SóProvas



Prova IFB - 2017 - IFB - Professor - Geografia


ID
2314060
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base nas afirmativas acerca da Administração Pública Federal, marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
( ) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória.
( ) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
( ) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho.
( ) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

     

    (F) CF/88 - Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

     

    (F) CF/88 - Art. 41. § 1º O servidor público estável só perderá o cargo: I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

     

    (V) CF/88 - Art. 41. § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

     

    (F) CF/88 - Art. 41. § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

     

    (V) CF/88 - Art. 37. § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

  • olha esse MNEMÔNICO legal que aprendi aqui no QC:

    para adquirir eStabilidade= avaliação eSpecial

     

    o que seria de mim sem a ajuda dos coleguinhas...;)

  • Apesar da ótima explicação do André, ainda tive dúvidas, uma vez que a segunda afirmativa é muito vaga, ou seja, ela não está restringindo se precisa ou não ser transitada em julgado, assim poderia ser aplicado o Art. 92 do Código Penal que diz:

    "Art. 92 - São também efeitos da condenação:
    I - a perda de cargo, função pública ou mandato eletivo:
    a) quando aplicada pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a um ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violação de dever para com a Administração Pública;
    b) quando for aplicada pena privativa de liberdade por tempo superior a 4 (quatro) anos nos demais casos.
    II - a incapacidade para o exercício do pátrio poder, tutela ou curatela, nos crimes dolosos, sujeitos à pena de reclusão, cometidos contra filho, tutelado ou curatelado;
    III - a inabilitação para dirigir veículo, quando utilizado como meio para a prática de crime doloso.”

    Segundo Cezar Roberto Bitencourt (BITENCOURT, Cezar Roberto. Código Penal Comentado. Editora Saraiva. 2ª edição. 2004, p. 306.), trilhando este entendimento, assinala que:

    “1.1.2. Correlação entre crime e atividade exercida

    A perda deve restringir-se somente àquele cargo, função ou atividade no exercício do qual praticou o abuso, porque a interdição pressupõe que a ação criminosa tenha sido realizada com abuso de poder ou violação de dever que lhe é inerente”.

    Ainda sim, tem-se com o mesmo pensar, Luiz Regis Prado(PRADO, Luiz Regis. Comentários ao Código Penal. Editora Revista dos Tribunais. 2002. p. 322) evidencia o seguinte precedente do TJ/SP:

    “A perda de cargo público, por violação de dever inerente a ela, necessita ser por crime cometido no exercício dessa função, valendo-se o acusado do cargo para a prática do crime. Vale dizer, deve ser condenado por crime funcional (TJ/SP - AC - rel. Márcio Bonilha - RT 572/297).”

    Em síntese, para ambas as citações, são perceptíveis que no caso da “Sentença Penal Condenatória”, sem entrar nos méritos do transitado em julgado, permanecendo genérico como descreve a questão, caberia o artigo 92, que diz sobre a possibilidade do Servidor Público estável, perder o cargo. Não havendo assim, nenhuma alternativa que se verifique uma sequência para a questão de V ou F.

    Realmente fiquei com dúvidas nesta questão.

  • a questão tá ambígua, tá muito ruim.

    Mas dá para fazer observando as afirmativas (I) e (IV) como flagrantemente falsas.

  • Isso aí não foi anulada não !? O item três tá no mínimo ambíguo Questão horrível
  • Redação péssima da questão.

  • Questão horrível, pulem para próxima!

  • GABARITO: A

    a) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. IMPESSOALIDADE

    b) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória. TRANSITADA EM JULGADO, DENTRE OUTROS CASOS.

    c) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo. CORRETA

    d) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho. NÃO PODERÁ, DEVERÁ.

    e) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário. CORRETA

  • Na primeira existe dois erros. Pois a adm não deve considerar, mas sim obedecer os princípios

  • No último item não há necessidade de aplicação cumulativa das sanções:

    "Art. 12. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:" 

  • A questão aborda a Administração Pública Federal e solicita que o candidato identifique se as afirmativas são verdadeiras ou falsas. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    (F) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
    Falsa. Conforme estabelece o art. 37, caput, da Constituição Federal, a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    (F) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória.
    Falsa. O art. 41, § 1º, da Constituição Federal estabelece que o servidor público, mesmo depois de adquirir a estabilidade, pode perder o cargo em virtude de avaliação periódica de desempenho, processo administrativo em que se assegure ampla defesa ou sentença judicial transitada em julgado. Também existe a hipótese de exoneração para corte de gastos prevista no art. 169 da Constituição Federal.. Também existe a hipótese de exoneração para corte de gastos prevista no art. 169 da Constituição Federal.

    (V) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
    Verdadeira. Nos termos do art. 41, § 3º, da Constituição Federal, "Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo".
        
    (F) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho.
    Falsa. O art, 41, §4º, da Constituição Federal indica que "Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade".

    (V) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário.
    Verdadeira. A assertiva está em consonância com o disposto no art. 37, §4º, da Constituição Federal: "Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível".

    Gabarito do Professor: A
  • Olha lá, já vão os coleguinhas defenderem o indefensável.

    Amigos, digo neste sentido, em razao de que na omissão da avaliaçao, está nao impedirá do servidor adquirir a sua estabilidade. Logo, dizer "podera" em troca de "deverá" não a torna a alternativa incorreta.

  • GABARITO - A

    (F) A Administração Pública Direta e Indireta deve considerar na prática dos atos administrativos os princípios da legalidade, pessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    L egalidade

    I mpessoalidade

    M oralidade

    P ublicidade

    E ficiência

    (F) O servidor público estável perderá o cargo em virtude de sentença penal condenatória.

    Art. 41 - § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;

    (V) Se um servidor público estável tiver seu cargo extinto, ficará em disponibilidade e terá garantida remuneração até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

    (F) Como condição para a aquisição da estabilidade, o servidor público poderá ter que se submeter a avaliação de desempenho.

    Art. 41 - § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.  

    (V) Sem prejuízo da ação penal cabível, os atos de improbidade administrativa acarretarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário.


ID
2314063
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Pode-se afirmar, a partir da Lei nº 8112/90:

Alternativas
Comentários
  • E o que dizer sobre este parágrafo?

     

    "§ 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)"

  • A - ACADIPRORE >>>> bizu do prof. Evandro do ALFACON

    B- EXONERADO.

    C - exclua a palavra ''condenatória''.

    D- CORRETO.

    E - READAPTAÇÃO.

     

  • questao passa a ideia de que so com a aprovação no estagio probatorio que o servidor podera exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.

    isso esta errado como o nosso amigo Alysson relatou em seu comentario!

  • Questão incorreta! Servidor no estágio probatório já pode exercer cargo em comissão...

  • ARTIGO 20, § 3°  DA LEI 8.112/90

     

    O SERVIDOR EM ESTÁGIO PROBATÓRIO PODERÁ EXERCER QUAISQUER CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO OU FUNÇÕES DE DIREÇÃO, CHEFIA OU ASSESSORAMENTO NO ÓRGÃO OU ENTIDADE DE LOTAÇÃO, 

     

    E SOMENTE PODERÁ SER CEDIDO A OUTRO ÓRGÃO OU ENTIDADE PARA OCUPAR CARGOS DE NATURESA ESPECIAL, CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO DO GRUPO-DIREÇÃO E ASSESSORAMENTO SUPERIORES- DAS, DE NÍVESI 4, 5 E 6

  • Observações: Na questão 02, pede-se para afirmar a partir da Lei 8.112/90, que segundo o gabarito oficial, a questão correta seria a letra “D”, na qual informa o seguinte: “Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação”. No que se refere o sentido dessa afirmativa, o termo “Com”, dá ideia de ser uma condição para o Servidor exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, ser aprovado no estágio probatório. No entanto, no §3º do artigo 20, da referida lei(Lei 8112/90), o servidor poderá exercer e ocupar o que se refere a questão, mesmo não tendo concluído o Estágio Probatório, como citado abaixo:

    Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório... durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo...

    § 3º O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    No entanto, sobre o Estágio Probatório e aquisição da Estabilidade, atualmente, tem entendido o STJ e o STF em suas decisões que para ambos, deve ser de 3(três) anos ou 36(trinta e seis) meses, a fim de coincidir com o período necessário para aquisição da estabilidade, conforme decisão do STF, através do Agravo de Instrumento nº 754.802/2011, que diz o seguinte:

    "Os institutos da estabilidade e do estágio probatório estão necessariamente vinculados, de modo que se lhes aplica o prazo comum de 3 anos. AI 754.802/2011".

    Nesta questão também é perceptível, a ausência de uma afirmativa a partir da Lei nº 8.112/90, como é solicitado no enunciado da questão. Por tanto, não havendo outra questão correta, caso seja entendido a partir do agravo supracitado, o Gabarito deverá ser alterado para a alternativa “A” ou, este agravo não sendo reconhecido, solicitei que fosse anulado a questão. Foi indeferido...

     

  • Continuo a ver que está errada, no entanto, o motivo do indeferimento do recurso abaixo foi:

    Resposta:
    Prezado Candidato,
    Seu recurso foi recebido, porém indeferido pelos motivos que seguem:
    - É necessário o efetivo exercício do servidor para que seja submetido à avaliação.
    - Art. 20 - § 2º O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.
    - A sentença judicial que acarreta a perda do cargo é a sentença penal condenatória, e não qualquer sentença.
    - A assertiva mantém previsão expressa na Lei 8112. Art. 20. Ao servidor em estágio probatório, também é reservado o exercício.
    - Art. 30. O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.
    Att.
    Banca Examinadora

  • Verdade, pois o servidor que apenas tomar posse e não entrar em exercício, não terá como ser avaliado.

    Agora discordo do gabarito ser a letra D, pois para exercer os cargos citados no item não é necessário aprovação no estágio probatório,  mas apenas estar no tal estágio. A restrição só é cabível em caso de o servidor ser cedido.

  • também discordo da D, porque pode exercer cargo em comissão ou chefia mesmo em estágio probatório

     

  • Duas alternativas na minha humilde opinião conferem como certas, sendo a letra A e a C as mais prováveis, pois:

    Na atternativa a, diz:

    Alternativa a) A partir da posse do servidor, ele está sujeito ao estágio probatório de trinta e seis meses, período durante o qual será avaliada sua aptidão e capacidade.

    Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: (Vide EMC nº 19)

    Sabe-se que de 24 meses se passou agora para 36 meses, portanto 3 anos.

      Alternativa C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

      Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    A alternativa marcada como correta, a letra "D", é a menos certa, pois:

      § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes

    E logo na letra D, diz:

    "Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação."

    Ou seja, a opção considerada certa inverte o sentido literal do artigo, porque não precisa de aprovação em estágio preobatório para ocupar cargos de função de confiança, durante o o estáfio probatório já é concedida tral prerrogativa.

     

     

  • foi a minha visão tambem já que a letra A e C tambem estão corretas

  • Apesar do entendimento consolidado do STF e STJ sobre o prazo de 36 meses, creio q a questão limitou-se apenas no que diz a lei no seu art. 20, embora esteja desatualizado:

    Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo.

  • Banca IFB! Estamos esperando a resposta......... o gabarito está obviamente incorreto.

    "§ 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)"

    Reportar abuso

  • Esta questão está errada, pois o servidor não precisa ser estável para ocupar cargo em comissão, chefia ou assessoramento em órgão ou entidade de lotação. 

