-
Elementos da estrutura organizacional eficiente:
Desenho organizacional é um processo que envolve decisões sobre os seis elementos-chaves seguintes:
I. Especialização do trabalho: Descreve o grau em que as tarefas de uma organização são divididas em tarefas separadas. A idéia principal deste projeto organizacional é que todo um trabalho não é feito por um indivíduo. Os funcionários individuais se especializam em fazer parte de uma atividade ao invés de toda a atividade.
II. Departamentalização: É a base pela qual os trabalhos são agrupados. Por exemplo, cada organização tem sua maneira específica de classificação e agrupamento das atividades.
III. Cadeia de comando: É definida como uma linha contínua de autoridade que se estende do limite superior de organização para os níveis mais baixos e esclarece que se reporta a quem. Existem três conceitos importantes ligados a esta teoria:
Autoridade:Refere-se aos direitos inerentes a uma posição gerencial de dizer às pessoas o que fazer e esperar que eles façam isso. Responsabilidade:A obrigação de executar quaisquer funções. Unidade de comando:O princípio de gestão que cada pessoa deve informar apenas um gerente. IV. Amplitude de controle: É importante, em grande medida, pois determina o número de níveis e os gestores de uma organização. Além disso, determina o número de empregados que um gerente pode gerenciar de forma eficiente e eficaz.
V. Centralização e Descentralização: Que vai depender do ambiente externo e interno nos quais a Organização está inserida.
VI. Formalização: Refere-se ao grau em que as tarefas dentro da organização são padronizadas e em que medida o comportamento do empregado é regido por regras e procedimentos.
Fonte: Six Key Elements in Organizational Design
-
A estrutura de uma organização pode ser definida como o resultado de um processo através do qual a autoridade é distribuída, as atividades desde os níveis mais baixos até a Alta Administração são especificados e um sistema de comunicação é delineado, permitindo que as pessoas realizem as atividades e exerçam a autoridade que lhes compete para o atingimento dos objetivos organizacionais.
Para que a estrutura seja delineada é preciso que um conjunto de aspectos sejam definidos: Definição das atividades, Escolha de critérios de departamentalização, Definição quanto a centralização X descentralização das áreas de apoio (como processamento de dados, contabilidade etc, podem ser centralizadas, servido a todas as unidades, ou podem ser total ou parcialmente descentralizados), Localização de Assessorias, Decisão quanto a Amplitude de controle e quanto ao número de níveis hierarquicos, Definição do nível de descentralização da autoridade, Sistema de comunicação e Definição quanto ao grau de formalização.
Fonte: http://books.google.com.br/books?id=6yk1IpQIxu0C&hl=pt-BR
-
Para definir a estrutura organizacional deve-se considerar seis elementos básicos:
- Especialização do trabalho: grau em que as tarefas são subdivididas em funções separadas;
- Departamentalização: base na qual as tarefas são agrupadas;
- Cadeia de comando: é uma linha única de autoridade que vai do topo da organização até o escalão mais baixo, determinando quem se reporta a quem na empresa. Trata-se de uma linha contínua de autoridade que liga todas as pessoas de uma organização e que indica quem se subordina a quem. Está diretamente ligada à hierarquia e à unidade de comando. Em uma estrutura funcional refere-se à unidade de comando – cada pessoa deve ter um superior a quem se reportar, devendo existir apenas um supervisor por função.
- Amplitude ou margem de controle: determina o número de subordinados de cada gerente. Quando a margem de controle é pequena, aumenta o número de níveis hierárquicos; quando a margem de controle é grande, diminui o número de níveis hierárquicos. Mintzberg prefere usar o termo tamanho da unidade, pois este é mais amplo que amplitude de controle. O tamanho das unidades depende de fatores tais com tecnologia, grau de delegação, uso dos mecanismos de coordenação etc. Para Mintzberg, o tamanho das unidades cresce quando é usada a padronização, quando existe semelhança de tarefas na unidade e quando existe autonomia por parte dos empregados. Por outro lado, o tamanho das unidades diminui quando existe necessidade de supervisão e coordenação, quando as tarefas são complexas, quando as tarefas não tem alto índice de autonomia e quando os gerentes assumem tarefas organizacionais;
- Centralização e descentralização: centralização é a tomada de decisão e autoridade concentradas em um único ponto da organização, como nas organizações militares. Descentralização, por sua vez, é a tomada de decisão compartilhada e a autoridade delegada aos níveis mais baixos. A descentralização pode ser vertical (entre níveis hierárquicos), horizontal (dentro do mesmo nível hierárquico), limitada seletiva (em locais diferentes da organização) e limitada paralela (em unidades ou divisões de mercado);
- Formalização: grau em que as tarefas são padronizadas e em que medida os comportamentos são regidos por regras e procedimentos. Quando uma tarefa é muito padronizada, o responsável por ela tem pouca autonomia para decidir como executá-la, aumentando a previsibilidade e facilitando o controle por parte da organização. A formalização do comportamento pode ser: padronização de posição (as especificações são atribuídas ao trabalho, como em uma descrição de cargo); padronização do fluxo de trabalho (as especificações são atribuídas a cada etapa do trabalho, como em uma receita culinária); padronização de regras (são emitidas especificações gerais, como em regulamentos e manuais de políticas).
