SóProvas


ID
2389450
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nas últimas décadas, as questões ambientais vêm ganhando peso nas preocupações mundiais. As relações entre o modelo de desenvolvimento econômico e o meio ambiente vêm sendo profundamente questionadas. Julgue abaixo os questionamentos a este respeito, assinalando (V) para os VERDADEIROS e (F) para os FALSOS.

( ) As ideias associadas ao modelo de desenvolvimento econômico hegemônico são a da modernização e progresso, que creem e professam um caminho evolutivo a seguir, tendo como referencial de sociedade “desenvolvida” aquela que está no centro do sistema capitalista.
( ) Os diferentes espaços urbano e rural direcionam-se para a formação das sociedades modernas, mercadologizadas tanto em escala regional, quanto em escalas nacional e global, impulsionados por um modelo desenvolvimentista, com características inerentes de preservação ambiental.
( ) O modelo de desenvolvimento econômico hegemônico prima pelos interesses privados (econômicos) frente aos bens coletivos (meio ambiente).
( ) A ideia de desenvolvimento econômico hegemônico consubstancia-se em uma visão antropocêntrica de mundo, gerador de fortes impactos socioambientais.
( ) A crítica mais comum à sociedade de consumo, representante e representada pelo modelo de desenvolvimento hegemônico, é que essa sociedade está imersa em um processo de massificação cultural.

A sequência dos questionamentos é:

Alternativas
Comentários
  • II - com características inerentes de preservação ambiental - FALSO, vide saída do EUA do Acordo de Paris

  • Complementando o comentário do colega Cesar Filho:

    É uma das características da globalização a transferência das fábricas, em que ocorre o processo produtivo das empresas transnacionais, para regiões menos desenvolvidas do globo, em atenção principalmente à fiscalização ambiental mais frouxa, às leis trabalhistas mais flexíveis, etc.

    Um grande exemplo é o da Apple. O desenho do Iphone - o trabalho intelectual - é feito por profissionais do setor tecnológico nos Estados Unidos; a montagem, em fábricas localizadas na China.