  • gabarito está D

    eu acho que seria C

  • ta loko, o concurseiro se mata de estudar e vem uma banquinha dessa e quer enfiar essa resposta pela guela. E ainda mais n se pronuncia, n muda gabarito. Mt nehnehenehem dessas banca fulera

  • Passível de anulacao!

    O artigo 20 da lei 8.112/90 paragrafo 3° estabele:

    " O SERVIDOR EM ESTAGIO PROBATORIO PODERA EXERCER QUAISQUER CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSAO OU FUNÇÕES DE DIRECAO, CHEFIA OU ASSESSORAMENTO NO ORGÃO OU ENTIDADE DE LOTACAO ....

  • (Peço vênia para a nosso amigo(a) DD Dan para copiar parte da resposta dada pela banca..)

     

    Assertiva C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

    Resposta da banca - A sentença judicial que acarreta a perda do cargo é a sentença penal condenatória, e não qualquer sentença.

    LEI 8112/90, Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    Minha indignação: Em qual momento a Lei, no artigo supracitado, está se referindo a sentença judicial específica ?

  • Concordo. Gabarito errado! Aguardar a confirmação do gabarito final.

     

  • Que danado de questão é essa! afffffffffff

  • O servidor enquanto em ESTÁGIO PROBATÓRIO, em regra, pode exercer qualquer cargo em comissão ou função de direção, chefia ou assessoramento no ÓRGÃO ou ENTIDADE em que TRABALHA ou em outro órgão para os cargos de níveis mais elevados (nível 6, 5 e 4). PORÉM para exercer cargo em comissão em OUTRO ÓRGÃO ou ENTIDADE em qualquer outro nível, é necessário já ser ESTÁVEL

  • A inconsistência da letra "A" está no período do Estágio Probatório que, de acordo com a Lei 8.112, será de 24 meses. Ne verdade, o prazo de 3 anos está na CF e não na respectiva lei. Desta forma percebemos que a quatão é categórica ao dispor "a partir da Lei nº 8112/90".!!!!

  • ⇫ questão nojenta ⇧ 〴⋋_⋌〵

    ✍ Marquei C pelos seguintes motivos:

    C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

    A LETRA C está "+ CORRETA", visto que a QUESTÃO NÃO RESTRINGIU, ou seja, não usou "SOMENTE", ele perde sim o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado, além de outras sentenças judiciais transitadas em julgado.

    D) Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.

    VEJA que a LETRA D ESCREVE O CONTRÁRIO DO QUE ESTÁ NA LEI quanto ao exercício de certos cargos e funções, enquanto a lei diz explicitamente que podem ser exercidos por servidores durante o estágio probatório.

    "§ 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     ಠ╭╮ಠ

  • Prestei esse concurso. O mais difícil que já vi. Foda demais!

  • caberia muitos recursos! questão anulada!

  • a) E. No estágio probatório são avaliados cinco fatores. Para lembrar de cada um deles use o mneumônico: P-A-D-R-I:
    1 - Produvidade
    2 - Assiduidade
    3 - Disciplina
    4 - Responsabilidade
    5 - Capacidade de Iniciativa.
    Cuidado: Na Lei 8.112/1990 segundo o artigo 20 o prazo é de 24 meses, enquanto o STF entende que o prazo é de 36 meses.
    b) E. Será exonerado assim como o servidor que não entra em exercício no prazo legal.
    c) E. Nos termos da Lei 8.112/1990 não há a palavra 'condenatória' e sim sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar.
    d) E. C Artigo 20 §3º.
    e) E. O nome disso é readaptação e não aproveitamento.

  • ignorem esse lixo de questão... 

    pelo criterio da letra D, as alternativas A e C também estão corretas... 

  • Ué DDan, pela resposta da banca o gabarito seria C!!

  • Correta Letra C. 

     

    Letra D totalmente errada, uma vez que durante o EP poderá exercer cargos em comissão , função de direção , chefia , assessoramento no órgão ou entidade onde está lotado. Não precisa de aprovação no estágio probatório para exercer tais cargos .

     

    Banca LIXOOO

  •  a)  A partir do EXERCÍCIO do servidor, ele está sujeito ao estágio probatório de trinta e seis meses, período durante o qual será avaliada sua aptidão e capacidade.

  • Acredito que a assertiva C esteja incompleta porque o servidor pode ser demitido também via processo administrativo disciplinar.
  • A- Com o exercício, o servidor estará sujeito e estagio probatório de 24 MESES porque a questão diz pra usar como base a lei 8112/90 e não outras

    B - o servidor não aprovado em estagio probaatório será EXONERADO!!

    C-não é senteça condenatoria é senteça judicial

    D - O SERVIDOR PODE EXERCER QUAIS DESSES CARGOS COM A APROVAÇÃO OU DURANTE O ESTAGIO PROBATORIO ELE NÃO LIMITOU NA QUESTÃO( PEGADINHA)

    E- é READAPTAÇÃO

  • O ESTÁGIO PROBATÓRIO TEERÁ DURAÇÃO DE 36 MESES (3 ANO), E NÃO DE 24 MESES.....CUIDADO COM AS INFORMAÇÕES POSTADAS...PODE PREJUDICAR ALGUÉM.

  • Golpe baixo

  • A banca ou quem concorde com a mesma poderá fazer qualquer tipo de malabarismo exegético possível para tentar justicar a letra D, mas, ao meu ver, isso é impossível, porquanto não há margem para que ocorra nenhum tipo de interpretação senão a pura e simples gramatical/literal.

    At. 20"§ 3o "O servidor EM (durante) ESTÁGIO PROBATÓRIO poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação". Em outras palavras, NÃO É NECESSÁRIO CONCLUI-LO!

  •  

            § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.

     

     

    Este é o inciso.

  • Típica questão "burra" e mal elaborada que tenta induzir o candidato ao erro, e certamente produzida por quem não entende a legislação! 

  • Boa sorte aos que estão se dedicando aos estudos.

    A) O estágio probatório conta a partir do exercício e não da posse;

    B) O servidor não aprovado no estágio probatório será EXONERADO e não demitido (demissão é punissão no serviço público);

    C) O servidor perde a estabilidade por meio de sentença judicial transitada em julgado ou PAD (não existe condenatória)

    D) certa. 8112 - o servidor em estágio probatório pode exercer qualquer cargo (a questão está confusa, mas não fala que só com a aprovação, com a aprovação ele também pode exercer) Acredito que seria possível anular, mas não tenho certeza.

    E) Trata de READAPTAÇÂO e não de aproveitamento.

     

  • Questão mal elaborada! Cabe recurso!

    Na letra C, apesar de estar incompleta, o servidor também pode vir a perder o cargo por sentença judicial condenatória transitado em julgado. 

    A D está errada, pois pela literalidade da Lei "O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes," E o entendimento da alternativa o servidor, para assumir cargo em comissão, TEM que ser aprovado em estágio probatório

     

     

  • A alternativa D diz que eu só posso ter um cargo comissionado após garantir a estabilidade e isso não é verdade. Aff! Cacete! 

  • Questao horrorosa! 

  • Vá pro inferno o examinador desta banca safada!

  • o servidor perderá o cargo em virtude de sentença condenatória transitada em julgado
    em virtude de sentença condenatória transitada em julgado, o servidor perderá o cargo
    perderá o cargo, em virtude de sentença condenatória transitada em julgado, o servidor

     

     

  • Questão hiper confusa...!!! E errônea...

  • ALTERNATIVA CORRETA DADA PELA BANCA: D !

    .

    A questão deveria ter sido anulada! BANCA LIXO!

    .

    A alternativa C está correta, haja vista que, se o servidor for condenado em sentença transitada em julgado, ele perderá o cargo. A alternativa não diz que ele APENAS perderá o cargo se houver sentença transitada em julgado, ela apenas diz que nessa hipótese ele perderá o cargo. 

    .

    LEI 8112/90, Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    .

    A resposta da banca aos recursos foi que a sentença que acarreta a perda do cargo é a penal condenatória e não qualquer sentença.

    .

    Questionamento: Em que parte da literalidade do artigo há a determinação de que a sentença que gera a perda do cargo seja a penal condenatória?

    .

    Alternativa D totalmente errada, uma vez que, durante o estágio probatório, o servidor poderá exercer cargos em comissão, função de direção, chefia, assessoramento no órgão ou entidade onde está lotado. Não precisa de aprovação no estágio probatório para exercer tais cargos .

     

  • questão totalmente errada

  • questão certa é a letra "C"

  • QCONCURSOS, favor excluir esta questão, que é no mínimo estranha e mal formulada.

  • Essa questao se nao foi anulada, deveria. Esta mal formulada, há duplas respostas, embora incompletas. E o gabarito correto jamais pode ser "D".

  • QUERO INFORMAR QUE UM SERVIDOR EM ESTAGIO PROBATORIO PODE ASSUMIR CARGO EM COMISSAO NAO HA VEDACAO QUANTO A ISSO

  • A letra D está incorreta, pois de acordo com a lei, no art. 20, §3º, diz que o servidor em estágio probatório e na alternativa fala, com a aprovação no estágio probatório.... no meu ver a alternativa mais correta seria a letra C, embora na lei não fala em sentença judicial CONDENATÓRIA transitada em julgado, conforme a alternativa, mas somente em sentença judicial transitada em julgado (art. 22 da lei).

  • No meu ponto de vista não temos alternativa correta, pois tem respostas erradas e outras incompletas.

    Não seria o caso de anular?!

  • Teria que ser anulada!

     

    Art. 20 § 3o O servidor EM estágio probatório PODERÁ exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.                    

  • Já é a segunda questão estranha que encontro dessa banca nessa prova. Os examinadores que a fizeram não regulam bem da cabeça. Todas as alternativas foram feitas de modo bobo, idiota, com a finalidade mais de confundir do que selecionar o candidato com maior conhecimento.

     

    Segue o fluxo, vamos para a próxima.

  • antonio,

    eu marquei C.

    mas acho que o erro é:

     servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado.

  • Quanto à alternativa d), talvez a questão seja mais de língua portuguesa do que de direito administrativo. É possível que a banca tenha considerado que não se trata de uma oração adjetiva restritiva ("somente com a aprovação em estágio probatório será possível exercer cargo em comissão), mas sim uma oração com a ordem inversa, o que obriga o uso da vírgula no início da oração. Assim, é possível o exercício de cargo em comissão depois de ter sido aprovado no estágio probatório, bem como é possível o exercício de cargo em comissão antes de ter sido aprovado em estágio probatório.

  • É impressão minha, ou as questões mais confusas não são comentadas pelos professores do QCONCURSOS? Alô, QCONCURSOS, nós pagamos assinatura!

  • É a partir da entrada em exercício, que ocorre num prazo máximo de 15 dias após a posse.

  • Nossa, vc estuda estuda e estuda pra depois ver uma questão dessa e errar por devaneio de banca

  • Acredito que essa questão deve ter sido anulada, pois a alternativa C não está errada apesar de não haver menção ao PAD e apenas a setença condenátoria transitada em julgado.

  • O GABARITO CORRETO É C

  • O cara estuda que nem um condenado pra ver uma palhaçada dessa banca lixo.

