-
Alguem pode explicar essa questão, pfv
-
Se houvesse uma força horizontal a particula se moveria horizontalmente portanto se está em equilíbrio não pode haver forças horizontais
-
A meu ver, há duas respostas: B e E.
Tem que ter pelo menos uma força na vertical anulando a força Peso; só que, se uma estiver na horizontal e a outra na vertical, o equilíbrio vai para o saco, ou seja, as duas só podem estar na vertical!
-
A "B" não está certa, devido a palavra NECESSARIAMENTE, ai o elaborador restringiu as alternativas.
A "E" diz: que ambas não podem está na horizontal, Certo. pois ai, não aconteceria o equilíbrio de forças, geraria uma força resultante diferente de zero
_
-
letra e)
a) Elas podem ser verticais, desde que as duas sejam.
b) Elas também podem ser horizontais
c) Se uma for vertical, a outra deverá ser vertical também
d) Elas também podem ser verticais
e) Se o corpo está em equilíbrio, ele pode está apoiado por um sistema de cordas Y , dessa forma sempre haverá um ângulo entre a horizontal a tração dos cabos.
-
Esclarecendo...
Elas não são necessariamente verticais (letra b) pois podem ser inclinadas e suas componentes verticais se anularem com a força peso.
Portanto a única resposta correta é a letra e): ambas não podem ser horizontais.
-
A questão nos dá algumas possibilidades de como essas duas forças podem se portar de tal forma que seja condizente com o enunciado, ou seja, essas duas forças, independentemente de como estejam dispostas, ao somá-las com a força peso, o resultado tem que ser nulo para que a partícula esteja em equilíbrio. Assim, comentemos uma a uma:
a) A alternativa A está incorreta. Ora, então quer dizer que não podemos ter duas forças verticais para cima ajudando a segurar o peso? Podemos sim.
b) A alternativa B está incorreta. Não necessariamente. Podemos ter duas forças inclinadas de tal forma que a soma das suas componentes horizontais se anule e a soma das suas componentes verticais se anulem com o peso.
c) A alternativa C está incorreta. Conforme comentado na alternativa A, podemos sim ter duas forças verticais.
d) A alternativa D está incorreta. Se as duas forças forem horizontais, como a força peso irá se anular?
e) A alternativa E está correta e é o gabarito da questão. Conforme comentado na alternativa anterior, se ambas forem horizontais, não teremos nenhuma componente vertical para anular a força peso.
LETRA E
Vinicius Silva - Estratégia
-
Eu pensei da seguinte forma:
são 3 Forças:
1) Peso
2) e 3) Desconhecidas.
Para que tenha um equilíbrio: O somatório tem que dar zero.
É necessária alguma Força vertical, das duas que restaram, para anular essa Força peso. (Senão a partícula entraria em movimento para baixo)
Logo não pode ser as duas Horizontais.
Resposta letra E