SóProvas


ID
2390734
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

É de conhecimento mundial que o desafio central da moderna biologia celular é entender o funcionamento das células em seus detalhes moleculares. Esse objetivo requer técnicas que viabilizem a análise das moléculas envolvidas no processo de fluxo de informação do DNA para proteína e no controle desse fluxo. Muitas técnicas são baseadas em hibridização (ou hibridação). Em relação à hibridização in situ, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GAB.: B

     

  • A hibridização in situ (HIS) detecta sequências específicas de DNA ou RNA utilizando-se sequência complementar de ácidos nucleicos (sonda) marcados radioativa ou quimicamente.

  • Gabarito B.


    Em genética, o termo sonda (também sonda de hibridização) refere-se ao DNA de cadeia simples, marcado com um radioisótopo (por exemplo o, 32P) ou biotina.

    A principal função das sondas é identificar, entre um conjunto de moléculas de ácidos nucleicos, a chamada sequência-alvo. É eleita como sonda uma molécula que possua sequência o mais complementar possível em relação à sequência-alvo.


    Hibridização in situ(do inglês: "In situhybridization" (ISH) é um tipo de hibridização que usa DNA, RNA ou trechos de ácidos nucleicos modificados (i.é., sonda) marcadores complementares para localizar uma sequência específicas de DNA ou RNA de uma parte ou trecho de tecido (in situ).