  •  § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.                     (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Isso não é questão, é a tradução do "pé na bunda" dos candidatos 

  • O Examinador estava em outro mundo nessa hora, ademais, a Lei 8112 fala que são 24 meses, se é a partir do texto da Lei, como a questão pede, é a questão passível de anulação, e se não fosse anulada poderia-se entrar com um mandato de injunção. 

  • Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    C) O servidor perderá o cargo em virtude de sentença judicial condenatória transitada em julgado. 

    Acredito eu que a intenção da banca foi analizar o senso de atenção para com os candidatos, fiquei pasmo tbm com esta questão... Marquei a Letra C, mas olhe o que encontrei à respeito de tal.... Somente esta palavrinha " ESTÁVEL "

  • Banca lixo, resposta certa ITEM C: 

     

    § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.                     (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • A - Errada, pois:

    Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo,

    B - Errada, pois:

      § 2  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

    C - Errada, pois:

      Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    D - Certa, pois:

    § 3  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes

    Depois de aprovado no estágio probatório, ele poderá exercer qualquer tipo de cargo, sem a necessidade de ser exclusivamente no seu órgão.

    E - Errada, pois:

    Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • Banca maluca!

  • Questão confusa sou servidor federal e já vivi isso na PRATICA, antes de concluir o meu estágio probatório já no 1 ano de trabalho eu tive uma função gratificada (FG) fui chefe do setor que eu trabalhava durante todo o resto do meu estágio probatório. Inclusive eu tinha subordinados dentro da minha chefia que também estavam em estágio probatório então nessa época eu estava sendo avaliado mais também eu tinha que avaliar o estágio dos meus subordinados ! A forma como eles apresentaram essa questão induziu o erro de muitos.

  • Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:  

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.          

    § 1 4 (quatro) meses antes de findo o período do estágio probatório, será submetida à homologação da autoridade competente a avaliação do desempenho do servidor, realizada por comissão constituída para essa finalidade, de acordo com o que dispuser a lei ou o regulamento da respectiva carreira ou cargo, sem prejuízo da continuidade de apuração dos fatores enumerados nos incisos I a V do caput deste artigo.        

    § 2  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

    § 3  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.          

    § 4  Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.           

    § 5  O estágio probatório ficará suspenso durante as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 83, 84, § 1, 86 e 96, bem assim na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento.     

  • A questão aborda a Lei 8.112/90. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    Alternativa "a": Errada. Quando a Constituição Federal foi promulgada, estabelecia, em seu texto original, que os servidores adquiriam estabilidade após dois anos de efetivo exercício. A Lei 8.112/90, em seu art. 20, com a intenção de regulamentar o dispositivo constitucional indicou que o prazo de 2 anos (vinte e quatro meses) receberia o nome de "estágio probatório". Ocorre que, com o advento da Emenda Constitucional 19/98, o prazo de exercício no cargo para que o servidor efetivo adquira a estabilidade passou a ser de três anos. Ressalte-se que o início da contagem do tempo de estágio probatório ocorre com o início do exercício e não com a posse.

    Alternativa "b": Errada. Conforme estabelece o art. 20, § 2o, da Lei 8.112/90, o servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29 da mesma lei.

    Alternativa "c": Errada. O art. 22 da Lei 8.112/90 dispõe que "O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa".
    Por oportuno, cabe destacar que as hipóteses indicadas acima não são as únicas de perda do cargo. O art. 41, § 1º, da Constituição Federal estabelece que o servidor público, mesmo depois de adquirir a estabilidade, pode perder o cargo em virtude de avaliação periódica de desempenho, processo administrativo em que se assegure ampla defesa ou sentença judicial transitada em julgado. Também existe a hipótese de exoneração para corte de gastos prevista no art. 169 da Constituição Federal.

    Alternativa "d": Correta. Nos termos do art. 20, § 3o, da Lei 8.112/90, "O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes".  

    Alternativa "e": Errada. O art. 24, caput, da Lei 8.112/90 estabelece que  "Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica".

    Gabarito do Professor: D

  • caberia recurso

  • Achei q seria a A pq o estágio probatório é realmente 36 meses ou seja 3 anos.

  • Na minha concepção seria a alternativa C... tá muito complicado seguir assim...

  • D) Com a aprovação no estágio probatório, o servidor poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação. Mt estranha ser essa correta porque não precisa ser aprovado no estágio Probatório pra exercer cargos em comissão, direção, chefia...

  • O servidor não está sujeito ao estágio probatório, ele é obrigado a passar por ele. Esse é o erro da letra A.

  • o erro da A esta em dizer que o estagio probatório inicia-se a partir da posse. sendo que, o correto é A PARTIR DO EXERCICIO:

    Art. 20. AO ENTRAR EM EXERCÍCIO, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a ESTÁGIO PROBATÓRIO por período de 36 MESES

  • Pessoal, a questão está muito mal redigida! No entanto, a D realmente está correta.

    A regra é que o servidor em E.P exerce qualquer CC no seu órgão e, em órgão diferente, apenas se for DAS 4,5 ou 6.

    Eu lembrei disso e mesmo assim errei a questão porque pensei: "para o órgão de lotação, não é necessário esperar acabar o EP pra poder assumir qualquer CC".

    .

    Porém, "com a aprovação do E.P" é o mesmo que "após o E.P". Reflitam:

    Antes de terminar o E.P pode assumir qualquer CC no seu órgão? Sim!

    Após o E.P pode assumir qualquer CC no seu órgão? Sim!

  • Pedro Henrique, acredito que alternativa C esteja errada porque o cargo não é comissionado, e sim efetivo. Além disso, o servidor estará submetido ao cargo prestado o concurso, e não "qualquer" um.

  • Alternativa D não está mal formulada, está totalmente errada!

    Ela diz que é "dentro do órgão ou entidade de lotação"!

    O servidor em estágio probatório PODE SIM exercer cargo em comissão ou função gratificada dentro do órgão de lotação!

    Parem de ficar fazendo ilações sobre as assertivas quando elas estão notoriamente erradas!

    Questão que poderia ser anulada!

  • A professora escreveu nada com nada na explicação dela sobre a alternativa D.

    Dá pra ver que ela não tá nem aí para o que os usuários do site estão aprendendo.

  • A letra D está errada porque o servidor não precisa ser aprovado no estágio probatório para poder assumir função de confiança, ou seja, cargo ou função comissionado de direção, chefia e acessoramento.

    A alternativa correta seria a C, pois o servidor poderá perder o cargo por SJTJ, PAD e má desempenho.


ID
2314066
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação à estrutura organizacional dos Institutos Federais, prevista na Lei nº 11.892/08, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item D

     

    A) Art. 13. Os campi serão dirigidos por Diretores-Gerais ..

    B) Art 11§ 2° A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação.

    C) Docentes

    D) Correto. Art. 9° Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e a reitoria, exceto no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios aos servidores.

    E) Colégio de Dirigentes  (Consultivo)
    Conselho Superior (Consultivo e Deliberativo)

     

  • Art. 12. da Lei nº 11.892/08

    Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente. 

    § 1º Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos: 
    I - possuir o título de doutor; ou 
    II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior. 
    § 2º O mandato de Reitor extingue-se pelo decurso do prazo ou, antes desse prazo, pela aposentadoria, voluntária ou compulsória, pela renúncia e pela destituição ou vacância do cargo. 

  • não entendi o erro da A. Quem adm o IF ñ é o reitor?

  • Questão D 

    Não há instituto federal com um só campus, a sua estrutura é multicampi, ou seja, constituída por um conjunto de unidades. Cada campus, independente do endereço ou data de criação da instituição que lhe deu origem, possui as mesmas atribuições e prerrogativas, condição que não pode servir a uma atuação não sistêmica, mas ao contrário, a medida do trabalho da instituição – ou o cumprimentos de objetivos e metas  é o resultado do todo. 

  • A letra E não está errada, ambos são consultivos sim, no entanto, o Conselho Superior é também deliberativo.

  • A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior

  • Para que a letra E esteja totalmente errada,deveria está imposta na questão "apenas consultiva" .Sabendo que ambas são classificadas como consultiva.

  • Resposta: Letra D

    a) A administração do Instituto Federal é do Reitor.

    Errado - Art. 13, Lei nº 11.892/08 -  Os campi serão dirigidos por Diretores-Gerais, nomeados pelo Reitor para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade do respectivo campus, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente. 

    b) A Reitoria do Instituto Federal deve ser instalada em local distinto dos seus campi, na capital do estado.

    Errado – Art. 11, § 2º, Lei nº 11.892/08 -  A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação.

    c) Poderá se candidatar ao cargo de Reitor do Instituto Federal qualquer um dos servidores estáveis da autarquia que tenha pelo menos cinco anos de efetivo exercício e que possua o título de doutor.

    Errado – Art, 12, § 1º, Lei nº 11.892/08 - Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos: I - possuir o título de doutor; ou II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior.

    d) O Instituto Federal é organizado multicampi, sendo que, no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios dos servidores, a proposta orçamentária anual não é identificada por campus.

    Correto – Art. 9º, Lei nº 11.892/08 - Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e a reitoria, exceto no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios aos servidores.

    e) O Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior são órgãos consultivos do Reitor.

    Errado – Art. 10, §2º, Lei nº 11.892/08 - O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, será composto pelo Reitor, pelos Pró-Reitores e pelo Diretor-Geral de cada um dos campi que integram o Instituto Federal.

    Art. 10, §3º, Lei nº 11.892/08 - O Conselho Superior, de caráter consultivo e deliberativo, será composto por representantes dos docentes, dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal, assegurando-se a representação paritária dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica.

  • Típica questão na qual a banca estabelece como correta de acordo com sua vontade...

  • Que questãozinha sacana hein!

  • A adm dos IFF's é realizada pelo Colégio de Dirigentes e Conselho Superior. A PRESIDÊNCIA de ambos é realizada pelo Reitor!  > Para não confundir! 

  • Estela Nunes

    "A letra E não está errada, ambos são consultivos sim, no entanto, o Conselho Superior é também deliberativo."

     

    até ai tudo certo, mas os dois não são em função do reitor, conselho superior, seria dos representantes... caso eu esteja errado, me corrija.

  • QUESTÃO MALVADA DEMAIS;...

  • Na primeira tentativa, eu errei também, porque as respostas demandam profundo conhecimento do aparato legal. Para ajudar, seguem os dispositivos relacionados a cada item da questão.

    (a) Art. 10. A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior. 

    (b) Art. 11/ § 2o A reitoria, como órgão de administração central, poderá ser instalada em espaço físico distinto de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que previsto em seu estatuto e aprovado pelo Ministério da Educação.

    (c) Art. 12. Os Reitores serão nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal, atribuindo-se o peso de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnicoadministrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente.  (Regulamento)

    § 1o Poderão candidatar-se ao cargo de Reitor os docentes pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente de qualquer dos campi que integram o Instituto Federal, desde que possuam o mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica e que atendam a, pelo menos, um dos seguintes requisitos:

    I - possuir o título de doutor; ou

    II - estar posicionado nas Classes DIV ou DV da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ou na Classe de Professor Associado da Carreira do Magistério Superior.

    (d) Art. 9o Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e a reitoria, exceto no que diz respeito a pessoal, encargos sociais e benefícios aos servidores.

    (e) Art. 10. A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior.

    § 1o As presidências do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior serão exercidas pelo Reitor do Instituto Federal.

