SóProvas


ID
240256
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às teorias da motivação, julgue os itens a seguir.

De acordo com a teoria da equidade, a motivação pessoal depende do esforço empreendido para alcançar determinado objetivo e da atração que esse resultado exerce sobre o indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • Conceito de Teoria da Equidade
    A Teoria da Equidade, geralmente atribuída a J. Stacy Adams, é uma das várias teorias sobre motivação que coloca a ênfase na percepção pessoal do indíviduo sobre a razoabilidade ou justiça relativa na sua relação laboral com a organização. De facto, a Teoria da Equidade parte do princípio de que a motivação depende do equilíbrio entre o que a pessoa oferece à organização através do sistema produtivo (o seu desempenho) e aquilo que recebe através do sistema retributivo (a sua compensação).
    Segundo os autores da teoria, as pessoas sentem-se motivadas sempre que esperam receber da organização (seja em forma monetária, reconhecimento público, promoção, transferências, ou outra) uma compensação justa pelos os seus esforços em favor da organização. A justiça desta compensação é avaliada pelas pessoas através da comparação entre o que recebem outras pessoas cujos contributos são semelhantes.
    No caso da compensação ser injusta (inferior à compensação atribuida a outras pessoas), as pessoas sentem-se insatisfeitas e tendem a reduzir as suas contribuições ou, se estas “injustiças” se repetirem, pode mesmo sair da organização. Quando a compensação é justa (equilibrada com a de outras pessoas), as suas contribuições continuam idênticas. Sempre que a compensação está acima da recebida pelas outras pessoas, verifica-se a tendência para um maior esforço.
    A percepção da inequidade pode verificar-se em numerosas situações, entre as quais a definição de funções, as promoções, as transferências, os elogios públicos, e obviamente nos salários e outras compensações monetárias. É fundamental que os gestores não esqueçam que por vezes uma inequidade sem importância no seu ponto de vista, pode representar uma grande injustiça para aqueles que por ela são directamente afectados.
  • Na teoria da equidade a motivação pessoal depende do reconhecimento da organização acerca do trabalho do indivíduo, que espera receber uma contribuição justa, seja remuneração, promoção, etc.

  • Questão errada.

    De acordo com a teoria da equidade, a motivação pessoal depende do esforço empreendido para alcançar determinado objetivo e da atração que esse resultado exerce sobre o indivíduo.

    O erro da questão está na atração do resultado, pois o que motiva o funcioário é compensação justa pelos os seus esforços em favor da organização. 
  • Acho que essa questão se refere à teoria da fixação da expectação, onde os indivíduos decidem entre alternativas de comportamentos baseados em suas expectativas de quando um determinado comportamento levará a um resultado desejado.

  • De acordo com a teoria da equidade, a motivação pessoal depende do esforço empreendido para alcançar determinado objetivo e da atração que esse resultado exerce sobre o indivíduo.  ERRADA

    _____________

    A questão trata da Teoria da expectativa (Victor Vroom). Essa teoria sustenta que a força da tendência para agir de determinada maneira depende da força da expectativa de que essa ação trará certo resultado e da atração que esse resultado exerce sobre o indivíduo.

    _____________

    Teoria da equidade: Tem por base a crença de que as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos.

     

  • Errado.

    Comentário: O enunciado refere-se à teoria da Expectiva de Vrom.

    Bons estudos!