SóProvas


ID
2403691
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de psicopatologia e psicodinâmica do trabalho e de gestão da saúde do trabalhador, julgue o próximo item.

A denegação é uma das defesas coletivas mais nocivas à saúde mental do trabalhador.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A Denegação é um mecanismo da Perversão.

  • Denegação: Reconhecimento da presença de percepções, sentimentos e pensamentos opostos aos expressos, sem que haja relevância emocional ou influência no paciente. 

     

    Para Dejours (2008, p.91),

    "(...) as estratégias de defesa têm em comum a propriedade de prejudicar a simbolização do "trabalhar" efetivo, pois a denegação do sofrimento leva a um embotamento intencional, mesmo que inconsciente, da atividade de pensar e, portanto, da capacidade de simbolização. A negação da percepção da realidade traz consigo um enfraquecimento da capacidade de pensar".

     

    Portanto, o erro está em afirmar que a denegação é uma "defesa coletiva".

     

    Dejours, C. (2008). Trabalho, tecnologia e organização. Avaliação do trabalho submetida à prova do real. SP. Blucher.

  • Gente, a DENEGAÇÃO é um mecanismo de defesa do trabalhador. Sendo isto, não há como afirmar que é nocivo, haja vista que o objetivo do mecanismo de defesa é servir como uma "sustentação" do aparelho psíquico frente a situações que não consegue elaborar .

    A denegação é um mecanismo de defesa em que o sujeito se recusa a reconhecer como seu um pensamento ou um desejo que foi anteriormente expresso conscientemente. Negar a realidade é uma forma de protecção contra algo que pode gerar dor ou sofrimento.