    § 2o O Colégio de Dirigentes, de caráter consultivo, será composto pelo Reitor, pelos Pró-Reitores e pelo DiretorGeral de cada um dos campi que integram o Instituto Federal.

    § 3o O Conselho Superior, de caráter consultivo e deliberativo, será composto por representantes dos docentes, dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação e do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal, assegurando-se a representação paritária dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica.

    § 4o O estatuto do Instituto Federal disporá sobre a estruturação, as competências e as normas de funcionamento do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior.


ID
2314069
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base na Lei nº 11.892/08, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item D

     

    A) Art 7°, VI, c:  cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento.

    B) Art 7°, VI, a: de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia.

    C) Finalidade,  Art.6°, I.

    D) Corrteto, Art 8° 

    E) Art 6° VI - qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino;

  • Art. 8o  No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7o desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7o.

     

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

     

    VI - ministrar em nível de educação superior: b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

  • Art. 8o No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7o desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7o.

     

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

     

    VI - ministrar em nível de educação superior:  

    a) cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia;

    b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

    c) cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento;

    d) cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento; e

    e) cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia, com vistas no processo de geração e inovação tecnológica.

     

     

     

  • a) forma profissionais para os diferentes setores da economia

    b) não existe este objetivo

    c) não existe este objetivo

    d) verdadeira. 50% das vagas aos cursos técnicos integrados

    e) não existe este objetivo

  • Institutos Federais:

    mínimo 50% vagas para ensino médio técnico integrado

    mínimo 20% para cursos de licenciatura + programas de formação pedagógica

  • O Instituto Federal deve garantir no mínimo 50% para o ensino médio PRIORITARIAMENTE  na modalidade integrado

    Não é EXCLUSIVAMENTE integrado, cuidado.

  • Resposta: Letra D

    Art. 8º, Lei nº 11.892/08 -  No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7º desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7º.

     

    50 % - Art. 7º, I, Lei nº 11.892/08 - Ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

    20 % - Art. 7º, VI, b, Lei nº 11.892/08 - VI - Ministrar em nível de educação superior: b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional;

  • Art. 6º No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, em cada exercício, deverá garantir  o mínimo de 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para a educação profissional técnica de nível médio, e o mínimo de 20% (vinte por cento) das vagas para cursos de licenciatura e/ou programas especiais de formação pedagógica, ressalvado o caso previsto no § 2º do art. 8º da Lei nº. 11.892/2008

    Revisão Publicada no Diário Oficial da União em 24 de março de 2017. Publicado do boletim de serviço edição especial de março de 2017

     

  • Prioritariamente

  • Art. 8 No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7 desta Lei, e o mínimo de 20% (vinte por cento) de suas vagas para atender ao previsto na alínea b do inciso VI do caput do citado art. 7.

    Art. 7 Observadas as finalidades e características definidas no art. 6 desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais:

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;

  • Gab: D

  • Art. 8o No desenvolvimento da sua ação acadêmica, o Instituto Federal, em cada exercício, deverá garantir o mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de suas vagas para atender aos objetivos definidos no inciso I do caput do art. 7o desta Lei [...]

    Art. 7o Observadas as finalidades e características definidas no art. 6o desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais:

    I - ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos;


ID
2314072
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que concerne aos níveis e modalidades de educação e ensino, previstos na Lei nº 9394/96, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, a educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, e tem duração ideal de dezoito anos. É durante este período de vida escolar que toma-se posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa. Serve também para tomada de consciência sobre o futuro profissional e área do conhecimento que melhor se adapte.

  • A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.

     

    RESPOSTA LETRA C

  • educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Dos 4 aos 17 anos. Educação infantil dos 4 aos 6 anos de idade. Ensino Fundamental duração de 9 anos e Ensino médio duração de, pelo menos, 3 anos.

     

    Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. LETRA D

     

    Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

     

    § 1º A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais. LETRA C

     

    § 2º O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto nesta Lei. LETRA E

  • mas, a letar Dnao esta correta or que? sendo que o artigo 22 diz justamente isso.

  • A letra c também não está incompleta? Não entendi essa questão.

  •  c) A escola poderá reclassificar os alunos tendo como base as normas curriculares gerais.

  • a pergunta fala de niveis e modalidades e nao de processo avaliativo

    e nao de v

  • nula todas as resostas tem erro

     

  • Cabível de recurso.

  • Lei 9394/96 - LDB

    Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular
    de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por
    forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
    § 1º A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos
    situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.

    RESPOSTA CORRETA LETRA "C"


ID
2389387
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na linguagem simbólica utilizada nas ciências biogeográficas sucedem-se termos para designar “ilhas” de vegetação aparentemente anômalas, identificadas nos corredores dos grandes domínios morfoclimáticos e biogeográficos. Destaca-se o conceito de enclave, utilizado para designar manchas de ecossistemas típicos de outras províncias encravadas no interior de um domínio de natureza totalmente diferente.

Esses enclaves de sistemas ecológicos em espaços de médio porte são resultado:

Alternativas
Comentários
  • Resposta A.... 

     

  • Aziz Ab Saber falava dos host spot...influência dos paleoclimas.
  • Gabarito: alternativa A

    O termo Enclave é usado de acordo com AB’SABER (2002) “para designar manchas de ecossistemas típicos de outras províncias, porém, encravadas no interior de um domínio de natureza totalmente diferente”.

    Foram os enclaves de sistemas ecológicos de pequeno e médio porte encontrados no Brasil que permitiram Aziz Ab’Saber formular a Teoria dos Redutos ou Refúgios Florestais; pois são os enclaves ecossistêmicos reflexos da dinâmica das mudanças climáticas e paleoecológicas.

    Fonte: Blog Coordenada ativa e Geografia


ID
2389390
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o fragmento abaixo e assinale a opção que apresenta o domínio morfoclimático descrito.

“A aparência xeromórfica de muitas espécies é falsa. Segundo Ferri (1963), trata-se de um pseudoxeromorfismo, fato que endossaria a hipótese de um escleromorfismo oligotrófico (Arens in Ferri, 1963). As plantas lenhosas seriam, portanto, uma flora de evolução integrada às condições dos climas e dos solos dos trópicos úmidos, sujeitos a forte sazonalidade herdada de condições ecológicas de longa duração no interior do período quaternário” (Ab’Sáber, Aziz Nacib. Os domínios da natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003).

Alternativas
Comentários
  • Gaba C 

  • Mata a questão, onde tem trópicos úmidos, região centro oeste: Cerrado

  • Mares de Morros também tem característica de clima Tropical Úmido.. mas em [...] As plantas lenhosas seriam, portanto...[...] percebe-se que é típico do Cerrado, pois esse tipo de planta se encontra lá.

  • A pessoa desesperada tipo eu já lê Xeromórfica e vai direto em Caatinga, não cometam esse erro, leiam tudo colegas.

  • Dica: Outra região considerada xeromórfica, além da Caatinga, é o Cerrado.

  • IXI, VIREI BIÓLOGO E NEM SABIA...


ID
2389393
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O intemperismo é o conjunto de modificações de ordem física (desagregação) e química (decomposição) que as rochas sofrem ao aflorar na superfície da Terra. Várias características do ambiente onde esse processo ocorre influenciam diretamente nas reações de alteração da rocha, no que diz respeito à sua natureza, velocidade e intensidade. Entre eles destaca-se o material parental, referente à natureza dos minerais constituintes, de sua textura e estrutura.

Assinale a opção que indica o mineral constituinte de rocha que apresenta a menor velocidade de intemperismo.

Alternativas

ID
2389396
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Apesar do contínuo processo de formação e transformação da litosfera, é possível identificar, atualmente, três grandes conjuntos de estruturas geológicas, ou seja, tipos de terreno rochoso que compõem os continentes terrestres. São eles: os crátons ou escudos antigos, as bacias sedimentares e as cadeias orogênicas.

Sobre a estrutura geológica da Terra, observe as afirmativas abaixo.

I) São terrenos que comportam formas de relevo intensamente desgastadas por longos períodos de erosão.
II) São constituídos de espessas camadas de rochas sedimentares, formadas sobretudo no Éon Fanerozóico, que teve início cerca de 500 milhões de anos atrás.
III) São terrenos que vêm passando por intensa atividade tectônica, com dobramentos, vulcanismos e falhamentos, no período geológico que se iniciou a cerca de 250 milhões de anos e que, de certa forma, ainda está em processo.
IV) As rochas encontradas nesses terrenos (magmáticas, metamórficas e sedimentares) têm entre 1 bilhão e 4,5 bilhões de anos de idade, sendo consideradas as mais antigas do planeta.

Referem-se aos crátons as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Uma boa dica pra responder essa questão é presetar atenção no tempo geológico. Crátons são as estruturas mais antigas que compõem a crosta terrestre, estão estáveis há cerca de 500 milhões de anos.

  • GAB C


ID
2389399
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A partir da segunda metade do século XVIII, uma mudança radical na forma de produção de bens materiais ocorreu primeiramente na Inglaterra, e depois em outros países europeus, como a França, a Alemanha, a Bélgica e a Holanda, e nos Estados Unidos da América. Tratava-se do estabelecimento da indústria moderna, atividade econômica por meio da qual foi possível transformar em grande escala os recursos naturais e os produtos manufaturados, destinando-os ao consumo da população em geral e a outros ramos da economia. Essa mudança no processo produtivo ficou conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Letra e

     

     

  • FALOU EM INDUSTRIA MORDERNA  NÃO PRECISA NEM LER O RESTO REVOLUCAO INDUSTRIAL !! 


ID
2389402
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Há cerca de 50 anos, apenas 15% dos postos de trabalho no Brasil eram ocupados por mulheres. Atualmente, elas representam mais de 43% da População Economicamente Ativa (PEA). Esse dado mostra que o contingente de mulheres responsáveis pela renda familiar aumentou significativamente nas últimas décadas. A redução do tempo de convivência familiar em razão da permanência no trabalho, além dos altos custos com alimentação, saúde, lazer e educação; e os programas de planejamento familiar desenvolvidos pelo Estado por meio do Ministério da Saúde, fizeram com que ocorresse na dinâmica demográfica brasileira:

Alternativas
Comentários
  • Atributos para queda das taxas de natalidade:
    -A diminuíção do casamento entre jovens;
    -A integração da mulher no mercado de trabalho;
    -Uso de métodos contraceptivos em larga escala; e
    -Aumento de números de abortos (maioria ilegal).

     

  • Soldado Lopes, de onde você tirou esse "aumento de números de abortos?". Que dado é esse? 
    Sua colaboração é muito útil, mas é importante separar opinião de informação...

  • Com  a  entrada  da  mulher  no  mercado  de trabalho e sua emancipação financeira, faz com que os casamentos se tornem cada vez mais tardios, e devido ao tempo de formação e o alto custo de criação de um filho, temos como consequência uma  diminuição  da  fecundidade  (filhos  por  mulher)  e consequentemente da natalidade.

     

    Métodos contraceptivos;
    Maior  escolaridade,  consequentemente  levando  a  um maior  planejamento  familiar,  maior  conhecimento  sobre os métodos contraceptivos;
    Melhoria da qualidade de vida.

