SóProvas



Questões de Educação e Serviço Social


ID
337555
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A inserção do serviço social na escola pode contribuir com ações que tornem a educação uma prática de formação da cidadania e de emancipação dos sujeitos sociais. A escola, como o serviço social, trabalha diretamente com a educação, a consciência, a oportunidade de possibilitar às pessoas que se tornem conscientes e responsáveis pela sua própria história. Ainda sobre o processo de trabalho do assistente social no campo educacional, assinale a alternativa que não corresponde a uma atividade desenvolvida por esse profissional no espaço sócio-ocupacional.

Alternativas
Comentários
  • Pareceres escolares se existe quem faz não somos nós, o/a assistente social faz parecer social. 

  • A educação apesar de não ser considerada ainda um espaço em potencial para contratação de assistentes sociais, desde os primórdios da profissão no Brasil já requisitava esse profissional para atuar no seu interior. Assim, o Serviço Social possui várias frentes de trabalho que posse desenvolver e executar no âmbito da educação, como realizar um diagnóstico social e econômico para verificar o perfil dos alunos e de suas famílias bem como conhecer suas reais necessidades e realidade social; atuar junto aos alunos e aos próprios funcionários como os professores, pedagogos, secretários, etc, como forma de capacitá-los em matéria de direitos sociais, Estatuto da Criança e do Adolescente, violência intra e extra-muros escolares, uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis, intolerância e preconceito, dentre outros. O assistente social também pode realizar visitas domiciliares para fins de aprofundamento do conhecimento acerca da realidade das famílias dos alunos, buscando conhecer suas condições de vida e de trabalho, se há acesso aos serviços públicos e efetivação dos direitos sociais, etc. Portanto, as ações que podem ser realizadas por um assistente social no espaço ocupacional da educação são inúmeras e vem sendo construídas e reconfiguradas com a expansão do número desses profissionais nesse espaço. No entanto, não constitui uma atividade desenvolvida pelo assistente social a elaboração de pareceres escolares, visto que este documento não consiste numa prerrogativa deste profissional. O que existe são documentos elaborados exclusivamente pelos assistentes sociais e que podem ser requisitados para instrução de processos pelo Judiciário, como o estudo social, o parecer social, o laudo social e a perícia social. Porém, não existe o parecer escolar em matéria de Serviço Social.


    RESPOSTA: E
  • As vezes é melhor ir na opção mais estranha


ID
337558
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando a inserção do assistente social na política de educação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O assistente social no espaço escolar pode atuar de diversas formas, possuindo um amplo arsenal de frentes de trabalho. Este profissional atua desde o atendimento às demandas dos estudantes e dos profissionais até no atendimento aos familiares do alunos. Ademais, esse também pode realizar ações e atividades relacionadas a diversas temáticas no interior da instituição e com a comunidade do entorno, como acerca do uso de drogas, de doenças sexualmente transmissíveis, meio ambiente, bullying, participação social, dentre outras. Portanto, este profissional atua com todos aqueles que de alguma forma impactam na escola e no aprendizado, estreitando a relação entre o aluno, sua família, a escola e a comunidade, possibilitando também uma maior participação das pessoas nas decisões escolares, tornando a escola um espaço mais democrático e popular. Deste modo, a letra "a" está errada pois o assistente social não atua como um orientador pedagógico e não possui capacitação para tal. A letra "b" está errada pois o assistente social pode e deve acolher as demandas tanto dos estudantes quanto da sua família, visto que as relações familiares e o contexto de vida e de trabalho das famílias interferem diretamente no aprendizado e no ambiente escolar. A letra "c" está errada pois o assistente social não lida diretamente com os problemas de saúde dos professores, mas pode sim realizar abordagens nesse sentido, buscando conhecer as condições de trabalho e de vida destes trabalhadores, suas demandas e suas lutas afim de fortalecê-las. A letra "e" está errada pois o assistente social pode ser demandado por qualquer instituição de educação, seja pública ou privada, de qualquer nível escolar, haja vista existe demanda para esse profissional em qualquer espaço educacional.


    RESPOSTA: D
  • Gabarito D

    Na Política de Educação, a dimensão do trabalho profissional relativa a inserção do Assistente Social nos espaços democráticos de controle social e a construção de estratégias de fomento à participação dos estudantes, famílias, professores e professoras, trabalhadores e trabalhadoras da educação nas conferências e conselhos da política de educação, considerando a predominância da estruturação verticalizada e muito pouco democrática nesses espaços.


ID
520444
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A dimensão investigativa da ação profissional do assistente social é um tema discutido desde o processo de renovação crítica do Serviço Social no Brasil, a partir da década de 80. Considerando-se o trabalho desse profissional em uma instituição universitária, é possível afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Conforme Yolanda Guerra (A dimensão investigativa no exercício profissional. Disponível on line. Texto publicado em 2009), o Serviço Social desde a década de 1990 possui um projeto pedagógico que norteia a formação profissional tanto na graduação quanto na pós-graduação que aponta como princípio formativo básico a associação entre a dimensão investigativa e interventiva. Nesse sentido, almeja-se na formação profissional do assistente social firmar o compromisso com o Projeto ético-político da categoria, possibilitando o pensamento crítico acerca da realidade social, isto é, a investigação, para que se possa intervir de forma competente e técnica. Portanto, a dimensão investigativa é inerente a prática profissional competente e qualificada e, por isso, deve ser exercida pelos profissionais e ser extensiva aos muros acadêmicos. A partir do exposto, julgando as alternativas da questão, a letra "a" está errada visto que o exercício da dimensão investigativa deve estar presente no exercício profissional além da prática acadêmica e docente. Portanto, não é apenas no âmbito das escolas de Serviço Social e da academia que é possível investigar. Para uma prática profissional qualificada, de forma que a intervenção seja eficiente, é necessário utilizar-se da investigação. Ou seja, para intervir é necessário conhecer. A letra "b" está correta pois na atuação profissional, independentemente do espaço ocupacional em que o assistente social se encontra, é necessário o embasamento em uma teoria crítica e histórica para conhecer verdadeiramente a realidade social sobre a qual se atua. Assim, é possível intervir e responder as demandas que lhe são trazidas e proporcionar a efetivação e expansão dos direitos e da cidadania, forjando ainda alternativas para a construção de uma sociedade mais justa e livre de opressão e dominação. A letra "c" está errada, pois como vimos anteriormente não é somente no âmbito da docência que se pode e se deve exercer a prática investigativa. A investigação é inerente a toda prática profissional do assistente social, mesmo que ela muitas vezes seja realizada sem a consciência de que se está "investigando", não no sentido policialesco, mas de aprofundamento e pesquisa acerca das expressões da questão social que impactam no cotidiano dos indivíduos e famílias. A letra "d" e a letra "e" estão incorretas, ao passo que, como já afirmamos, a investigação não está presente apenas na extensão acadêmica ou na supervisão de estágio.


    RESPOSTA: B

ID
520453
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na atual política de ensino superior, a execução de programas e projetos sociais está voltada ao atendimento de diversas demandas sociais que se colocam para a Universidade. Sobre as dimensões política e técnica dos processos de planejamento de serviços sociais, marque o enunciado correto, segundo a perspectiva profissional histórico-crítica.

Alternativas
Comentários
  • O processo de planejamento é o ato baseado na racionalidade e na ciência que busca definir a forma que determinados problemas serão atendidos e solucionados. Este processo supõe um conjunto de ações permanentes e, por isso, continuadas realizadas num determinado momento social e histórico. É caracterizado como um processo metódico por envolver diversas etapas sequenciais e decisórias amparadas em conhecimentos técnicos e científicos. Nesse processo são considerados diversos fatores que podem contribuir ou interferir de forma positiva ou negativa no planejamento. Nesse sentido, devem ser analisados e definidos os prazos, os recursos disponíveis, o monitoramento, o controle, a avaliação do que foi realizado até o momento bem como a readequação do que foi planejado. Conforme Myrian Veras Baptista (Planejamento: introdução a metodologia do planejamento social. Editora Moraes: São Paulo, 1981) o planejamento possui 4 dimensões que o constituem: dimensão racional, dimensão política, dimensão valorativa e dimensão técnico-administrativa. O processo de planejamento por si só já confere um processo de tomada de decisões sistemáticas, as quais por sua vez correspondem, a dimensão política. Essa dimensão está relacionada as condições que permitirão o planejamento atingir seu êxito, visto que é necessário no processo de planejamento o reconhecimento de diversos fatores, como a análise institucional, o conhecimento da correlação de forças presentes, os profissionais que serão contra e a favor do documento planejado, os grupos e alianças presentes no espaço institucional, os recursos disponíveis, o público alvo e o seu real interesse, dentre outros. Portanto, a dimensão técnica e política do processo de planejamento estão diretamente relacionadas, pois para se organizar e definir as ações que serão tomadas - o que se encontra relacionado a dimensão técnica - nesse processo é necessário ter o conhecimento acerca do cenário sobre o qual está se atuando. Assim, este processo envolve o reconhecimento do território, da realidade em que se atua, das correlações de forças,dos atores políticos, das articulações, dos interesses dos demais envolvidos, para que se possa propor algo que de fato seja exequível. Ademais, a ação profissional também pressupõe uma direção política e ideológica, pois a mesma não é axiologicamente neutra. Assim, ao realizar o planejamento de determinada ação o profissional pode estar negando ou expandindo e efetivando direitos. O planejamento, dessa forma, irá depender da visão de mundo e da direção política daquele que o está elaborando.


    RESPOSTA: C
  • Os aspectos técnicos estão contidos em ações políticas que envolvem correlações de forças, articulações e alianças entre diferentes interesses.

    C


ID
520462
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A defesa da educação como direito social e como política pública está sintonizada com o projeto ético-político do Serviço Social. Identifique a opção que não está relacionada a esta afirmativa.

Alternativas
Comentários
  • Conforme encontra-se no documento elaborado pelo CFESS (Subsídios para a atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação. Série Trabalho e Projeto Profissional nas Políticas Sociais. Org.: Ney Luiz Teixeira de Almeida. CFESS, 2013. Disponível online), pode-se afirmar que a letra "b" é a alternativa incorreta visto que a caracterização da inserção do assistente social na educação como "Serviço Social escolar" caiu em desuso pelo fato de não representar a inserção desses profissionais na política educacional, por ser aquela uma expressão limitada. Assim, compreende-se que o termo "Serviço Social na educação" é melhor empenhado para designar essa inserção, pois é mais abrangente já que os assistentes sociais não tem sido demandados somente pela escolas, mas também pela política educacional em geral, atuando junto a gestão nas secretarias de educação, nas universidades e faculdades, nos institutos federais, etc. Ademais, a intervenção profissional do assistente social não é voltada apenas para os estudantes, mas também para as suas famílias, para os professores e demais trabalhadores da política educacional, para os outros profissionais que estão inseridos na rede e nas demais políticas sociais, para a comunidade do entorno da instituição, etc. Portanto, ao trocar o "escolar" por "educação" compreende-se que este conceito é mais abrangente e conceitua melhor o significado do trabalho que os assistentes sociais vem realizando atualmente na educação, realizando e tecendo diversas frentes de trabalho para além do segmento estudantil e até dos muros das escolas.


    RESPOSTA: B
  • Subsídios para a atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação. Série Trabalho e Projeto Profissional nas Políticas Sociais. Org.: Ney Luiz Teixeira de Almeida. CFESS, 2013. Disponível online),

    A caracterização da inserção do assistente social na educação como "Serviço Social escolar" caiu em desuso pelo fato de não representar a inserção desses profissionais na política educacional, por ser aquela uma expressão limitada. Assim, compreende-se que o termo "Serviço Social na educação" é melhor empenhado para designar essa inserção, pois é mais abrangente já que os assistentes sociais não tem sido demandados somente pela escolas, mas também pela política educacional em geral, atuando junto a gestão nas secretarias de educação, nas universidades e faculdades, nos institutos federais, etc. Ademais, a intervenção profissional do assistente social não é voltada apenas para os estudantes, mas também para as suas famílias, para os professores e demais trabalhadores da política educacional, para os outros profissionais que estão inseridos na rede e nas demais políticas sociais, para a comunidade do entorno da instituição, etc. Portanto, ao trocar o "escolar" por "educação" compreende-se que este conceito é mais abrangente e conceitua melhor o significado do trabalho que os assistentes sociais vem realizando atualmente na educação, realizando e tecendo diversas frentes de trabalho para além do segmento estudantil e até dos muros das escolas.
     


ID
723427
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Instruções: Para responder às questões de números 34 a 37, considere a chave a seguir:

A atuação do assistente social no âmbito das instituições tem sido marcado pela dimensão interdisciplinar. Ao ser chamado para compor um grupo interdisciplinar que tem como responsabilidade a coordenação de processos de educação permanente, o profissional deve

I. compreender a educação permanente na perspectiva da gestão participativa e do projeto ético político profissional, melhorando o protagonismo dos sujeitos no cotidiano do trabalho.

II. compreender como uma estratégia que corrobora para as mudanças institucionais, incluindo o fluxo de informação e comunicação e, por conseguinte, as relações de trabalho.

III. concentrar-se na capacitação técnica para que haja mais eficiência no trabalho, sem, contudo, construir um arcabouço teórico que leve à indução teórico prática, pois cada dia mais a eficiência se mede pela capacidade de garantir a neutralidade instrumental.

Alternativas
Comentários
  • O fazer profissional não é neutro, mas sim constituído de uma dimensão ético-política.


ID
830704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Fabíola, aos dezesseis anos de idade, grávida de quatro
meses, reside com sua mãe, de trinta e cinco anos de idade, e dois
irmãos, um com oito e outro com dez anos de idade. Fabíola iniciou
seus estudos aos sete anos de idade e, atualmente, frequenta o
sexto ano do ensino fundamental em uma escola pública.

Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue os
itens subsecutivos.

O assistente social da escola pública em questão, no planejamento de suas ações, não deverá contemplar a saúde sexual e reprodutiva, pois trata-se de um assunto de saúde e, portanto, de responsabilidade exclusiva da área de saúde pública.

Alternativas
Comentários
  • O assistente social ao planejar suas ações em qualquer espaço sócio ocupacional deve considerar quais as demandas de seus usuários, sua realidade de vida e de trabalho, as necessidades institucionais bem como a análise daquele local de trabalho, as correlações de forças vigentes, dentre outros aspectos. No que se refere ao espaço educacional, conforme menciona a questão, apesar das peculiaridades desse espaço, o assistente social deverá trabalhar de forma a contemplar as reais necessidades e demandas daquela
    instituição, buscando conhecer os alunos e suas famílias, assim como os trabalhadores ali inseridos e a comunidade do entorno. Assim, o assistente social poderá trabalhar desenvolvendo ações e projetos que contemplem distintos temas que hoje são recorrentes nas escolas, adaptando-os a realidade do local e inserindo novas ideias advindas do seu público alvo. Podemos citar como exemplo de ações desenvolvidas pelos assistentes sociais no espaço escolar a prevenção ao uso de álcool e outras drogas, a gravidez precoce, o uso de métodos contraceptivos, as doenças sexualmente transmissíveis, a prevenção ao suicídio, a intolerância e o respeito a diversidade, dentre outros. Deve-se salientar que uma das atribuições dos assistentes sociais é realizar ações de cunho socioeducativo como forma de esclarecimento e democratização do acesso a informação, dos direitos e dos serviços públicos existentes possibilitando o acesso a eles. Nessa perspectiva, o assistente social na escola, diante de um contexto de gravidez precoce e na adolescência, deve sim realizar uma intervenção socioeducativa com vistas a prevenção, fomentando nos jovens a reflexão crítica acerca das implicações da gravidez precoce nas suas vidas e na sua saúde.


    RESPOSTA: ERRADO
  • A maioria das questões que excluem estão erradas.

    Falou exclusivamente, abra o olho.


ID
830710
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Fabíola, aos dezesseis anos de idade, grávida de quatro
meses, reside com sua mãe, de trinta e cinco anos de idade, e dois
irmãos, um com oito e outro com dez anos de idade. Fabíola iniciou
seus estudos aos sete anos de idade e, atualmente, frequenta o
sexto ano do ensino fundamental em uma escola pública.

Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue os
itens subsecutivos.

Na situação considerada, caso Fabíola solicite orientação do assistente social da escola, este poderá utilizar-se da entrevista para compreender as questões cotidianas vivenciadas por Fabíola e dos aspectos sociais, políticos, ideológicos, culturais, afetivos e religiosos presentes.

Alternativas
Comentários
  • Religiosos? Oi, CESPE?

  • Sim, o direito a religião deve ser respeitado pelo assistente social e trabalahado isso na questão.

  • Na entrevista o profissional poderá obter dados e conhecer a realidade social da pessoa que será entrevistada, podendo a partir da mesma conhecer suas condições de vida e de trabalho, o seu acesso ou não aos serviços públicos e sociais assim como aos benefícios sociais; se está ocorrendo a efetivação dos seus direitos sociais como a educação, a saúde, a moradia, o transporte; se há e como são seus vínculos afetivos, familiares e comunitários; conhecer e analisar suas influências culturais, religiosas, políticas e ideológicas. Portanto, por meio da entrevista, a qual deve possuir uma determinada finalidade, isto é, o profissional a está realizando para chegar a determinado objetivo, é possível reunir um arsenal de informações acerca do usuário que sistematizadas ajudarão o profissional a conhecê-lo de forma profunda, compreendendo o contexto social, político, econômico e cultural que implica na vida daquele sujeito e a determina. Desse modo, na situação mencionada na questão, a entrevista poderá ser um instrumento de grande valia para o profissional conhecer o cotidiano de vida da aluna em diversos aspectos e de sua família, podendo orientar e encaminhá-la para os serviços e programas que possam atendê-la nesse momento.


    RESPOSTA: CERTO
  • O aspecto religioso é um dos aspectos culturais.

    Conforme Maria Carmelita Yasbek: São múltiplas as mediações que constituem o tecido de 

    relações sociais que envolvem esse processo de 

    produção e reprodução social da vida em suas expressões materiais e espirituais. Essas relações que constituem a 

    sociabilidade humana, implicam âmbitos diferenciados e uma trama que envolve o

    social, o político, o econômico, o cultural, 

    religioso, as questões de gênero, a idade, a etnia etc. Dimensões com as quais se defronta cotidianamente o 

    Serviço Social e em relação às quais se posiciona quer do ponto de vista explicativo quer 

    do interventivo, considerados nesta abordagem como dimensões de uma mesma totalidade. 


ID
1169677
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A questão refere-se ao documento “Subsídios para atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação”.


Quanto à atuação do assistente social na Política de Educação, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) A compreensão de uma educação emancipadora possibilita aos indivíduos sociais o desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades como gênero humano.

( ) O assistente social, no campo educacional, deve priorizar o segmento estudantil, as abordagens individuais e as ações prioritárias junto às famílias.

( ) O assistente social deve trabalhar termos conceituais e ideológicos, tais como educação inclusiva e democratização da educação, contribuindo para a construção da cidadania dos estudantes.

( ) O assistente social deve atender às demandas institucionais, por meio de procedimentos técnico-instrumentais, articulando-os com as lutas sociais, para que seja assegurada a permanência dos estudantes nas instituições de ensino.

A sequência correta encontrada é

Alternativas
Comentários
  • "[...] exige-se do/a profissional de serviço social uma competência teórica e política que se traduza em estratégias e procedimentos de ação em diferentes níveis (individual e coletivo), capaz de desvelar as contradições que determinam a Política de Educação. Assim como ultrapassar os limites conceituais e ideológicos em torno de expressões como “educação para a cidadania”, “educação inclusiva” e “democratização da educação”, que sugerem a ideia de “compromisso social”, mas sem as condições objetivas de sua realização, na medida em que não situa concretamente o componente de classe ao qual elas se vinculam." p.41

  • Genó, sempre contribuindo maravilhosamente bem! Valeu queridaaa! tava na duvida nessa... ;)

  • Achei as duas ultimas alternativas mal elaboradas.

