SóProvas


ID
2401336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Texto 15A1BBB
Menos discutível é a relação entre as revoluções de independência e os sintomas de descontentamento manifestados em algumas cidades da América Latina, a partir das décadas finais do século XVIII. É indubitável que do México a Bogotá, onde, em 1794, Antonio Nariño começava a sua carreira revolucionária traduzindo a Declaração dos Direitos do Homem; a Santiago do Chile, onde em 1790 era descoberta uma “conspiração dos franceses”; a Buenos Aires, onde, quase nessa mesma época, outros franceses parecem ter conseguido despertar em alguns escravos a esperança de uma libertação próxima graças a uma revolução republicana; ao Brasil, onde em Minas Gerais, no ano de 1789, é descoberta e reprimida uma manifestação de atividade conspirativa secessionista e republicana; nas mais variadas localidades da América Latina existem claros sintomas de uma nova inquietação.
Halperin Donghi. História da América Latina. São Paulo: Círculo do Livro, s/d, p. 66 (com adaptações)

Tendo o texto 15A1BBB como referência inicial e considerando o processo de independência das colônias ibéricas na América, julgue o item que se segue.

O processo de independência latino-americana, incluindo-se a brasileira, inscreve-se no quadro mais geral da crise do Antigo Regime europeu, ainda que fatores internos tenham exercido importante papel para a emancipação das colônias.

Alternativas
Comentários
  • A questão é uma interpretação da primeira linha do texto. Gabarito: CERTO
  • Como é possível dizer que a independência do Brasil "inscreve-se no quadro mais geral da crise do Antigo Regime europeu", se a mesma preservou uma monarquia?

  • Luan Santos, a revolução promovida pelas cortes lisbonetas inscrevem-se no "quadro mais geral da crise do Antigo Regime europeu " e possui relação direita com a emancipação política brasileira. Então, mesmo permanecendo a monarquia ( constitucional) no Brasil, não permaneceu o Antigo Regime ( embora D. Pedro I tenha tentado concentrar o máximo de poder outorgando a constituição e através de medidas autoritárias que culminaram em sua deposição ). Desse modo, apesar de ser diferente do restante da latino america, o Brasil segue a tendência ocidental que não mais comportaria o absolutismo. Espero ter ajudado.
  • P.s- onde escrevi "revolução...cortes lisbonetas" leia-se revolução liberal do porto
  • Muito bem observado Luan Santos.

  • CERTO

    Não precisei ler o texto para acertar, mas bastou fazer uma simples constatação:

    Podemos descrever a crise do antigo regime europeu pelas novas ideias de visão de mundo que circulavam em meio a esses territórios; ideias como a do iluminismo, liberdade igualdade e fraternidade, dentre outros, que influenciaram várias revoluções, como a Independência Americana, Revolução Francesa e até mesmo algumas revoltas brasileiras ( Revolução Pernambucana, Inconfidencia Mineira, Conjuração Baiana) ESSES FORAM OS FATORES EXTERNOS.

    Já quanto aos fatores internos, acredito que tenham sido os interesses das elites, o processo de independencia do Brasil, dentre outros.

    Avante homens, o mundo é nosso !!

  • A Revolução Francesa transformou, no final do século XVIII, as estruturas políticas da nação e pôs fim ao Antigo Regime Francês. Além disso, os ideais da Revolução foram disseminados por toda a Europa fazendo com que as estruturas políticas, econômicas, sociais e culturais de várias regiões também fossem questionadas. O ideário iluminista de liberdade, igualdade e fraternidade foi preponderante para a crise do Antigo Regime Europeu e, portanto do sistema colonial a ele inerente. Quando o Iluminismo chegou ao continente americano encontrou um ambiente adequado para a sua propagação. Porém, devemos levar em consideração que os indivíduos e as circunstâncias a que estavam submetidas as populações nas Américas eram outros. Em cada território as ideias de liberdade, igualdade e fraternidade ganham diferentes contornos.

    No contexto dos processos de independência das colônias latino americanas. Marques de Pombal, na América Portuguesa, ao tentar implantar as ideias iluministas sem, no entanto, abrir mão totalmente das práticas mercantilistas, ampliou a arrecadação de impostos e adotou medidas restritivas, fazendo com que os ânimos da elite na colônia ficassem exaltados. Assim começaram movimentos de caráter emancipatório indicando os primeiros passos para a independência.

    A cada momento de instabilidade ampliava-se mais a possibilidade de emancipação e, assim, diferentes eventos começaram a acontecer no século XVIII , perdurando no século XIX, o que culminou na independência do país. Alguns poucos exemplos de instabilidade econômica, política e/ou social foram a queda do comércio do açúcar, a queda da produção aurífera, políticas administrativas como a implantação da derrama, a Inconfidência Mineira, a Conjuração Baiana, a chegada da Família Real Portuguesa, Insurreição Pernambucana, dentre outros que causaram a Crise do Sistema Colonial Português no Brasil até a sua sucessiva queda. 

    A Crise do Sistema Colonial deve ser pensada como evento de longa duração, logo os eventos citados como exemplos, e outros, foram relevantes na construção do processo de independência do Brasil. Os ideais iluministas levaram à crise do Antigo Regime europeu e este quadro influenciou diretamente colônias latino-americanas. Porém os fatores internos, como demonstrado acima, também influenciaram o processo emancipatório. 

    Portanto, esta afirmativa está correta. 

    Gabarito do Professor:  CERTO.