-
GABARITO: D
Os seis elementos básicos para definir a estrutura são:
• A especialização do trabalho;
• A departamentalização;
• A cadeia de comando;
• A amplitude de controle;
• A centralização e descentralização;
• A formalização.
A pergunta fatal é: precisava decorar?
Não! Se você parar para entender o que significa cada um desses elementos com clareza, você pode não lembrar deles decorado, mas saberá facilmente identificar os principais e perceber quais elementos citados por uma questão como essa não fazem sentido, sendo fácil chegar até a resposta certa.
-
Seis elementos segundo Robbins (2000) são considerados elementares na construção da estrutura organizacional :Especialização do trabalho,Departamentalização,Cadeia de comando,Margem de controle (Amplitude de controle),Centralização e descentralização,Formalização
GABARITO: "ALTERNATIVA D"
-
TECNOLOGIA; RECURSOS HUMANOS; ESTRATEGIA; AMBIENTE -------->VAO DETERMINAR QUAL A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ADEQUADA -------------> AMPLITUDE; DEPARTAMENTALIZAÇÃO, HIERARQUIA, ESPECIALIZAÇÃO NO TRABALHO, DESCENTRALIZAÇÃO, FORMALIZAÇÃO. NÃO CONFUNDA. EU CONFUNDI E ERREI MARQUEI ALTERNATIVA A.
-
Os 6 elementos que definem uma Estrutura Organizacional são:
E-specialização
FO-rmalização
DE-partamentalização
A-mplitude de controle
CA-deia de comando
C-entralização/descentralização
Frase pra fixar os elementos pelas suas iniciais:
E-struturas se
FO-rmam
DE
A-cordo com
CA-da
C-aso
-
Desenhe um organograma qualquer, moço, moça!
E visualize os seis elementos no desenho.
-
GABARITO: D
Os seis elementos básicos para definir a estrutura são:
• A especialização do trabalho;
• A departamentalização;
• A cadeia de comando;
• A amplitude de controle;
• A centralização e descentralização;
• A formalização.
-
ELEMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
ESPECIALIZAÇÃO DO TRABALHO
- Especialização horizontal: especifica o numero de atividades desenhadas.
- Especialização vertical: especifica a medida de concepção, execução e adm. das atividades por uma pessoa.
CADEIA DE COMANDO/ESCALAR ou LINHA DE COMANDO - alta e alongada.
AMPLITUDE DE CONTROLE/COMANDO/ADMINISTRATIVA - baixa e achatada.
CENTRALIZAÇÃO - decisões tomadas no topo da estrutura.
DESCENTRALIZAÇÃO - decisões distribuídas pelos níveis inferiores.
FORMALIZAÇÃO - grau de controle da organização sobre o indivíduo, definida pelas normas e procedimentos.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO - diferenciação horizontal que permite simplificar o trabalho, aproceitando os recursos de forma mais racional.
GABARITO ''D''
-
Ao definir a estrutura organizacional de uma empresa, seus administradores devem considerar seis elementos básicos: Cen Es Fo De Ca Amplitude
1. Centralização/Descentralização;
2. Especialização do trabalho;
3. Formalização.
4. Departamentalização;
5. Cadeia de Comando;
6. Amplitude de Controle;
Ficou meio feia a "frase" mas ajuda a memorizar: Cen EsFoDeCa Amplitude
-
Letra (d)
São os elementos do Processo de Organização. Todos elementos descritos pelos os colegas englobam o processo de organização da empresa que é um núcleo. O processo de organização define quem deve fazer o quê, quem é responsável por quem e como as diferentes partes da organização devem se relacionar e trabalhar juntas.