SóProvas


ID
2403160
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com base no documento Subsídios para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação, publicado em 2014, compreende-se que as estratégias institucionais de garantia da permanência na educação escolarizada construídas no interior da política educacional não se traduzem em programas e projetos comuns a todos os níveis e modalidades.
As possibilidades de atuação profissional na educação se constituem:

Alternativas
Comentários
  • A preocupação com a qualidade não deve ser capturada pelas armadilhas e artimanhas que os discursos hegemônicos difundem Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação a partir da “pedagogia das competências”, com os paradigmas do “empreendedorismo” e da “empregabilidade”, com os investimentos em projetos pedagógicos voltados para se alcançar “eficiência” e “eficácia” na gestão educacional, como integrantes do esforço de consolidação de novos consensos em torno da sociabilidade burguesa. Trata-se, ao contrário, de afirmar outros significados para a educação, numa direção contra-hegemônica, cuja objetivação impõe ao trabalho profissional uma necessária articulação com os processos de visibilidade social e política de um amplo conjunto de sujeitos coletivos e uma fundamentada, político-pedagógica mediação com as condições de vida, trabalho e de educação dos sujeitos singulares com os quais atuam no cotidiano institucional.

  • GABARITO: LETRA A

    ? Fundep foi boazinha nessa;

    ? Coloca-se como um grande desafio profissional aos/às assistentes sociais que atuam na Política de Educação compreender as estratégias forjadas no sentido de se assegurar às condições de permanência na educação escolarizada para além do nível ou modalidade ao qual se vincula diretamente, tomando-as como expressões das desigualdades que atravessam a política educacional e que, em última instância, expressam as desigualdades sociais que esta política contribui para reproduzir. Igualmente importante é o desafio de reconhecimento dos diferentes sujeitos coletivos e dos processos de luta no campo educacional e para, consequentemente, tecer articulações profissionais com os mesmos.

    ? Fonte: http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_SUBSIDIOS-AS-EDUCACAO.pdf (página 43).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?