SóProvas


ID
2392726
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quando a escritora britânica Virginia Woolf escreveu Profissões para mulheres e outros artigos feministas, com diversos ensaios publicados em meados de 1920 e que expõem o papel da mulher na sociedade e as dificuldades de inclusão no mercado de trabalho, a autora questionou quanto tempo ainda _______ para que uma mulher _____________________ um livro sem encontrar barreiras em sua carreira. “E se é assim na literatura, a profissão mais livre de todas para as mulheres, que dirá nas novas profissões que agora vocês estão exercendo pela primeira vez?”. A expansão da presença da mulher no mercado de trabalho cresceu desde que Virginia registrou, em suas obras, as dificuldades para uma mulher se firmar como romancista. Ainda assim, em todo o mundo, atualmente 40% das mulheres afirmam que sentem falta de igualdade de gênero, de acordo com pesquisa recente Global @dvisor, publicada pelo Instituto Ipsos. 

Na frase “Ainda assim, em todo o mundo, atualmente 40% das mulheres afirmam que sentem falta de igualdade de gênero...”, a expressão sublinhada introduz uma relação de:

Alternativas
Comentários
  • Sinônimos:

    conquanto, sem embargo, nada obstante, apesar disso, no entanto, entretanto, todavia, porém, mas, contudo, não obstante, mesmo assim.

  • Me corrijam se eu estiver errado, mas as conjunções: entretanto, todavia, porém são adversativas e as conquanto, não obstante não são concessivas?

  • NÃO SE APEGUEM APENAS AS REGRAS, É NECESSÁRIO ANTES DE TUDO, INTERPRETAR

     

     

    No trecho "A expansão da presença da mulher no mercado de trabalho cresceu desde que..." note que com a expansão da presença da mulher no meio literário, a tendência é que tenha igualdade .

     

    MAS o texto aponta o contrário "atualmente 40% das mulheres afirmam que sentem falta de igualdade de gênero" indicando uma ADVERSIDADE, uma OPOSIÇÃO SOBRE AQUILO QUE SE ESPERAVA.

  • ADITIVOS E, NEM (NEM... NEM), NÃO SÓ... MAS TAMBÉM, TAMPOUCO, TANTO... QUANTO.

    ADVERSATIVOS MAS, PORÉM, CONTUDO, TODAVIA, NO ENTANTO, ENTRETANTO, E

    ALTERNATIVOS OU, OU... OU, ORA... ORA, JÁ... JÁ, QUER... QUER, SEJA... SEJA

    CONCLUSIVOS LOGO, POIS (DESCOLADO, PORTANTO, POR CONSEGUINTE, ASSIM, ENTÃO, POR ISSO

    EXPLICATIVOS POIS, QUE, PORQUE, PORQUANTO

    CAUSAIS POIS, PORQUE, VISTO QUE, COMO, UMA VEZ QUE, NA MEDIDA EM QUE, PORQUANTO, HAJA VISTA QUE, JÁ QUE

    CONSECUTIVOS TÃO (TAMANHO, TANTO, TAL)... QUE, DE MODO QUE, DE MANEIRA QUE

    CONCESSIVOS EMBORA, CONQUANTO, NÃO OBSTANTE, AINDA QUE, MESMO QUE, SE BEM QUE, POSTO QUE, POR MAIS QUE, POR PIOR QUE, APESAR DE QUE, A DESPEITO DE, MALGRADO, EM QUE PESE

    COMPARATIVO COMO, MAIS... (DO) QUE, MENOS... (DO) QUE, TÃO... COMO, TANTO... QUANTO, TÃO... QUANTO, ASSIM COMO

    CONDICIONAIS SE, CASO, SEM QUE, SE NÃO, A NÃO SER QUE, EXCETO SE, A MENOS QUE, CONTANTO QUE, SALVO SE, DESDE QUE

    CONFORMATIVOS  CONFORME, CONSOANTE, COMO, SEGUNDO

    FINAIS PARA, PARA QUE, A FIM DE QUE, DE MODO QUE, DE FORMA QUE, DE SORTE QUE, PORQUE

    PROPORCIONAIS À PROPORÇÃO QUE, À MEDIDA QUE, QUANTO MAIS, AO PASSO QUE

    TEMPORAIS QUANDO, ENQUANTO, ASSIM QUE, LOGO QUE, DESDE QUE, ATÉ QUE, MAL, DEPOIS QUE, EIS QUE.