     

    Estratégia Concursos

  • b)

    a queda gradual da taxa de natalidade;

  • a mulher vai trabalhar o homen tambem, chega anoite nem dar para dar uma namoradakkkk nem vai dar para fazer um filhote kkkkkkkkk

  • mulher no mercado de trabalho = taxa de natalidade menor


ID
2389408
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No final do século XIX, Friedrich Ratzel definiu a Geografia como ciência humana, embora na prática tenha tratado como ciência natural. Considerou a influência que as condições naturais exercem sobre a humanidade como objeto de estudo da disciplina, dando origem ao “Determinismo Geográfico”. Já no início do século XX Paul Vidal de la Blache passou a criticar o método puramente descritivo e a defender que a Geografia se preocupasse com a relação homem-meio, posicionando os seres humanos como agentes que sofrem influência da natureza, mas que também agem sobre ela, transformando-a. Ele inaugurava uma contraposição ao “Determinismo”, uma corrente teórica conhecida como “Possibilismo”.

Considerando o desenvolvimento histórico da ciência Geografia, podemos afirmar que ambas as contribuições citadas acima estão rotuladas como:

Alternativas
Comentários
  • geografia tradicional

  •  

    A Geografia Tradicional, como é conhecida entre os profissionais, valorizava os aspectos físicos.

     

     

    https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/geografia-passado-presente.htm

  • Geografia Tradicional

    Escola Determinista - Ratzel

    Escola Possibilista - La Blache

    Método Regional - Harstshorne

    Geografia - Renovação

          Pragmática - Matématica - Planejamento .

          Critica - Marxista

          Humanista - Fenomenologia

  • Geografia Tradicional - ambos se baseavam na observação e descrição. Bons estudos :) 

     


ID
2389411
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A origem do horário de verão data do início do século XX. No Brasil, foi adotado pela primeira vez em 1931, mas não permanentemente desde então. Com a publicação do Decreto 6558, de 08 de setembro de 2008, o horário de verão passou a ter caráter permanente: é adotado em parte do território brasileiro entre zero hora do terceiro domingo de outubro e zero hora do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Nesse período, os estados em que for implantado, os relógios são adiantados em 1h em relação a hora legal de Brasília.

Assinale a alternativa CORRETA sobre a porção do território brasileiro em que ocorre o horário de verão.

Alternativas
Comentários
  • Em grande parte das áreas tropicais e próximas à Linha do Equador, não há necessidade de se estipular o horário de verão, pois não há grande variação da incidência solar. As áreas proximas ao Equador sao bastantes quentes devido á inclinação da terra  favorecer os raios solares incidirem sobre essa área.

    portanto,gabartido É LETRA E

  • Caramba!! questão totalmente copiada do livro do Eustásio Sene e João C Moreira - Geografia Geral e do Brasil. página 29 

  • A principal idéia do Horário de Verão é aproveitar o maior número de horas de luminosidade natural disponível durante os meses que incluem o verão. No hemisfério sul isso ocorre durante os meses de Outubro e Março e consiste em adiantar os relógios em uma hora em Outubro e depois voltar a atrasá-los uma hora em Março( no Hemisfério Norte a mudança de horário ocorre em Abril e Outubro). Tem como objetivo aproveitar o período de maior luminosidade natural disponível nessa época do ano para quem vive em latitudes altas, isto é, longe do Equador. Isso ocorre porque muitas de nossas atividades que consomem energia, como a iluminação podem ser adiadas.

  • Foi até fácil para uma prova de Professor de Geo


ID
2389414
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre os movimentos de massa, assinale a questão que indica o que é INCORRETO afirmar.

Alternativas
Comentários
  • muito boa!

    uma pegadinha...

  • Letra a

    Fenomeno antrópico são os causados pelo homem (antropo=homem) ,o deslizamento de Angra dos Reis foi causado pela "invasão" humana àquela região, que a habitou desordenadamente, logo, a chuva foi apenas um fenómeno natural, o deslizamento uma consequencia dessa ocupação. 

    Fenomeno natural é aquele causado pela natureza mesmo, como erosões (fluviais,pluviais,glaciais,etc) e intemperismo fisico e quimico

  • GABARITO= LETRA A

  • E - "Geralmente, podem ocorrer quedas ou rolamentos de grandes blocos de rocha montanha abaixo, associados ao escoamento lento do solo em vertentes de baixa declividade." - Além da "A", não lhes perece errada esta questão também? "quedas ou rolamentos de grandes blocos de rocha montanha abaixo"??? Como, montanha abaixo "em vertentes de baixa declividade"???


ID
2389420
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A esfericidade da Terra, a inclinação do eixo imaginário e o movimento de translação ao redor do Sol fazem com que a Terra não seja aquecida uniformemente. Isso condiciona os mecanismos da circulação atmosférica do globo terrestre, levando à formação de centros de baixa pressão e de alta pressão que se alteram continuamente.

Sobre esses centros de pressão, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
2389423
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Conforme projeções das Nações Unidas, estima-se que até meados deste século a camada de ozônio pode ser completamente recomposta. Desde a década de 1980 os satélites meteorológicos vêm fornecendo imagens que mostram a destruição da camada de ozônio, principalmente sobre a Antártida, o que gerou muita preocupação e despertou a comunidade internacional para buscar soluções. Considerando a projeção atual das Nações Unidas, as estratégias obtiveram êxito.

Entre as ações que contribuíram significativamente para a evidente solução desse problema ambiental, podemos destacar:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

     

    Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio é um acordo internacional, criado no âmbito da Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio de 1985 (onde os países se comprometeram em trocar informações, estudar e proteger a camada de ozônio), ao qual o Brasil aderiu em 1990, por meio do Decreto n.º 99.280 de 06/06/90, comprometendo-se a eliminar o CFC (cloro-flúor-carbono) completamente até 2010.

     

    Fonte: http://www.infoescola.com/meio-ambiente/protocolo-de-montreal/

  • Eu acredito que o erro da letra “D” é por que passados 15 anos desde que entrou em vigor, o Protocolo de Kyoto teve avanços bem tímidos e não resolveu a problemática no longo prazo … já o protocolo de Montreal é considerado um dos acordos ambientais mais bem sucedidos, pois foi adotado por 197 países.

ID
2389426
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Instituto de Recursos Mundiais (Organização Não Governamental, com sede em Washington) procedeu um minucioso estudo sobre os vários elementos da natureza degradados no decurso dos últimos séculos e constatou uma série de agressões aos diversos ecossistemas terrestres e aquáticos, destacando: “mais de dois terços (2/3) das terras agrícolas foram degradadas devido à erosão, à poluição e ao empobrecimento dos solos”. E ressaltou: “O desafio do novo milênio reside no uso adequado do solo; somente com sua utilização correta será garantido o atendimento alimentício das gerações futuras”(Disponível em www.cnps.embrapa.br. Acessado em 15/12/2016.).

Considerando a preservação do solo, assinale a alternativa que corresponde a uma técnica de manejo contrária a essa prática:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

     

    Todas as outras técnicas possuem um nível de preservação do solo maior que o arado.


ID
2389429
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No decorrer do recente processo brasileiro de industrialização, determinadas características de ordem socioeconômica e natural próprias de cada região colaboraram para o surgimento de centros industriais especializados em certos segmentos da produção fabril.

Sobre essa espacialização dos centros industriais no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I) A criação de gado, aves e suínos nos três estados da região Sul permitiram o crescimento de grandes frigoríficos e processadores de alimentos na região.
II) A proximidade com a área portuária de Santos e com as indústrias da região metropolitana de São Paulo fizeram de Cubatão um dos mais importantes pólos automobilísticos do país.
III) As jazidas de ferro localizadas no Maciço do Urucum fizeram da região do Vale do Aço, a nordeste de Belo Horizonte, um dos principais centros siderúrgicos do país.
IV) As lavouras de fumo do norte do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul propiciaram o desenvolvimento da indústria fumageira nessa região do país.
V) As extensas lavouras de cana-de-açúcar na zona nordestino, na região norte fluminense e no litoral de São Paulo possibilitaram o desenvolvimento da indústria sucroalcooleira nessas regiões.

Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Maciço do Urucum fica em MS

    SBC é o polo automobilístico e não Cubatão

    Lavouras de cana no litoral de SP, discordo...

     


ID
2389432
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil gera cerca de 119 061 MW de energia elétrica, provenientes, em primeiro lugar, das usinas hidrelétricas (69,78%); em seguida, das termoelétricas (19,05%), movidas pela queima de combustíveis fósseis; e 1,69% das usinas nucleares, conforme dados do Ministério de Minas e Energia (MME).

Visto que as informações acima não representam a totalidade da matriz energética brasileira, assinale a opção que apresenta a fonte de energia que menos se destaca na composição da matriz de energia elétrica brasileira.

Alternativas
Comentários
  • não entendi porque é a energia solar!

  • Não entende pq a energia solar, para mim, seria Letra E...

     

  • Sther Alb e Matheus Cruz , segundo o livro de Geografia do Demetrio Magnoli "Geografia para o ensino médio"na página 334, o consumo final de energia por fonte no Brasil se dá:

    1°- Petróleo ,35%; 2° Alcool de Cana, 17%; 3°Eletricidade, 14%; Gás Natural ,10%; Lenha e carvão vegetal, 9%; Carvão mineral, 5%; Outros(energia eólica, solar-0,2%) 5%.

    Logo, a assertiva pediu a fonte de energia que se menos destaca na matriz energética brasileira, portanto, a opção correta seria energia solar. Ainda para acrescentar Matheus Cruz ,o carvão mineral é muito utilizado em usinas termoelétricas para aquecimento de fornalhas, porém a Biomassa é o recurso mais utilizado como fonte geradora de energia em termoelétricas.

    Espero ter ajudado.

     

  • Poucos usam enrgia solar comparado às outras formas de energia, por isso que a alternativa "C" está correta.

  • A energia solar só é gera 0,1% da energia no Brasil. Esse é o motivo.

  • Qual a diferença entre Matriz energética e fonte de energia?

  • Resposta: C

     matriz de energia elétrica brasileira.

    1.HIDRÁULICA - 64%

    2.GÁS NATURAL - 12,9%

    3.BIOMASSA - 8%

    4.PETRÓLEO - 4,8%

    5.CARVÃO - 4,5%

    6.EÓLICA - 3,5%

    7.NUCLEAR - 2,4%

    8.SOLAR - 0,01%

  • Energia renovável no Brasil - 2018

    38,4% - Etanol e bagaço

    27,9% - Hidro

    18,5% - Lenha e carvão vegetal

    3,3% - biodiesel

    3,2% - eólica

    0,2% - solar

  • Matriz energética é diferente de energia elétrica

ID
2389435
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O El Niño, denominado ENOS (El Niño – Oscilação Sul), é um fenômeno natural que ocorre em intervalos cíclicos de 3 a 5 anos na região tropical do oceano Pacífico e envolve processos de interação entre a atmosfera e a hidrosfera, afetando a atuação do clima e modificando a paisagem de diferentes lugares do planeta.
Sobre as condições atmosférico-oceânicas em períodos de El Niño, julgue os itens como (V) VERDADEIROS ou (F) FALSOS:

( ) Os ventos alíseos abrandam sua intensidade, diminuindo as chuvas na Austrália e Indonésia.
( ) Com o aquecimento das águas do Pacífico Central, a célula de circulação do ar se desloca para leste.
( ) A termoclina, zona de transição entre as águas quentes e as mais frias, torna-se menos rasa e, sem os ventos alíseos, diminui a ressurgência, fenômeno que afeta diretamente a atividade pesqueira.

