-
Questão misturou com Sublimação
Formação Reativa é classificada por Sigmund Freud como um dos mecanismos de defesa típicos do inconsciente, sendo usada por indivíduos que querem camuflar e proteger seus desejos ou sensibilidade.
A sublimação como mecanismo de defesa é a transformação de impulsos indesejados em algo menos prejudicial.
"expressão desses impulsos em uma forma antiética."
-
"expressão desses impulsos em uma forma antiética." é o erro, porque sublimação ocorre justamente o oposto: impulsos destrutivos são desviados para fins "éticos".
-
Formação Reativa é classificada por como um dos típicos do inconsciente, sendo usada por indivíduos que querem camuflar e proteger seus desejos ou sensibilidade. Pessoas que defendem seu com a formação reativa podem ser frequentemente classificadas como orgulhosas ou agressivas, mas há uma diferença, porque enquanto o orgulho é uma auto-negação da ajuda de outrem e sentimento de auto-suficiência e confiança natural de um ser humano, a formação reativa é a simulação da indiferença ou da aversão ao seu desejo ou a qualquer tipo de ofensa ou ataque, enquanto na realidade o indivíduo sofre com o medo de ser rejeitado ou magoado. Segundo Freud, a formação reativa seria um dos mais frágeis métodos de defesa empregados pelo , porque essa defesa parte da sensação pessoal do indivíduo de que está vulnerável a qualquer tipo de ataque, difamação ou algo que possa cortar sua sensibilidade. Usando a formação reativa, o consciente sente-se mais confortável porque sabe que mesmo que uma situação cause sofrimento ao , a pessoa não demonstrou tal sentimento para terceiros, podendo assim se iludir com o falso sentimento de que "nada me afetou, está tudo bem". Por exemplo, uma pessoa pode demonstrar muita afeição para com seus filhos enquanto no fundo guarda deles, ou um indivíduo pode se mostrar valente enquanto possui vários sentimentos inconscientes de .
-
ERRADO
De modo simples:
Formação Reativa: é demostrar o oposto do que se sente. Ex: Gosto de uma pessoas, mas a trato mal e com desprezo.
Como bem esclarecido pelo Jean, a questão, na verdade, faz alusão a Sublimação: que nada mais é do que transformar algo culturalmente repudiado (ou seja, algo, antiético) em algo que seja aceito socialmente (algo ético). Ex: O cara que tem vários pensamentos violentos e sádicos (antiéticos na maioria das culturas) e que para externar isso faz uma sequência de filme, por exemplo, Jogos Mortais.