SóProvas


ID
2399971
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TJ-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Em uma letra de câmbio, Pedrita mandou Barney pagar uma determinada quantia para Fredd, que, por sua vez, através de endosso, transferiu a letra para Vilma. Levando em conta esta estrutura da letra, são respectivamente Sacador e Endossante:

Alternativas
Comentários
  • flintstones kkkk

  • Pedrita é  sacador pois é quem emite a letra de câmbio e e dar a ordem de pagamento, já Fredd é o endossante.

  • Resposta letra "d": d) Pedrita e Fredd.  

     (Pedrita, emitente da letra de câmbio, sacador)  --> ordem de pagamento à  (Barney, sacado) --->  (Fredd, beneficiário; endossante na relação com Vilma) --> endossou o seu crédito à  (Vilma, endossatária).

     

    Espero que tenha ajudado, bons estudos.

     

  • #consulplandazoeira

  • ela mandou pagar, não diz que ela emitiu. Dá a entender que Barney que emitiu a letra. Mas, enfim, letra D.

  • Pessoal a resposta é clarividente. Se formos brigar com a banca, sempre erraremos, infelizmente.

    Questão simples. Não devemos complicar onde não há complexidade.

    bons estudos. Deus nos abençoe!

  • GABARITO D

     

    Tendo o entendimento abaixo, consegue-se realizar todas as questões sobre esse assunto.

     

    Em uma letra de câmbio, Pedrita (SACADORA) mandou Barney (SACADO) pagar uma determinada quantia para Fredd (Primeiro Beneficiário e Primeira pessoa a transferir o título através do Endosso – pessoa que transfere), que, por sua vez, através de endosso, transferiu a letra para Vilma (Endossatária – pessoa que recebe).   

          

    Explicando: A (SACADOR) saca uma letra de câmbio contra B (SACADO), a favor de C (TOMADOR), este último pode (NA CONDIÇÂO DE ENDOSSANTE), antes do vencimento do título, endossar para D (ENDOSSATÁRIO). Sendo assim, A (SACADOR) e C (ENDOSSANTE) serão co-devedores dessa obrigação, enquanto que B (SACADO) segue como devedor principal.

     

     

    Para haver progresso, tem que existir ordem.

    DEUS SALVE O BRASIL.

  • ENDOSSANTE é aquele que resolve transferir a titularidade do crédito, enquando o ENDOSSATÁRIO é a pessoa para que o crédito é passado. Então o título sai das mãos do endossante e vai para as mãos do endossatário.

  • Gabarito letra D

     

    Sacador = Pedrita

    Sacado = Barney

    Endossante = Fredd

    Endossatário = Vilma

     

  • Falta de formalismo, credo.

  • Essa deve ser a questão de raciocínio lógico e conhecimentos gerais que consta no edital dessa prova. 

  • endosso é quem faz transferencia.

    sacador é quem manda

    sacado é o quem obedece

  • Gabarito D

    Pedrita sacador

    Fredd endossante

  • Sobre o "sacado", basta pensar "de quem vai ser tirado o dinheiro?", no caso, de Barney, ele, portanto, vai ser "sacado" de determinada quantia.

  • A questão tem por objeto tratar da Letra de Câmbio. A letra de câmbio é regulada pelo Decreto-lei n°57.663/66 (Lei Uniforme de Genebra – LUG). Nas reservas que foram adotadas pelo Brasil, aplicaremos o Decreto N°2.044/1908 e, consequentemente, o disposto no Código Civil. A letra de câmbio representa uma ordem de pagamento dada pelo sacador contra o sacado, para que este, aceitando o título, pague a um determinado terceiro “beneficiário" do título. Por representar uma ordem de pagamento, podemos destacar três figuras iniciais:

    i.           Sacador: aquele que dá a ordem de pagamento. O sacador é garantidor da aceitação e do pagamento (art. 9º, LUG). Assume na cadeia cambial a posição de devedor indireto (coobrigado) pelo pagamento, sendo necessário o protesto do título dentro do prazo para que o credor possa garantir o seu direito à execução em face de todos os coobrigados.

    ii.             Sacado: aquele que recebe a ordem de pagamento. Se opuser a sua assinatura aceitando a ordem de pagamento, deixa de ser chamado de sacado e passa a ser chamado de aceitante, tornando-se o devedor direito/principal pelo pagamento. Para cobrança do devedor principal, o protesto é ato facultativo.

    iii.           Beneficiário: Aquele que detém o crédito (credor) e pode transferir pela via do endosso;




                                                           (quadro elaborado pelo professor)


    Letra A) Alternativa Incorreta. Barney é o sacado (devedor direito do título) se aceitar o título, e nesse caso se torna aceitante. E Fredd é o endossante, que transferiu o título para Vilma e se torna devedor indireto do título. Para cobrar do devedor indireto, o protesto do título é ato obrigatório.                

    Letra B) Alternativa Incorreta. Sacador é aquele que dá a ordem de pagamento (Pedrita), é o devedor indireto do título. Já a Vilma é endossatária a nova credora.    


    Letra C) Alternativa Incorreta. Barney é o sacado (devedor direito do título) se aceitar o título, e nesse caso se torna aceitante.  Já a Vilma é endossatária a nova credora.  


    Letra D) Alternativa Correta. Sacador é aquele que dá a ordem de pagamento (Pedrita), é o devedor indireto do título. Enquanto o endossante é aquele que transfere o título por endosso e se torna devedor direito do título (Fredd).   

    Gabarito do Professor: D



    Dica: O protesto do título poderá ser ato obrigatório ou facultativo, a depender de quem se quer executar. O protesto do título sempre será ato obrigatório para cobrança do devedor indireto (sacador, endossante e avalistas do sacador e dos endossantes). Já para cobrança do devedor principal, o protesto será ato facultativo. Se o portador do título não realizar o protesto por falta de aceite ou devolução, nada impede que seja realizado o protesto por falta de pagamento.