SóProvas


ID
2399476
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Áudio e Vídeo
Assuntos

O nome das lentes usadas para capturar imagens com foco extremamente próximo é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    Taxa de ampliação máxima

    Ampliação de uma lente é determinada pela sua distância focal. Em fotografia MACRO, também nos preocupamos com a proximidade que podemos ter do nosso objeto. Esses 2 fatores, distância focal e distância de foco mínima, determinam a taxa de ampliação máxima da lente, às vezes chamada de "taxa de reprodução". Quanto mais perto você chega do objeto com uma lente de uma distância focal determinada, maior a taxa de ampliação que você obtém.

    A definição clássica de uma lente MACRO tem uma taxa de ampliação máxima de, no mínimo, 1:1, ou "1x" nas especificações da lente. Isso significa que um objeto pode ser reproduzido em tamanho real no sensor de imagem da câmera: um objeto de 10 mm pode ser projetado no sensor como uma imagem de 10 mm quando a lente está próxima o suficiente do objeto. Uma taxa de ampliação máxima de 1:2, ou "0,5x", significaria que o tamanho máximo que uma imagem do mesmo objeto de 10 mm poderia ser projetado no sensor, que teria 5 mm, ou apenas metade do tamanho real.

     

    Outras características da lente macro que você deve conhecer

    As lentes MACRO são especialmente projetadas para fornecer performance óptica ideal em distâncias de foco muito curtas, e geralmente são mais nítidas em uma faixa mais próxima, mas isso não significa que você possa usá-las apenas para fotografia macro. Muitas lentes macro também são capazes de obter excelente desempenho quando fotografam objetos normais a distâncias normais também.

    Outra característica importante das lentes MACRO usadas em um curto intervalo é que a profundidade de campo delas muito estreita. Isso significa que o foco deve ser usado com muita cautela para que os detalhes capturados saiam com foco perfeito. Em algumas situações, um tripé pode facilitar o foco. Talvez você precise diminuir um pouco a abertura para obter profundidade de campo suficiente para alguns objetos. Porém, a baixa profundidade de campo pode ser uma vantagem, pois enfatiza detalhes essenciais em foco enquanto embaça o plano de fundo.

     

    Fonte: http://www.sony.com.br/electronics/lentes-fotografia-macro