-
PDCA (do inglês: PLAN - DO - CHECK - ACT ou Adjust) é um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. É também conhecido como o círculo/ciclo/roda de Deming, ciclo de Shewhart, círculo/ciclo de controle, ou PDSA (plan-do-study-act). Outra versão do ciclo PDCA é o OPDCA, onde a letra agregada "O" significa observação ou como algumas versões dizem "Segure a condição atual". Esta ênfase na observação e na condição atual é utilizada frequentemente na produção enxuta (Lean Manufacturing / Toyota Production System) do Sistema Toyota de Produção.
Planejar
Estabelecer os objetivos e processos necessários para entregar resultados de acordo com o projetado (objetivos ou metas). Ao estabelecer expectativas de resultado, a integridade e precisão da especificação também é uma parte da melhoria almejada.Quando possível começar em pequena escala para testar os possíveis efeitos.
Desenvolver/Executar
Implementar o plano, executar o processo, fazer o produto. Coletar dados para mapeamento e análise dos próximos passos "Checar" e "Ajustar". Portanto esta etapa gera muito cuidado pois pode não ser a causa raiz.
Conferir/Checar/Verificar
Estudar o resultado (medido e coletado no passo anterior “Desempenhar”) e compará-lo em relação aos resultados esperados (objetivos estabelecidos no passo “PLANEJAR”) para determinar quaisquer diferenças. Procurar por desvios principalmente na aplicação do plano e também olhar para a adequação e abrangência do plano permite a execução do próximo passo, ou seja, "AGIR". Traçar dados pode fazer isso muito mais fácil para ver as tendências ao longo de vários ciclos de PDCA e assim converter os dados coletados em informação. Informação é o que você precisa para a próxima etapa "Ajustar".
Alavancar/Ajustar/Atuar/Agir
Tomar ações corretivas sobre as diferenças significativas entre os resultados reais e planejados. Analisar as diferenças para determinar suas causas. Determinar onde aplicar as mudanças que incluem a melhoria do processo ou produto. Quando uma passagem por estes quatro passos não resultar na necessidade de alguma melhora, o método ao qual o PDCA é aplicado pode ser refinado com maiores detalhe na iteração seguinte do ciclo, ou a atenção deve ser colocada de uma forma diferente em alguma fase do processo
-
Gabarito E
Os principais autores definem o planejamento como um processo de definição dos principais objetivos e da forma como esses objetivos serão alcançados.
Segundo Chiavenato – “Planejamento é um processo de estabelecer objetivos e definir a maneira como alcançá-los.”
Segundo Djalma de Oliveira – “Planejamento é um processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa."
Fonte: Rodrigo Rennó
-
Planejamento
-
A questão aborda o tema: funções da administração: Planejamento, Organização, Direção e Controle (PODC) e as cinco funções da administração de Fayol: Previsão, Organização, Comando, Coordenação e Controle (C3PO):
A) Incorreta! Direção está relacionada com a atuação sobre pessoas e com a ação. Essa função é executado por meio de comunicação, liderança e motivação das pessoas, de acordo com Chiavenato (2014).
B) Incorreta! A previsão é umas das cinco funções da administração, de acordo com Fayol. A previsão avalia o futuro e aprovisiona os recursos em razão dele.
C) Incorreta! É a função que monitora e compara os resultados com aquilo que foi planejado e faz a correção dos possíveis desvios.
D) Incorreta! É umas das funções de Fayol que gera harmonização e sincronização organizacional. Ligar os atos e esforços coletivos.
E) Correta! No planejamento são estabelecidos os objetivos e os meios para alcançá-los.
Gabarito: Letra "E"