado demais, me ajudem!)

    kkkkkkk

     

  • adiciona?? eu sempre multipliquei o BDI, ta certo q a multiplicaçao de certa forma soma né pois na formula PV = CD*(1+BDI) ele será sempre somado a 1, porem essa assertiva deu uma forçada legal...

  • A proposição está correta. A definição do BDI é estritamente uma soma:

    CD + BDI*CD, sendo a segunda parcela uma margem correspondente ao BDI que é adicionada ao custo direto.

     

    Se o BDI, por exemplo, for de 25%, usa-se CD + 0,25*CD ou 1,25*CD

  • A assertiva l apresenta erro de formulação ao afirmar que o BDI se ADICIONA aos custos diretos, quando o certo seria dizer que ele INCIDE sobre os custos diretos.