-
O mundo grego organizou-se em cidades-estado, a pólis, cidades independentes com autonomia politica e economica.
-
Essa resposta está correta??? E as Cidades-Estado na Grècia não conta?Alguém pode comentar?
-
Essa resposta está correta??? E as Cidades-Estado na Grècia não contam?Alguém pode comentar?
-
Acredito, que o Estado, é no sentido de PODER UNIFICADO, CENTRALIZADO, ROMA, TINHA UM IMPERADOR SÓ NO COMANDO, ENQUANTO QUE NA GRÉCIA, ERAM VÁRIAS PÓLIS, VÁRIAS CIDADES ESTADO, CADA UMA INDENPENDENTE DA OUTRA! CADA UMA COM SUA POLÍTICA, RELIGIÃO, ECONOMIA......
-
A banca colocou a palavra Estado somente para confundir.
Mas o termo Estado empregado às cidades gregas não se refere à unificação política, mas sim que cada cidade mantinha sua própria organização político-econômica, por isso que se chamava cidade-estado, ou seja, não era um império com Estado unificado, mas sim eram várias cidades com organizações políticas próprias, analisando a Grécia no geral, havia uma desfragmentação política, ao contrário de Roma.
Gabarito CERTO
-
A Grécia não se unificou politicamente como a Roma
Gabarito: CERTO
-
Não concordo, pois , os Gregos já tinham em sua composição social e politica, as Póleis Gregas, cidades Estados, embora independentes entre si.
è tanto que os romanos pegaram foi deles essa ideia de estado e Democracia.,
caberia recurso. Rsrss
-
A Grecia é pequena e sem força politica ate hj
-
Roma nasceu como uma cidade- estado na região do Lácio, na península Itálica. A partir daí foi construído , conquista por conquista, um monumental império que chegou a abarcar todas as terras ao redor do Mar Mediterrâneo. Não é estranho, portanto, ser o Mediterrâneo entendido pelos romanos como Mare Nostrum – Nosso Mar.
A administração do território era baseada na divisão em províncias, nas quais os romanos buscavam, sempre que possível , uma convivência com os poderosos locais. No entanto, o Império constituía um só Estado, cujo coração foi, até a divisão em dois impérios – Ocidente e Oriente - a cidade de Roma.
Havia claramente uma centralização política. O poder era exercido pela elite econômica e militar representada pelo Senado. As Assembleias eram os fóruns de participação dos cidadãos . Os diferentes magistrados – cargos criados no período da República e que se mantiveram durante o período imperial, exerciam a chefia do que hoje em dia entendemos como poder executivo.
Já os gregos não chegaram a formar um só Estado. Viviam em cidades estado independentes umas das outras, incluso com características políticas, econômicas e sociais diferentes. O que as unia era a língua e a cultura. Daí a importância, por exemplo, das olimpíadas, jogos em homenagem a Zeus, o maior dos deuses. Os Jogos Olímpicos eram um festival religioso e atlético em sua homenagem. A importância dos jogos era tão grande que , se houvesse guerra entre as cidades ( poleis) , haveria trégua durante os mesmos.
A autonomia de uma cidade em relação à outra era tão grande que, na verdade, quando nos referíamos à “democracia grega", deveríamos dizer "democracia ateniense". A lógica da política democrata não chegou a todas as cidades e , sua maior e mais completa expressão foi em Atenas, no século V a.C.
O tema é clássico nos estudos de História, incluso na escola básica. Há uma bibliografia variada sendo a obra de Foustel de Colanges – A Cidade Grega, um clássico . Não é difícil analisar o ítem apresentado como correto.
Gabarito do Professor: CERTO.
-
Eu marquei a questão como errada por causa da parte que diz "algo que os gregos jamais conseguiram produzir, ou seja, um Estado ", pois os gregos, mesmo sem um Estado unificado, tinham Estado.
-
Quem errou essa questão precisa de mais aulas de interpretação de texto.