  • O campo da educação apesar de não ser novo enquanto espaço para atuação de assistentes sociais apresenta ainda números tímidos desses profissionais. Conforme o documento "Subsidios para a atuação de Assistentes Sociais na Política Educacional" (CFESS/Brasília: 2013) o trabalho do assistente social junto a Política de Educação deve ser pautado na perspectiva de educação enquanto uma possibilidade de desenvolvimento dos indivíduos em todos os sentidos, seja física, afetiva e mentalmente. Ou seja, deve-se pensar na educação para além das exigências do mundo do trabalho, que requer somente que os indivíduos se qualifiquem minimamente. Assim, apesar do assistente social ser demandado na educação para atuar através de políticas e programas institucionalizados, esse profissional é competente para forjar estratégias que fortaleçam os estudantes e a classe trabalhadora. Afinal, a luta pelo acesso e permanência na educação é também uma luta histórica da classe trabalhadora. Ademais, o trabalho do assistente social na educação não é focado somente nos estudantes, ele abrange todos os envolvidos no processo educacional, desde a família dos estudantes até os funcionários da instituição de ensino. Portanto, é importante o profissional, a partir de uma análise crítica da Política Educacional, compreender a ideologia que envolve termos como "educação inclusiva" e "democratização da educação", muitos deles inerentes aos discursos da classe dominante. Afinal, nota-se uma expansão da educação na atualidade, sobretudo no ensino privado e a distância, sem se preocupar com a qualidade dessa formação bem como das condições de permanência dos estudantes nas instituições. Também tem-se preterido uma educação que permita capacidade crítica e emancipação dos sujeitos a um ensino ligeiro e técnico, de formação básica para o mercado de trabalho.


    RESPOSTA: C


  • As preocupações sociais e institucionais com a garantia do acesso à educação escolarizada, destarte, encontra-se longe de ser um consenso, do ponto de vista de seu significado político, de sua dimensão ideológica, das estratégias de enfrentamento e das bases conceituais de sua compreensão. Isto impõe aos/às assistentes sociais o desafio de sua elucidação numa perspectiva de totalidade, apreendendo na dinâmica contraditória dos processos societários de luta as particularidades da Política de Educação, não reduzindo aquela dimensão de sua inserção e atuação profissional aos procedimentos técnicos e operacionais que manuseia no cotidiano institucional.

  • Comentários: Vamos analisar as alternativas dessa questão:

     

    (V) Verdadeira - Importante no campo da educação à construção de uma educação emancipadora pressupõe a possibilidade aos indivíduos sociais o desenvolvimento humano e às suas potencialidades.

     

    (F) Falsa - Esse aspecto merece uma reflexão. As abordagens individuais e a atuação junto às famílias são bastante necessárias e estratégicas ao trabalho profissional, mas, no entanto, não devem constituir na única modalidade de intervenção profissional, visto que restringe significativamente o alcance de seu trabalho. Contudo, vale a compreensão que o trabalho profissional, no campo da educação, não deve só priorizar  de caráter individual, mas também coletivo, administrativo-organizacional, de investigação, às redes que compõem as demais políticas sociais, às instâncias de controle social e aos movimentos sociais.

     

    (F) Falsa - Ao contrário do que afirma o quesito na sua atuação profissional, o assistente social deve ultrapassar os limites conceituais e ideológicos.

     

    (V) Verdadeira – O documento deixa claro que a atuação de assistentes sociais na Política de Educação se realiza a partir da combinação entre os procedimentos técnico-instrumentais, articulando-os com as lutas sociais,  para que sejam asseguradas as condições de permanência dos estudantes na educação escolarizada, ou seja, busca-se um trabalho profissional que mobilize para além dos procedimentos técnico-instrumentais.

     

    GABARITO: C

     

    ✔️ Apostila de Questões Comentadas

    ✔️Mapas mentais

    ✔️Dicas de estudo para concursos e muito mais!!!

     

    Em: www.euassistentesocial.com.br

     

    Siga-nos nas redes sociais!

    Instagram: @euassistentesocial

    Facebook: facebook.com/euassistentesocial/

    Twitter: @Euassistenteso1

    Acompanhe o blog: euassistentesocial01.blogspot.com.br/ 


ID
1169680
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A questão refere-se ao documento “Subsídios para atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação”.


O conjunto de competências específicas do assistente social traduz-se por ações que devem articular as diversas dimensões de sua atuação profissional. Dentre essas, a que NÃO caracteriza a inserção e a atuação do assistente social na política educacional é

Alternativas
Comentários
  • A gestão democrática não propõe a inclusão particularizada do assistente social na educação para executar unicamente o trabalho que lhe é demandado pelos seus empregadores, como, por exemplo, a execução e desenvolvimento de políticas institucionalizadas, dentre as quais se sobressaem a concessão de bolsas. Para efetivar e garantir a gestão democrática, consoante com o Projeto ético-político da categoria profissional, o assistente social deve ir além das demandas institucionais, compreendendo a educação enquanto campo de tensão e de intensas lutas políticas por hegemonia nesta área, e que expressa também em seu interior as expressões da sociedade classista e burguesa. Assim, a gestão democrática pressupõe a construção de estratégia de fortalecimento dos movimentos populares e atores sociais, do movimento estudantil, de inserção dos alunos, das famílias e dos trabalhadores nos espaços de deliberação relacionados a educação. Portanto, o trabalho do assistente social na educação pode e deve ir além do lhe é demandado institucionalmente, visando a universalização e democratização do acesso a educação e das decisões afetas a essa política.
    Conforme o documento indicado no enunciado da questão, o qual encontra-se disponível online, a letra "b" está incorreta. 

    RESPOSTA: B
  • Gabarito---B

     

    " No que diz respeito à atuação profissional voltada para a garantia da gestão democrática da escola e da Política de Educação, trata-se de uma dimensão cuja construção depende, essencialmente, da afirmação dos pressupostos éticos e políticos que orientam o projeto profissional do serviço social. A eleição de estratégias de atuação profissional neste âmbito está plenamente sintonizada à compreensão do significado da educação no bojo das lutas sociais. Não se identifica aqui uma dimensão que particulariza a inserção e atuação de assistentes sociais na Política de Educação demandada por programas e projetos governamentais, ou inscritas nas rotinas institucionais de estabelecimentos públicos ou privados a pedido dos/as gestores/a.Depende sobremaneira de uma escolha ancorada numa construção coletiva da categoria profissional, de vinculação a um determinado projeto de sociedade ."

     

    (página 47)

  • O trabalho do assistente social na educação pode e deve ir além do lhe é demandado institucionalmente, visando a universalização e democratização do acesso a educação e das decisões afetas a essa política.


ID
1220170
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A dimensão da atuação do assistente social na Política de Educação, a qual contribui para a compreensão e análise das condições de vida, de trabalho e de educação da população, exigindo procedimentos sistemáticos de apreensão da realidade social para ultrapassar a empiria e a sua aparência imediata é a dimensão

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D, pois o profissional está fazendo uma investigação a respeito da realidade social.

  • A Investigação é inerente à natureza e competências profissionais: 

    Compreender o significado social da profissão;

    Desvendamento sócio-histórico;

    -  Identificação das demandas;

    Realizar pesquisas para formular as políticas e ações interventivas;

    -  Realizar visitas, perícias técnicas, laudos, documentos, pareceres, identificar recursos e atendimentos. “a investigação para o Serviço Social ganha o estatuto de elemento constitutivo da própria intervenção profissional.” GUERRA, Iolanda. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: Serviço social: direitos e competências profissionais. CFESS/ABEPSS, 2009.

  • Pode-se afirmar, com base em Yolanda Guerra (A dimensão investigativa no exercício profissional. Disponível online. Texto publicado em 2009), que são dimensões constitutivas básicas da formação profissional as dimensões investigativa e interventiva. Assim, o exercício profissional competente e qualificado pressupõe a atitude investigativa. Nessa perspectiva, para atuar e intervir de forma eficiente é necessário pesquisar, conhecer, investigar a realidade social, isto é, apreender as condições de vida e de trabalho da classe trabalhadora e do seu público alvo, avaliar políticas, projetos e programas sociais e seus reais impactos nas vidas das famílias e dos indivíduos, realizar estudos sociais para emitir pareceres, laudos e relatórios sociais, etc. Desse modo, podemos visualizar que as competências e atribuições profissionais do assistente social estão permeadas pela atitude investigativa, sendo esta dimensão inerente à elas. Portanto, a atitude investigativa não é uma opção profissional, ela é dimensão essencial para a prática profissional e compreensão crítica da realidade. Assim, a pesquisa e a investigação vão muito além dos muros da academia, onde parecem ter papel essencial e exclusivo. Essa dimensão é também primordial no exercício profissional para conhecer a totalidade social, indo além da aparência das expressões da questão social para desvendar sua essência, A dimensão investigativa é essencial para a intervenção qualificada, técnica e competente do assistente social social.


    RESPOSTA: D
  • A dimensão investigativa que particulariza o
    exercício profissional não deve estar desvinculada
    das demais dimensões do trabalho profissional. Ela
    contribui para a compreensão das condições de vida,
    de trabalho e de educação da população com a qual
    atua e requer a adoção de procedimentos sistemáticos
    de apreensão da realidade social, para além da empiria
    e de sua aparência e previamente pensados, constando
    do projeto de intervenção profissional. Muito embora as
    principais requisições na Política de Educação recaiam
    sobre a realização dos estudos socioeconômicos
    vinculados às políticas de assistência estudantil,
    concessão de bolsas e definição das condições de
    acesso a determinados estabelecimentos educacionais,
    essa dimensão do trabalho profissional não deve se
    restringir nem a esta demanda nem tampouco aos
    procedimentos já institucionalizados.

    Texto -Cfess


ID
1220173
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Numa perspectiva crítica e contra-hegemônica, o trabalho profissional do assistente social na Política de Educação requer a(o)

Alternativas
Comentários
  • OPÇÃO CORRETA LETRA B -

    Segundo, texto "Subsídios para o debate do Serviço Social na Educação. Grupo de Trabalho Serviço
    Social na Educação. CFESS, 2011."

    "numa direção contra-hegemônica,cuja objetivação impõe ao trabalho profissional uma necessária
    articulação com os processos de visibilidade social e política deum amplo conjunto de sujeitos coletivos e uma fundamentada,
    político-pedagógica mediação com as condições de vida, trabalhoe de educação dos sujeitos singulares com os quais atuam no
    cotidiano institucional"

  • A preocupação com a qualidade não deve ser capturada pelas armadilhas e artimanhas que os discursos hegemônicos difundemo a partir da “pedagogia das competências”, com os paradigmas do “empreendedorismo” e da “empregabilidade”, com os investimentos em projetos pedagógicos voltados para se alcançar “eficiência” e “eficácia” na gestão educacional, como integrantes do esforço de consolidação de novos consensos em torno da sociabilidade burguesa. Trata-se, ao contrário, de afirmar outros significados para a educação, numa direção contra-hegemônica, cuja objetivação impõe ao trabalho profissional uma necessária articulação com os processos de visibilidade social e política de um amplo conjunto de sujeitos coletivos e uma fundamentada, político-pedagógica mediação com as condições de vida, trabalho e de educação dos sujeitos singulares com os quais atuam no cotidiano institucional.

     

    "Subsídios para o debate do Serviço Social na Educação. Grupo de Trabalho Serviço
    Social na Educação". CFESS, 2011."


ID
1333210
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao analisar a inserção contemporânea do Serviço Social na Educação, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) destaca que “Esta inserção supõe a referência a uma dada concepção de educação que assuma sintonia, coerência com a direção hegemônica do projeto ético-político profissional”.

Nesta perspectiva, impõe-se

Alternativas
Comentários
  • O Conjunto CFESS-CRESS apresenta o documento “Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação”, que tem como objetivo contribuir para que a atuação profissional na Política de Educação se efetive em consonância com os processos de fortalecimento do projeto ético-político do serviço social e de luta por uma educação pública, laica, gratuita, presencial e de qualidade, que, enquanto um efetivo direito social, potencialize formas de socialiabilidade humanizadoras. O intuito maior é comuniciar a categoria profissional com elementos constituídos a partir de uma concepção de educação coerente com o nosso projeto ético-político profissional, que, por sua vez, reconheça as particularidades da atuação do/a assistente social na referida política pública e, diante do contexto político e ideológico de ofensivas capitalistas, contribua para a intensificação da luta pela educação como direito social, como prática emancipatória, e para a consolidação do Serviço Social na educação.


    Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação

  • Sobre isso, Iamamoto afirma que,

    A formulação do perfil “pedagógico emancipatório do assistente social”, enquanto norte defendido para a profissão, no contexto brasileiro, está restrito a um segmento minoritário das classes subalternas, altamente politizado e solidário a um projeto socialista da sociedade (IAMAMOTO, 2008).

    IAMAMOTO, Marilda Vilela. Serviço Social em Tempo de Capital Fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2008.
     

  • Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação

    "O Conjunto CFESS-CRESS apresenta o documento “Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação”, que tem como objetivo contribuir para que a atuação profissional na Política de Educação se efetive em consonância com os processos de fortalecimento do projeto ético-político do serviço social e de luta por uma educação pública, laica, gratuita, presencial e de qualidade, que, enquanto um efetivo direito social, potencialize formas de socialiabilidade humanizadoras".

    "Os processos de constituição dos sujeitos coletivos e de suas lutas é, desta forma, condição de uma educação emancipadora, posto que qualificam a democracia como um processo e não como um valor liberal".

    "Assim, na perspectiva de fortalecimento do projeto ético-político, o trabalho do/a assistente social na Política de Educação pressupõe a referência a uma concepção de educação emancipadora, que possibilite aos indivíduos sociais o desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades como gênero humano".

    ACOMPANHE NOSSO GRUPO DE ESTUDOS NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/groups/227265684423923/

  • Erros a minha analise:

    A- comprovante de vulnerabilidade social...

    B- priorizem mínimos socais... com filhos em idade escolar

    C-correta

    D- Promover eventos

    E- instituir... diretrizes pedagógicas


ID
1333216
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 2001), no âmbito educacional, “A contribuição do Serviço Social consiste em identificar os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam os processos que mais afligem o campo educacional no atual contexto (...)”.

A partir desta assertiva, assinale a alternativa que corresponde à atribuição do Assistente Social na Educação.

Alternativas
Comentários
  • Analisar e diagnosticar as causas dos problemas sociais detectados em relação aos alunos, objetivando saná-los ou atenuá-los.

  • A contribuição do Serviço Social na área escolar consiste em identificar
    os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam os processos que
    mais afligem o campo educacional no atual contexto, tais como: evasão
    escolar, o baixo rendimento escolar, sexualidade, violência doméstica e que
    precisam necessariamente de intervenção conjunta com educadores,
    psicólogos, dirigentes governamentais, possibilitando conseqüentemente uma
    ação mais efetiva.

     

    fonte: http://www.cress-mg.org.br/arquivos/Servi%C3%A7o-Social-na-educa%C3%A7%C3%A3o-O-avan%C3%A7os-para-a-implanta%C3%A7%C3%A3o-na-rede-p%C3%BAblica-de-ensino-do-Estado-de-S%C3%A3o-Paulo.pdf


ID
1333219
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre as funções que o Assistente Social deverá desenvolver no âmbito da Educação, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve estar articulado com instituições públicas, privadas, assistenciais e organizações comunitárias locais, com vistas ao encaminhamento de pais e alunos para atendimento de suas necessidades.

II. Deve elaborar e executar programas sócio-familiares visando a prevenir a evasão escolar, melhorar o desempenho do aluno e a formação para o exercício da cidadania.

III. Deve garantir o acesso e a permanência de estudantes na escola, desde que comprovem carência socioeconômica familiar.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • O dever de garantir a permanência e o acesso é do governo, não o assistentente social, contratado como técnico pelo Estado. Acertiva III errada. 

    Gabarito Letra: D.

     


ID
1333225
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os estudos empreendidos pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 2011) sobre a inserção do Assistente Social na política educacional indicam, como elementos decisivos para a organização e a condução do trabalho deste profissional,

I. a construção de um projeto de intervenção que atualize o progressivo confronto teórico com a realidade.

II. o desenvolvimento e a aplicação das políticas educacionais, de acordo com critérios previamente definidos.

III. a apropriação e o aprofundamento das produções teóricas sobre a realidade educacional brasileira.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Previamente, não faz parte dos estudos do CFESS, nem no que o anunciado da questão pede. Deve ser Históricamente. 

  • somente os elementos I e III estão corretos.


ID
1333240
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao trabalhar na área da Educação, o Assistente Social deve considerar que esta é uma dimensão da vida social, o que lhe confere um caráter

Alternativas
Comentários
  • Quem poderia me ajudar a compreender melhor esta questão.

    Tinha pensado que o correto seria a letra E, a visão do ser como um todo.

  • Questão confusa já que um Assistente Social, deve compreender a realidade conhecendo o todo, levando em consideração as partes e suas inter relações.

  • essa qstão tem umas 4 alternativas corretas kkkkk

  • A questão quer nós dizer que : a Educação é uma dimensão da vida social, que lhe confere um caráter ontológico, ou seja, estuda a realidade do ser... a realidade social..abraços.


  • Para entendermos a ontologia do ser social, torna-se primordial conhecermos as relações sociais determinadas pelo modo de produção capitalista, das quais assinalam que o homem se forma a partir de suas condições materiais, ou seja, forma-se na objetividade do trabalho.

     

    Soares da Costa, C.A.: Breve comentário: ontologia do ser social, en Contribuciones a las Ciencias Sociales, mayo 2010, www.eumed.net/rev/cccss/08/casc2.htm 

     

  • o Assistente Social deve considerar que esta é uma dimensão da vida social, o que lhe confere um caráter ONTÓLOGICO!  (CFESS 2011))

  • "Mas pensar a educação como dimensão da vida social significa compreendê-la em sua relação com o trabalho, seguindo uma tradição de análise inaugurada por Marx, que toma o trabalho como fundamento ontológico do ser social. Não se trata aqui de uma primazia ou antecedência histórica, mas de uma centralidade constitutiva da dinâmica da vida social enquanto uma totalidade histórica. O trabalho é a atividade fundante do ser social por ser a atividade que o distingue dos demais seres naturais, a partir da qual se instaura e se desenvolve sua própria humanidade como produção histórica e não como mero desenvolvimento da natureza. Uma centralidade que é ineliminável das formas sociais que os diferentes modos de produção da vida social assumiram e que não permanece apenas como ponto de partida originário do desenvolvimento humano. Desta forma, para pensar a educação é preciso tomar a realidade na perspectiva de totalidade, compreender que as diferentes dimensões que compõem a vida social mantêm com o trabalho uma relação de dependência ontológica, mas também de autonomia, de mútuas determinações.

    SUBSÍDIOS PARA A ATUAÇÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO

    O trabalho como dimensão ontológica do ser social. Ficou estranha a questão pois o texto refere-se à relação da educação com o trabalho... enfim... fica a reflexão.

     


ID
1333249
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Assistente Social está presente na área da Educação desde a década de 1930, mas é somente a partir dos anos 80 que se evidencia sua inserção nessa área. Este fato se deve a tendências que começam a ser observadas no campo das políticas sociais, tais como

I. o enfrentamento da pobreza, a partir de políticas públicas que estabelecem condicionalidades em relação à educação e à escolaridade.

II. o crescente processo de mercantilização da educação, notadamente aquele vinculado às diretrizes das agências multilaterais, posto que estabelecem mecanismos que beneficiam a classe trabalhadora no acesso à educação formal.

III. a interface de diferentes políticas sociais, em especial aquelas dirigidas aos segmentos sociais em situação de vulnerabilidade social, tornando o acesso à educação escolarizada um marco na afirmação dos direitos sociais de crianças e adolescentes.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • O erro da assertiva II está em "beneficiam a classe trabalhadora". A assertiva I e III estão corretas, visto que, existem sim políticas públicas que dão condicionalidades com relação à educação, exemplo disso, é a Política de Assistência Social através do Programa Bolsa Família onde umas das condicionalidades está na frequência escolar. E a interface de diferentes políticas torna, sim, o acesso à educação escolarizada um marco na afirmação dos direitos sociais.

