SóProvas


ID
2390080
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A absorção é um processo definido como a passagem de um fármaco de seu local de administração para o plasma e, com exceção da via intravenosa, é importante em todas as vias de administração. Em relação à absorção de fármacos administrados por via oral, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Questão retirada do livro Rang Dale, 8a edição. Questão polêmica, pois da forma sucinta que colocou, desconsiderou as diversas limitações que o fármaco sofre:

    -Fatores que afetam a absorção gastrointestinal
    Em  geral,  cerca  de  75%  de  um  fármaco  administrado  oralmente  é  absorvido  em  1  a  3 horas,  mas  numerosos  fatores,  alguns fisiológicos e  outros  relacionados  com  sua formulação, alteram essa absorção. Os principais fatores são:

    • Conteúdo intestinal (p. ex., alimentado ou em jejum).
    • Motilidade gastrointestinal.
    • Fluxo sanguíneo esplâncnico.
    • Tamanho da partícula e formulação.
    • Fatores físico-químicos, incluindo algumas interações entre fármacos.

  • Correções:

    a) CORRETA.

    b)A absorção é fortemente determinada pela ionização das moléculas dos fármacos, sendo que ácidos e bases fortes são melhor absorvidos que ácidos e bases fracos. Ácido e bases fracas são melhor absorvidos, sendo que devem estar na forma não-ionizada (molecular).

    c)A motilidade gastrintestinal tem grande efeito sobre a absorção de fármacos e, apesar de haver exceções, de modo geral o movimento excessivamente rápido do conteúdo intestinal facilita a absorção. Errada. Dificulta a absorção, como exemplo temos a diarreia.

    d) Em sua maioria, os fármacos que são administrados pela boca e deglutidos são quase que totalmente absorvidos no estômago. ERRADA. Absorvidos no intestino.

    e) Estudos comprovam que o tamanho da partícula e a formulação exercem pouco ou nenhum efeito sobre a absorção quando feita por via oral, facilitando a intercambialidade. ERRADA. Exercem efeito sobre a absorção; particulas menores tendem a ser melhor absorvidas e formulação gastrorresistente faz com que o farmaco seja absorvido no instetino, resistindo ao suco gástrico para evitar sua inativação (ex.: omeprazol).