A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Questão corretíssima

    Letra D


ID
2389438
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando o ciclo das rochas, sabe-se que o metamorfismo desenvolve-se em diversos ambientes da crosta, com extensões variáveis: desde restrito a pequenas áreas, de dimensões de poucos centímetros, até abrangendo grandes faixas, com centenas a milhares de quilômetros de extensão, em profundidades que vão de níveis crustais mais rasos até mais profundos.

O tipo de metamorfismo que desenvolve-se em extensas regiões e alcança níveis profundos da crosta, relacionado geralmente a cinturões orogênicos nos limites de placas convergentes, sendo responsável pela formação da grande maioria das rochas metamórficas da crosta da Terra é:

Alternativas
Comentários
  • Metamorfismo: é o conjunto de processos geológicos que leva à formação das rochas metamórficas. Esses processos envolvem transformações sofridas pelas rochas, quando submetidas ao calor/temperatura, pressão, os fluidos e o tempo.

     

    Tipos de metamorfismo

     

    Metamorfismo regional: O metamorfismo regional está relacionado com limites convergentes, onde se verificam altas temperaturas e pressões. Algumas rochas deste tipo de metamorfismo são a ardósia, o filito, o micaxisto e a gnaisse.

     

    Metamorfismo de contato: está diretamente relacionado com as intrusões magmáticas. Como estão a temperaturas muito elevadas, causam instabilidade nos minerais das rochas envolventes à inclusão magmática. Essa instabilidade vai levar ao rearranjo estrutural dos minerais, formando novas ligações químicas, formando, então, novos minerais. Exemplos: corneana, quartzito e mármore.

     

    Metamorfismo dinâmico: desenvolve-se em "faixas" longas estreitas nas adjacências de falhas ou zonas de cisalhamento.

     

    Metamorfismo por soterramento: está geralmente associado com bacias sedimentares formadas na margem de distensão das placas.

     

    Metamorfismo hidrotermal: resulta da percolação de águas quentes ao longo de fraturas e espaços intergranulares das rochas.

     

    Metamorfismo de impacto ou de choque: desenvolve-se em locais submetidos ao impacto de grandes meteoritos.

     

    Metamorfismo de fundo oceânico: ocorre junto às ridges meso-oceânicas, sendo fatores essenciais a temperatura e o fluido.

     

    Os tipos mais considerados são o metamorfismo de contato, metamorfismo dinâmico e o metamorfismo regional.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Metamorfismo


ID
2389441
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Entre as manifestações de resistência e de negação à atual realidade capitalista homogeneizadora, não podemos citar:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

     

    Nesse caso é possível observar uma certa tendência à dissolução dos blocos, como no caso do Brexit.

  • Complementando o comentário do excelentísimo colega, Fernando Silva, temos, tambe´m, a criaçao de blocos como o BRICS, cujas afinidades culturais são inexistentes.

  • A criação de blocos economicos não é um movimento de resistencia a hegemonia do capitalismo?

  • UMA CORREÇÃO FRATERNA AO AMIGO NT: O BRICS N É CONSIDERADO UM BLOCO ECONÔMICO, pois não possui um estatuto ou registro formal. O BRICS funciona apenas como um mecanismo político internacional de cooperação mútua entre os países integrantes.

    Bons estudos!

  • Com o fenômeno da globalização, o mercado internacional tornou-se bastante competitivo, diante disso, somente os mais fortes prevalecem. O que acontece é uma disputa por mercados em âmbito global. 

    Muitos países, com o intuito de se fortalecer economicamente, unem-se para alcançar mercados e verticalizar a sua participação e influência comercial no mundo. A criação de blocos econômicos estreitou as relações econômicas, financeiras e comerciais entre os países que compõem um determinado bloco econômico.

    O que se espera com a formação de blocos econômicos é a intensificação econômica e a flexibilização comercial entre os integrantes.

  • Dependendo do bloco, é um movimento de resistência sim, como a Alba e até mesmo a Unasul. Questão mal formulada.


ID
2389444
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

EUA deixarão o tratado comercial do Pacífico assim que Trump assumir o Governo
Presidente eleito anuncia pacote para os primeiros 100 dias que não inclui muro na fronteira Adeus ao tratado comercial do Pacífico, mais restrições à imigração e novos obstáculos para a relação entre grupos de pressão (lobby) e os políticos de Washington – assim será o início do Governo de Donald Trump nos Estados Unidos. O presidente eleito divulgou nesta segundafeira, por meio de um vídeo, um pacote de medidas que adotará nos primeiros 100 dias de seu mandato, que começa em 21 de janeiro, e sacramentou a morte da principal parceria econômica promovida por Barack Obama(...). “Vou enviar uma carta de intenções prevendo a retirada da Parceria Transpacífica (TPP, na sigla em inglês), um desastre potencial para o nosso país. Em vez disso, negociaremos acordos bilaterais justos que tragam de volta os empregos industriais para dentro dos Estados Unidos”, afirmou Trump. (Disponível em http://brasil.elpais.com/ brasil/2016/11/22/internacional/1479770909_267101.html. Acessado em 15/12/2016).

Sobre a APEC, (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico), é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2389447
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A urbanização brasileira intensificou-se a partir dos anos 1940/1950. Decorreu do êxodo rural e do desenvolvimento industrial que impulsionou a atração populacional para as cidades e dinamizou as atividades comerciais e de serviços nesses espaços. Esse processo teve um caráter concentrador e excluiu boa parte da sociedade de seus benefícios, em função da sua velocidade e das dificuldades do poder público em acompanhar as demandas surgidas.
Principalmente a partir dos anos 1990, vêm se delineando novas tendências no processo de urbanização brasileiro. Assinale a opção que não compõe esse quadro de tendências.

Alternativas
Comentários
  • Redução do custo de vida nas metrópoles, tendo em vista o aumento na oferta de produtos e serviços e a redução no ritmo de crescimento destas.

  • a) O atrativo dos grandes centros urbanos se dá tanto para a população de mais alta renda quanto para a mais pobre, que buscam as comodidades e benefícios destas áreas. ITEM CORRETO.

    b) Exatamente. Atualmente há uma descentralização das atividades que antes ficavam concentradas nas grandes cidades e metrópoles. ITEM CORRETO.

    c) As cidades grandes e as metrópoles costumam ser bem mais caras que as médias e pequenas cidades. Ite ITEM INCORRETO.

    d) Atualmente, as migrações ocorrem dentro de uma mesma região ou, não raras vezes, até mesmo dentro de um estado. ITEM CORRETO.

    e) As pequenas e médias cidades apresentam alguns atrativos em relação às grandes cidades e metrópoles, como menor custo de vida, menos trânsito, mais qualidade de vida, dentre outros. ITEM CORRETO.

    Resposta: C

  • SP: possui um dos mais altos custos de vida do BRASIL

    GABARITO= C

  • a) O atrativo dos grandes centros urbanos se dá tanto para a população de mais alta renda quanto para a mais pobre, que buscam as comodidades e benefícios destas áreas. ITEM CORRETO.

    b) Exatamente. Atualmente há uma descentralização das atividades que antes ficavam concentradas nas grandes cidades e metrópoles. ITEM CORRETO.

    c) As cidades grandes e as metrópoles costumam ser bem mais caras que as médias e pequenas cidades. Ite ITEM INCORRETO.

    d) Atualmente, as migrações ocorrem dentro de uma mesma região ou, não raras vezes, até mesmo dentro de um estado. ITEM CORRETO.

    e) As pequenas e médias cidades apresentam alguns atrativos em relação às grandes cidades e metrópoles, como menor custo de vida, menos trânsito, mais qualidade de vida, dentre outros. ITEM CORRETO.

    Resposta: C


ID
2389450
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nas últimas décadas, as questões ambientais vêm ganhando peso nas preocupações mundiais. As relações entre o modelo de desenvolvimento econômico e o meio ambiente vêm sendo profundamente questionadas. Julgue abaixo os questionamentos a este respeito, assinalando (V) para os VERDADEIROS e (F) para os FALSOS.

( ) As ideias associadas ao modelo de desenvolvimento econômico hegemônico são a da modernização e progresso, que creem e professam um caminho evolutivo a seguir, tendo como referencial de sociedade “desenvolvida” aquela que está no centro do sistema capitalista.
( ) Os diferentes espaços urbano e rural direcionam-se para a formação das sociedades modernas, mercadologizadas tanto em escala regional, quanto em escalas nacional e global, impulsionados por um modelo desenvolvimentista, com características inerentes de preservação ambiental.
( ) O modelo de desenvolvimento econômico hegemônico prima pelos interesses privados (econômicos) frente aos bens coletivos (meio ambiente).
( ) A ideia de desenvolvimento econômico hegemônico consubstancia-se em uma visão antropocêntrica de mundo, gerador de fortes impactos socioambientais.
( ) A crítica mais comum à sociedade de consumo, representante e representada pelo modelo de desenvolvimento hegemônico, é que essa sociedade está imersa em um processo de massificação cultural.

A sequência dos questionamentos é:

Alternativas
Comentários
  • II - com características inerentes de preservação ambiental - FALSO, vide saída do EUA do Acordo de Paris

  • Complementando o comentário do colega Cesar Filho:

    É uma das características da globalização a transferência das fábricas, em que ocorre o processo produtivo das empresas transnacionais, para regiões menos desenvolvidas do globo, em atenção principalmente à fiscalização ambiental mais frouxa, às leis trabalhistas mais flexíveis, etc.

    Um grande exemplo é o da Apple. O desenho do Iphone - o trabalho intelectual - é feito por profissionais do setor tecnológico nos Estados Unidos; a montagem, em fábricas localizadas na China.


ID
2389453
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A gestão ambiental faz parte de um processo mais amplo de gestão do território. No Brasil, é possível identificar pelo menos três tipos de políticas ambientais. São elas:

Alternativas
Comentários
  • D) regulatórias, estruturadoras e indutoras de comportamento;


ID
2389456
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo Guimarães (2008), vale ressaltar que se considera hoje, de forma generalizada, que um fato para ser considerado fidedigno, ou seja, que o conhecimento sobre a realidade seja verdadeiro, é preciso ter a chancela do conhecimento produzido cientificamente. Dentre os paradigmas do desenvolvimento atual, apontados pelo autor, assinale o que não está condizente com os debates hegemônicos vigentes.

Alternativas
Comentários
  • b-Um outro aspecto inclusivo desse paradigma cientificista é a complexificação da realidade, tendo como marcos da pretensão deste paradigma a previsão, o controle e a ordenação da realidade. O erro está em dizer que o paradigma cientificista complexifica a realidade, pelo contrário, ele simplifica.


ID
2389459
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia

Segundo Santos (2001), defrontamo-nos com o território vivo, vivendo. O território revela, segundo o autor, as ações passadas e presentes, mas congeladas nos objetos, e as ações presentes constituídas em ações. Segundo o autor, o estudo e uso do território:

Alternativas

ID
2389462
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Santos (2001), propôs uma divisão regional do território brasileiro baseada, simultaneamente, numa atuação marcada pela difusão diferencial do meio técnico-científico informacional e nas heranças do passado. Assim, com sugestão para um debate, reconheceu a existência de quatro Brasis. Julgue os itens a seguir.

