SóProvas


ID
2403484
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação aos princípios da contabilidade, leia as afirmativas a seguir.
I. Reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial e a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a pessoa, conjunto de pessoas, sociedade ou instituição.
II. Refere-se à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e de suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e na extensão correta, independentemente das causas que as originaram.
III. As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.
As afirmações I, II e III são, respectivamente, relacionadas aos princípios da:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ALTERNATIVA "B"

     

    A Resolução CFC n° 750-93 dispõe sobre os Princípios Fundamentais de Contabilidade, elencando-os em seu art. 3° e conceituando-os nos seus artigos 4° ao 10º.

     

    O Princípio da Entidade

     

    “Art. 4° O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

     

    O Princípio da Oportunidade

     

    “Art. 6° O Princípio da OPORTUNIDADE refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.

     

    O Princípio da Competência

     

    “Art. 9° As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.

     

     

  • TIO: Tempestividade + Integridade = Oportunidade.