SóProvas


ID
239386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos ao reconhecimento e à
mensuração de contas patrimoniais.

As compras, ainda não recebidas, cujo transporte seja de responsabilidade do vendedor (FOB-destino) e as mercadorias recebidas de terceiros, em consignação, não devem ser incluídas no valor do estoque da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Mercadorias em consignação faz parte das contas de compensação.

     Contratos de consignação mercantil:
    * No consignador - aquele que remete as mercadorias:
    D - CONSIGNATÁRIOS (Conta de Compensação Ativa)
    C - MERCADORIAS CONSIGNADAS (Conta de Compensação Passiva)

    * No consignatário - aquele que recebe as mercadorias:
    D - MERCADORIAS EM CONSIGNAÇÃO (Conta de Compensação Ativa)
    C - CONSIGNADORES(Conta de Compensação Passiva)
  • O sistema de compensação é um controle à parte do sistema patrimonial, ou seja, enquanto este último engloba as contas que compõem o patrimônio da empresa como um todo (ativo, passivo e patrimônio líquido), aquele abrange contas que servem exclusivamente para controle, sem fazer parte do patrimônio.
     
    Desta forma, as contas de compensação nada têm a ver com o sistema de contas patrimoniais, tratando-se de um conjunto de contas de uso optativo e destinado a finalidades internas da empresa, podendo servir, como fonte de dados para transmitir determinadas informações a terceiros.
  • Segundo Moraes Júnior, se as mercadorias ainda não foram recebidas e, além disso, a responsabilidade pelo transporte é do vendedor (FOB-Destino = Free On Board-Destino), o comprador não pode registrar tais mercadorias em seu estoque. Isto só seria possível se o comprador já tivesse recebido as mercadorias ou se ainda não recebeu, mas o transporte é por sua conta (responsabilidade do comprador).

    Do mesmo modo, as mercadorias recebidas de terceiros em consignação também não devem ser registradas no estoque da empresa que está
    responsável por vender tais mercadorias, tendo em vista que o risco é todo do fornecedor das mercadorias (consignatário).

  • Não podemos esquecer que se o transporte for de quem comprou, aí sim esse assertiva estaria CORRETA.

    FONTE: EU MESMO.