    Gabarito: d

  • A atuação profissional voltada para a garantia do acesso à educação escolarizada tem sido a marca principal da inserção de assistentes sociais na Política de Educação. Contudo, dever ser  compreendida para além dos iscursos de defesa da importância de ações desta natureza no âmbito das análises sobre a política educacional brasileira nas últimas décadas, uma vez que as formas concretas assumidas pelas estratégias governamentais e não governamentais transpõem o cerne do problema do campo das desigualdades sociais que particularizam o processo de hegemonia do capital financeiro para o do enfrentamento da pobreza, da exclusão social e da falta de oportunidades e de mão de obra qualificada. As estratégias de ampliação do acesso à educação escolarizada, em todos os níveis da política educacional, ainda não configuram um efetivo processo de universalização do acesso a esta política, mas uma ampliação desigual em sua escala e, sobretudo, em sua dimensão pública. Está longe, portanto, de ser tomada como uma afirmação da educação pública como um direito social.

     

    Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação


ID
1333252
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando a amplitude existente na política educacional, Almeida (2003) ao analisar as atividades, projetos ou programas desenvolvidos, elaborados ou implementados por assistentes sociais, destaca focos centrais na inserção profissional no campo da Educação.

São eles:

I. ações e atividades que convergem para a garantia do acesso da população à educação escolarizada.

II. atividades que apontam para o fortalecimento das propostas e ações de gestão democrática e participativa da população.

III. ações e atividades que são realizadas pelos assistentes sociais com o intuito de garantir a qualidade dos serviços prestados no sistema educacional.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • O primeiro foco envolve as ações e atividades que convergem para a garantia do acesso da população à educação escolarizada. São atividades relacionadas à concessão de bolsas, definição de critérios de elegibilidade institucional, elaboração de diagnósticos populacionais para ampliação da capacidade de cobertura institucional e a mobilização e a organização política de grupos sociais com vistas à garantia do acesso à educação.

    O segundo foco relaciona-se às atividades e ações que visam garantir a permanência da população nas instituições educacionais. Dentre estas atividades encontram-se as ações interinstitucionais dirigidas para a mobilização da rede de proteção social local, como os serviços de saúde, de transporte, os Conselhos Municipais ligados aos diversos campos dos direitos sociais e os programas e projetos sociais das demais instâncias governamentais. (...)

    O terceiro foco diz respeito às ações e atividades que são realizadas pelos assistentes sociais com o intuito de garantir a qualidade dos serviços prestados no sistema educacional. Neste caso, são desenvolvidas atividades conduzidas exclusivamente por assistentes sociais como por equipes multiprofissionais, das quais participam, voltadas para a discussão dos problemas sociais e educacionais. (...)

    O último foco relaciona-se ao desenvolvimento de atividades que apontam para o fortalecimento das propostas e ações de gestão democrática e participativa da população no campo educacional. São atividades desenvolvidas junto a segmentos sociais como coletivos e grêmios estudantis, sindicatos, associações de pais, de moradores e profissionais da educação no sentido de instrumentalizar e apoiar os processos de organização e mobilização sociais no campo educacional.

     

    Serviço Social e política educacional: um breve balanço dos avanços e desafios desta relação (ALMEIDA,2003).

     


ID
1333261
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O trabalho do Assistente Social na área educacional consiste em

Alternativas

ID
1688857
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A inserção do assistente social na área de educação pode ocorrer em diferentes níveis e modalidades como decorrência da

Alternativas

ID
1688863
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os programas de garantia de renda mínima e outros projetos sociais desenvolvidos na área de educação constituem importantes mediações para o trabalho do assistente social, visto que são hoje formas concretas de se assegurar (em)

Alternativas
Comentários
  • Os programas de garantia de renda mínima e outros projetos sociais desenvolvidos na área de educação constituem importantes mediações para o trabalho do assistente social, visto que são hoje formas concretas de se assegurar condições de acesso e permanência da população à educação escolarizada.


ID
1688866
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Almeida (2005) destaca que a compreensão do trabalho do assistente social no âmbito da política educacional requer considerar a educação para além de um campo de intervenção estatal.
O autor faz referência à educação como

Alternativas
Comentários
  • Entender a educação como instância de vida social é, conforme Almeida (2005), compreender que o trabalho do assistente social no âmbito da política educacional requer considerar a educação para além de um campo de intervenção estatal. 


ID
1688872
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Ney L. T. de Almeida (2000), a inserção dos assistentes sociais na área de educação pode ser pensada para além dos estabelecimentos escolares tradicionais ou vinculados às instâncias de gestão da política educacional.
Para tanto, se faz necessário compreender o (a)

Alternativas
Comentários
  • Neste sentido, sobretudo para os assistentes sociais, é vital que duas questões sejam assinaladas. A primeira delas é a de que pensar a atuação dos assistentes sociais na política educacional envolve a compreensão da dinâmica e complexidade deste campo de atuação do Estado e da sociedade civil (ALMEIDA, 2003). 

    O Serviço Social na Educação: novas perspectivas sócio-ocupacionais.* Ney Luiz Teixeira de Almeida.** Disponível em: www.cress-mg.org.br/Textos/textos_simposio/2007.05.19_plenaria8_neyteixeira.doc

    chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=https%3A%2F%2Fnecad.paginas.ufsc.br%2Ffiles%2F2012%2F07%2FO_Servico_Social_na_Educacao_perspectivas_socio_ocupacionais1.pdf&clen=237583


ID
1688875
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia com atenção estas afirmativas.
I – A atuação dos assistentes sociais no campo educacional tem como um de seus determinantes as diferentes manifestações da questão social no cotidiano escolar.
II – Pouco contribui para a inserção dos assistentes sociais na área de educação, a tendência de enfrentamento da pobreza, a partir de programas de transferência de renda articulados ao campo educacional.
III – O trabalho com famílias constitui uma demanda recorrente no campo educacional para o assistente social.
Então, considerando as afirmações verdadeiras, a alternativa plenamente correta é a seguinte:

Alternativas

ID
1688878
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A inserção dos assistentes sociais nos diferentes níveis e modalidades presentes na política de educação é, também, determinante de seus vínculos aos diferentes entes federativos em razão da

Alternativas
Comentários
  • A inserção dos assistentes sociais nos diferentes níveis e modalidades presentes na política de educação é, também, determinante de seus vínculos aos diferentes entes federativos em razão da prerrogativa que cada um possui em termos de ofertas educacionais.


ID
1688881
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Almeida (2006) destaca que a área de educação tem-se constituído em objeto de preocupação para os assistentes sociais ao longo dos últimos anos, em decorrência de alguns processos sociais e profissionais.
Na opinião do autor constituem esses processos, EXCETO a (o)

Alternativas
Comentários
  • Serviço Social e política educacional: um breve balanço dos avanços e desafios desta relação. Ney Luiz Teixeira de Almeida.

    http://www.cress-mg.org.br/arquivos/Servi%C3%A7o-Social-e-pol%C3%ADtica-educacional-Um-breve-balan%C3%A7o-dos-avan%C3%A7os-e-desafios-desta-rela%C3%A7%C3%A3o.pdfServiço Social e política educacional: um breve balanço dos avanços e desafios desta relação. Ney Luiz Teixeira de Almeida.*


ID
1688884
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A preocupação com uma formação cidadã não pode ser tomada como exclusiva de nenhuma categoria profissional.
Por esse motivo, seu alcance depende centralmente do(a)

Alternativas
Comentários
  • A questão já inicia falando que a preocupação com uma formação cidadã não pode ser tomada como exclusiva de nenhuma categoria profissional, logo, a única alternativa que não coloca como exclusiva, mas como dependência central é a alternativa " a) combinação de diferentes práticas profissionais e politicas públicas. ". As demais alternativas possuem tendência a exclusividade que a questão não está pedindo.

  • A preocupação com a qualidade não deve ser capturada pelas armadilhas e artimanhas que os discursos hegemônicos difundem a partir da “pedagogia das competências”, com os paradigmas do “empreendedorismo” e da “empregabilidade”, com os investimentos em projetos pedagógicos voltados para se alcançar “eficiência” e “eficácia” na gestão educacional, como integrantes do esforço de consolidação de novos consensos em torno da sociabilidade burguesa. Trata-se, ao contrário, de afirmar outros significados para a educação, numa direção contra-hegemônica, cuja objetivação impõe ao trabalho profissional uma necessária articulação com os processos de visibilidade social e política de um amplo conjunto de sujeitos coletivos e uma fundamentada, político-pedagógica mediação com as condições de vida, trabalho e de educação dos sujeitos singulares com os quais atuam no cotidiano institucional.

    Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação


ID
1728082
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com o documento “Subsídios para a atuação de assistentes sociais na política de educação", o exercício profissional de assistentes sociais na política de educação, responde, sobretudo, às requisições socioinstitucionais de ampliação das condições de acesso e de permanência da população nos diferentes níveis e modalidades de educação. Coloca-se como um grande desafio profissional aos/às assistentes sociais que atuam na política de educação:

Alternativas
Comentários
  •  

    "Coloca-se como um grande desafio profissional aos/às assistentes sociais que atuam na Política de Educação compreender as estratégias forjadas no sentido de se assegurar às condições de permanência na educação escolarizada para além do nível ou modalidade ao qual se vincula diretamente, tomando-as como expressões das desigualdades que atravessam a política educacional e que, em última instância, expressam as desigualdades sociais que esta política contribui para reproduzir. " (página 43)

  • GABARITO: LETRA E

    ? Coloca-se como um grande desafio profissional aos/às assistentes sociais que atuam na Política de Educação compreender as estratégias forjadas no sentido de se assegurar às condições de permanência na educação escolarizada para além do nível ou modalidade ao qual se vincula diretamente, tomando-as como expressões das desigualdades que atravessam a política educacional e que, em última instância, expressam as desigualdades sociais que esta política contribui para reproduzir. Igualmente importante é o desafio de reconhecimento dos diferentes sujeitos coletivos e dos processos de luta no campo educacional e para, consequentemente, tecer articulações profissionais com os mesmos.

    >>> Fonte: http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_SUBSIDIOS-AS-EDUCACAO.pdf (página 44).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?


ID
1802113
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A demanda pela atuação de assistentes sociais no âmbito dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica tem se dado de forma bastante significativa para a realização de _______, em virtude do reconhecimento de que se trata de uma ______ vinculada à tendência ______ das políticas sociais das últimas décadas.

As lacunas ficam corretamente preenchidas por:

Alternativas
Comentários
  • XI - realizar estudos sócio-econômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços
    sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e
    outras entidades.
     

    ARTIGO 4º L8662/93

    Trata-se, portanto, de Competência Profissional.

    Obs: não confunda estudos sócio-econômicos com Estudo Social. Aquele é Competência profissional; este, atribuição privativa.

     


ID
1802128
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A análise dos Aparelhos Ideológicos de Estado que durante um determinado período histórico influenciou as formas de elaboração teórica sobre as possibilidades e limites do trabalho do assistente social e dos profissionais da educação nas instituições, foi produzida por:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Althusser considera como aparelhos de estado, termo acuñado por Marx, aos elementos regulatórios e represores de uma sociedade criados em dois níveis, o primeiro contém às instituições governamentais como são o governo, o sistema de administração e arrecadação com suas respetivas formas de sancionar, e o segundo plano relativo às funções formativas como são a religião, a educação formal nas escolas, a família, e os grêmios em artes e ciências.

    Aparelhos ideológicos do Estado 
    Louis Althusser


ID
1802167
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O PNAES destaca 10 ações no campo da assistência estudantil, dentre elas as relativas à atenção à saúde, cultura, esporte e apoio pedagógico. No entanto, observa-se uma concentração das ações no campo da moradia estudantil, transporte e alimentação, privilegiadamente sob a forma de bolsa, evidenciando uma tendência comum à esfera da assistência social em geral que é a sua subordinação ao processo de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Os repasses feitos pelas instituições bancário-financeiras, com benefícios pauperizados mediados pelo cartão magnético, expressão alienante e monetarizada do direito, se sustentam no discurso ideológico de eficiência, eficácia e racionalidade das instituições privadas na gestão do fundo público. De outro lado, recursos são drenados das políticas sociais para alimentar a elite rentista, os “acionistas das finanças”, grandes beneficiários da política econômica recessiva e do desmantelamento das políticas sociais (Granemann 2007).

    E mais, tais programas remuneram o capital portador de juros ao transferir a distribuição dos recursos a estas instituições bancário-financeiras, as quais são pagas pelo Estado para realizarem tais operações. Ou seja, se os beneficiários dos programas não pagam diretamente pelo uso dos serviços dos bancos que recebem o benefício, o Estado o faz. Consistem assim na monetarização dos direitos sociais, tornados mercadoria e substituídos por recursos monetários, por dinheiro, e não mais acesso a serviços universais. A alienação é exacerbada e levada ao seu extremo.

    Análise trazida por Granemann (2007), na qual autora afirma que os programas de transferência de renda inserem a força de trabalho no mundo das finanças por meio do provimento de “bolsas” e transformam o cidadão de direitos em “cidadão consumidor”. Tais ‘bolsas’ são fundamentais para a reprodução da acumulação capitalista porque “A modelagem destas novas mercadorias exige do Estado a redução das políticas sociais como equipamentos públicos e sua transformação em ‘direitos monetarizados’ operados nos mercados bancário-financeiros e não mais como ações do Estado executada por um corpo de servidores próprios” (Granemann, 2007, p. 58).

     

    http://www.ts.ucr.ac.cr/binarios/congresos/reg/slets/slets-019-174.pdf

  •  

    Monetarização das política$ $ociai$ - Programas de Transferência de Renda como PNAES, PETI, BPC e Bolsa Família PBF. 


ID
1802170
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A luta pela emancipação humana se constitui num horizonte de mudanças societárias para as quais a educação contribui, mas não é elemento fundante. Para tanto, a base de sustentação ontológica de uma sociedade emancipada é:

Alternativas
Comentários
  • GAB D

     

    "Esta nova forma de trabalho Marx a chama de TRABALHO ASSOCIADO, ou de livre associação de trabalhadores livres. Mas, deve ser enfatizado que, para Marx, trabalho associado se caracteriza pelo controle livre, consciente, coletivo e universal dos produtores sobre o processo de produção. Esta forma de trabalho é a base imprescindível da emancipação humana, do comunismo.

     

    Ora, o trabalho associado pressupõe, necessariamente, uma capacidade de produzir riqueza em abundância. [...]"

    (LUKÁCS, p.4)

     

    Referência

    Lukács:Trabalho e Emancipação Humana


ID
1802173
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No documento “Subsídios para a atuação de assistentes sociais na política de educação”, afirma-se que o trabalho do assistente social na educação tem como princípio ético e político atuar na consolidação de práticas educativas de cunho não sexista, não racista, não homofóbica/lesbofófica/transfóbica, garantindo desta forma o respeito à:

Alternativas
Comentários
  • nao homofobica; nao racista - diversidade humana (não racista não é diversidade sexual, nem cultural)

  • Para interpretarmos quem somos como coletividade, ou quem sou como indivíduo, dependemos do reconhecimento que nos é dado pelos outros. “Ninguém pode edificar a sua própria identidade independentemente das identificações que os outros fazem dele”, nos ensina Habermas (1983: 22).

     

    Como também nos ensina Charles Taylor (1994: 58), “um indivíduo ou um grupo de pessoas podem sofrer um verdadeiro dano, uma autêntica deformação se a gente ou a sociedade que os rodeiam lhes mostram como reflexo, uma imagem limitada, degradante, depreciada sobre ele.”

     

    Como ainda nos ensina Taylor (1994: 58), “a projeção sobre o outro de uma imagem inferior ou humilhante pode deformar e oprimir até o ponto em que essa imagem seja internalizada”. E não “dar um reconhecimento igualitário a alguém pode ser uma forma de opressão”.

     

    Porém, quando afirmamos que “todos os seres humanos são igualmente dignos de respeito” (Taylor, 1994: 65), isso não pode significar que devemos deixar de considerar as inúmeras formas de diferenciação que existem entre os indivíduos e grupos.

     

    Devemos fornecer o apoio e os recursos necessários para que não haja assimetria, desigualdade nas oportunidades e no acesso aos recursos. De novo Taylor (1994: 64): “Para aqueles que têm desvantagens ou mais necessidades é necessário que sejam destinados maiores recursos ou direitos do que para os demais”.

  • A concepção de emancipação que fundamenta esta concepção de educação para ser realizada depende também da garantia do respeito à diversidade humana, da afirmação incondicional dos direitos humanos, considerando a livre orientação e expressão sexual, livre identidade de gênero, sem as quais não se viabiliza uma educação não sexista, não racista, não homofóbica/lesbofóbica/ transfóbica.

     

  • Diversidade cultural é sociedade, que envolve pensamento, ideia, ação e mudanças. não é apenas reconhecer o outro, mas pensar na relação entre o eu e o outro, pois, quando consideramos o outro estamos também considerando a nossa história. Nao é simples comparação, e sim totalidade.

  • GABARITO: LETRA A

    ? É constituído como um desafio: - Aprofundar a discussão, no âmbito da atuação dos/as assistentes sociais na educação, para a garantia do respeito à diversidade humana, como direitos humanos, considerando a livre orientação e expressão sexual, livre identidade de gênero com vistas a consolidar uma educação não sexista, não racista, não homofóbica/lesbofóbica/transfóbica.

    ? Fonte: http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_SUBSIDIOS-AS-EDUCACAO.pdf (página 58).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?


ID
1802176
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O trabalho do assistente social na política de educação tem sofrido enorme pressão das ideologias que orientam os projetos educacionais da hegemonia. Destacam-se neste cenário as formulações centradas na pedagogia das competências, do empreendedorismo e da empregabilidade que, na verdade, expressam reatualizações da:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Silva* "pode-se explicitar que a Teoria do Capital Humano (TCH) contempla os investimentos na área da educacional como uma forma de retorno para o trabalho e para o capital,a Teoria do Capital Humano é àquela que prega e deposita fortemente o investimento na educação como a forma de provocar uma modificação social. Nessa teoria, a educação é fundamental para “criar e aumentar” o capital humano. É o processo educativo que produzirá algumas atitudes e conhecimentos para capacitar para o trabalho. Assim sendo, neste ponto de vista, a educação é tida como um dos fatores que auxiliam no desenvolvimento e na dist ribuição social de renda. No entanto, as questões relacionadas às diferenças de classes são deixadas de lado, pois quem não conseguiu uma posição social melhor deve ser auto responsabilizado, pois não teve méritos".

    *http://www.uel.br/eventos/sepech/sumarios/temas/teoria_do_capital_humano_e_a_relacao_educacao_e_capitalismo.pdf

  • Capital cultural

    Outro conceito utilizado por Bourdieu é o de campo, para designar nichos da atividade humana nos quais se desenrolam lutas pela detenção do poder simbólico, que produz e confirma significados. Esses conflitos consagram valores que se tornam aceitáveis pelo senso comum. No campo da arte, a luta simbólica decide o que é erudito ou popular, de bom ou de mau gosto. Dos elementos vitoriosos, formam-se o habitus e o código de aceitação social. 

    Os indivíduos, por sua vez, se posicionam nos campos de acordo com o capital acumulado – que pode ser social, cultural, econômico e simbólico. O capital social, por exemplo, corresponde à rede de relações interpessoais que cada um constrói, com os benefícios ou malefícios que ela pode gerar na competição entre os grupos humanos. Já na educação se acumula sobretudo capital cultural, na forma de conhecimentos apreendidos, livros, diplomas etc. 

