-
d) Estão corretas apenas as afirmativas I e III
-
A produtividade da mão de obra pode ser definida como o intervalo de tempo necessário para uma pessoa realizar um serviço com determinadas ferramentas ou equipamentos. Por exemplo, se um pintor leva uma hora para pintar 5 m² de parede, sua produtividade é de 0,2 Hh/m² (lê-se homem-hora por metro quadrado). Se as características dos serviços fossem sempre as mesmas, a produtividade seria constante. No entanto, na construção civil, muitos fatores interferem na execução de um determinado serviço. A disponibilidade de materiais e equipamentos, a complexidade das tarefas e até o pagamento em dia afetam o trabalho dos profissionais, aumentando ou diminuindo sua produtividade.
FONTE: http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/38/artigo225314-1.aspx
-
Os Custos Unitários são calculados pela Composição de Custos Unitários, onde vamos encontrar os índices de consumo de materiais, o número de horas necessárias para cada tipo de trabalhador, número de horas de equipamentos para cada unidade de serviço, sobre os quais serão aplicados respectivamente os preços de mercado de salários, materiais e horas de equipamento.
Nao estaria errada a III?
http://construcaomercado17.pini.com.br/negocios-incorporacao-construcao/95/custos-diretos-e-indiretos-como-diferenciar-custos-diretos-dos-299236-1.aspx
-
II. Coeficiente de produtividade de mão de obra é a quantidade de mão de obra, em unidade monetária, por categoria de trabalhadores, aplicada na execução de uma unidade de um determinado serviço. (ERRO)
-
Francisco Cezar, no Custo Unitario vamos encontrar o custo unitario de cada materias, mao de obra e equipamento e vai resultar num PREÇO UNITARIO do serviço
-
Tipos de composição:
CPU - Composição de Preço Unitário – Apresenta o BDI na composição.
CCU - Composição de Custo Unitário – Não apresenta o BDI na composição.
Ela falou preços e na CCU tem sim. Só não tem o BDI.