SóProvas


ID
2406322
Banca
FAUEL
Órgão
PROAMUSEP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um homem de 38 anos, após ter realizado uma radiografia com contraste iodado, apresentase com taquisfigmia, náuseas, dificuldade para respirar, tontura, sensação de desmaio, urticária e angioedema. Pode-se dizer que os sinais clínicos apresentados por este paciente são sugestivos de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

     

     

     

    De acordo com o artigo Fisiopatologia do Choque.Carlos Alberto Mourao-Junior;Luisa Soares de Souza.

     

     

     

     

    Choque anafilático

     

     

    A má perfusão tecidual no choque anafilático também é resultado de uma vasodilatação generalizada e tem hemodinâmica semelhante ao choque séptico. No entanto, a causa é distinta, pois no choque séptico a causa é infecção, enquanto no choque anafilático a causa é alergia.

     

    De fato, no choque anafilático, o paciente sofre uma reação alérgica ( observem que o paciente relatado na questão apresentou os sinais clínicos dispostos APÓS ter realizado uma radiografia com contraste iodado )ao ser exposto a um antígeno, a que é previamente sensível.

     

    Obviamente, nem toda reação alérgica produz choque anafilático. A intensidade e a distribuição dessa reação irão depender do grau de hipersensibilidade do indivíduo àquele determinado antígeno.

     

    No entanto, há casos em que tal reação é tão significativa que leva o indivíduo à morte em poucos minutos.

  • CHOQUE ANAFILÁTICO O que é: É a forma mais grave de reação de hipersensibilidade (alergia), desencadeada por diversos agentes como drogas, alimentos e contrastes radiológicos. Os sinais e sintomas podem ter início após segundos à exposição ao agente ou até uma hora depois. A avaliação e o tratamento imediatos são fundamentais para evitar a morte. Principais causas: - venenos: abelhas, marimbondos, vespas, etc; - medicamentos: alguns antibióticos, como a penicilina, alguns antiinflamatórios, anestésicos, contrastes contendo iodo, insulina, entre outros; - alimentos: camarão, mariscos, frutos do mar, amendoim, dentre outros; - latex: derivados da borracha, como luvas. Sintomas: - sensação de desmaio; - pulso rápido; - dificuldade de respiração, incluindo chiados no peito, tosse; - náusea e vômito; - dor no estômago; - inchaço nos lábios, língua ou garganta; - placas altas e com coceira na pele (urticária); - pele pálida, fria e úmida; - tontura, confusão mental, perda da consciência; - parada cardíaca. FONTE: BVS