    Com os instrumentos teóricos que criou, Bourdieu afastou de suas análises a ênfase central nos fatores econômicos – que caracteriza o marxismo – e introduziu, para se referir ao controle de um estrato social sobre outro, o conceito de violência simbólica, legitimadora da dominação e posta em prática por meio de estilos de vida. Isso explicaria por que é tão difícil alterar certos padrões sociais: o poder exercido em campos como a linguagem é mais eficiente e sutil do que o uso da força propriamente dita.

    http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/pierre-bourdieu-307908.shtml

  • TEORIA DO CAPITAL HUMANO[1]

     

    Sua origem está ligada ao surgimento da disciplina Economia da Educação, nos Estados Unidos, em meados dos anos 1950. Theodore W. Schultz, professor do departamento de economia da Universidade de Chigago à época, é considerado o principal formulador dessa disciplina e da idéia de capital humano. Esta disciplina específica surgiu da preocupação em explicar os ganhos de produtividade gerados pelo “fator humano” na produção. A conclusão de tais esforços redundou na concepção de que o trabalho humano, quando qualificado por meio da educação, era um dos mais importantes meios para a ampliação da produtividade econômica, e, portanto, das taxas de lucro do capital. Aplicada ao campo educacional, a idéia de capital humano gerou toda uma concepção tecnicista sobre o ensino e sobre a organização da educação, o que acabou por mistificar seus reais objetivos. Sob a predominância desta visão tecnicista, passou-se a disseminar a idéia de que a educação é o pressuposto do desenvolvimento econômico, bem como do desenvolvimento do indivíduo, que, ao educar-se, estaria “valorizando” a si próprio, na mesma lógica em que se valoriza o capital. O capital humano, portanto, deslocou para o âmbito individual os problemas da inserção social, do emprego e do desempenho profissional e fez da educação um “valor econômico”, numa equação perversa que equipara capital e trabalho como se fossem ambos igualmente meros “fatores de produção” (das teorias econômicas neoclássicas). Além disso, legitima a idéia de que os investimentos em educação sejam determinados pelos critérios do investimento capitalista, uma vez que a educação é o fator econômico considerado essencial para o desenvolvimento. Em 1968, Schultz recebeu o prêmio Nobel de Economia pelo desenvolvimento da teoria do capital humano.

    http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_teoria_%20do_capital_humano.htm


ID
1802179
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O trabalho dos assistentes sociais com grêmios estudantis, com as famílias e com os movimentos sociais potencializa uma das dimensões que têm caracterizado a atuação desses profissionais na educação, a luta pela garantia do (a):

Alternativas
Comentários
  • Letra "b"

    SUBSÍDIOS PARA A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO - CFESS

    A atuação profissional de assistentes sociais na defesa dos processos de gestão democrática da escola e da própria Política de Educação não pode estar dissociada, portanto,dos processos de luta pela democracia numa sociedade profundamente desigual e na qual parte das pautas e das
    preocupações que historicamente constituem a agenda de luta de classe trabalhadora vem sendo paulatinamente ressignificada no âmbito de uma pedagogia que assegure a hegemonia do capital financeiro.

     


ID
1802182
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No documento “Subsídios para a atuação de assistentes sociais na política de educação” a dimensão investigativa do trabalho do assistente social é ressaltada no sentido de:

Alternativas
Comentários
  • rep.D

     

  • Subsídios para o debate do Serviço Social na Educação, página 53.

  • A dimensão investigativa que particulariza o exercício profissional não deve estar desvinculada das demais dimensões do trabalho profissional. Ela contribui para a compreensão das condições de vida, de trabalho e de educação da população com a qual atua e requer a adoção de procedimentos sistemáticos de apreensão da realidade social, para além da empiria e de sua aparência e previamente pensados, constando do projeto de intervenção profissional. Muito embora as principais requisições na Política de Educação recaiam sobre a realização dos estudos socioeconômicos vinculados às políticas de assistência estudantil, concessão de bolsas e definição das condições de acesso a determinados estabelecimentos educacionais, essa dimensão do trabalho profissional não deve se restringir nem a esta demanda nem tampouco aos procedimentos já institucionalizados. Trata-se de uma dimensão fundamental para a análise da Política de Educação em sentido mais amplo que apenas o da verificação do alcance das metas relativas ao acesso e à permanência, contribuindo para a definição de novas estratégias de ação profissional e dos sujeitos singulares e coletivos, a partir do desvelamento de como a Política de Educação se inscreve nos processos de reprodução das desigualdades sociais.

    Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação - p. 52- 53

  • GABARITO: LETRA D

    ? Trata-se de uma dimensão fundamental para a análise da Política de Educação em sentido mais amplo que apenas o da verificação do alcance das metas relativas ao acesso e à permanência, contribuindo para a definição de novas estratégias de ação profissional e dos sujeitos singulares e coletivos, a partir do desvelamento de como a Política de Educação se inscreve nos processos de reprodução das desigualdades sociais.

    >>> Fonte: http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_SUBSIDIOS-AS-EDUCACAO.pdf (página 53-54).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
1802185
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia com atenção as afirmativas acerca do trabalho do assistente social na política de educação.

I. Tendencialmente a recente ampliação de sua inserção nesta política tem se dado em razão do desenvolvimento de programas e projetos direcionados para a ampliação das formas de acesso e garantia de permanência nas instituições educacionais.

II. Identifica-se uma enorme dificuldade entre os profissionais desta política em identificar a contribuição dos assistentes sociais para além das ações de cunho assistenciais.

III. Contribui para a consolidação do Serviço Social escolar.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • I. Tendencialmente a recente ampliação de sua inserção nesta política tem se dado em razão do desenvolvimento de programas e projetos direcionados para a ampliação das formas de acesso e garantia de permanência nas instituições educacionais. CORRETA

    II. Identifica-se uma enorme dificuldade entre os profissionais desta política em identificar a contribuição dos assistentes sociais para além das ações de cunho assistenciais. CORRETA


ID
1802188
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A atuação dos assistentes sociais com os estudantes e suas famílias na área de educação a partir do debate realizado pela categoria profissional e sistematizado no documento “Subsídios para a atuação de assistentes sociais na política de educação” deve ter como pressuposto teórico o conceito de:

Alternativas
Comentários
  • SUBSÍDIOS PARA A ATUAÇÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO
    "A atuação dos/as assistentes sociais adquire, assim, uma dimensão estratégica no processo de luta pela qualidade da educação, visto que
    na condição de sujeito coletivo já vem atuando nos processos de luta pelo reconhecimento dessa política como integrante da seguridade
    social, ampliando o alcance do campo da proteção social no país".

  • Os processos de constituição dos sujeitos coletivos e de suas lutas é, desta forma, condição de uma educação emancipadora, posto que qualificam a democracia como um processo e não como um valor liberal. A perspectiva de democratização está na base de construção dos processos de emancipação humana e uma educação fundada nesta compreensão não pode deixar de fortalecer os processos de socialização da política, de socialização do poder como condição central de superação da ordem burguesa (COUTINHO, 2006).

     

    Coloca-se como um grande desafio profissional aos/às assistentes sociais que atuam na Política de Educação compreender as estratégias forjadas no sentido de se assegurar às condições de permanência na educação escolarizada para além do nível ou modalidade ao qual se vincula diretamente, tomando-as como expressões das desigualdades que atravessam a política educacional e que, em última instância, expressam as desigualdades sociais que esta política contribui para reproduzir. Igualmente importante é o desafio de reconhecimento dos diferentes sujeitos coletivos e dos processos de luta no campo educacional e para, consequentemente, tecer articulações profissionais com os mesmos.

     

    A atuação dos/as assistentes sociais adquire, assim, uma dimensão estratégica no processo de luta pela qualidade da educação, visto que na condição de sujeito coletivo já vem atuando nos processos de luta pelo reconhecimento dessa política como integrante da seguridade social, ampliando o alcance do campo da proteção social no país. Neste sentido, a atuação profissional deve buscar ampliar o horizonte político-pedagógico das abordagens individuais e grupais voltadas para discussões temáticas, muitas vezes limitadas aos processos de valorização e reconhecimento do protagonismo dos sujeitos sociais que atuam na educação escolarizada, mas sem o estabelecimento de vínculos mais orgânicos com os conhecimentos e ações coletivas produzidas nas instâncias de controle social, nos fóruns vinculados às demais políticas públicas e na consolidação da esfera pública.

  • Com a citação do Coutinho que o colega fez ficou claro. No entanto com base apenas no documento fica dificil marcar essa opção pois as ações individuais também são evidenciadas no texto :(


ID
1802191
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando-se a função social da escola na sociedade capitalista e a forma piramidal como se expressa a distribuição da população pelos níveis de educação formal no Brasil, verifica-se que a requisição pelo trabalho de outros profissionais especializados na escola não pode ser examinada desconsiderando-se a lógica perversa de reprodução das desigualdades sociais através da produção de desigualdades educacionais. Neste sentido, uma das justificativas socioinstitucionais da presença de outros especialistas na escola é sua inscrição no circuito da:

Alternativas
Comentários
  • Alguém por favor comente essa questão!!!! Q locura essa reposta.

  • É possível perceber ao longo da produção teórica sobre o fracasso escolar que o não aprender tem história. Uma história carregada de preconceitos e estereótipos. Esse fato, na maioria das vezes, esteve relacionado à pobreza, acarretando em uma naturalização do baixo desempenho escolar especialmente no que diz respeito às classes menos favorecidas. Ao realizar uma pesquisa sobre as origens históricas do fracasso escolar, Patto (1999) indica como as explicações para o fracasso escolar estavam diretamente ligadas ao modo capitalista de compreender a realidade, e como esse discurso preservava a situação de dominação sofrida pelas famílias mais pobres. Esclarece sobre as questões políticas que envolvem a abordagem dos problemas escolares, onde fica evidente o interesse e a manipulação das classes dominantes.

  • comentem por favor


ID
1802194
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A ação profissional no sentido de assegurar as condições de permanência na educação escolarizada quase sempre não se esgota com os recursos próprios às instituições e políticas educacionais, necessitando, portanto de ações que particularizam uma importante contribuição do trabalho do assistente para esta política, a saber:

Alternativas
Comentários
  • A qualidade da educação a ser assegurada, em consonância com o projeto étco-polítco profssional do serviço social, não se alcança como resultado da ação de um/a único/a profssional.
    Ela tampouco pode ser alcançada a partr de ações intestnas aos estabelecimentos educacionais, muito embora elas tenham uma importante mediação para a sua efetva vinculação aos processos concretos de vida e de formação humana dos sujeitos singulares.

    Portanto, os trabalhos interdisciplinares, interinsttucionais e intersetoriais contribuem para a qualidade da educação, na dimensão apresentada, na medida em que eles convirjam em uma construção coletva, profssional e polítca, distnta das formulações abstratas em torno da democracia e da cidadania, que impregnam não só o campo educacional.

     

    Subsídios para atuação de assistentes sociais na política de educação


ID
1802197
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A elaboração de pareceres, laudos e perícias não constitui uma requisição peculiar ao trabalho do assistente social na política de educação, contudo a extensão desses instrumentais e procedimentos para esta e outras políticas sociais setoriais tem revelado como que elas têm se subordinado às rotinas processuais do campo sociojurídico. Evidencia deste modo, do ponto de vista da organização do trabalho a tendência de:

Alternativas
Comentários
  • judicialização da vida social.


ID
1802200
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia com atenção as afirmativas acerca do significado do projeto de intervenção para o trabalho do assistente social na política de educação tomando como referência o projeto ético e político do Serviço Social.

I. Favorece o exercício da dimensão teleológica do trabalho profissional e orienta os procedimentos de avaliação e sistematização dos seus processos de objetivação em relação à consolidação de uma concepção de educação sintonizada às lutas dos trabalhadores.

II. Cumpre uma importante dimensão no fortalecimento da instrumentalidade própria à razão formal.

III. Integra os objetivos profissionais às diretrizes da política de educação.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • I. Favorece o exercício da dimensão teleológica do trabalho profissional e orienta os procedimentos de avaliação e sistematização dos seus processos de objetivação em relação à consolidação de uma concepção de educação sintonizada às lutas dos trabalhadores. 


ID
1802203
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A realização de estudos socioeconômicos tem se colocado como uma requisição recorrente para os assistentes sociais que atuam na área de educação com processos que visam assegurar as condições de ingresso e permanência na educação escolarizada. Visando uma abordagem que além do levantamento de dados prime pela articulação entre a dimensão investigativa e interventiva que particulariza o trabalho profissional, o instrumental mais apropriado neste caso é:

Alternativas
Comentários
  • Letra A a entrevista


ID
1802206
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A realização de trabalho com grupos na área de educação seja com os estudantes, seus familiares ou com os demais profissionais evidencia uma potencialidade da atuação dos assistentes sociais na abordagem de temas relevantes do ponto de vista dos direitos humanos, das políticas públicas e das diferentes práticas sociais que caracterizam o processo de formação humana, pois sublinha no trabalho profissional sua dimensão:

Alternativas
Comentários
  • C - POLÍTICA PEDAGÓGICA

  • "Neste sentido, a atuação profissional deve buscar ampliar o horizonte político-pedagógico das abordagens individuais e grupais voltadas para discussões temáticas, muitas vezes limitadas aos processos de valorização e reconhecimento do protagonismo dos sujeitos sociais que atuam na educação escolarizada, mas sem o estabelecimento de vínculos mais orgânicos com os conhecimentos e ações coletivas produzidas nas instâncias de controle social, nos fóruns vinculados às demais políticas públicas e na consolidação da esfera pública."

    Subsídios para atuação de ASs na política de Educação.


ID
1802212
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A demanda pela realização de um trabalho interdisciplinar na área de educação tem sido uma constante na composição das equipes nas quais se inserem os assistentes sociais, muito embora tal política não tenha historicamente uma organização do trabalho coletivo na qual outros profissionais tenham tido maior visibilidade institucional. Essa tendência, mais recente, pode ser justificada em função de alguns aspectos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • C-

    ampliação da concepção de profissionais da educação nas legislações educacionais


ID
1802599
Banca
CETRO
Órgão
AMAZUL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Delors, a educação se prima por 4 (quatro) pilares: “Aprender a conhecer”, “Aprender a fazer”, “Aprender a viver juntos” e “Aprender a Ser” que, de maneira intrínseca, fazem parte das áreas de conhecimento. O profissional de Serviço Social é levado a refletir diante desses pilares quando desenvolve trabalho com grupos e quando atua de forma interdisciplinar. Com base no significado desses 4 (quatro) pilares mencionados, analise as assertivas abaixo.

I. Aprender a viver juntos: composta por duas vias complementares, que são a descoberta progressiva do outro e a participação em projetos comuns ou coletivos.

II. Aprender a conhecer: tem como significado a integração às diversas dimensões do ser humano, mediante o desenvolvimento adequado do corpo, do espírito, da sensibilidade, da responsabilidade individual e coletiva, utilizando o potencial de inteligência, sentido estético, liberdade de pensamento e discernimento.

III. Aprender a fazer: é parte da construção social do indivíduo que se materializa por meio do trabalho, o qual demanda competência técnicas e cognitivas para harmonizar interesses individuais e coletivos.

IV. Aprender a ser: corresponde à aprendizagem dos métodos que nos ajudam a distinguir o que é real do ilusório, possibilitando acesso inteligente aos saberes de nossa época.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GAB: B (I e III corretas).

    I. Aprender a viver juntos: composta por duas vias complementares, que são a descoberta progressiva do outro e a participação em projetos comuns ou coletivos.

    II. Aprender a conhecer: tem como significado a integração às diversas dimensões do ser humano, mediante o desenvolvimento adequado do corpo, do espírito, da sensibilidade, da responsabilidade individual e coletiva, utilizando o potencial de inteligência, sentido estético, liberdade de pensamento e discernimento. (Aprender a ser).

    III. Aprender a fazer: é parte da construção social do indivíduo que se materializa por meio do trabalho, o qual demanda competência técnicas e cognitivas para harmonizar interesses individuais e coletivos.

    IV. Aprender a ser: corresponde à aprendizagem dos métodos que nos ajudam a distinguir o que é real do ilusório, possibilitando acesso inteligente aos saberes de nossa época. (Aprender a conhecer).

    DELORS, J.(org). Educação: um tesouro a descobrir. 8 ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2003.

    Qualquer equívoco, por gentileza sinalizar.


ID
1832737
Banca
UTFPR
Órgão
UTFPR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Portaria nº 389 de 9 de maio de 2013 cria o Programa de Bolsa Permanência. Em relação a esse programa, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A- o erra da ''letra A'' está em dizer que não acumulável

    A- Art. 6º A Bolsa Permanência concedida pelo Ministério da Educação é acumulável com outras

    modalidades de bolsas acadêmicas e com auxílios para moradia, transporte, alimentação e creche

    criados por atos próprios das instituições federais de ensino superior.

    B- Erro da letra B: compete às Instituições de Ensino Superior

    B - compete ao FNDE divulgar, no portal www.fnde.gov.br, os nomes dos beneficiários, os valores pagos a cada um

    deles e as IFES em que estão matriculados;

    B- Erro da letra C: poderá receber a Bolsa todo o estudante

    C- não é todo estudante que recebe a bolsa;

    D- Erro: a carga horária do curso não é uma condição para o recebimento da Bolsa.

    D- estar matriculado em cursos de graduação com carga horária média superior ou igual a 5 (cinco)

    horas diárias.


ID
1843546
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A inserção dos assistentes sociais na política educacional se inscreve na contraditória dinâmica das lutas societárias em torno da democratização e qualidade da educação. Nesse contexto, a atuação profissional visa responder à seguinte requisição socioinstitucional:

Alternativas
Comentários
  • A inserção de assistentes sociais na Política de Educação, ao longo das últimas duas décadas, responde sobretudo às requisições socioinstitucionais de ampliação das condições de acesso e de permanência da população nos diferentes níveis e modalidades de educação, a partir da mediação de programas governamentais instituídos mediante as pressões de sujeitos políticos que atuam no âmbito da sociedade civil. Desse modo, se por um lado resulta da histórica pauta de luta dos movimentos sociais em defesa da universalização da educação pública, por outro se subordina à agenda e aos diagnósticos dos organismos multilaterais, fortemente sintonizados às exigências do capital, quanto à formação e qualificação da força de trabalho. Inscreve-se, portanto, na dinâmica contraditória das lutas societárias em torno dos processos de democratização e qualidade da educação, cujo resultado mais efetivo tem se traduzido na expansão das condições de acesso e permanência, a partir do incremento de programas assistenciais, o que caracterizou a intervenção do Estado no campo das políticas sociais na primeira década deste século.


ID
1859284
Banca
IF-PB
Órgão
IF-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia a seguinte afirmação do estudioso da literatura Alfredo Bosi: “Constato o primado das coisas sobre as pessoas. Computadores aos milhares sem professores prezados e estimulados são sucata virtual. [...] As pessoas, quando respeitadas no seu ofício, produzem sentido e valor. Com ou sem as coisas. Mas as coisas sem as pessoas são letras mortas.”


A partir desse posicionamento, é CORRETO afirmar:  

Alternativas
Comentários
  • queria entender porque a B ta errada ?

  • Eu tb queria entender porque a letra B está errada.

  • Não se resume apenas no uso das tecnologias entende...

  • Cicera da Silva Araújo e Roger Carvalho:

    A questão pede qual é o posicionamento de Alfredo Bosi a partir do que ele disse:

    "Computadores sem professores são sucata virtual. As pessoas produzem sentido e valor com ou sem as coisas (técnologia). As coisas (técnologias) sem as pessoas são letras mortas.”

    RESPOSTA CORRETA:

    E - O uso das tecnologias da informação e da comunicação só se consolidam na educação escolar a partir das práticas educativas do professor.

    Ou seja, sem a prática do professor, a tecnologia é a mesma coisa que nada.

    RESPOSTA ERRADA:

    B- O uso das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas favorece a aprendizagem do aluno.

    Sim, a tecnologia é importante para a aprendizagem, mas sem a prática do professor é a mesma coisa que nada.

    Por isso a B está errada para o que se pede a questão, porque não tem nada a ver com o que Alfredo Bosi disse.

    Essa questão pra mim foi pura interpretação de texto.


ID
1884409
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

       A realidade social é a matéria-prima da ação profissional. É nela que se encontram a vida cotidiana, as relações de classe e de produção, a cultura, o Estado, ou seja, as contraditórias redes de relações que interagem numa sociedade e que, por sua vez, são pressupostos que exigem mudança e uma educação para a cidadania e a democracia.


             Annita H. Michaelsen. Fracasso escolar: campo de atuação do assistente social? In: Jacqueline Oliveira Silva et al. Porto Alegre: DaCasa, 1998, p.165 (com adaptações).


Considerando o texto de Michaelsen, assinale a alternativa correta quanto à atuação do assistente social na trajetória de vida do estudante em relação ao sucesso e ao fracasso escolar. 

Alternativas

ID
2193820
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a relação entre Serviço Social e Educação, analise as afirmativas a seguir.

I. A aproximação do Serviço Social com o campo da Educação é um movimento inédito e recente na história profissional.

II. As demandas para o Assistente Social em relação à educação se limitam aos estabelecimentos escolares tradicionais.

III. As atribuições e competências dos assistentes sociais nas escolas orientam‐se pela Lei de Diretrizes e Bases e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Assinale:

Alternativas

ID
2193823
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da atuação do Assistente Social nos espaços sócio ocupacionais do campo da Educação, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
2193829
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa que define o papel que cabe à escola pública enquanto equipamento social, o que abre possibilidades para a atuação do Assistente Social.

