-
RESPOSTA: LETRA D.
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:
Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.
§ 1º - O juiz pode deixar de aplicar a pena:
I - quando o ofendido, de forma reprovável, provocou diretamente a injúria;
II - no caso de retorsão imediata, que consista em outra injúria.
§ 2º - Se a injúria consiste em violência ou vias de fato, que, por sua natureza ou pelo meio empregado, se considerem aviltantes:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa, além da pena correspondente à violência.
§ 3o Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: (Redação dada pela Lei nº 10.741, de 2003)
Pena - reclusão de um a três anos e multa.
-
a) extremamente vago, dano pode ser moral ou material se for material não vejo como pode ser caracterizado crime contra honra.
b) Constrangimento iligal se caracteriza crime CONTRA A LIBERDADE PESSOAL:
Constrangimento ilegal
Art. 146 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela não manda.
c) Alteração de limites. - sabe-se lá que limites.
d) Injúria
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
e) divulgação de segredo. - se for segredo de justiça por motivo de segurança pública, por exemplo, não se enquadra como crime contra honra.
-
Essa questão na verdade está errada.
A injúria não afeta a reputação (honra objetiva) e sim a honra subjetiva (como a autoestima).
Como era o único crime contra a honra da questão, marca-se a alternativa "d", mas está tecnicamente sem gabarito.
-
errado esta seu estudo HAHAHAHHA
-
A afirmativa está correta, só o fato hipotético que ficou confuso... Tem nada a ver com a afirmativa de fato!
-
O enunciado da questão não tem nada a ver com o que está sendo pedido. Que coisa feia.
-
A questão é confusa.
Da como alternativa correta um crime que protege a honra subjetiva e no enunciado afirma que houve dano a "reputação". Reputação trata de honra objetiva. Esse detalhe não trouxe maiores problemas para marcar a assertiva menos errada. Caso houvesse outra alternativa que trouxesse como possibilidade difamação, a banca estaria prejudicando quem estuda com afinco.
O mais engraçado são colegas que não sabem a diferença de honra objetiva e subjetiva fazerem comentários desmerecedores de quem comenta detalhes importantes para estudo posterior. Quem não percebeu que reputação trata-se de honra objetiva e, portanto, a resposta não poderia ser injuria deveria ter a humildade de ao menos ler um pouco mais a respeito e agradecer quem comenta algo que outros nem perceberam.
Força e fé.
-
Esse enunciado foi tipo... A capivara é o maior roedor do mundo. Quantos planetas existem no sistema solar?
-
a cabeça já tá dando um nó e vem uma questão dessa..putz!
-
Entendo perfeitamente as observações feitas por vocês,no entanto a questão foi bem objetiva quando faz referência aos crimes contra a honra,ao meu ver as demais opções não se enquadrão nesses crimes:dano,constrangimento ilegal,alteração de limites e divulgação de segredos,uma que fiquei em dúvida foi o constrangimento ilegal,este faria parte da honra do servidor e/ou cidadão,mas no tange o tópico "Dos crimes contra a Honra" temos apenas Calúnia,art.138,CP,Difamação,art.139,CP,Injúria,art.140.Portanto,a assertiva que responde adequadamente é a letra b-Injúria que consiste em atribuir uma qualidade negativa a uma pessoa,por exemplo gorda,preguiçosa ou vagabundo,ofende-se a honra subjetiva,a autoestima,ou seja,o que a vítima pensa dela mesma,acrescentando que é relevante que a qualidade negativa seja verdadeira ou não,importando apenas a intenção de injúriar.
Fonte:Material Alfa Concursos
-
Esse enunciado foi tipo... A capivara é o maior roedor do mundo. Quantos planetas existem no sistema solar? Só repassando.
-
Será que o QC copiou corretamente está questão? O examinador precisa estar muito chapado para elaborar um enunciado desses...
-
Eitaaaa papai... que questão? que banca?
-
ALTERNATIVA CORRETA - LETRA "D"
Visando elucidar alguma dúvida que possa existir sobre o Delito de Injúria, segue algumas dicas:
- Caracteriza - se por um xingamento direto a pessoa (ofende a dignidade ou decoro), atingindo assim, a chamada honra subjetiva (visão a qual tenho sobre mim);
- Não existe injúria culposa (da mesma forma o crime de calúnia e difamação), assim sendo trata - se de crime doloso;
- Em princípio é crime unissubsistente (se consuma em um único ato), a exceção fica por conta da injúria escrita;
- A injúria pode consistir em violência ou vias de fato com a finalidade de zombar ou humilhar (vide art. 140, §2º, do CP), neste caso estaremos diante da chamada injúria real, como no caso de cuspir alguém;
- A injúria pode ser classificada ainda, como "injúria racial ou preconceituosa" (art. 140, § 3º, do CP);
- Não existe a chamada - "injúria homofóbica", assim sendo xingar alguém de viado ou algo do tipo constitui injúria comum.