  • só que, senão(mas sim), senão agora, senão antes, ainda assim... tb são adversativas

     

    Não fique atrelado  a  pesquisas de sites, muitos são resumidos e não exaurem o conteúdo!

  • Essas questões requer que o condidato leia o texto, e não só a frase do enuciado. Pelo menos para mim facilita na resolução da questão.   

  • Leiam o texto.
    A expansão da presença da mulher no mercado de trabalho cresceu desde que Virginia registrou, em suas obras, as dificuldades para uma mulher se firmar como romancista. Ainda assim, em todo o mundo, atualmente 40% das mulheres afirmam que sentem falta de igualdade de gênero, de acordo com pesquisa recente Global @dvisor, publicada pelo Instituto Ipsos. ​

    Podemos perceber que há uma ideia de oposição, pois a presença da mulher no mercado de trabalho cresceu. ( Resultado positivo )
    Porém, não foi o suficiente pois ainda 40% das mulheres afiram que sentem falta da igualdade....

  • Adversativa : expressa oposição, contradição, adversidade. Exemplos: mas, porém, contudo, todavia, entretanto .

  • Gabarito B

  • As adversativas não trazem somente uma ideia de oposição mas também de compensação.

  • Troque o "ainda assim" por "mas".

  • Adversativos: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto, e, não obstante, só que, ainda assim.

    Ligam pensamentos que contrastam entre si.

    Resp: B

  • Seguuura, na mão de Deus, seguuura na mãoo de Deus

    kkkkkkkkkkkkkk

    Conjunção Adversativa

    Alternativa B

  • a decoreba falhou hahahahah

  • A questão em tela versa sobre a semântica das conjunções. Analisaremos a conjunção em destque e indicaremos o seu sentido. Vejamos:

    A expansão da presença da mulher no mercado de trabalho cresceu desde que Virginia registrou, em suas obras, as dificuldades para uma mulher se firmar como romancista.

    Ainda assim, em todo o mundo, atualmente 40% das mulheres afirmam que sentem falta de igualdade de gênero, de acordo com pesquisa recente Global @dvisor, publicada pelo Instituto Ipsos

    Reparem que a segunda oração que inicia com "ainda assim" se opõe a tudo o que foi dito na primeira, pois a primeira fala que o mercado do trabalho cresceu e a segunda inicia dizendo que as mulheres sentem falta de igualdade de gênero. Ora, após a primeira oração dizer que o mercado de trabalho cresceu, esperava-se que na segunda oração dissesse que elas estariam satisfeitas ou algo parecido. Logo temos uma situação de oposição iniciada com a conjunção "ainda assim".

    a) conformidade.

    Incorreta. Conformativas: iniciam oração que estabelece uma ideia de conformidade em relação ao fato expresso na oração principal: conforme. como. segundo, etc. Fizemos a pesquisa, conforme a orientação do professor de Ciências.

    b) oposição.

    Correta. Após tudo que foi explicado sabemos que está é o gabarito.

    c) continuidade.

    Incorreta. A conjunção que dá esse sentido é o de adição. Estabelece em relação à oração anterior uma noção de acréscimo, adição. Ex: Ele comprou a passagem e partiu no primeiro trem. É introduzida pelas conjunções coordenativas aditivas: e. nem, que, ou pelas locuções correlativas: não só ... mas (também). tanto ... como. etc

    d) consequência.

    Incorreta. Consecutivas: iniciam oração que indica uma consequência, um efeito do fato expresso na oração principal: que (precedido dos advérbios de intensidade tal, tão, tanto, tamanho). de forma que, de modo que, etc. Ex:Trabalhei tanto hoje. que estou morto de cansaço.

    e) causa.

    Incorreta. Causais: iniciam oração que indica a causa, o motivo, a razão do efeito expresso na oração principal: que(= porque). porque. como. visto que, já que. uma vez que, desde que, etc. Foi bem-sucedido no vestibular, porque estudou bastante.

    Referência bibliográfica.

    CEREJA, William Roberto Conecte : gramática reflexiva / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães - 2. ed. - São Paulo: Saraiva, 2013.

    GABARITO: B

  • quem não leu o texto se fu..

  • Pensei que era concessiva !!!!!!!!!!!!!!

  • CONJUNÇÕES COORDENATIVAS- oitava maravilha do mundo.kkkkk!

  • não pode ter medo de errar
  • PC-PR 2021

  • Se ler somente o enunciado erra!