Alternativas
Comentários
  • Correta Letra E

    Possui centralidade para a classe trabalhadora, por representar a possibilidade de acesso da população aos direitos sociais.


ID
2193832
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre os princípios e fins da educação nacional, que fundamentam o trabalho do Assistente Social na Educação, analise as afirmativas a seguir.

I. Igualdade de condição para o acesso e permanência na escola.

II. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

III. Vinculação entre educação escolar, trabalho e práticas sociais.

Assinale:

Alternativas

ID
2193838
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Entre as ações realizadas pelo Assistente Social na área educacional, destaca‐se a possibilidade da abordagem individual. Sobre essa forma de intervenção profissional no campo da educação, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

  • referencias !!!!

  • Gabarito - Letra B

    A abordagem individual, segundo os Subsídios para os Assistentes Sociais que atuam na educação, consiste em uma dimensão de atuação junto às famílias dos/as estudantes e/ou trabalhadores e trabalhadoras da Política de Educação.

    Assim,

    "As abordagens individuais e a atuação junto às famílias são bastante necessárias e estratégicas ao trabalho profissional, visto que delas dependem muito a capacidade de enfrentamento das situações de ameaça, violação e não acesso aos direitos sociais, humanos e à própria educação, como também de sua maior visibilidade no âmbito da política educacional, mas não devem constituir na única modalidade de intervenção profissional." (p.50)

    Referência:


ID
2193841
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No trabalho profissional no âmbito escolar, a atuação em situações de evasão escolar nas escolas municipais deve ser no sentido de

Alternativas

ID
2193844
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca das atividades técnicas profissionais no campo educacional, analise as indicações a seguir.

I. Pesquisa de natureza socioeconômica e familiar para caracterização da população escolar e articulação com a rede social.

II. Participação em equipe profissional multidisciplinar para a elaboração de programas sociais.

III. Realização de visita social domiciliar com o objetivo de realizar diagnóstico social e averiguação das condições sociais.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

  • I . Pesquisa de natureza socioeconômica e familiar para caracterização da população escolar e articulação com a rede social. CORRETA

    II. Participação em equipe profissional multidisciplinar para a elaboração de programas sociais. CORRETA

    III. Realização de visita social domiciliar com o objetivo de realizar diagnóstico social e averiguação das condições sociais. Errada por conta da palavra averiguar, pois a visita domiciliar não deve ser um instrumento fiscalizador.

  • A visita domiciliar não tem caráter fiscalizatório ou investigatório. Visa conhecer a realidade da família e o contexto que ela está inserida na comunidade. Possibilidade uma aproximação com a família para realizar o diálogo.


ID
2193847
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O trabalho profissional do Assistente Social no âmbito da educação pode se realizar segundo os procedimentos relacionados a seguir, à exceção de um. Assinale‐o.

Alternativas
Comentários
  • Não cabe aos assistente social: Captação de recursos financeiros para financiamento das atividades.


ID
2193850
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o trabalho do Assistente Social no campo da educação, analise as afirmativas a seguir.

I. Ampliar as condições de acesso e de permanência da população nos diferentes níveis e modalidades da educação.

II. Participar dos movimentos pela universalização da educação pública, da gestão democrática e da qualidade do ensino.

III. Realizar ações junto às famílias, aos professores, e aos gestores dos estabelecimentos públicos e privados.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I. Ampliar as condições de acesso e de permanência da população nos diferentes níveis e modalidades da educação.

    II. Participar dos movimentos pela universalização da educação pública, da gestão democrática e da qualidade do ensino.

    III. Realizar ações junto às famílias, aos professores, e aos gestores dos estabelecimentos públicos e privados.


ID
2231734
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O debate acerca do tema serviço social e educação tem se intensificado. Todavia, a presença do serviço social na área da educação é um fenômeno:

Alternativas
Comentários
  • A presença do/a assistente social na área da educação remonta à década de 1930, portanto, desde a origem dos processos sócio-históricos constitutivos da profissão. No entanto, é a partir da década de 1990, em consonância com o amadurecimento do projeto ético-político profissional, que se visualiza no Brasil um considerável aumento do Serviço Social na área da educação.

     

    fonte:Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação

  • Desde do emergência do serviço social no Brasil em 1930, já existia a relação com a educação. Contudo, em apenas 1980-1990 que temos maiores debates acerca dessa problemática, frutos das intensas lutas travadas pela categoria com os demais movimentos sociais que culminou na Const. Federal de 1988 que garante a educação, em seu artigo 205, como direito de todos e dever do estado, da família e da sociedade.


ID
2241133
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os assistentes sociais, tendo por base as competências e atribuições que lhes são estabelecidas nos art. 4º e 5º da Lei nº 8.662/1993 e segundo o Parecer Jurídico do CFESS nº 23/00, podem desempenhar, no Serviço Social Escolar, várias funções. Dentre as opções abaixo, marque aquela que indica uma função do assistente social nesse campo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Conforme Parecer Jurídico 23/00 de 22 de outubro de 2000, do Conselho Federal de Serviço Social, ao Assistente Social cabe desenvolver as seguintes funções na área de Educação:

    · Pesquisa de natureza sócio-econômica e familiar para caracterização da população escolar;

    · Elaboração e execução de programas de orientação sócio-familiar visando prevenir a evasão escolar e melhorar o desempenho e rendimento do aluno e sua formação para o exercício da cidadania;

    ·  Participação, em equipe multidisciplinar, da elaboração de programas que visem prevenir a violência, o uso de drogas e o alcoolismo, bem como que visem prestar esclarecimentos e informações sobre doenças infecto-contagiosas e demais questões de saúde pública;

    · Articulação com instituições públicas, privadas, assistenciais e organizações comunitárias locais, com vistas ao encaminhamento de pais e alunos para atendimento de suas necessidades;

    · Realização de visitas sociais com o objetivo de ampliar o conhecimento acerca da realidade sócio-familiar do aluno, de forma a possibilitar assisti-lo e encaminhá-lo adequadamente;

    · Elaboração e desenvolvimento de programas específicos nas escolas onde existam classes especiais;

    · Empreender e executar as demais atividades pertinentes ao Serviço Social, previstas pelos artigos 4º e 5º da Lei 8662/93, não especificadas acima.


ID
2241136
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo notícia veiculada no Portal g1.globo.com/PI (acesso: 14/04/2014), “levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) constatou que 32 escolas já sofreram assaltos, arrombamentos, depredações e outros casos de violência só este ano”. Neste contexto, é função do assistente social na Escola:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Conforme o comando da questão e o Parecer Jurídico 23/00 CFESS, ao Assistente Social cabe desenvolver a seguinte função na área de Educação:

    ·  Participação, em equipe multidisciplinar, da elaboração de programas que visem prevenir a violência, o uso de drogas e o alcoolismo, bem como que visem prestar esclarecimentos e informações sobre doenças infectocontagiosas e demais questões de saúde pública;


ID
2241193
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O consumo de álcool e outras substâncias psicoativas nas universidades tem sido motivo de preocupação crescente. Neste contexto, a atuação do assistente social se voltaria para

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

    Legislação e Políticas Públicas sobre Drogas no Brasil.

    https://www.justica.gov.br/central-de-conteudo/politicas-sobre-drogas/cartilhas-politicas-sobre-drogas/2011legislacaopoliticaspublicas.pdf


ID
2328832
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com o texto “Serviço Social e educação popular: diálogos possíveis a partir de uma perspectiva crítica” (MACHADO, 2012), pode-se afirmar que:

I) A práxis, a conscientização, o diálogo, o conhecimento popular, a hegemonia e a participação são elementos abordados no texto os quais a autora considera essenciais para se pensar e realizar ações educacionais populares voltadas para a hegemonia das classes subalternas.

II) O Movimento Brasileiro de Alfabetização – Mobral, ocorrido nas décadas de 1970 e 1980, é um exemplo de educação popular voltado para a emancipação das classes subalternas, pois não se preocupava apenas em alfabetizar o cidadão, mas também em contribuir com o desenvolvimento de sua visão crítica.

III) A educação popular constitui-se um paradigma educativo sistematizado por Paulo Freire que visa contribuir com o processo de conscientização e mobilização das classes subalternas, a partir de uma teoria referenciada na realidade, na valorização dos saberes populares e de uma base ética e política voltada para a transformação social.

Das alternativas acima está(ão) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito--C

     

    O Movimento Brasileiro de Alfabetização – Mobral, programa criado em 1970 pelo governo federal com objetivo de erradicar o analfabetismo do Brasil em dez anos. O Mobral propunha a alfabetização funcional de jovens e adultos, visando “conduzir a pessoa humana a adquirir técnicas de leitura, escrita e cálculo como meio de integrá-la a sua comunidade, permitindo melhores condições de vida”. O programa foi extinto em 1985 e substituído pelo Projeto Educar.


ID
2328835
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com o livro “A Educação para Além do Capital’’ (MÉSZÁROS, 2008), julgue os itens abaixo marcando V (verdadeiro) ou F (falso). A seguir, assinale a sequência CORRETA.

I) O autor faz uma reflexão acrítica sobre visões liberais e utópico-liberais da educação.

II) O autor condena as mentalidades fatalistas que se conformam com a ideia de que não existe alternativa à globalização capitalista.

III) Pensar a sociedade tendo como parâmetro o ser humano exige a superação da lógica desumanizadora do capital, que tem no individualismo, no lucro e na competição seus fundamentos.

IV) O autor cita Paracelso, Fidel Castro, John Locke, Adam Smith, Robert Owen, entre outros, mas principalmente recorrendo aos argumentos de Marx e Gramsci, faz uma retrospectiva histórica das ideias que orientaram as políticas educacionais no capitalismo.

Alternativas
Comentários
  • Ainda me surpreendo com as bancas de concurso com uma questão como essa. Mesmo que tivesse lido esse texto como poderia lembrar dos autores citados??!!


ID
2328880
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O documento “Subsídios para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação” (CFESS, 2012), destaca que, para a compreensão do contexto sócio-histórico em que se situa a intervenção profissional, são fundamentais algumas competências gerais. Analise as alternativas abaixo e assinale a opção que não apresenta uma competência abordada no documento:

Alternativas
Comentários
  • As competências e atribuições dos/as assistentes sociais, nessa direção e com base na Lei de Regulamentação da Profissão,requisitam do/a profissional algumas competências gerais que são fundamentais à compreensão do contexto sócio-histórico em que se situa sua intervenção, a saber:

    - apreensão crítica dos processos sociais de produção e reprodução das relações sociais numa perspectiva de totalidade;

    - análise do movimento histórico da sociedade brasileira,apreendendo as particularidades do desenvolvimento do apreendendo as particularidades do desenvolvimento do capitalismo no país e as particularidades regionais;

    - compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, no cenário internacional e nacional,  desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade;

    - identificação das demandas presentes na sociedade, visando formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social, considerando as novas articulações entre o público e o privado (ABEPSS, 1996).

  • As competências e atribuições dos/as assistentes sociais, nessa direção e com base na Lei de Regulamentação da Profissão, requisitam do/a profissional algumas competências gerais que são fundamentais à compreensão do contexto sócio-histórico em que se situa sua intervenção, a saber:

    1. Apreensão crítica dos processos sociais de produção e reprodução das relações sociais numa perspectiva de totalidade;

    2. Análise do movimento histórico da sociedade brasileira, apreendendo as particularidades do desenvolvimento do capitalismo no país e as particularidades regionais;

    3. Compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, no cenário internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade;

    4. Identificação das demandas presentes na sociedade, visando formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social, considerando as novas articulações entre o público e o privado (ABEPSS, 1996). 

    Fonte: http://cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_SUBSIDIOS-AS-EDUCACAO.pdf

    A letra C não consta no documento e é o gabarito da questão.


ID
2328883
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com o documento “Subsídios para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação”, no âmbito da Política de Educação, o conjunto das competências específicas dos/as assistentes sociais se expressa em ações que devem articular as diversas dimensões da atuação profissional. Considerando essas dimensões, associe a segunda coluna com a primeira:

I) Dimensão de gerenciamento, planejamento e execução direta de bens e serviços

II) Dimensão pedagógico-interpretativa e socializadora das informações e conhecimentos no campo dos direitos sociais e humanos, das políticas sociais, de sua rede de serviços e da legislação social

III) Dimensão das abordagens individuais e junto às famílias dos/ as estudantes e/ou trabalhadores e trabalhadoras da Política de Educação

IV) Dimensão da intervenção coletiva junto aos movimentos sociais

V) Dimensão investigativa


( ) necessária e estratégica ao trabalho profissional, visto que dela depende muito a capacidade de enfrentamento das situações de ameaça, violação e não acesso aos direitos sociais, humanos e à própria educação.

( ) possibilitaria a ampliação dos horizontes de atuação profissional em defesa de uma educação pública e de incorporação de novos conteúdos ao cotidiano dos estabelecimentos, relativos aos modos de apreensão da realidade produzidos na dinâmica das lutas sociais.

( ) contribui para a compreensão das condições de vida, de trabalho e de educação da população com a qual atua e requer a adoção de procedimentos sistemáticos de apreensão da realidade social.

( ) intenção de se assegurarem processos de gestão democráticos e participativos e trabalhos interdisciplinares e potencializadores de ações intersetoriais.

( ) representa um dos elementos que justificam a inserção desse/a profissional na dinâmica de funcionamento dos estabelecimentos educacionais, assim como em instâncias de gestão e/ou coordenação nas esferas locais.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Dimensão das abordagens individuais e junto às famílias dos/ as estudantes e/ou trabalhadores e trabalhadoras da Política de Educação= necessária e estratégica ao trabalho profissional, visto que dela depende muito a capacidade de enfrentamento das situações de ameaça, violação e não acesso aos direitos sociais, humanos e à própria educação.

    Dimensão da intervenção coletiva junto aos movimentos sociais = possibilitaria a ampliação dos horizontes de atuação profissional em defesa de uma educação pública e de incorporação de novos conteúdos ao cotidiano dos estabelecimentos, relativos aos modos de apreensão da realidade produzidos na dinâmica das lutas sociais.

    Dimensão investigativa = contribui para a compreensão das condições de vida, de trabalho e de educação da população com a qual atua e requer a adoção de procedimentos sistemáticos de apreensão da realidade social.

    Dimensão de gerenciamento, planejamento e execução direta de bens e serviços = intenção de se assegurarem processos de gestão democráticos e participativos e trabalhos interdisciplinares e potencializadores de ações intersetoriais.

    Dimensão pedagógico-interpretativa e socializadora das informações e conhecimentos no campo dos direitos sociais e humanos, das políticas sociais, de sua rede de serviços e da legislação social = representa um dos elementos que justificam a inserção desse/a profissional na dinâmica de funcionamento dos estabelecimentos educacionais, assim como em instâncias de gestão e/ou coordenação nas esferas locais.

  • Essa questão faz um apanhado geral das dimensões, justamente por isso é interessante. Vamos relembrar.

    Dimensão das abordagens individuais e junto às famílias dos/ as estudantes e/ou trabalhadores e trabalhadoras da Política de Educação: necessária e estratégica ao trabalho profissional, visto que dela depende muito a capacidade de enfrentamento das situações de ameaça, violação e não acesso aos direitos sociais, humanos e à própria educação.

    Dimensão da intervenção coletiva junto aos movimentos sociais: possibilitaria a ampliação dos horizontes de atuação profissional em defesa de uma educação pública e de incorporação de novos conteúdos ao cotidiano dos estabelecimentos, relativos aos modos de apreensão da realidade produzidos na dinâmica das lutas sociais.

    Dimensão investigativa: contribui para a compreensão das condições de vida, de trabalho e de educação da população com a qual atua e requer a adoção de procedimentos sistemáticos de apreensão da realidade social.

    Dimensão de gerenciamento, planejamento e execução direta de bens e serviços: intenção de se assegurarem processos de gestão democráticos e participativos e trabalhos interdisciplinares e potencializadores de ações intersetoriais.

    Dimensão pedagógico-interpretativa e socializadora das informações e conhecimentos no campo dos direitos sociais e humanos, das políticas sociais, de sua rede de serviços e da legislação social: representa um dos elementos que justificam a inserção desse/a profissional na dinâmica de funcionamento dos estabelecimentos educacionais, assim como em instâncias de gestão e/ou coordenação nas esferas locais.

    RESPOSTA: LETRA E


ID
2328886
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O texto “Dimensões históricas das relações entre educação e Serviço Social: elementos para uma revisão crítica” (DENTZ e SILVA, 2015) aponta que a construção da nova cultura crítica, no interior da profissão do Serviço Social, foi corroborada por um conjunto de fatores sóciohistóricos, entre os quais podem ser destacados:

I) A inquietação da própria categoria profissional quanto à teorização.

II) A cientificidade da prática profissional.

III) O fortalecimento do regime militar.

IV) A ascensão do marxismo acadêmico.

V) O tecnicismo da prática profissional.

Das alternativas acima estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • "A construção da nova cultura crítica, no interior da profissão, foi corroborada por um conjunto de fatores sócio-históricos. Nos aspectos até então pontuados salienta-se: a inquietação da própria categoria profissional quanto à teorização; a cientificidade da prática profissional; a abertura à pesquisa; a ascensão do marxismo acadêmico; o enfraquecimento do regime militar, entre outros aspectos que foram sinalizando para a ruptura, para a reconstrução crítica da intervenção profissional."

     “Dimensões históricas das relações entre educação e Serviço Social: elementos para uma revisão crítica” (DENTZ e SILVA, 2015) 


ID
2328889
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com o texto “Dimensões históricas das relações entre educação e Serviço Social: elementos para uma revisão crítica” (DENTZ e SILVA, 2015), julgue as afirmativas abaixo:

I) No percurso da gênese do Serviço Social, até meados de 1970, se perpetuam, de um modo geral, ações conservadoras em todos os âmbitos da atuação profissional.

II) É a partir da década de 1990, em consonância com o amadurecimento do projeto éticopolítico profissional, que se visualiza no Brasil um considerável aumento da inserção do Serviço Social na área da Educação.

III) A articulação entre Educação e Serviço Social começa a ocorrer no Brasil em meados de 1930, mais precisamente em 1936, quando se instala a primeira escola de Serviço Social. Portanto, a relação tem início desde a origem dos processos sócio-históricos constitutivos da profissão.

IV) A partir da Constituição de 1988, a Educação passa a ser parte integrante da Seguridade Social juntamente com a Saúde, a Assistência Social e a Previdência, ampliando assim o lócus de atuação profissional do Serviço Social.

Das afirmativas acima estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • I) Reitera-se a visibilidade de que, no percurso da gênese do Serviço Social (1936), até meados de 1970, se perpetua, de um modo geral, ações conservadoras em todos os âmbitos da atuação profissional. O processo de ruptura se intensifica devido a inúmeros fatores ligados à ineficácia profissional e à ações paliativas ou imediatistas. "Contestadores levantaram a bandeira da "reconceituação" no início dos anos 1960, levando para o Serviço Social os questionamentos de outras disciplinas sociais, políticas e econômicas, que se localizavam principalmente nas universidades" (CBCISS, 1986, p. 8).

    II e III) Destacadas algumas pontuações históricas acerca da Educação brasileira e, na busca de resgatar traços de origem da relação entre Educação e Serviço Social, sinaliza-se que essa articulação começa a ocorrer no Brasil em meados de 1930, mais precisamente em 1936, quando se instala a primeira escola de Serviço Social (Castro, 2000; CFESS, 2011). Portanto, a relação tem início desde a origem dos processos sócio-históricos constitutivos da profissão. No entanto, "é a partir da década de 1990, em consonância com o amadurecimento do projeto ético-político profissional, que se visualiza no Brasil um considerável aumento da inserção do Serviço Social na área da Educação" (CFESS, 2011, p. 5). Assim, nessa subseção, serão sinalizados aspectos preponderantes, que referenciam a emergência da relação Educação e Serviço Social, no período 1930-1990. Deste modo, adentrar na realidade da década de 1930, quando a Educação e o Serviço Social iniciam um diálogo, implica saber que esse período foi "um divisor de águas na história do país" (Carvalho, 2002, p. 87).