I) A região concentrada abrange os estados do sudeste e sul, em que a constituição do meio mecanizado se deu de forma pontual e pouco densa, apresentando aglomerações numerosas sendo sua urbanização, de modo geral, raquítica.
II) Região sudeste, em que apresenta as maiores taxas de urbanização e industrialização do país.
III) A região Centro-oeste é constituída pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins, e é uma área de “ocupação periférica” recente.
IV) A Amazônia é uma região de rarefações demográficas herdadas e baixas densidades técnicas.
V) O Nordeste apresenta numerosos núcleos urbanos em virtude da baixa mecanização do território, sua densidade é relativamente importante, mas a taxa regional de urbanização é baixa.

Assinale a alternativa que contem as afirmações CORRETAS.

Alternativas

ID
2389465
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo Ab’Sáber (2003), o território brasileiro, devido a sua magnitude espacial, comporta um mostruário bastante completo das principais paisagens e ecologias do mundo tropical. O autor afirma que, até o referido ano de sua obra, foram reconhecidos:

Alternativas
Comentários
  • Existem 6 domínios morfoclimáticos definidos por Ab'Sáber.

    Tropicais: Amazônico, Cerrados, Caatinga e Marres de morros

    Subtropicais: Araucárias e Pradarias. 

     

  • O território brasileiro pode ser regionalizado a partir dos elementos naturais, denominado de Região natural, que corresponde a extensas áreas no qual há concentração de um específico elemento natural. O Brasil, por possuir um território de extensão continental, favorece a formação de distintas formas de vegetações e climas, denominado pelo Geógrafo Aziz Ab’Saber de domínios morfoclimáticos, nesses estão inseridos aspectos do relevo, clima e vegetação, apresentados em diversas paisagens espalhadas pelo Brasil. Segundo Ab’Saber, o Brasil apresenta os seguintes domínios: 
    Domínio Amazônico :Apresenta-se nas regiões de floresta Amazônica, essa é composta por matas fechadas e densas, formadas por árvores de grande, médio e pequeno porte, classificado em mata de várzea, mata de terra firme e igapó. A diversidade da vegetação é proveniente do clima quente e úmido e elevados índices pluviométricos que ocorrem de forma regular durante grande parte do ano. O relevo apresentado se restringe basicamente à planície e depressões. Domínios da Caatinga :Ocorre no oeste do Nordeste e norte de Minas Gerais, a cobertura vegetal é composta por espécies da flora resistentes à falta de água. O clima é semi-árido, possui como principal característica a longa estiagem e chuvas irregulares no decorrer do ano. As altitudes variam de 200 a 800 metros acima do nível do mar, compostos por duas unidades de relevo: depressões e planaltos.Domínios do Cerrado : Predomina no centro-oeste do Brasil no qual encontra os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a vegetação é composta por árvores tortuosas de pequeno porte, raízes profundas, cascas e folhas grossas, apesar disso, o cerrado demonstra outras variações ou classificações denominadas de subsistemas (cerrado comum, cerradão, campo limpo, campo sujo, subsistema de matas, de veredas e ambientes alagadiços). O clima é o tropical sub-úmido com duas estações bem definidas, uma seca e uma chuvosa. O relevo desse domínio é composto por planaltos e chapadas. Domínio dos Mares de Morros :A paisagem é formada por relevo acidentado, ou seja, há uma grande incidência de planaltos, serras e morros que sofreram desgastes erosivos, esse relevo abrange a floresta tropical (Floresta Atlântica), essa, em seu estágio natural, se apresentava desde o Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, quanto ao clima é o tropical úmido, as chuvas são regulares e bem distribuídas no decorrer do ano. Domínios das Araucárias:  Restringe-se aos estados da Região Sul do Brasil, essa vegetação é encontrada principalmente em planaltos mais elevados. A cobertura vegetal é formada por pinheiro-do-paraná, além da erva-mate e o cedro. O clima predominante é o subtropical, ou seja, uma transição entre o clima tropical e o temperado, com verões quentes e invernos rigorosos, apresenta as menores temperaturas do país e, em determinadas localidades, ocorre precipitação de neve. 

  •  

    Domínio das Pradarias :É formado por vegetações (herbáceas) rasteiras e gramíneas, relevo relativamente plano, suavemente ondulado. O clima é o mesmo do Domínio das Araucárias. 

    Faixa de Transição (Pantanal) :Apresenta características variadas, desde aspecto da caatinga até a floresta amazônica, o relevo que predomina são as planícies que se alagam nos períodos chuvosos. O clima desse domínio é o tropical com um período de seca e outro chuvoso. BONS ESTUDOS

    Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/dominios-naturais-brasil.htm

  • São 6 os domínios, as "Faixas de Transição" não são domínios.

    A saber:

    1 – Amazônico – região Norte do Brasil, com terras baixas e grande processo de sedimentação; clima e floresta equatorial;

    2 – Cerrados – região central do Brasil, como diz o nome, vegetação tipo cerrado e inúmeros chapadões;

    3 – Mares de Morros – região leste (litoral brasileiro), onde se encontra a floresta Atlântica que possui clima diversificado;

    4 – Caatingas – região nordestina do Brasil (polígono das secas), de formações cristalinas, área depressiva intermontanhas e de clima semi-árido;

    5 – Araucárias – região sul brasileira, área do habitat do pinheiro brasileiro (araucária), região de planalto e de clima subtropical;

    6 – Pradarias – região do sudeste gaúcho, local de coxilhas subtropicais.

    Explicitamente, 1 Equatorial, 1 Semi-árido, 1 diversificado, 1 sem específicação e 2 Subtropicais.

    No caso, os 4 primeiros poderiam ser classificados como Tropicais e os 2 últimos como sub-tropicais.


ID
2389468
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação aos domínios paisagísticos e macroecológicos, propostos por Ab’ Sáber, julgue as afirmativas abaixo.

I) O Domínio das Terras Baixas Florestadas da Amazônia se caracteriza por apresentar em grande parte de seu território nuvens baixas, fortemente carregadas de umidade ao longo do ano.
II) O Domínio das Depressões Interplanálticas Semiáridas do Nordeste, é caracterizada também como subequatorial e tropical.
III) O Domínio dos “Mares de Morros” Florestados apresenta uma distribuição geográfica marcadamente Azonal, apresentando uma área de aproximadamente 1 milhão e seiscentos mil quilômetros quadrados.
IV) O Domínio dos Planaltos das Araucárias, em sua acepção mais ampla, coincide com o setor do Planalto Meridional brasileiro.
V) O Domínio dos Cerrados é um espaço dotado de solos pobres com condições topográficas e climáticas desfavoráveis.

São VERDADEIRAS as opções:

Alternativas
Comentários
  • I) O Domínio das Terras Baixas Florestadas da Amazônia se caracteriza por apresentar em grande parte de seu território nuvens baixas, fortemente carregadas de umidade ao longo do ano. Correto.

    II) O Domínio das Depressões Interplanálticas Semiáridas do Nordeste, é caracterizada também como subequatorial e tropical. Correto.

    III) O Domínio dos “Mares de Morros” Florestados apresenta uma distribuição geográfica marcadamente Azonal, apresentando uma área de aproximadamente 1 milhão e seiscentos mil quilômetros quadrados. Errado, área de aprox. 650 mil km².

    IV) O Domínio dos Planaltos das Araucárias, em sua acepção mais ampla, coincide com o setor do Planalto Meridional brasileiro. Correto.

    V) O Domínio dos Cerrados é um espaço dotado de solos pobres com condições topográficas e climáticas desfavoráveis. Errado, condições topográficas e climáticas favoráveis.


ID
2389471
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo Ab’Sáber (2003), essa estrutura de paisagens, de planaltos tropicais interiorizados dotados de solos lateríticos, é certamente um dos quadros de vegetações mais arcaicos do país. O referido Domínio Morfoclimático, elencado pelo autor é:

Alternativas
Comentários
  • b) Cerrado; 

     

    "A vegetação dos cerrados tendo se adaptado e se desenvolvido, em algum momento do quaternário (ou mesmo dos fins do terciário), a esta estrutura de paisagens, de planaltos tropicais interiorizados, dotados de solos lateríticos, é certamente um dos quadros da vegetação mais arcáicos do país". (Ab’Sáber)


ID
2389474
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo Castrogiovani (2001), é fundamental que o aluno aprenda a fazer uma leitura crítica da representação cartográfica, sendo necessário conhecer e saber utilizar os elementos do mapa em diferentes e possíveis leituras. Na coluna abaixo relacione corretamente as operações mentais preparatórias com os elementos cartográficos.

I) Proporcionalidade
II) Conservação da forma
III) Interioridade/ exterioridade
IV) Função simbólica

( ) Projeções cartográficas
( ) Legenda
( ) Escalas
( ) Limites e fronteiras

A Sequência da segunda coluna é:

Alternativas

ID
2389477
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia

Segundo Castrogiovani (2001), as relações espaciais topológicas são as primeiras a serem construídas, mas estão sempre sendo empregadas no cotidiano. Sendo assim, assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Envolvimento e fechamento: relações que se estabelecem entre elementos vizinhos e separados.
( ) Continuidade ou contínuo: envolvem o conhecimento de pontos colocados em sequência no espaço.
( ) Vizinhança: relações em que os elementos são percebidos no mesmo campo, próximos uns aos outros.
( ) Ordem e sucessão: estabelecem-se no sentido das noções de interior, exterior, contorno.

Assinale a opção correta quanto à sequência das afirmativas.

Alternativas
Comentários
  • pura viagem! kkk não sei como, mas acertei B

     


ID
2389480
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia

Segundo Fitz (2008), o Sistema de Informações Geográficas (SIG) se refere a um sistema computacional que trabalha um número infinito de informações de cunho geográfico. Assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS quanto às suas aplicações e diferenças em relação a outros sistemas computacionais.

( ) Os Sistemas CAD (Computer Aided Design) podem ser descritos como sistemas que armazenam dados espaciais como entidades gráficas.
( ) Os Sistemas CAM (Computer Aided Mapping) são utilizados para a produção de mapas utilizando layers ou camadas de entidades gráficas georreferenciadas.
( ) Sistemas AM/FM (Automated Mapping/ Facility Management) são baseados nos sistemas CAD, mas menos precisos e / ou detalhados que os CAM.
( ) Quanto à aplicação de um SIG, num município qualquer, pode-se extrair, por exemplo, a seguinte aplicação em termos de planejamento urbano: adequação tarifária de impostos.

A sequência das afirmativas é:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    (V) Os Sistemas CAD (Computer Aided Design) podem ser descritos como sistemas que armazenam dados espaciais como entidades gráficas.

    (V) Os Sistemas CAM (Computer Aided Mapping) são utilizados para a produção de mapas utilizando layers ou camadas de entidades gráficas georreferenciadas.

    (V) Sistemas AM/FM (Automated Mapping/ Facility Management) são baseados nos sistemas CAD, mas menos precisos e / ou detalhados que os CAM.

    (V) Quanto à aplicação de um SIG, num município qualquer, pode-se extrair, por exemplo, a seguinte aplicação em termos de planejamento urbano: adequação tarifária de impostos.


