SóProvas


ID
240025
Banca
FCC
Órgão
TRT - 22ª Região (PI)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Considerando-se os modelos de gestão na Administração Pública e na Administração Privada é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    a) Na Administração Pública, ao contrário da Administração Privada, há autonomia decisória e baixos impactos de ingerências políticas no processo de gestão.  Na administração pública, o administrador segue o princípio da legalidade, onde apenas pode deliberar o que consta na legislação, havendo pouco ou nenhum espaço para autonomia nas suas decisões.

    b) Na Administração Pública um bom ou mau funcionamento não tem impacto político maior que na Administração Privada. Na administração pública há sim impacto político, visto que o Estado arrecada dos seus contribuintes através impostos, taxas e contribuições de melhoria para retornar com um bom serviço público e em pleno funcionamento.

    c) Enquanto que a Administração Pública é orientada para o lucro, a Administração Privada é orientada para o bem-estar social e serviços ao cidadão. É exatamente ao contrário, a Administração Privada visa o lucro, enquanto a Administração Pública é focada no bem-estar social e nos serviços ao cidadão.

    d) Na Administração Privada há autonomia decisória, enquanto que no aspecto organizacional a Administração Pública é afetada por forças externas. Correto. Levando em consideração que a Administração Privada também sofre impactos de forças externas, que dentro da matriz SWOT são oportunidades e ameaças.

    e) A rentabilidade é vital para a Administração Pública, enquanto para a Administração Privada a rentabilidade dos produtos e serviços não é vital para o seu crescimento. A rentabilidade é vital para a Administração Privada.
  • Letra D, claro!

    Praticamente não é necessário conhecimento na matéria para responder à questão.

    "Enquanto que a Administração Pública é orientada para o lucro, a Administração Privada é orientada para o bem-estar social e serviços ao cidadão." Pelo amor de Deus!
  • Quais são as forças externas que afetam a Administração Pública? Uma vez que ela não participa de competição mercadológica e não há a possibilidade dela "falir", afinal, independentemente de haver um retorno de serviço prestado por parte dela nós não a financiamos assim mesmo?
  • Legislação é uma força externa que afeta a administração pública em seu aspecto organizacional. 

  • Concordo com o Marcus.

  • COM CERTEZA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA É AFETADA POR FORÇAS EXTERNAS. SÓ PENSAR NAS INDICAÇÕES POLÍTICAS DE PARTIDOS POLÍTICOS DA BASE GOVERNISTA QUE VIVE FORÇANDO A BARRA DO GOVERNO EM BUSCA DE MINISTÉRIOS E BUSCA DE MAIS CARGOS NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA MÁQUINA PÚBLICA, LOTEANDO A MÁQUINA PÚBLICA DE COMISSIONADOS E APADRINHADOS. 

  • Marcus, a administração pública pode e muito sofrer com forças externas. Imagine que o povo eleja um candidato liberal, várias entidades da administração pública indireta seriam privatizadas.

     

    "Uma frase motivacional qualquer, para mostrar aos demais o quanto eu sou concurseiro"

  • A autonomia decisória é afetada, vez que a população presiona os seus representanes (políticos) para que atendam ao seu clamor. Caso o político teime em não ir ao encontro das solicitações da população, simplesmente não atender uma demandazinha se quer, corre o risco de perder a legitimidade e, por via de consequência, ser arrastado do cargo.   

     

    Ao passo que no privado, por mais que haja clientes chorando e bravejando, o gestor não sofre pressões na mesma magnitude que as de uma população inteira. 

     

    Resposta: Letra D. 

  • Infelizmente, Tiago Fragoso, parece que é o que está para acontecer no nosso Brasil, para a tristeza de muitos concurseiros!