     

    Bibliografia identificada pelo enunciado da questão.

     

    Destaquei o TODOS pois de qualquer modo acho complexo o uso desse termo. Normalmente eu elimino a questão quando tem termos como esse.


ID
2328898
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Texto “A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano” (DESSEN e POLONIA, 2007) destaca que a escola, no século XXI, tem o objetivo precípuo de estimular o potencial do aluno, levando em consideração as diferenças socioculturais em prol da aquisição do seu conhecimento e desenvolvimento global. Quanto aos objetivos que são comuns e devem ser buscados pelas escolas modernas, julgue os itens abaixo marcando V (VERDADEIRO) ou F (FALSO). A seguir, assinale a sequência CORRETA.

I) Estimular e fomentar o desenvolvimento em níveis físico, afetivo, moral, cognitivo e de personalidade.

II) Transmitir valores, crenças, ideias e significados que estão presentes nas sociedades.

III) Desenvolver a consciência cidadã e a capacidade de intervenção no âmbito social.

IV) Promover uma aprendizagem de forma contínua, propiciando ao aluno formas diversificadas de aprender e condições de inserção no mercado de trabalho.

V) Exercer influência no comportamento dos indivíduos, especialmente das crianças, que aprendem as diferentes formas de existir, de ver o mundo e de construir as suas relações sociais.

Alternativas
Comentários
  • I) Estimular e fomentar o desenvolvimento em níveis físico, afetivo, moral, cognitivo e de personalidade.

    II) Transmitir valores, crenças, ideias e significados que estão presentes nas sociedades.

    III) Desenvolver a consciência cidadã e a capacidade de intervenção no âmbito social.

    IV) Promover uma aprendizagem de forma contínua, propiciando ao aluno formas diversificadas de aprender e condições de inserção no mercado de trabalho.

    V) Exercer influência no comportamento dos indivíduos, especialmente das crianças, que aprendem as diferentes formas de existir, de ver o mundo e de construir as suas relações sociais.

  • Gab: E

    As assertivas II e V dizem respeito à família, portanto, estão incorretas. O comando da questão solicita os objetivos que são comuns e devem ser buscados pelas escolas e não pela família.

    " A família é vista como um sistema social responsável pela transmissão de valores, crenças, idéias e significados que estão presentes nas sociedades..."

    Ela (a família) tem, portanto, um impacto significativo e uma forte influência no comportamento dos indivíduos, especialmente das crianças, que aprendem as diferentes formas de existir, de ver o mundo e construir as suas relações sociais."

    https://www.scielo.br/pdf/paideia/v17n36/v17n36a03.pdf

    Texto: A Família e a Escola como contextos de desenvolvimento humano. Maria Auxiliadora Dessen e Ana da Costa Polonia.


ID
2351416
Banca
FCM
Órgão
IF-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Bérgamo Florentino e Reis Florentino (2015) articulam um conjunto de autores relevantes para traçar o panorama das atividades possíveis de serem desempenhadas pelos assistentes sociais no ambiente escolar.

Sobre as atividades desenvolvidas pelo assistente social, no âmbito escolar, analise as afirmativas abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

( ) Elaboração e execução de programas de orientação sócio-familiar para caracterização da população escolar.

( ) Participação da elaboração de programas que visem a prevenir a violência na escola.

( ) Realização de pesquisas que contribuam com a análise da realidade social dos alunos e suas famílias.

( ) Atuação como professor substituto, nas áreas de domínio de conhecimento, sempre que for solicitado.

( ) Registro no CadÚnico e concessão de benefícios às famílias de alunos que, por ventura, sejam elegíveis e estejam desassistidas.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Novais (2001) afirma que o assistente social, ao se inserir no universo da educação pública, desenvolve as seguintes atividades:

    Pesquisa de natureza socioeconômica e familiar para a caracterização da população escolar;

    Elaboração e execução de programas de orientação sócio-familiar, visando prevenir a evasão escolar e melhor o desempenho e rendimento do aluno e sua formação para o exercício da cidadania;

    Participação, em equipe multidisciplinar, da elaboração de programas que visem prevenir a violência; o uso de drogas e o alcoolismo, bem como visem prestar esclarecimento e informações sobre doenças infectocontagiosas e demais questões de saúde pública;

    Articulação com instituições públicas, privadas, assistenciais e organizações comunitárias locais, com vistas ao encaminhamento de pais e alunos para atendimento de suas necessidades;

    Somente com o objetivo de ampliar o conhecimento acerca da realidade sócio-familiar do aluno, de forma a possibilitar assisti-lo e encaminhá-lo adequadamente;

    Elaboração e desenvolvimento de programas específicos nas escolas onde existem classes especiais.

    (NOVAIS, 2001, p. 13)

    Fonte: http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170509161233.pdf


ID
2351452
Banca
FCM
Órgão
IF-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As ações de assistência estudantil do Programa Nacional de Assistência Estudantil, conforme Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, deverão ser desenvolvidas, dentre outras, nas seguintes áreas:

Alternativas
Comentários
  • Boa tarde, pessoal!

     

    DECRETO Nº 7.234, DE 19 DE JULHO DE 2010 - PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.

     

    Art. 3º, § 1º  As ações de assistência estudantil do PNAES deverão ser desenvolvidas nas seguintes áreas:

    I - moradia estudantil;

    II - alimentação;

    III - transporte;

    IV - atenção à saúde;

    V - inclusão digital;

    VI - cultura;

    VII - esporte;

    VIII - creche;

    IX - apoio pedagógico; e

    X - acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.

     

  • Apenas sabendo a que se detina este decreto daria para responder a questão.

     

    Art. 1o  O Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, executado no âmbito do Ministério da Educação, tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal.

     

  • A questão solicita conhecimento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído pelo Decreto nº 7.234, de julho de 2010. O PNAES deverá ser implementado de forma articulada com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando o atendimento de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior.

    Conforme o “Art. 3º, § 1” do PNAES, as ações de assistência estudantil deverão ser desenvolvidas nas seguintes áreas:

    I - moradia estudantil;

    II - alimentação;

    III - transporte;

    IV - atenção à saúde;

    V - inclusão digital;

    VI - cultura;

    VII - esporte;

    VIII - creche;

    IX - apoio pedagógico; e

    X - acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.

    Vamos, então, analisar as alternativas.

    A, C, D e E - Incorretas. Habitação para a família, empreendedorismo, transferência de renda, crédito estudantil, aprendizagem de línguas e intercâmbio, não são ações do Programa Nacional de Assistência Estudantil.

    B - Correta. Conforme o “Art. 3º, § 1” do PNAES, moradia estudantil, alimentação e transporte são ações de assistência estudantil.

     

    Gabarito: B

  • A questão solicita conhecimento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído pelo Decreto nº 7.234, de julho de 2010. O PNAES deverá ser implementado de forma articulada com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando o atendimento de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior.

    Conforme o “Art. 3º, § 1” do PNAES, as ações de assistência estudantil deverão ser desenvolvidas nas seguintes áreas:

    I - moradia estudantil;

    II - alimentação;

    III - transporte;

    IV - atenção à saúde;

    V - inclusão digital;

    VI - cultura;

    VII - esporte;

    VIII - creche;

    IX - apoio pedagógico; e

    X - acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.

    Vamos, então, analisar as alternativas.

    A, C, D e E - Incorretas. Habitação para a família, empreendedorismo, transferência de renda, crédito estudantil, aprendizagem de línguas e intercâmbio, não são ações do Programa Nacional de Assistência Estudantil.

    B - Correta. Conforme o “Art. 3º, § 1” do PNAES, moradia estudantil, alimentação e transporte são ações de assistência estudantil.

     

    Gabarito: B


ID
2351479
Banca
FCM
Órgão
IF-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Dentz e Silva (2015), no Brasil, a inserção dos profissionais _____________ na política _____________ teve início aproximadamente na década de ________ e apenas em meados de _________ se abrem espaços de maior inserção.

Os termos que completam, respectivamente, as lacunas são:

Alternativas
Comentários
  • Destacadas algumas pontuações históricas acerca da Educação brasileira e, na busca de resgatar traços de origem da relação entre Educação e Serviço Social, sinaliza-se que essa articulação começa a ocorrer no Brasil em meados de 1930, mais precisamente em 1936, quando se instala a primeira escola de Serviço Social (Castro, 2000; CFESS, 2011). Portanto, a relação tem início desde a origem dos processos sócio-históricos constitutivos da profissão. No entanto, “é a partir da década de 1990, em consonância com o amadurecimento do projeto ético-político profissional, que se visualiza no Brasil um considerável aumento da inserção do Serviço Social na área da Educação” (CFESS,2011, p. 5). Assim, nessa subseção, serão sinalizados aspectos preponderantes,que referenciam a emergência da relação Educação e Serviço Social, no período 1930-1990. Deste modo, adentrar na realidade da década de 1930, quando a Educação e o Serviço Social iniciam um diálogo, implica saber que esse período foi “um divisor de águas na história do país” (Carvalho, 2002, p. 87).

    http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n121/0101-6628-sssoc-n121-0007.pdf

  • (...) a inserção desses profissionais [do serviço social] na Educação teve início aproximadamente na década de 1930, de forma passiva, e apenas em meados de 1990, ou seja, depois de sessenta anos, há uma movimentação significativa, abrindo espaços de maior inserção (Souza, 2005 apud DENTZ; SILVA, p. 22).

     

    Gabarito: A)

     

    Meu Blog de compartilhamento de estudos sobre a atuação do Serviço Social:

    https://estudando-servicosocial.blogspot.com.br/


ID
2351485
Banca
FCM
Órgão
IF-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A vinculação do Serviço Social com a Política de Educação foi sendo construída desde os primórdios da profissão. Em relação à concepção de educação que deve orientar a atuação de assistentes sociais na Política de Educação, na perspectiva apresentada pelo CFESS em “Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação”, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • (...) A trajetória da política educacional no Brasil evidencia como as desigualdades sociais são reproduzidas a partir dos processos que restringiram, expulsaram e hoje buscam "incluir" na educação escolarizada largos contingentes da classe trabalhadora.

     

    Fonte: Subsídios para a atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação CFESS

  • A concepção de educação que deve orientar a atuação de assistentes sociais na Política de Educação na perspectiva do CFESS: a questão quer o contrário da concepção do CFESS:

     

    A alternativa D) está contrária à concepção do CFESS:

     

    d) A trajetória da política educacional no Brasil evidencia como as desigualdades sociais foram superadas a partir do enfretamento dos processos que restringiram, expulsaram e hoje incluem efetivamente largos contingentes da classe trabalhadora na educação escolarizada.

     

    No texto Subsídios para a atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação​, página 19: "A trajetória da política educacional no Brasil evidencia como as desigualdades sociais são reproduzidas a partir dos processos que restringiram, expulsaram e hoje buscam “incluir” na educação escolarizada largos contingentes da classe trabalhadora."

     

    Fonte: http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_SUBSIDIOS-AS-EDUCACAO.pdf

     

    Gabarito: D)

     

     

    Meu Blog de compartilhamento de estudos sobre a atuação do Serviço Social:

    https://estudando-servicosocial.blogspot.com.br/

  • O que está diferente do CFESS?

     

    a) A educação compreendida como dimensão da vida social segue uma tradição que toma o trabalho como fundamento ontológico do ser social.[Está no Subsídios para a atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação​, página 16]

     

     b) Compreender o alcance das estratégias educacionais empreendidas sob a hegemonia do capital financeiro e reorientar a direção política de sua atuação é um desafio que a profissão de assistente social tem condições teóricas e políticas de forjar. [Está no Subsídios para a atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação​, página 21]

     

    c) O trabalho do/a assistente social na Política de Educação pressupõe a referência a uma concepção de educação emancipadora que possibilite aos indivíduos sociais o desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades como gênero humano. [Está no Subsídios para a atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação​, página 33]

     

    [GABARITO] d) A trajetória da política educacional no Brasil evidencia como as desigualdades sociais foram superadas a partir do enfretamento dos processos que restringiram, expulsaram e hoje incluem efetivamente largos contingentes da classe trabalhadora na educação escolarizada. [Está DIFERENTE do Subsídios para a atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação​, página 19: "A trajetória da política educacional no Brasil evidencia como as desigualdades sociais são reproduzidas a partir dos processos que restringiram, expulsaram e hoje buscam “incluir” na educação escolarizada largos contingentes da classe trabalhadora."]

     

    e) As demandas apresentadas aos/às assistentes sociais em relação à educação nunca estiveram limitadas a uma inserção restrita aos estabelecimentos educacionais tradicionais, sendo ativadas também a partir de outras instituições, envolvendo ainda movimentos sociais e práticas no campo da educação popular.  [Está no Subsídios para a atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação​, página 16]

     

    Gabarito: D)

     

    Fonte: http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_SUBSIDIOS-AS-EDUCACAO.pdf

     

    Meu Blog de compartilhamento de estudos sobre a atuação do Serviço Social:

    https://estudando-servicosocial.blogspot.com.br/


ID
2351488
Banca
FCM
Órgão
IF-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo o Conselho Federal de Serviço Social (2013), no que diz respeito às dimensões que particularizam a inserção dos/as assistentes sociais na Política de Educação, a atuação desses profissionais na Política de Educação deve, dentre outros aspectos, direcionar-se para a garantia

Alternativas
Comentários
  • (...) A atuação direcionada para a garantia da gestão democrática e da qualidade da educação indica outras dimensões que também se inscrevem no conjunto das lutas sociais pelo reconhecimento a ampliação da educação pública como direito social, evidenciando sua sintonia com os princípios ético-políticos que norteiam a atuação profissional.

     

    No que diz respeito à atuação profissional voltada para a garantia da gestão democrática da escola e da Política de Educação, trata-se de uma dimensão cuja construção depende,essencialmente, da afirmação dos pressupostos éticos e políticos que orientam o projeto profissional do Serviço Social.

     

    Fonte: Subsídios para a atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação CFESS

  • A questão quer saber sobre a atuação do Assistente Social na Política de Educação.

    A atuação profissional deve direcionar-se para a garantia do quê?

    .

    Inserção do Serviço Social na política de educação tem os seguintes focos (CFESS-a, 2011) :

    -Garantia do acesso da população à educação formal (CFESS-a, 2011, p.42)

    -Garantia da permanência da população nas instituições de educação formal (CFESS, 2011, p.43)

    -Garantia da qualidade dos serviços prestados no sistema educacional (CFESS, 2011, p.44)

    -Garantia da gestão democrática e participativa na política de educação (CFESS, 2011, p.44)

    .

    Subsídios para a atuação do Ass.Soc. na pol. de Educação (CFESS-b):

    -> As respostas sociais e profissionais no tocante aos processos de garantia do acesso, da permanência, da gestão democrática e da qualidade da educação. É importante o reconhecimento da centralidade dessas dimensões para o processo de sistematização do conjunto diversificado das ações desenvolvidas por assistentes sociais na educação. (CFESS-b, p. 37)

    -> Uma atuação em relação aos “princípios e fins da educação nacional”, constantes do artigo 3º do título II da LDB - princípios e fins que justificam social e institucionalmente suas possibilidades de inserção e atuação profissional na Política de Educação. (CFESS-b, p. 38)

    .

    LDB - Lei 9394 - Dos Princípios e Fins da Educação Nacional

    Art. 3º - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

    III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;

    IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;

    V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

    VII - valorização do profissional da educação escolar;

    VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;

    IX - garantia de padrão de qualidade;

    X - valorização da experiência extra-escolar;

    XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

    XII - consideração com a diversidade étnico-racial.

    .

    [GABARITO] a) da gestão democrática da escola e da política de educação.

    b)  dos mínimos sociais necessários ao bom aprendizado dos estudantes.

    c) de espaços na escola onde os jovens possam realizar festas de formatura. 

    d) da disciplina em sala de aula e do cumprimento das regras comportamentais.

    e) de alimentação escolar adequada aos critérios de segurança alimentar e nutricional. 

    .

    Fontes:

    CFESS-a - Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação - link http://cfess.org.br/arquivos/subsidios-servico-social-na-educacao.pdf

    CFESS-b - Subsídios para a atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação - link http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_SUBSIDIOS-AS-EDUCACAO.pdf

    .

    Gabarito: A)

    .

    Meu Blog de compartilhamento de estudos sobre a atuação do Serviço Social:

    https://estudando-servicosocial.blogspot.com.br/

  • GABARITO: LETRA A

    ? No que diz respeito à atuação profissional voltada para a garantia da gestão democrática da escola e da Política de Educação, trata-se de uma dimensão cuja construção depende, essencialmente, da afirmação dos pressupostos éticos e políticos que orientam o projeto profissional do serviço social. A eleição de estratégias de atuação profissional neste âmbito está plenamente sintonizada à compreensão do significado da educação no bojo das lutas sociais. Não se identifica aqui uma dimensão que particulariza a inserção e atuação de assistentes sociais na Política de Educação demandada por programas e projetos governamentais, ou inscritas nas rotinas institucionais de estabelecimentos públicos ou privados a pedido dos/as gestores/as. Depende sobremaneira de uma escolha ancorada numa construção coletiva da categoria profissional, de vinculação a um determinado projeto de sociedade.

    >>> Fonte: http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_SUBSIDIOS-AS-EDUCACAO.pdf

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?


ID
2376088
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Marque a alternativa INCORRETA:
Segundo Iamamoto (2007), a subordinação da educação à acumulação do capital gera, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Por que não pode ser a letra A também?

  • Essa questão foi bem maliciosa Liliana Augusta. Eu pediria anulação dela, se tivesse feito esta prova. A forma como escreveram a letra A torna a alternativa errada pra mim também. Comprometimento dá ideia de compromisso e compremete dá ideia de sujeitamento. Pediria anulação, alegando que tanto a letra A quanto a letra C estão erradas!!

     

     

    "Não se trata simplesmente de uma recusa ingênua da tecnologia do ensino à distância. O que se questiona é sua expansão indiscriminada em um contexto de acelerada privatização do ensino superior, em que a EAD é um recurso para à ampliação da lucratividade das empresas educacionais a que se subordina a qualidade do ensino e da formação universitária. É isso que permite vislumbrar, como faces de um mesmo processo: a desqualificação do ensino universitário privatizado e à distancia e a precarização do trabalho profissional. A subordinação da educação à acumulação de capital compromete a qualidade do ensino superior e sua função pública; gera o desfinanciamento da educação superior; desvaloriza e desqualifica a docência universitária ante as cumulativas perdas salariais e desconhece a pesquisa e a extensão enquanto funções precípuas da formação universitária. Essa tendência é compatível com premissa de que o “mercado” – leia-se o capital – é portador da racionalidade sociopolítica e o agente principal do bem-estar da República. Ela tende a deslocar direitos sociais, entre os quais a educação superior, para o “setor de prestação serviços” definidos pelo mercado, segundo os critérios de produtividade, competição e eficiência, desfigurando-os e mutilando-os, ao tempo em que comprime o espaço público e amplia o espaço privado."(p.20)

     

     

    Fonte: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/8j7F236BNGDj5r58l1Ax.pdf

  • Se a letra A tivesse escrita assim

    "O comprometimento COM qualidade do ensino superior e de sua função pública". AÍ sim, poderia se marcada como incorreta, mas quando se diz comprometimento DA qualidade do ensino passa a ter um sentido negativo de prejuízo da qualidade.

    verbo transitivo direto

    Colocar em perigo ou numa situação embaraçosa, constrangedora: comprometer a saúde; comprometer uma amizade.

    Prejudicar algo ou alguma coisa; danificar: comprometer o trabalho de alguém.

    Dar como garantia; hipotecar: comprometer os bens da família.

    verbo pronominal

    Assumir compromissos: comprometeu-se a se comportar educadamente.

    Estar obrigado por um compromisso, por uma relação afetiva, amorosa ou pelo casamento: comprometeu-se em matrimônio.

    Etimologia (origem da palavra comprometer). Do latim compromittere, "pactuar, sujeitar-se".

    https://www.dicio.com.br/comprometer/#:~:text=verbo%20transitivo%20direto%20Colocar%20em,comprometer%20o%20trabalho%20de%20algu%C3%A9m.


