SóProvas


ID
2401327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Texto 15A1BBB
Menos discutível é a relação entre as revoluções de independência e os sintomas de descontentamento manifestados em algumas cidades da América Latina, a partir das décadas finais do século XVIII. É indubitável que do México a Bogotá, onde, em 1794, Antonio Nariño começava a sua carreira revolucionária traduzindo a Declaração dos Direitos do Homem; a Santiago do Chile, onde em 1790 era descoberta uma “conspiração dos franceses”; a Buenos Aires, onde, quase nessa mesma época, outros franceses parecem ter conseguido despertar em alguns escravos a esperança de uma libertação próxima graças a uma revolução republicana; ao Brasil, onde em Minas Gerais, no ano de 1789, é descoberta e reprimida uma manifestação de atividade conspirativa secessionista e republicana; nas mais variadas localidades da América Latina existem claros sintomas de uma nova inquietação.
Halperin Donghi. História da América Latina. São Paulo: Círculo do Livro, s/d, p. 66 (com adaptações)

Tendo o texto 15A1BBB como referência inicial e considerando o processo de independência das colônias ibéricas na América, julgue o item que se segue.

No texto, há clara referência a um documento que atesta a influência exercida pela Revolução Francesa de 1789 no espírito libertário latino-americano em fins do século XVIII.

Alternativas
Comentários
  • Gab: Correta

     

    De acordo com o trecho: "É indubitável que do México a Bogotá, onde, em 1794, Antonio Nariño começava a sua carreira revolucionária traduzindo a Declaração dos Direitos do Homem...".

  • Questão ambígua. A Declaração Universal dos Direitos do Homem não "atesta a influência exercida pela Revolução Francesa de 1789 no espírito libertário latino-americano em fins do século XVIII".

  • Concordo com o Luiz Rego. No meu entendimento é o próprio texto de Halperin Donghi que "atesta a influência exercida pela Revolução Francesa de 1789 no espírito libertário latino-americano em fins do século XVIII" e não um documento referido por ele no texto.

    Eu só acertei porque desconsiderei que o trecho "há clara referência a um documento"

  • A Declaração dos Direitos do Homem é um documento elaborado durante a Revolução Francesa de 1789. Tudo que é influenciado pela Declaração, acaba sendo indiretamente influenciado pela Revolução Francesa.
  • "espírito libertário latino-americano", não era libertário, mas a alternativa é correta.

  • E como há fala da declaração dos Direitos dos homens

  • Há um erro nessa questão a Inconfidência Mineira refere-se a Independência Norte Americana e não a Revolução Francesa.

  • A revolução Francesa (1789) foi o estopim para as várias revoluções mundo a fora, e serviu de exemplo/modelo para os demais colônias escravas e que viviam subjugadas pelas políticas dos Estados Absolutistas Europeus na América Latina e nas Antilhas no mundo.

    Liberté, Igualité Fraternité, Igualdade, liberdade fraternidade, lema da moçonari e dos grupos de resistência e luta pela mudança.

    Resultou disso, a Declaração Francesa dos Direitos Humanos, que de certa forma influenciou a liberdade dos outros (Declaração Mundial) povos e até a nossa CF/88, no Brasil.

  • FALOU EM MOVIMENTO LIBERTÁRIO (MOVIMENTO DE LIBERDADE), PROVAVELMENTE HÁ UMA RELAÇÃO COM A REVOLUÇÃO FRANCESA. DETONA!!

  • Só ver o ano , revolução francesa, 1789 a 1799. Todas as revoltas mencionadas no texto estão ´´dentro`` desse período, além de saber que ela, revolução, é a mãe de todas as revoluções posteriores.

  • Esta Declaração assegurava os princípios da liberdade, da igualdade, da fraternidade (“Liberté, égalité, fraternité” - lema da Revolução), além do direito à propriedade.