III. O metabissulfito de sódio é utilizado no processamento de peixes, para prevenir a melanose, popularmente conhecida como “Black spot”.
Black Spot é outra patologia, e nada tem a ver com a melanose;
"Doença mancha preta(Black Spot) também é conhecido como diplopstomiasis ou doença acaso. É um peixe de água doce doença causada por verme do gênero Neascus . Ele aparece como pequenas manchas pretas na pele, barbatanas e carne do peixe.
O ciclo de vida do parasita envolve tipicamente uma ave que se alimentam de peixe, um caracol e um peixe. As larvas mancha preta crescer até a maturidade sexual no intestino da ave infectada. Os vermes adultos passar ovos com fezes da ave. Quando os ovos chegar às águas, que eclodem em organismos natação livre, que, em seguida, penetrar caracóis para um maior desenvolvimento. Finalmente, depois de deixar os caracóis que penetrar na pele de peixes e formar um cisto . O peixe rodeia o cisto com pigmento preto que dá à doença seu nome. Se um peixe infectado é consumida por um pássaro, o ciclo se repete."
Wiki.
O Metabissulfito de sódio é um aditivo alimentar usado após despesca do camarão para prevenir a melanose. Em excesso, causa intoxicação no organismo, podendo levar a morte. Em crustáceos, é utilizado para inibir reações enzimáticas evitando o escurecimento progressivo dos camarões e das lagostas que ocorre espontaneamente devido à formação de melanina. No beneficiamento, os camarões são imersos em uma solução aquosa contendo metabissulfito de sódio em uma concentração que deve ser limitada, para se evitar danos ao consumidor.
Estratégia, Nicolle.