ID
2389483
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo Fitz (2008), os mapas temáticos, gerados a partir do uso das técnicas de geoprocessamento devem apresentar determinadas características básicas para que possam ser facilmente entendidos por qualquer usuário, profissional ou leigo. Para se ter uma informação objetiva e de fácil compreensão da realidade espacial, deve-se atentar para:

Alternativas

ID
2389486
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Qual será a escala utilizada no produto cartográfico se o município de Planaltina (GO) realizar um mapeamento de uma área com precisão gráfica de 0,2 mm, em que o detalhamento exige que sejam distinguidas feições de mais de 3 m de extensão?

Alternativas
Comentários
  • E = d/D

    E = 0,2 mm/3000 mm

    0,2 / 3000 = 2/30000 = 1/15000

    R: 1/15000

     

  • GABARITO – C

     

    Resolução:

     

    0,2mm/3m = 1/n

     

    Conversão de unidades:

     

    1mm --- 0,001m

     

    x --- 3m

     

    0,001x = 3

     

    x = 3 : 1/1000

     

    x = 3 . 1000/1

     

    x = 3000mm

     

     

    0,2mm/3000mm = 1/n

     

    0,2n = 3000

     

    n = 3000 : 2/10

     

    n = 3000 . 10/2

     

    n = 30000/2

     

    n = 15000

     

     

    n = 1/15000

  • Para calcular a escala, basta lembrar o seu conceito: Escala (E) é a relação (divisão) entre a área do mapa (d) pela área real (D). Assim:

    E =   d 

        D

    E= escala do mapa

    D= distância real

    d= distância no mapa

    Com as informações apresentadas pelo avaliador, temos o seguinte:

    E= ?

    D= 0,2 mm

    d= 3 m

    Note, no entanto, que as variáveis “D” e “d” estão apresentadas em unidades de medida diferentes, sendo o primeiro em milímetros e o segundo em metros, portanto temos que passar metro para milímetro, logo:

    d= 3m = 3000 mm

    Aqui teríamos que nos lembrar da tabela de unida de medidas, se não lembra da uma revisada lá...

    E = D/d

    E = 0,2 mm/3000 mm

    0,2 / 3000 = 2/30000 = 1/15000

    E = 1/15000

    Resposta: C

    Espero ter ajudado!

    (bons estudos para todos)

  • Prezado aluno, lembra da formulinha que aprendemos para calcular escalas? Vamos utilizá-la fazer resolver este exercício.

    Com as informações apresentadas pelo avaliador, temos o seguinte:

    E = ?

    D = 0,2 mm

    D = 3 m

    Note, no entanto, que as variáveis “D” e “d” estão apresentadas em unidades de medida diferentes, sendo o primeiro em milímetros e o segundo em metros.

    Assim, vamos precisar recorrer à nossa tabela de conversão, para sabermos quantos milímetros tem um metro:

    Conforme observamos na linha destacada, 1 metro corresponde a 1000 milímetros. Dessa forma, a nossa fórmula terá a seguinte resolução.

    E = D/d

    E = 0,2 mm/3000 mm

    0,2 / 3000 = 2/30000 = 1/15000

    E = 1/15000

    Resposta: C


ID
2389489
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia

Segundo Fitz (2008), um cuidado fundamental durante o processo de digitalização de produtos está ligado ao formato de arquivos a ser gerado. Segundo o autor, tal condição vincula-se ao fato de que nem todos os softwares trabalham com certos tipos de arquivo. Relacione CORRETAMENTE as colunas quanto aos formatos mais utilizados com suas características principais.

I) Formato TIFF
II) Formato BMP
III) Formato GIF.
IV)Formato JPEG
V) Formato PNG

( ) utiliza uma forma de compactação que não altera a qualidade da imagem a cada salvamento.
( ) trabalha com uma forma de compactação bastante eficiente, que reduz substancialmente os arquivos gerados.
( ) quando ocorre compressão de dados, ocorre perda da qualidade na imagem gerada.
( ) este tipo de formato não faz uso de recursos de compressão de imagem.
( ) possui como característica principal uma excelente resolução digital, porém acaba por ocupar muita memória no computador. 

A sequência da segunda coluna é:

Alternativas

ID
2389492
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia

Segundo Fitz (2008), estes arquivos estruturam-se em pontos, linhas e polígonos reproduzidos digitalmente, erros e inconsistências são bastante comuns em seu processo de estruturação. Os referidos arquivos em questão são:

Alternativas
Comentários
  • Nunca nem vi..


ID
2389495
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia

Os receptores de GPS (Sistema de Posicionamento Global) podem ser classificados em quatro categorias principais, as quais apresentam características distintas de precisão. O tipo de receptor que apresenta precisão planimétrica entre 0,1m e 0,001 m é:

Alternativas
Comentários
  • O receptor mais preciso é o geodésico.


ID
2389498
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Tipo particular de mapa temático em que as áreas dos territórios são mostradas em tamanhos proporcionais à importância de sua participação no fenômeno representado.

O referido mapa temático é:

Alternativas
Comentários
  • d) Anamorfose 

     

    São mapas esquemáticos, sem escala cartográfica. Nessas representações, as áreas sofrem deformações matematicamente calculadas, tornando-se diretamente proporcionais a um determinado critério ou informação que se está considerando.

  • Gabarito letra D )

    ANAMORFOSE

    representação de figura (objeto, cena etc.) de maneira que, quando observada frontalmente, parece distorcida ou mesmo irreconhecível, tornando-se legível quando vista de um determinado ângulo, a certa distância, ou ainda com o uso de lentes especiais ou de um espelho curvo.

  • A questão apresenta o conceito de Anamorfose, que é a representação gráfica em que as áreas são mostradas em tamanhos proporcionais à importância de sua participação no fenômeno representado.

    Gabarito: D

  • GABARITO: D

    A ANAMORFOSE é um tipo de mapa temático que não apresenta escala, por se tratar da representação de dados quantitativos menos estáticos. Assim, a representação segue a deformação que o que está sendo apresentado exige nos diferentes territórios. Utiliza-se para apresentar dados como mortalidade, números referentes a economia dos países, migrações, PIB etc. Logo, conforme o fator a ser representado, muda-se a dinâmica do mapa, que sofre deformações em sua apresentação.


ID
2389501
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Há diversas formações vegetais em nosso planeta, as quais apresentam características, desde formações florestais muito densas, como outras de menor densidade e diversidade de espécies. Este tipo é bastante usado como pastagem, apresentando um solo muito fértil. Este tipo de formação vegetal é:

Alternativas
Comentários
  • Uma pradaria ou relvado é uma planície vasta e aberta onde não há sinal de árvores nem arbustos, com capim baixo em abundância. Estão localizadas em praticamente todos os continentes, com maior ocorrência na América do Norte. A pradaria brasileira é o pampa gaúcho.

     

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pradaria

     

  • dica na padaria se compra leite que vem da vaca que se alimenta de capim! (silogismo) logo: PRADARIAS = Fértil / pasto / pastagem  ;-P

     


ID
2389504
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assim como acontece na superfície dos continentes, o fundo do mar apresenta formas variadas, sendo estas resultantes da intensa atuação do intemperismo químico, bem como da ação de agentes internos. Neste componente do relevo submarino ocorre a formação de fossas marinhas, ao se localizar em área de encontro de placas tectônicas convergentes. Assinale-o

Alternativas
Comentários
  • d) Talude. 

     

     O talude corresponde ao fim do continente, onde se encontram a crosta continental e a crosta oceânica, formando desníveis de profundidade variável, podendo atingir 3 mil metros.

  • Segundo o CPRM, TALUDE é Zona ou faixa de transição entre a  e o sopé continental, caracterizada por gradiente topográfico acentuado onde são geradas, com frequência, correntes de turbidez.

    O embasamento do talude corresponde a crosta continental entremeada por magmatismo básico e estirada pela tectônica extensional que originou o rift e a bacia oceânica.


ID
2389507
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O movimento ininterrupto da água do mar exerce forte ação construtiva e destrutiva nas formas de relevo nas áreas litorâneas, as quais também são estudadas pela Geomorfologia litorânea. Quanto à morfologia litorânea, existe um tipo que se assemelha a uma fechadura ou arco quase fechado. Este tipo é:

Alternativas
Comentários
  • Letra E. 

    Baía é uma porção de mar ou oceano rodeada por terra, em oposição a um cabo. O golfo é uma baía de grandes dimensões como o golfo de Sidra.

  • Fechadura ou ferradura ?

  • Enseada é uma baía pequena, logo, também poderia ser esta a resposta. Questão mal formulada. Forma de "fechadura"? Que estranho!


ID
2389510
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sabendo que o movimento da água subterrânea, somado ao da água superficial, são os principais agentes geomórficos da superfície, relacione as colunas que tratam dos processos de modificação da superfície da terra e seus respectivos produtos associados à ação geomórfica da água subterrânea.

Processo 
I) Carstificação (dissolução)
II) Solifluxação
III) Pedogênese (intemperismo químico)
IV) Erosão interna, solapamento

Produto
( ) Cobertura Pedológica
( ) Boçorocas
( ) Cavernas, aquíferos de conduto
( ) Escorregamento de encostas

A sequência CORRETA da segunda coluna é:

Alternativas
Comentários
  • Para matar a questão basta saber: Cárstico - caverna

  • A Cobertura Pedológica se origina a partir da dissolução das rochas Pedogênese (intemperismo químico).

    As Boçorocas por intemperismo químico, ou Erosão interna, solapamento.

    As Cavernas, aquíferos de conduto se formam a partir da Carstificação (dissolução).

    O Escorregamento de encostas ocorrem quando o solo ou a cobertura sofre uma Solifluxação.

    Ainda que as Cavernas possam surgir por erosão interna e o solapamento de grandes blocos, o processo associado é conhecido como Carstificação.


ID
2389513
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ao longo da superfície terrestre encontramos diferentes tipos de solos, os quais são resultantes de diferentes fatores de formação. De acordo com a classificação “ Soil Taxonomy”, o continente americano está dividido em doze ordens de solos. Segundo esta classificação, a maior parte de território brasileiro apresenta um solo altamente intemperizado, ácido e pouco fértil (equivalente ao latossolo). O solo em questão é:

Alternativas

ID
2389516
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Como exposto na questão anterior, no Brasil os latossolos abrangem a maior parcela do território nacional. É possível também observar no país outros tipos de solos, resultantes de condições de formação pedológicas peculiares. Sendo assim, julgue as afirmativas abaixo quanto aos tipos de solos presentes em nosso país, bem como suas características principais.

( ) O Neossolo é um solo muito evoluído, com presença de horizonte B.
( ) O Argissolo é um solo bem evoluído, argiloso, apresentando mobilização de argila da parte mais superficial.
( ) O Latossolo é um solo altamente evoluído, laterizado, rico em argilominerais.
( ) O Nitossolo é um solo pouco evoluído com baixa presença de argila caulinítica, sendo fracamente estruturado.
( ) O Planossolo é um solo que apresenta forte perda de argila na parte superficial e concentração intensa de argila no horizonte superficial.

Considerando (F) para assertivas FALSAS e (V) para VERDADEIRAS, a sequência das afirmativas é:

Alternativas
Comentários
  • Corrigir a afirmativa!

    O Planossolo é um solo que apresenta forte perda de argila na parte superficial e concentração intensa de argila no horizonte subsuperficial.

  • LETRA B

    Neossolos são solos pouco evoluídos constituídos por material mineral ou por material orgânico com menos de 20 cm de espessura, não apresentando qualquer tipo de horizonte B diagnóstico.

    Nitossolos são solos constituídos de material mineral