SóProvas


ID
2407456
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo Di Píetro (2013), em sentido amplo, como se denomina a modalidade de contrato administrativo pelo qual a Administração Pública confere ao particular a execução remunerada de serviço público, de obra pública ou de serviço de que a Administração Pública seja a usuária direta ou indireta, ou lhe cede o uso de bem público, para que explore pelo prazo e nas condições regulamentares e contratuais?

Alternativas
Comentários
  • Concessões Administrativas: são aquelas em que a Administração Pública é a usuária direta ou indireta da prestação do serviço, da obra ou do fornecimento.

  • GAB:D

     

  • O contrato de concessão de serviço público tem como objeto a transferência da gestão e execução de um Serviço do Poder Público ao particular, por sua conta e risco. Cabe ao Estado acompanhar a adequada execução do contrato e o atendimento do interesse público. O concessionário ira remunerar-se de uma tarifa módica cobrada dos usuários e fixada de acordo com o projeto de licitação apresentado. Esta tarifa deverá financiar a operação, aprimoramento tecnológico e proporcionar lucro ao concessionário.

    PORTANTO, LETRA C

  • CONCESSÃO: somente poderão ocorrer mediante licitação, sendo formas de delegação de serviços públicos, sendo a descentralização de serviços por colaboração ou delegação, feita por meio de Contrato.

    -Concessão de Serviço Público: feito na modalidade de concorrência, feito a pessoa jurídica ou consórcio de empresa, que demonstre capacidade para seu desempenho.

    -Concessão Patrocinada: recebe as tarifas dos usuários e um complemento pago pela Administração (contraprestação), sendo parcerias público-privadas.

    -Concessão Administrativa: a remuneração é feita pela administração, sendo a administração pública a usuária. A Administração Pública confere ao particular a execução remunerada de serviço público, de obra pública ou de serviço de que a Administração Pública seja a usuária direta ou indireta, ou lhe cede o uso de bem público, para que explore pelo prazo e nas condições regulamentares e contratuais