SóProvas


ID
2389102
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

De acordo com o Instituto Ambiental do Paraná, a temperatura máxima na qual um efuente pode ser descartado é 40°C, sendo que a elevação da temperatura no corpo receptor não pode exceder 3°C. Tal fato se deve à:

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar a questão.

    Esta questão aborda o efeito da temperatura de descarte de efluentes nos corpos receptores. Sendo assim, analisemos as alternativas:

    A) INCORRETA - A temperatura influencia a solubilidade do oxigênio molecular e, quanto maior a temperatura, menor a solubilidade do oxigênio molecular nos corpos receptores, o que é desfavorável para a fauna aquática.

    B) INCORRETA - Mudanças na temperatura podem causar alterações no pH, entretanto, os limites de temperatura estão relacionados ao fato que em temperaturas muito altas ocorre a diminuição da quantidade de gases dissolvidos, ou seja, há uma menor quantidade de oxigênio disponível, prejudicando a fauna aquática.

    C) INCORRETA - A elevação da temperatura desfavorece a retenção de oxigênio molecular e não o contrário.

    D) CORRETA - O aumento da temperatura promove a diminuição da solubilidade do oxigênio molecular nos corpos receptores, o que é prejudicial para a vida aquática, pois desfavorece a respiração branquial dos peixes.


    E) INCORRETA - A temperatura tem influência direta na demanda química de oxigênio (DQO), pois, quanto maior a temperatura, menor a quantidade de oxigênio dissolvido e, também, a DQO. Portanto, ocorre uma diminuição da DQO do corpo receptor quando o descarte de efluentes é realizado em temperaturas superiores a 40°C.


    Gabarito do Professor: Letra D.