ID
2376094
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Lima (2012), o desenvolvimento da educação superior brasileira ocorre sob as bases do padrão dependente de educação expresso na transplantação de conhecimentos e tecnologias dos países centrais. Estas análises indicam que:
I . Inicialmente, a expansão da educação superior caracterizou-se pela marca de um intocável privilégio social, que começava e terminava nas fronteiras das camadas dominantes.
II . No regime burguês-militar, essa expansão se deu pela ampliação de acesso para formação de um letrado com aptidões gerais, e pelo incentivo a um perfil empreendedor de trabalhador docente.
III . No governo Cardoso, a expansão caracterizou-se pelo aumento do número de IES privadas e pela privatização interna das IES públicas, a partir dos cursos pagos e das parcerias universidades-empresas.
IV . A expansão da educação superior no governo Lula pode ser identificada através de dois grandes eixos temáticos: a mercantilização da educação e a hierarquização em larga escala entre unidades e/ou universidades federais.
Considerando as afirmativas acima, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • gabarito D

     

  • A crise do capital ocorrida na década de 1970 vai ensejar transformações na produção e no âmbito do Estado e para retomar as taxas de superlucros iremos identificar que o capital buscará mercantilizar todas a s esferas da vida social, o que ocorrerá no caso da educação. Assim, a educação será um nicho de suma importância nesse novo contexto, pois privatizada e mercantilizada será lucrativa; terá função de disseminar e consolidar a ideologia dominante e formará e capacitará força de trabalho, criando também novas tecnologias para serem utilizadas no processo produtivos, diminuindo o tempo de trabalho vivo e aumentando a produção. Comentaremos agora cada alternativa com base no texto de Kátia Lima (Expansão da educação superior brasileira na primeira década do novo século. In: Serviço Social e educação. Ogs.: Larissa Dahmer Pereira e Ney Luiz Teixeira de Almeida. 2ª edição. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013).

    I- Esta alternativa está correta. Conforme Kátia Lima, a educação superior em sua gênese era direcionada somente para formação da classe dominante, sendo o ingresso nas universidades públicas para as camadas populares praticamente impossível. Além disso, a inexistência de políticas e programas que possibilitasse a permanência tornava impossível manter-se na universidade, pois era inimaginável trabalhar e frequentar a universidade devido a falta de cursos noturnos, etc. Para os trabalhadores era destinada a educação básica que somente ensinasse ler e escrever.
    II- Esta alternativa está incorreta. Segundo Kátia Lima, no regime de ditadura civil-militar tem-se a expansão do setor privado, conforme preconizado pelos organismos financeiros na época. Como se sabe, é na ditadura que se tem a expansão dos setores privados em várias esferas e não ocorrerá diferente com a educação.
    III- Esta alternativa está correta. No governo de Fernando Henrique Cardoso, segundo afirma Kátia Lima, houve um sucateamento das universidades públicas, sendo este período marcados por diversas e longas greves dessas instituições. FHC manteve os privilégios do setor privado de ensino além de ter ampliado a privatização internas das instituições de ensino públicas.
    IV- Esta alternativa está incorreta. Kátia Lima destaca que a educação superior no Governo Lula (2003-2010) foi implementada através da instituição de uma série de decretos, medidas provisórias, leis. Para a autora, as ações desse governo que incidiram sobre a educação podem ser divididas em dois eixos, a saber: 1- o empresariamento da educação e 2- a certificação em larga escala. No que se refere o primeiro eixo, a autora informa que tal governo também privilegia o setor privado de ensino concedendo recursos indiretos para estas instituições, através de programas como o FIES e o ProUni além de aprofundar a privatização interna das instituições públicas instituindo cursos pagos e parcerias entre universidades e empresas e fundações de direito privado, como o caso da EBSERH com os hospitais universitários. O Governo Lula também impõe aos docentes e pesquisadores ritmo de produtivismo exacerbado e adoecedor, condicionando os recursos para essas áreas ao número de produções. Com relação ao segundo eixo, identifica-se que a certificação em massa ocorre através da regulamentação do ensino a distância e a implementação do REUNI. Essas ações oferecem um ensino precarizado, apesar de expandir as vagas, não oferecendo qualidade e dissociando o tripé importante e necessário no ensino superior: ensino-pesquisa-extensão.



    RESPOSTA: D






  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social.

    A crise do capital ocorrida na década de 1970 vai ensejar transformações na produção e no âmbito do Estado e para retomar as taxas de superlucros iremos identificar que o capital buscará mercantilizar todas a s esferas da vida social, o que ocorrerá no caso da educação. Assim, a educação será um nicho de suma importância nesse novo contexto, pois privatizada e mercantilizada será lucrativa; terá função de disseminar e consolidar a ideologia dominante e formará e capacitará força de trabalho, criando também novas tecnologias para serem utilizadas no processo produtivos, diminuindo o tempo de trabalho vivo e aumentando a produção. Comentaremos agora cada alternativa com base no texto de Kátia Lima (Expansão da educação superior brasileira na primeira década do novo século. In: Serviço Social e educação. Ogs.: Larissa Dahmer Pereira e Ney Luiz Teixeira de Almeida. 2ª edição. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013).


    II- Esta alternativa está incorreta. Segundo Kátia Lima, no regime de ditadura civil-militar tem-se a expansão do setor privado, conforme preconizado pelos organismos financeiros na época. Como se sabe, é na ditadura que se tem a expansão dos setores privados em várias esferas e não ocorrerá diferente com a educação.

     

    IV- Esta alternativa está incorreta. Kátia Lima destaca que a educação superior no Governo Lula (2003-2010) foi implementada através da instituição de uma série de decretos, medidas provisórias, leis. Para a autora, as ações desse governo que incidiram sobre a educação podem ser divididas em dois eixos, a saber: 1- o empresariamento da educação e 2- a certificação em larga escala. No que se refere o primeiro eixo, a autora informa que tal governo também privilegia o setor privado de ensino concedendo recursos indiretos para estas instituições, através de programas como o FIES e o ProUni além de aprofundar a privatização interna das instituições públicas instituindo cursos pagos e parcerias entre universidades e empresas e fundações de direito privado, como o caso da EBSERH com os hospitais universitários. O Governo Lula também impõe aos docentes e pesquisadores ritmo de produtivismo exacerbado e adoecedor, condicionando os recursos para essas áreas ao número de produções. Com relação ao segundo eixo, identifica-se que a certificação em massa ocorre através da regulamentação do ensino a distância e a implementação do REUNI. Essas ações oferecem um ensino precarizado, apesar de expandir as vagas, não oferecendo qualidade e dissociando o tripé importante e necessário no ensino superior: ensino-pesquisa-extensão.

  • (I) Se o desenvolvimento da educação superior no Brasil foi marcado por uma expansão de acesso que começava e terminava nos horizontes dos interesses das camadas dominantes, o (II) regime burguês-militar realizará a primeira fase do “milagre educacional” através da expansão do acesso à educação superior “inundando a universidade” com o objetivo de controlar a organização de professores e estudantes em luta pela ruptura com o padrão dependente de educação superior. Já nos anos de neoliberalismo, especialmente no (III) governo Cardoso, a segunda fase do “milagre educacional” ganhará nova racionalidade caracterizada por um processo efetivo de empresariamento da educação superior (NEVES, 2002) que ocorrerá pelo aumento do número de IES privadas e pela intensificação da privatização interna das IES públicas através de um novo arcabouço político e jurídico que pavimentará o caminho para a mercantilização da educação superior brasileira ainda que sob a aparência de “democratização” do acesso à educação. A análise das ações constitutivas da contra-reforma na educação superior realizada no governo Lula (2003-2009) indica que uma nova fase/face do “milagre educacional” está em curso. Estas ações integrantes da nova face/fase do “milagre educacional” podem ser agrupadas em quatro nucleações básicas: 1) O fortalecimento do empresariamento da educação superior; 2) a implementação das parcerias públicoprivadas/PPP na educação superior; 3) a operacionalização dos contratos de gestão, eixos condutores da contra-reforma do Estado brasileiro, de Bresser-Cardoso a Paulo Bernardo-Lula e; 4) a garantia da coesão social em torno das reformas estruturais realizadas pelo governo federal em absoluta consonância com as políticas dos organismos internacionais do capital. 


    Fonte: Contra-reforma na educação superior brasileira: impactos na formação profissional em Serviço Social. Kátia Regina de Souza Lima, Larissa Dahmer Pereira

    Disponível em: http://revistas.ucpel.tche.br/index.php/rsd/article/viewFile/358/315


ID
2376100
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Marque a alternativa INCORRETA:
Para Pereira (2012), o perfil do profissional formado na modalidade de Educação à Distância (EAD) será marcado, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • parca = morte

  • Boa noite!

     

    A ausência de vivência acadêmica é um sério problema, pois o discente se limita a convivência com poucos colegas e com um tutor, isto enquanto frequenta o Polo de Apoio Presencial, empobrecendo a formação do mesmo. Haja vista que essa relação limitada o priva de contato com o movimento estudantil, com matrizes teóricas diversas e com a convivência da comunidade acadêmica (que pressupõe o contato com outros cursos). Em concordância com Pereira (2012 p. 61), "o perfil do profissional formado na modalidade EAD será marcado pela realização de estágios precários, pela ausência de transversalidade da pesquisa ao longo da formação, ausência de vivência acadêmica e corpo docente com trajetórias teóricas distintas". Nesta perspectiva, diante do processo de alienação que se dá na sociedade capitalista, evidencia-se um contexto em que a educação da sociedade também se insere na lógica de dominação. Deste modo, não se objetiva a formação de seres pensantes. Logo, esse panorama atual que é imposto à educação superior, com o estímulo ao conservadorismo, tende a ser regressivo e preocupante para com a direção social hegemônica do Projeto Ético-Político do Serviço Social.

     

     

     

    PEREIRA, Larissa Dahmer. Educação e Serviço Social: do confessionalismo ao empresariamento da formação profissional. São Paulo: Xamã, 2008.


ID
2403139
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo ALMEIDA (2011), as contradições do processo de condução das políticas públicas no campo educacional no Brasil são muito evidentes em razão da capacidade de os organismos multilaterais interferirem na produção das agendas governamentais e da sociedade civil e fornecerem os subsídios conceituais para a abordagem dos problemas tratados.
Constituem características desse contexto, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • gab. d (sem comentarios...)

  • conteúdo de serviço social parece infinito.


ID
2403142
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As condições de ampliação do espaço ocupacional dos assistentes sociais representam uma dinâmica de conquistas, disputas e contradições.
Constituem tendências e repercussões dessa dinâmica que incidem sobre as requisições de atuação do assistente social na educação, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • [...]  Alguns fenômenos importantes que a partir dessas tendências parecem incidir sobre as requisições de atuação do assistente social na educação:

     Os discursos e as práticas de valorização de uma educação inclusiva e as conseqüentes demandas de articulação com as instituições e serviços assistenciais.

     O processo de descentralização da educação básica e a maior autonomia da esfera municipal no desenvolvimento de programas de ampliação do acesso e garantia de permanência na educação escolarizada.

     A ampliação e a interiorização da rede de Institutos de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia e as demandas por programas e ações de assistência estudantil.

     A expansão do setor privado de educação e a demanda por ações de assistência estudantil e de trabalho comunitário como forma de justificar a isenção de impostos.

     A aprovação da Política Nacional de Assistência Estudantil e a ampliação das formas de acesso à educação superior pública.

     A afirmação do direito à educação de largos contingentes populacionais que se encontravam fora da escola e o acionamento de diferentes instituições do poder judiciário e do executivo para assegurar e acompanhar as condições de acesso a esse direito.

     A organização de programas de qualificação e de conclusão da educação escolarizada de jovens com forte caráter compensatório.

     A expansão dual da rede de educação infantil (pública e comunitária) com recursos públicos e as requisições de  gerenciamento da desproporcionalidade entre oferta e demanda de vagas.

     O aumento das ações e programas sociais dirigidos às famílias e das demandas de sua operacionalização no âmbito das organizações não governamentais que atuam no campo educacional.

     A disseminação de programas e projetos sociais que articulam  educação, esporte e cultura como forma de “exercício da cidadania” e ampliam as ações de cunho educativas em articulação como o tempo e espaço escolar.

    http://cress-sc.org.br/docs/Subsidios%20para%20o%20Debate%20SS%20na%20Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf

     

     

  • Jogo dos sete erros, em concurso e assim, acha-se o erro e, além a questão, ganha tempo.

    o processo de centralização da educação básica e a restrita autonomia da esfera municipal na ampliação do acesso e permanência.

     

     

    "Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus. 
    1 João 5:4-5"


ID
2403160
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com base no documento Subsídios para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação, publicado em 2014, compreende-se que as estratégias institucionais de garantia da permanência na educação escolarizada construídas no interior da política educacional não se traduzem em programas e projetos comuns a todos os níveis e modalidades.
As possibilidades de atuação profissional na educação se constituem:

Alternativas
Comentários
  • A preocupação com a qualidade não deve ser capturada pelas armadilhas e artimanhas que os discursos hegemônicos difundem Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação a partir da “pedagogia das competências”, com os paradigmas do “empreendedorismo” e da “empregabilidade”, com os investimentos em projetos pedagógicos voltados para se alcançar “eficiência” e “eficácia” na gestão educacional, como integrantes do esforço de consolidação de novos consensos em torno da sociabilidade burguesa. Trata-se, ao contrário, de afirmar outros significados para a educação, numa direção contra-hegemônica, cuja objetivação impõe ao trabalho profissional uma necessária articulação com os processos de visibilidade social e política de um amplo conjunto de sujeitos coletivos e uma fundamentada, político-pedagógica mediação com as condições de vida, trabalho e de educação dos sujeitos singulares com os quais atuam no cotidiano institucional.

  • GABARITO: LETRA A

    ? Fundep foi boazinha nessa;

    ? Coloca-se como um grande desafio profissional aos/às assistentes sociais que atuam na Política de Educação compreender as estratégias forjadas no sentido de se assegurar às condições de permanência na educação escolarizada para além do nível ou modalidade ao qual se vincula diretamente, tomando-as como expressões das desigualdades que atravessam a política educacional e que, em última instância, expressam as desigualdades sociais que esta política contribui para reproduzir. Igualmente importante é o desafio de reconhecimento dos diferentes sujeitos coletivos e dos processos de luta no campo educacional e para, consequentemente, tecer articulações profissionais com os mesmos.

    ? Fonte: http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_SUBSIDIOS-AS-EDUCACAO.pdf (página 43).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?


ID
2432131
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Serviço Social brasileiro reconhece a educação como direito humano-universal e elemento imprescindível na construção de uma sociedade justa e igualitária, inclusive nas disputas sociais e históricas que determinam os avanços e retrocessos no processo de humanização. Na direção assinalada, a inserção dos Assistentes Sociais nessa política

Alternativas

ID
2466193
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Há uma dimensão da atuação do Assistente Social na Política de Educação que se reveste de um significado importante no campo dessa política, pois representa um dos elementos que justificam a inserção desse profissional na dinâmica do funcionamento dos estabelecimentos educacionais, assim como em instâncias de gestão e/ou coordenação nas esferas locais. Essa dimensão também se constitui num dos focos de resistência à presença de Assistentes Sociais, pela aproximação de algumas de suas abordagens ao trabalho já realizado por outros profissionais. Trata-se da

Alternativas
Comentários
  • Ver: subsídios para a atuação de assistentes social na política de educação. Página 53 e 54.


    http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_SUBSIDIOS-AS-EDUCACAO.pdf

  • A dimensão pedagógico-interpretativa e socializadora das informações e conhecimentos no campo dos direitos sociais e humanos, das políticas sociais, de sua rede de serviços e da legislação social que caracteriza o trabalho do/a assistente social reveste-se de um significado importante no campo da educação, pois representa um dos elementos que justificam a inserção desse/a profissional na dinâmica de funcionamento dos estabelecimentos educacionais, assim como em instâncias de gestão e/ou coordenação nas esferas locais. Contudo, contraditoriamente, tratase também de um dos focos de resistência à presença de assistentes sociais, pela aproximação de algumas de suas abordagens ao trabalho já realizado por outros/as profissionais, em particular por pedagogos/as. Uma das constantes preocupações nas ações desenvolvidas pelo GT Nacional foi exatamente a de fomentar e qualificar o debate sobre este tema, sem conduzir para a delimitação de ações que diferenciem normativamente o trabalho profissional, visto que esta não era a sua tarefa. Parte das tensões presentes nesta dimensão tende a avançar com a compreensão mais precisa das possibilidades de atuação profissional dos/as assistentes sociais, ao reconhecerem a necessidade de articulação das diferentes dimensões que particularizam seu trabalho.

    subsídios para a atuação de assistentes social na política de educação. Página 53 e 54.

    http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_SUBSIDIOS-AS-EDUCACAO.pdf


ID
2466202
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Tomando por base a concepção sobre a qualidade da educação, expressa no documento “Subsídios para a atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação”, julgue as afirmativas abaixo, colocando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.

( ) A garantia da qualidade da educação que deve pautar a atuação profissional se ancora na perspectiva de uma educação que contribua para a emancipação humana.

( ) A qualidade da educação, ao mesmo tempo em que envolve uma densa formação intelectual, com domínio de habilidades cognitivas e conteúdos formativos, também engloba a produção e a disseminação de um conjunto de valores e práticas alicerçadas no respeito à diversidade humana e aos direitos humanos, na livre orientação e expressão sexual, na livre identidade de gênero, de cunho não sexista, não racista e não homofóbica/lesbofóbica/transfóbica, fundamentais à autonomia dos sujeitos singulares e coletivos e ao processo de emancipação humana.

( ) A preocupação com a qualidade a partir da “pedagogia das competências” inclui os paradigmas do “empreendedorismo” e da “empregabilidade”, bem como os investimentos em projetos pedagógicos voltados para se alcançar “eficiência” e “eficácia” na gestão educacional.

( ) A qualidade da Educação a ser assegurada não se alcança como resultado da ação de um único profissional. Portanto, os trabalhos interdisciplinares, interinstitucionais e intersetoriais contribuem para a qualidade da educação, na medida em que eles convirjam em uma construção coletiva, profissional e política.

A alternativa que apresenta a sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    O correto é "A preocupação com a qualidade não deve ser capturada pelas armadilhas e artimanhas que os discursos hegemônicos difundem a partir da “pedagogia das competências”, com os paradigmas do “empreendedorismo” e da “empregabilidade”, com os investimentos em projetos pedagógicos voltados para se alcançar “eficiência” e “eficácia” na gestão educacional, como integrantes do esforço de consolidação de novos consensos em torno da sociabilidade burguesa."

  • Esta questão caberia recurso referente a letra c assinalada como falsa... o fragmento do texto é verdadeiro, pois no paradigma da pedagogia por competências , a  preocupação com a qualidade SIM: inclui os paradigmas do “empreendedorismo” e da “empregabilidade”, bem como os investimentos em projetos pedagógicos voltados para se alcançar “eficiência” e “eficácia” na gestão educacional.

  • A preocupação com a qualidade não deve ser capturada pelas armadilhas e artimanhas que os discursos hegemônicos difundem a partir da “pedagogia das competências”, com os paradigmas do “empreendedorismo” e da “empregabilidade”, com os investimentos em projetos pedagógicos voltados para se alcançar “eficiência” e “eficácia” na gestão educacional, como integrantes do esforço de consolidação de novos consensos em torno da sociabilidade burguesa. Trata-se, ao contrário, de afirmar outros significados para a educação, numa direção contra hegemônica, cuja objetivação impõe ao trabalho profissional uma necessária articulação com os processos de visibilidade social e política de um amplo conjunto de sujeitos coletivos e uma fundamentada, político pedagógica mediação com as condições de vida, trabalho e de educação dos sujeitos singulares com os quais atuam no cotidiano institucional.


    http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_SUBSIDIOS-AS-EDUCACAO.pdf



ID
2497321
Banca
UTFPR
Órgão
UTFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com o decreto n° 7234 de 19 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A)CERTA

    B) Art. 3o  O PNAES deverá ser implementado de forma articulada com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando o atendimento de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior.

    C) Art. 5o  Serão atendidos no âmbito do PNAES prioritariamente estudantes oriundos da rede pública de educação básica ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, sem prejuízo de demais requisitos fixados pelas instituições federais de ensino superior.

