SóProvas


ID
240751
Banca
FCC
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo sobre RAID.

I. No RAID 1, um mesmo dado é escrito em dois discos diferentes (espelhamento). Se um disco falhar, o dado estará disponível no outro disco.

II. O RAID 5 pode ser implementado com, no mínimo, 2 discos.

III. Os dados de paridade do RAID 1 ficam armazenados em um único disco.

IV. No RAID 5, os dados de paridade são distribuídos em todos os discos do array, sendo que um disco nunca armazena a paridade de um dado que está armazenado nele.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • RAID 1 - Espelhamento. Há duplicação de dados. Os dados são intercalados em tiras com cada tira mapeada logicamente em 2 discos físicos separados, de modo que cada disco do agrupamento tenha como espelho outro disco que contém os mesmo dados. 
    Não há dados de paridade no RAID 1.
    RAID 5 - Distribui as tiras de paridade por todos os discos, evita a formação de gargalho de desempenho. 
  • RAID 1 é o nível de RAID que implementa o espelhamento de disco, também conhecido como mirror. Para esta implementação são necessários no mínimo dois discos. O funcionamento deste nível é simples: todos os dados são gravados em dois discos diferentes; se um disco falhar ou for removido, os dados preservados no outro disco permitem a não descontinuidade da operação do sistema.

    Vantagens:

    - Caso algum setor de um dos discos venha a falhar, basta recuperar o setor defeituoso copiando os arquivos contidos do segundo disco.
    - Segurança nos dados (com relação a possíveis defeitos que possam ocorrer no HD).

    Desvantagens:

    - Custo relativamente alto se comparado ao RAID 0.
    - Ocorre aumento no tempo de escrita.
    - Não é usado paridade.

    O RAID 5 é frequentemente usado e funciona similarmente ao RAID 4 (mínimo de 3 discos), mas supera alguns dos problemas mais comuns sofridos por esse tipo. As informações sobre paridade para os dados do array são distribuídas ao longo de todos os discos do array , ao invés de serem armazenadas num disco dedicado, oferecendo assim mais desempenho que o RAID 4, e, simultaneamente, tolerância a falhas.

    Para aumentar o desempenho de leitura de um array RAID 5, o tamanho de cada segmento em que os dados são divididos pode ser optimizado para o array que estiver a ser utilizado. O desempenho geral de um array RAID 5 é equivalente ao de um RAID 4, excepto no caso de leituras sequenciais, que reduzem a eficiência dos algoritmos de leitura por causa da distribuição das informações sobre paridade. A informação sobre paridade é distribuída por todos os discos; perdendo-se um, reduz-se a disponibilidade de ambos os dados e a paridade, até à recuperação do disco que falhou. Isto causa degradação do desempenho de leitura e de escrita.

    Vantagens:

    - Maior rapidez com tratamento de ECC.
    - Leitura rápida (porém escrita não tão rápida).
     
  • II - RAID 5 exige no mínimo 3 disco.
    III - RAID 1 é espelhamento, não utiliza dados de paridade


    RAID 5 Permite a falha de 1 disco.
    RAID 6 Permite a falha de até 2 discos.
     

  • Gabarito: C