SóProvas


ID
2408725
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com a lei que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados, os documentos públicos são identificados como:

Alternativas
Comentários
  • ARQUIVO CORRENTE - conjunto de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos ou recebidos no cumprimento de atividades-meio e atividades-fim e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da freqüência com que são por eles consultados.

     

    ARQUIVO INTERMEDIÁRIO - conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco freqüente, que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final.

     

    ARQUIVO PERMANENTE - conjunto de documentos custodiados em caráter definitivo, em função de seu valor.

     

     

  • Segundo a Lei nº 8.159/91, os documentos públicos são classificados em:

    Correntes: aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes. 
    Intermediários: aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
    Permanentes: os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

    Gabarito do professor: Letra "B"
  • correntes, intermediários e permanentes.

  • correntes, intermediários e permanentes.

  • GABARITO: LETRA B

    A teoria arquivística sistematiza o ciclo de vida dos documentos de arquivo em três fases distintas e complementares, caracterizadas por intervalo de tempo e pelo tipo de uso que é dado ao documento em cada idade. A metodologia a ser utilizada na organização dos documentos depende muito da fase em que ele se encontra no chamado ciclo vital, tendo em vista que a frequência de uso e o público alvo são distintos.

    Teoria segundo a qual os arquivos são considerados arquivos correntes, intermediários ou permanentes, de acordo com a frequência de uso por suas entidades produtoras e a identificação de seus valores primário e secundário.

    FONTE: ARQUIVOLOGIA PARA CONCURSOS.

  • Resolução: a teoria das três idades foi incorporada à definição de arquivos públicos, de acordo com a Lei nº 8.159/91:

    Art. 8º - Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.

    Resposta: B