-
ART 138 AO 140 DO CP - DOS CRIMES CONTRA A HONRA
São três os crimes contra a honra: calúnia, difamação e injúria.
Calúnia - Imputação falsa de um fato criminoso a alguém.
Injúria - Qualquer ofensa à dignidade de alguém.
Difamação - Imputação de ato ofensivo à reputação de alguém.
-
Pense numa questão bem elaborada rs'
-
Rodrigo Stangret, questão foi só para saber onde está separado no CP a infração unjúria, que é no Capítulo V Dos crimes contra a Honra, do Art. 138 - Art.145....
-
Questão sem resposta correta, as alternativas não correspondem ao que é descrito no enunciado da questão. O gabarito marca letra D, crime de injúria, que atinge a honra subjetiva, enquanto a questão exemplifica uma lesão de ordem objetiva.
-
eu heim!
-
Que redação esquisita.
-
São só três artigos-138, 139 e 140- e fico todo perdido sempre que volto a estudar ou faço minhas revisões sobre este assunto.
-
" Imputação de fato desonroso genérico, vago, impreciso e indeterminado caracteriza o crime de injuria (ex. fulano é assaltante de banco), pois a calunia e a difamação pressupõem imputação de fato determinado "
-
Questão mal feita: pula para próxima!
É vedado ao servidor público prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que dele dependam. É classificado como crime contra a honra o crime de:
PARA RESOLVER A QUESTÃO ACIMA BASTA IDENTIFICAR QUE SE TRATA DE UM CRIME CONTRA A HONRA: DAS OPÇÕES A ÚNICA SE ENCAIXA É A INJÚRIA
-
injuria achei que era contra pessoa certa , direcionada e não ampla ,genérica
-
Vejam pelo lado bom desse enunciado: "eu estou estudando bem e sei o conteúdo".
Fé.
-
Pode isso Arnaldo???
Questão mais estranha...
-
-
Vejo aqui muita gente chorando por causa dessa questão. Pessoal, o erro de quem errou não foi a matéria de penal, e sim o português. Vejam q a banca só fez dar uma enrolada com uma historinha pra levar o cara achar q seria difamação (q de fato é) e finaliza com um ponto final, a verdadeira pergunta não tem nada a ver com o enunciado e vem depois do ponto: qual é classificado como crime contra a honra? Simples, só tinha uma opção, injúria. Não tem nada de mal formulada ou coisa do tipo, pelo contrário, foi muito bem bolada, derrubou um monte de gente. Kkk
-
Quem prejudica "a reputação" atinge a honra objetiva.
injuria por sua vez, é o único crime que atinge a honra subjetiva.
QUESTÃO SEM GABARITO.
-
Não faz sentido. O correto seria DIFAMAÇÃO
-
QUESTÃO MALUCA!
-
Não entendi nada, ok
O segredo agora é outro.
-
A saga dos que procuram pelo em ovo.
Questão simples, a banca trás um exemplo de um crime contra a honra(difamação), depois pergunta um tipo de crime contra a honra.
É só procurar nas alternativas, a que tenha a classificação de um crime contra a honra pessoal.
-
CP/ART. 140 - INJURIAR ALGUÉM, OFENDENDO-LHE A DIGNIDADE OU O DECORO:
PENA - DETENÇÃO, DE UM A SEIS MESES, OU MULTA.
§ 1º - O JUIZ PODE DEIXAR DE APLICAR A PENA:
I - QUANDO O OFENDIDO, DE FORMA REPROVÁVEL, PROVOCOU DIRETAMENTE A INJÚRIA;
II - NO CASO DE RETORSÃO IMEDIATA, QUE CONSISTA EM OUTRA INJÚRIA.
§ 2º - SE A INJÚRIA CONSISTE EM VIOLÊNCIA OU VIAS DE FATO, QUE, POR SUA NATUREZA OU PELO MEIO EMPREGADO, SE CONSIDEREM AVILTANTES:
PENA - DETENÇÃO, DE TRÊS MESES A UM ANO, E MULTA, ALÉM DA PENA CORRESPONDENTE À VIOLÊNCIA.
§ 3 SE A INJÚRIA CONSISTE NA UTILIZAÇÃO DE ELEMENTOS REFERENTES A RAÇA, COR, ETNIA, RELIGIÃO, ORIGEM OU A CONDIÇÃO DE PESSOA IDOSA OU PORTADORA DE DEFICIÊNCIA:
PENA - RECLUSÃO DE UM A TRÊS ANOS E MULTA
OBS.: NÃO É CABÍVEL EXCEÇÃO DA VERDADE, POIS AQUI NÃO HÁ IMPUTAÇÃO DE FATO, E SIM DE OPINIÃO QUE O AGENTE EMITE SOBRE O OFENDIDO. NÃO HÁ EXCEÇÃO, PORTANTO NA INJÚRIA NÃO EXISTE ESTA POSSIBILIDADE.
FