SóProvas


ID
239650
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que se refere a governança de tecnologia da informação (TI),
COBIT, ITIL e PMBOK, julgue os itens de 83 a 90.

No planejamento de resposta a riscos, que constitui uma das etapas da análise quantitativa de riscos do PMBOK, o registro de risco em um processo de gerenciamento de fatores adversos que possam influenciar o bom andamento do projeto deve preceder a fase de identificação de riscos. Os riscos, para a identificação, devem ser previamente especificados em detalhes, de modo tal que riscos altos ou baixos apresentem o mesmo nível de especificação para monitoramento diário, independentemente da prioridade do risco frente às necessidades do projeto.

Alternativas
Comentários
  • Planejamento de resposta a riscos e análise quantitativa de riscos sao dois grupos de processos independentes, do jeito que esta escrito parece que um eh etapa do outro. Nao predisa nem ler o resto da questao.

  • A questão a meu ver está recheada de erros.

    Vejamos.

    1. No planejamento de resposta a riscos, que constitui uma das etapas da análise quantitativa de riscos do PMBOK
    Conforme comentário abaixo, 11.6 planejamento de resposta a riscos e 11.5 análise quantitativa de riscos são processos do grupo gerenciamento de riscos e a questão leva a entender que um é atividade do outro.

    2. o registro de risco em um processo de gerenciamento de fatores adversos que possam influenciar o bom andamento do projeto deve preceder a fase de identificação de riscos.
    Como assim? Primeiro registro para depois identificar?

    3. Os riscos, para a identificação, devem ser previamente especificados em detalhes, de modo tal que riscos altos ou baixos apresentem o mesmo nível de especificação para monitoramento diário, independentemente da prioridade do risco frente às necessidades do projeto.
    É incorreto dizer que, na identificação, deve haver uma especificação prévia e detalhada, já que há outros processos posteriores a identificação dos riscos (11.2) como os processos de análise (11.3 e 11.4) que também complementam a especificação.

    4. riscos altos ou baixos apresentem o mesmo nível de especificação para monitoramento diário, independentemente da prioridade do risco frente às necessidades do projeto
    Considero erro de gestão direcionar o mesmo grau de recursos para especificar riscos altos e baixos. E para piorar a questão afirma que se deve fazer isso independentemente de priorização dos riscos frente às necessidades do projeto.

  • O Cespe deveria ter vergonha destas questões!

    Depois de ler "o registro de risco em um processo de gerenciamento de fatores adversos que possam influenciar o bom andamento do projeto" já pode parar de ler que a viagem só aumenta ...