SóProvas


ID
240313
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito do papel profissional, das atribuições e das competências
do psicólogo organizacional, julgue os itens subsequentes.

Entre as atribuições do psicólogo organizacional inclui-se a de emitir parecer confirmativo sobre afastamentos para tratamento de doenças ocupacionais relacionadas às alterações das funções psíquicas.

Alternativas
Comentários
  • Questão Errada. Essa atribuição é do médico.
  • O psicólogo também pode fornecer ATESTADO para solicitar ou justificar afastamento relacionado à situação ou ou estado psicológico, de acordo com a resolução no. 007-2003 do CFP.
    http://www2.pol.org.br/satepsi/CD_testes/pdf/Resolu%E7%E3o%20CFP%20N%BA%20007-2003.pdf

    Acredito que o erro da questão seja o termo PARECER, que refere-se a outro tipo de documento também elaborado por psicólogos.
  • No caso de afstamento por doenças e outros afins o psicólogo emite um ATESTADO. O PARECER tem  por finalidade dar uma conclusã sobre uma questão indagada sobre alguma questão psi do sujeito.
  • Sei não... não entendi como vocês não! Deixa eu expor como entendi para ver se alguém concorda.

    Acho que o termo parecer está correto. Eu entendi que, o funcionário está doente, entrega um atestado à empresa, e o psicologo vai ter que dá o seu parecer " confirmativo" ou não acerca daquela doença.
    Para mim o erro foi afirmar que quem faz isto é o psicologo organizacional, pois neste caso, quem deveria fazer tal parecer era um psicologo clínico.
    Bom, não tenho certeza do que falei, mas fo com este pensamento que acertei a questão.

    Mas se bem que, alterando o termo parecer para atestado tb pode tornar a assertiva correta.
  •  Parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo.
    O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão-problema”, visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto.
    O psicólogo parecerista deve fazer a análise do problema apresentado, destacando os aspectos relevantes e opinar a respeito, considerando os quesitos apontados e com fundamento em referencial teórico-científico.
    Havendo quesitos, o psicólogo deve respondê-los de forma sintética e convincente, não deixando nenhum quesito sem resposta. Quando não houver dados para a resposta ou quando o psicólogo não puder ser categórico, deve-se utilizar a expressão “sem elementos de convicção”. Se o quesito estiver mal formulado, pode-se afirmar “prejudicado”, “sem elementos” ou “aguarda evolução”.

    Atestado é um documento expedido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita, com fins de:
    a) Justificar faltas e/ou impedimentos do solicitante;
    b) Justificar estar apto ou não para atividades específicas, após realização de um processo de avaliação psicológica, dentro do rigor técnico e ético que subscreve esta Resolução;
    c) Solicitar afastamento e/ou dispensa do solicitante, subsidiado na afirmação atestada do fato, em acordo com o disposto na Resolução CFP nº 015/96.

    Sendo assim, o erro da questão está em falar que é um parecer, sendo que na realidade é um atestado!
  • https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2008/08/atr_prof_psicologo.pdf

    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98931990000100005&script=sci_arttext