SóProvas


ID
2405296
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que concerne às tarefas de arranjo dos arquivos permanentes, Valentini (2007) diz que elas podem ser de dois tipos:

- As primeiras compreendem a análise documental no que tange a sua forma e

- As segundas referem-se à arrumação dos papéis nos locais adequados.

Essas tarefas são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • D) 

    3a) Destinação – Fase primordial, pois decide quais os documentos a serem eliminados ou preservados permanentemente. Para isso, deve ser feita uma avaliação correta dos documentos (por Comissão devidamente constituída) – ver neste capítulo o assunto “Avaliação e destinação de documentos”, item no 3.
    Não se esqueça:
    Fases da gestão

    Produção

    Utilização

    Destinação
    Obs.: Segundo a UNESCO, os níveis de aplicação de uma gestão de documentos são os seguintes:
    – mínimo;
    – mínimo ampliado;
    – intermediário;
    – máximo.
    Outras definições importantes:
    a) Classificação – é o ato ou efeito de analisar e identificar o conteúdo dos documentos e selecionar a categoria de assunto sob a qual devem ser recuperados.
    b) Plano de classificação – na organização de um arquivo, é um plano que estabelece a ordenação intelectual e física dos documentos de um arquivo corrente. Portanto, podemos dizer que um plano de classificação é um instrumento auxiliar (técnico) das atividades de gestão (permitindo o arquivamento correto dos documentos).

  • Gabarito: d)

     

    ARRANJO: Sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.


    Fonte: Dicionário de Terminologia Arquivística – 2005.

     

    Devem-se distinguir, na etapa relacionada à estruturação e implementação do arranjo dos fundos, dois tipos de atividades:

     

    a) Atividades Intelectuais – relativas à concepção lógica do fundo documental, incluindo-se a definição dos grupos e das séries dos documentos dentro do quadro de arranjo. Em síntese, trata-se de pôr uma ordem inteligível à ordenação do acervo, geralmente por intermédio da elaboração de um organograma.

     

    b) Atividades Físicas – relativas a atos simples, como o acondicionamento de documentos em caixas, a aposição de etiquetas e a identificação de caixas, a colocação das unidades de arquivamento nas estantes, entre outras dessa natureza.

  • TAREFAS INTELECTUAIS: Análise documental no que tange a sua forma

     

    TAREFAS FÍSICAS: Arrumação dos papéis nos locais adequados.