    D) Art. 4o  As ações de assistência estudantil serão executadas por instituições federais de ensino superior, abrangendo os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, considerando suas especificidades, as áreas estratégicas de ensino, pesquisa e extensão e aquelas que atendam às necessidades identificadas por seu corpo discente

    E) Art. 4o ... Parágrafo único.  As ações de assistência estudantil devem considerar a necessidade de viabilizar a igualdade de oportunidades, contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico e agir, preventivamente, nas situações de retenção e evasão decorrentes da insuficiência de condições financeiras.

  • A questão requer conhecimento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído pelo Decreto nº 7.234, de julho de 2010. O PNAES deverá ser implementado de forma articulada com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando o atendimento de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior.

    Vamos, então, analisar as alternativas.

    A - Correta. De acordo com o “Art. 3º, § 2º”, do PNAES - Caberá à instituição federal de ensino superior definir os critérios e a metodologia de seleção dos alunos de graduação a serem beneficiados.

    B - Incorreta. De acordo com o “Art. 3”, o PNAES deverá ser implementado de forma articulada com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando o atendimento de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior. Portanto, não consta no texto do Programa Nacional de Assistência Estudantil a EAD e a pós-graduação.

    C - Incorreta. De acordo com o “Art. 5º”, serão atendidos no âmbito do PNAES prioritariamente estudantes oriundos da rede pública de educação básica ou com renda familiar, por cada indivíduo da família, de até um salário-mínimo e meio, sem prejuízo de demais requisitos fixados pelas instituições federais de ensino superior.

    D - Incorreta. De acordo com o “Art. 4º”, as ações de assistência estudantil serão executadas por instituições federais de ensino superior, abrangendo os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, considerando suas especificidades, as áreas estratégicas de ensino, pesquisa e extensão e aquelas que atendam às necessidades identificadas por seu corpo discente. Portanto, não consta no texto do PNAES o ensino médio.

    E - Incorreta. De acordo com o “Art. 4º”, parágrafo único - as ações de assistência estudantil devem considerar a necessidade de viabilizar a igualdade de oportunidades, contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico e agir, preventivamente, nas situações de retenção e evasão decorrentes da insuficiência de condições financeiras.

    Gabarito: A


ID
2497351
Banca
UTFPR
Órgão
UTFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Lei nº 12.711, de 29 de Agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino médio de nível técnico, conhecida como Lei de Cotas, estabelece os limites e processos pelos quais as universidades públicas da rede federal de ensino deverão incluir a reserva de vagas para públicos específicos em seus processos de seleção. Sobre a proporção de reserva de vagas, de acordo com a definição legal, analise as afirmativas a seguir.


I) As universidades têm liberdade, devido a sua autonomia administrativa, para definir, de acordo com sua realidade, o número de vagas, por curso, que serão reservadas às categorias definidas por lei.

II) As universidades têm a obrigatoriedade de reservar cinquenta por cento das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas e, dentro dessas vagas, definir os limites de acordo com o perfil demográfico da unidade da federação onde estão instaladas, respeitando o último senso do IBGE.

III) As categorias de cotas que devem ser respeitadas pelas universidades, de acordo com a legislação, são dentre os estudantes de escola pública, reserva para os auto declarados pretos, pardos, indígenas e portadores de deficiência.


Está(ão) correta(s) apenas:

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa III não pode figurar como correta. Falta mencionar a categoria "oriundos de família com renda menor ou igual a 1.5 salário-mínimo per capita"?

  • paschoaal a questão pode estar incompleta, mas não incorreta. Nota-se que na afirmativa III não há nehuma palavra restitiva, o que deixa a questão em aberto.

     

    Vejamos o exemplo desta alternativa contendo palavra restritiva:

     

    As categorias de cotas que devem ser respeitadas pelas universidades, de acordo com a legislação, são dentre os estudantes de escola pública, reserva apenas para os auto declarados pretos, pardos, indígenas e portadores de deficiência. 

    Não sei se consegui me fazer entender... Espero te cotribuido com seu estudo.

  • A alternativa II está incorreta, pois de ser o mínimo de 50%
  • GABARITO: D

    Senso? Meu Deus! É Censo do IBGE.


ID
2499943
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em março de 2007, o Brasil assinou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que passou a vigorar no país com força de emenda constitucional. O Estado, por meio de suas instituições de ensino, deve assegurar às pessoas com deficiência a

Alternativas
Comentários
  • DECRETO LEGISLATIVO 186/2008

     

    Os Estados Partes assegurarão às pessoas com deficiência a possibilidade de adquirir as competências práticas e sociais necessárias de modo a facilitar às pessoas com deficiência sua plena e igual participação no sistema de ensino e na vida em comunidade. Para tanto, os Estados Partes tomarão medidas apropriadas, incluindo:

     

    a) Facilitação do aprendizado do braille, escrita alternativa, modos, meios e formatos de comunicação aumentativa e alternativa, e habilidades de orientação e mobilidade, além de facilitação do apoio e aconselhamento de pares;

     

    b) Facilitação do aprendizado da língua de sinais e promoção da identidade lingüística da comunidade surda;

     

    c) Garantia de que a educação de pessoas, em particular crianças cegas, surdocegas e surdas, seja ministrada nas línguas e nos modos e meios de comunicação mais adequados ao indivíduo e em ambientes que favoreçam ao máximo seu desenvolvimento acadêmico e social.


ID
2499994
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um indicador que mede a qualidade do aprendizado nacional. Os dois componentes utilizados para calcular o IDEB são

Alternativas
Comentários
  • Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

    O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. 

    As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. 
     

    http://portal.mec.gov.br/conheca-o-ideb


  • E a taxa de aprovação / as médias de desempenho nos exames da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).


    Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.


    O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. 


    As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. 


ID
2500015
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O/A Assistente Social de uma instituição de ensino federal recebe um/uma aluno/a transexual requerendo a inclusão de seu nome social nos documentos oficiais de registro da instituição, conforme prevê o Decreto Federal que garante esse direito a essas pessoas nas instituições públicas federais. Na abordagem desse/a aluno/a e na condução do caso, o/a Assistente Social deve

Alternativas

ID
2503102
Banca
UniRV - GO
Órgão
UniRV - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A inserção do Serviço Social na educação coloca o desafio de compreender e acompanhar teórica e politicamente as requisições postas ao profissional devido às tendências contraditórias da política de educação que privilegia a ampliação das formas de acesso e de permanência do estudante na escola. Diante dessa realidade, quais tendências podem incidir sobre a atuação do assistente social na política de educação:

Alternativas
Comentários
  • Gab.  C

     

     

    ALMEIDA (2011, P.27) destaca alguns fenômenos importantes e algumas tendências que incide sobre as requisições de atuação do assistente social na educação, dentre os quais destaca: O aumento das ações e programas sociais dirigidos às famílias e das demandas de sua operacionalização no âmbito das organizações não governamentais que atuam no campo educacional.

     

     

    Ref.

    ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira de. Apontamentos sobre a política de educação no Brasil hoje e a inserção dos assistentes sociais. IN:

    Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação. CFESS GT DE EDUCAÇÃO, 2011.

     


ID
2503105
Banca
UniRV - GO
Órgão
UniRV - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A política de educação exige do assistente social o desenvolvimento de atividades técnicas, dentre elas a:

Alternativas
Comentários
  • Esta questão foi retirada do Projeto de  Lei nº.º 3.466,de 2012  - cujo autor  Sr. Raimundo Gomes de Matos-  , dispõe sobre a instituição do Serviço Social nas Escolas Públicas, Entidades Filantrópicas, OSCIPs e Fundações cuja atividade principal seja o provimento da educação.Ademais defini as seguintes competências do Serviço Social no espaço sociocupacional escolar :

     

    I – Efetuar levantamento de natureza socioeconômica e familiar para caracterização da população escolar;

     

    II – Elaborar e executar programas de natureza sócio-familiar, visando a prevenção da evasão escolar e a melhoria do desempenho do aluno;

     

    III – Integrar o Serviço Social Escolar a um sistema de proteção social amplo, operando de forma articulada outros benefícios e serviços sócio assistenciais, voltados aos pais e alunos no âmbito da educação em especial, e no conjunto das demais políticas sociais, instituições privadas e organizações comunitárias locais, para atendimento de suas necessidades;

     

    IV – Coordenar os programas assistenciais já existentes na instituição;

     

    V – Realizar visitar domiciliares com o objetivo de ampliar o conhecimento acerca da realidade sócio-familiar do aluno, possibilitando assisti-lo adequadamente;

     

    VI - Participar em equipe multidisciplinar, da elaboração de programas que visem prevenir a violência, o uso de drogas e o alcoolismo, bem como o esclarecimento sobre doenças infectocontagiosas e demais questões de saúde pública;

     

    VII – Elaborar e desenvolver programas específicos nas escolas onde existam alunos egressos das classes especiais;

     

    VIII – Empreender outras atividades pertinentes às prerrogativas inerentes ao profissional assistente social, não especificadas neste artigo;

     

    Particulamente, desconhecia este projeto, esta é uma das vantagens de se fazer  questões.

  • A letra A está errada pq não é vista técnica, mas visitas domiciliares.

    Art. 1º As visitas técnicas são atividades pedagógicas supervisionadas realizadas em ambiente externo à instituição, precedidas de planejamento, nas quais o deslocamento é necessário, constituindo-se como um mecanismo de integração entre a Instituição de Ensino e a sociedade.

     

    Art. 9º As visitas técnicas deverão constar no Plano de Ensino das disciplinas, sendo planejadas pelos professores durante a Jornada Pedagógica, realizada no início de cada semestre letivo.

    Art. 10. A responsabilidade pela visita técnica será do docente organizador da atividade, sendo possível indicar um professor suplente para acompanhá-lo ou substituí-lo, em casos de impossibilidade, o qual deverá assumir as atribuições e responsabilidades do titular da visita.

    Art. 11. Sempre que possível, as visitas técnicas deverão ter o acompanhamento de um pedagogo ou servidor técnico administrativo indicado pela coordenadoria de curso ou Gerência de Ensino.

     

    FONTE : RESOLUÇÃO Nº 23/2017/CS/IFS Aprova o Regulamento de Visitas Técnicas do IFS

  • Gab: D

    A) Realização de visitas técnicas com o objetivo de ampliar o conhecimento acerca da realidade sócioeducacional do aluno, de forma a possibilitar assisti-lo e encaminhá-lo adequadamente.

    V – Realizar visitar domiciliares com o objetivo de ampliar o conhecimento acerca da realidade sócio-familiar do aluno, possibilitando assisti-lo adequadamente;

    B)Pesquisa de natureza sociocultural e econômica da família para caracterização da população acadêmica.

    I – Efetuar levantamento de natureza socioeconômica e familiar para caracterização da população escolar;

    C)Elaboração, planejamento e execução de programas de orientação sociofamiliar visando eliminar a evasão escolar, a disparidade série/idade, e melhorar o rendimento do aluno e sua formação para o exercício de sua cidadania.

    II – Elaborar e executar programas de natureza sócio-familiar, visando a prevenção da evasão escolar e a melhoria do desempenho do aluno;

    D)Participação em equipe multidisciplinar, da elaboração de programas que visem prevenir a violência, o uso de drogas e o alcoolismo, bem como prestar esclarecimento e informações sobre doenças infecto-contagiosas e demais questões que envolvam saúde pública.

    VI - Participar em equipe multidisciplinar, da elaboração de programas que visem prevenir a violência, o uso de drogas e o alcoolismo, bem como o esclarecimento sobre doenças infectocontagiosas e demais questões de saúde pública;

    Projeto de Lei Nº 3.466, de 2012 (como bem sinalizou a nossa colega Colecionadora de Sonhos).


ID
2503108
Banca
UniRV - GO
Órgão
UniRV - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) aborda: as "Políticas de Ações Afirmativas como medidas especiais e temporárias tomadas pelo Estado, com o objetivo de eliminar desigualdades raciais, étnicas, religiosas, de gênero e outras - historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidade e tratamento, bem como compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização". Com base no enunciado, as ações afirmativas podem ser entendidas como aquelas que:

Alternativas
Comentários
  • Aternativa B.


ID
2503111
Banca
UniRV - GO
Órgão
UniRV - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O projeto Ético-Político do Serviço Social direciona o profissional para a construção de uma nova ordem societária. Neste sentido, o fazer do assistente social pressupõe uma percepção crítica do conjunto das relações sociais. Relativo às ações afirmativas, é papel do/a Assistente Social:


I. Avaliar as questões socioeconômicas dos/as participantes que buscam pela inserção em programas existentes no âmbito da comunidade universitária;

II. Operacionalizar individualmente no âmbito das Universidades as Políticas de Ações Afirmativas;

III. Integrar equipes multidisciplinares e/ou interdisciplinares, buscando articular estratégias de garantia de direitos e consequente proteção social aos usuários;

IV. Atuar na efetivação de ações e/ou programas que garantam acesso, a permanência e a conclusão do curso dos estudantes somente nas Instituições Públicas de Ensino Superior.

Alternativas
Comentários
  • O papel do/a Assistente Social relativo às ações afirmativas:

    I. Avaliar as questões socioeconômicas dos/as participantes que buscam pela inserção em programas existentes no âmbito da comunidade universitária;

    III. Integrar equipes multidisciplinares e/ou interdisciplinares, buscando articular estratégias de garantia de direitos e consequente proteção social aos usuários;


ID
2507671
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEAS - CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Jacques Delors, no Relatório: Educação, Um Tesouro a Descobrir (UNESCO, 2010) defende que “educação ao longo da vida baseia-se em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”.


O pilar “aprender a conviver”, segundo o autor, pauta-se no(s) seguinte(s) aspecto(s):

Alternativas
Comentários
  • Fiquei entre a B e a D, a assunto abordado inseri-se nos quatros pilares que Jacquers Delors escreveu no relatório, que podemos ver claramente no enunciado, chutei a B, pois se tratava do terceiro pilar - aprender a conviver - logicamente a B tem mais a ver.


ID
2531542
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No debate sobre a política de educação, sobretudo no que se refere à educação superior, comparece com muita força a questão da “equidade” como um valor central, um imperativo ético a ser perseguido e cuja efetivação pode diminuir as desigualdades educacionais e sociais com vistas a uma escolarização geral da população e a uma sociedade mais igualitária. Entretanto, na realidade brasileira, há limites estruturais para a efetivação da equidade no ensino superior, dentre os quais sobressai

Alternativas
Comentários
  • Equidade e DesIgualdade são antagônicos.

  • Equidade e desiguldade sao sinominos do ponto de vista pratico. Mas nao e a mesma coisa. A desigualdade social e um impecilho no que tange a efetigidade na equidade e no acesso a educacao

  • Desde a segunda metade do século XX, principalmente, a educação vem sido propagada como uma forma de impulsionar o desenvolvimento social, permitindo boas chances de ascensão social para os indivíduos. Já nas últimas décadas desse século, começa a ser constatado que as desigualdades sociais de origem se traduzem em probabilidades diferenciais de acesso a essa educação, bem como acabam por estabelecer diferenças significativas na qualidade da educação recebida por cada parcela da população, de forma que quanto melhor a posição social de origem, melhor e mais prolongada tende a ser a educação recebida. 

     

    http://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/70259

  • Gbarito "B"


ID
2531545
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Nos últimos anos, ocorreu no país a implementação de ações afirmativas e expansão de vagas no ensino superior público e privado, este último estimulado pela utilização de fundo público para o financiamento do setor privado por meio do Programa Universidade para Todos (PROUNI) e do Programa de Financiamento Estudantil (FIES). A análise crítica das políticas de expansão do acesso e da democratização da educação superior no país permite afirmar que essas medidas

Alternativas
Comentários
  • Rompe com elitidmo onde ? Nao ha universalidsde no acesso. O que scontece e uma comerceliszao do ensino. O pobre continua tendo que pagar

  • Gabarito confuso. Marquei a alternativa A, pois acredito que não rompe com o elitismo nem com o racismo.

  • Não entendi esse gab

  • Gab: d

    O objetivo das ações afirmativas é justamente contribuir para romper com o elitismo e o racismo na educação superior. Mesmo com a implementação dessas medidas, ainda há desigualdades nas condições de acesso aos benefícios educativos e culturais.

    "Com a implementação dessas medidas, como por exemplo o PROUNI (Programa Universidade Para Todos), do Governo Federal, que promove acesso à Educação Superior Privada a sujeitos antes excluídos da Educação Superior, é incrementado, no sentido lato, a diversidade e, no sentido estrito, a inclusão de grupos historicamente excluídos (Gonçalves, 2014). Podemos concluir que tais políticas que promovem a inclusão são responsáveis pela entrada de um novo modelo de acesso ao ensino superior e promovem a emergência de uma inclusão dos grupos historicamente desiguais nestes setores da sociedade. Trabalhamos a partir do conceito teórico de Joaquim Barbosa (2001), que define política de ação afirmativa como sendo políticas públicas (e privadas) voltadas à concretização do princípio constitucional da igualdade material e à neutralização dos efeitos da discriminação racial, de gênero, de idade, de origem nacional e de compleição física. Deste modo, com as demandas organizadas pela sociedade civil e movimentos sociais, surgem vários programas nas universidades que adotam modalidade diversas de reserva de vagas, como as cotas raciais, por renda, entre outros.[...] Ações afirmativas vêm como um desafio para começarmos a descolonizarmos nossos pensamentos e desocidentalizarmos nossa razão européia, descontruirmos o racismo que está enraizado na sociedade brasileira (Cruz, 2014), com o objetivo de inclusão das pessoas antes excluídas dos setores mais elitizados da nossa sociedade, como por exemplo, o direito à formação acadêmica"

     

    (http://www.puc-rio.br/Pibic/relatorio_resumo2015/relatorios_pdf/ccs/SER/SER-Lais%20Adelita%20de%20Souza%20e%20Cruz.pdf)

  • Com essa, é a terceira questão que resolvo da COMPERVE e eu erro devido o gabarito não ser condizente com a nossa profissão!

    E não é um(a) assistente social que elabora as questões? Recuso-me a acreditar que sim...distorce totalmente o que pregamos e defendemos!

  • A alternativa "D" fala em CONTRIBUIÇÃO PARA O ROMPIMENTO e não na erradicação do elitismo e do racismo. Atentem que vivemos em uma sociedade capitalista e a superação dessas expressões é impensável com esse modo de produção. 

  • Não rompe com nada, pois quanto mais você ganha mais desconto você tem no FIES e o PROUNI depende de que tipo de educação você teve durante sua vida. Cadê a visão crítica e dialética do serviço social. Cadê o projeto -ético- político. Devemos cuidar para não cairmos em siladas neoliberais e partidárias. Nosso militarismo deve ser da nossa profissão.
  • Complementando: Ensino público e gratuito!

ID
2531548
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, criou o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), voltado para a ampliação das condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal. Um dos objetivos do PNAES é

Alternativas
Comentários
  • Art. 2o  São objetivos do PNAES:

    I – democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal;

    II - minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão da educação superior;

    III - reduzir as taxas de retenção e evasão; e

    IV - contribuir para a promoção da inclusão social pela educação.

  • Não confundir Objetivos com Princípios.


ID
2531551
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Antes mesmo da criação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) pelo governo federal, a UFRN criou o seu Programa de Bolsas de Assistência Estudantil por meio da Resolução 169/2008 – CONSEPE, de 02 de dezembro de 2008, a qual cria também o Cadastro Único de Bolsistas da UFRN que deve ser utilizado na instituição e na administração

Alternativas
Comentários
  • Questão anulada pela Comperve


ID
2531554
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os estudantes prioritariamente atendidos pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) são aqueles

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está incoerreta, pois o certo é: estudantes  provenientes de escola pública e com renda familiar per capita de um salário mínimo e meio.

  • Questão errada conforme :

    DECRETO Nº 7.234, DE 19 DE JULHO DE 2010.

    Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES.

    Art. 5o  Serão atendidos no âmbito do PNAES prioritariamente estudantes oriundos da rede pública de educação básica ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, sem prejuízo de demais requisitos fixados pelas instituições federais de ensino superior.

  • oi Nathália vc viu se alteraram o gabarito no pós recurso? de qq forma notifiquei ao qconcursos...

  • Comentário da Questão: Olha a pegadinha

  • Gabarito no qc "B " ate a presente data.