SóProvas


ID
239488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes aos conceitos gerais da
contabilidade pública.

Entre os objetivos da contabilidade pública incluem-se a captação, o registro e a interpretação dos fenômenos que afetam as situações orçamentárias das entidades de direito público, bem como dos fenômenos que implicam operações de natureza sigilosa.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o que se enquadra a "operações de natureza sigilosa"...

  • Na ABIN, existem vários projetos de natureza sigilosa e no orçamento exite previsão para operações de natureza sigilosa. Sendo assim, para o orçamento não interessa a matéria do projeto e sim a execução da despesa.
  • Princípio da Especificação (ou Especialização ou Discriminação)- Receitas e despesas devam ser discriminadas, demonstrando a origem e a aplicação dos recursos. Evita a “ação guarda-chuva”,genérica, mal especificada, com demasiada flexibilidade.
     
    Exceções (art. 20)- Programas especiais de trabalho ou investimentos em regime de execução especial (Ex:prog.de prot à testemunha).
  • Não compreendi, alguém pode me ajudar?

  • Ainda não entendi o motivo pelo qual isso seria um objetivo da contabilidade pública

  • Inicialmente também errei a questão. Fui analisar melhor e fundamentação é a seguinte:

    De acordo com a NBC T 16, o objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é fornecer aos usuários informações

    sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações (...)

    Perceba que um dos objetivos é fornecer informações sobre os aspectos de natureza orçamentária e "suas mutações". Quando fala "e suas mutações" refere-se as mutações que podem ocorrer no enfoque orçamentário, econômico, financeiro e físico patrimonial. As mutações são fenômenos que afetam a situação orçamentária de uma entidade bem como sua composição patrimonial.

    Quanto aos fenômenos que implicam operações de natureza sigilosa, sabemos que existem diversos assuntos relacionados a segurança econômica, financeira e orçamentária que devem ser sigilosos, não afastando a aplicação da contabilidade aplicada ao setor público.


  • Parece me que a banca quis bolar uma questão mas não vingou....rsrs

  • Nao tem nada haver com o objetivo da contabilidade, pelo contrario, as demostrações contabeis tem que ter o maximo de transparencia. A banca viajou.

  • O objetivo principal da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é fornecer informações aos usuários dos RCPGs.
    Nesse sentido, tanto as operações de caráter ostensivo como as sigilosas devem ser alvo de registro e controle pela Contabilidade Pública de maneira que as suas informações reflitam fidedignamente o patrimônio público.

  • GABARITO CERTO

    O objetivo principal da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é fornecer informações aos usuários dos RCPGs.

    Nesse sentido, tanto as operações de caráter ostensivo como as sigilosas devem ser alvo de registro e controle pela Contabilidade Pública de maneira que as suas informações reflitam fidedignamente o patrimônio público.

    Fonte: www.estrategiaconcursos.com.br - Contabilidade Aplicada ao Setor Público p/ IF Sertão PE (Contador)

  • as provas da abin são "oto patamar"...nem parecem a banca cespe...esta questão, por mais que esteja certa, geralmente a própria banca consideraria ela como errada apenas por fugir da literalidade da norma...

  • tanto as operações de caráter ostensivo como as sigilosas devem ser alvo de registro e controle pela Contabilidade Pública de maneira que as suas informações reflitam fidedignamente o patrimônio público.

    Gabarito: Certo

  • CERTA.

    A questão exige conhecimento sobre o Objetivo da Contabilidade Pública

    O item está correto, a NBC T 16.1 aponta que o objetivo da Contabilidade Pública é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados, para atingir esse objetivo é necessário que sejam captados os dados, registrados e interpretados os fenômenos que possam afetar a situação orçamentária da entidade.

    A norma não traz consigo ressalva, portanto, todos os fenômenos, até mesmo os de caráter sigiloso, devem ser registrados e controlados pela Contabilidade Pública, para que esta retrate fidedignamente o Patrimônio Público.

    Obs.: A NBC T 16 atualmente se encontra revogada.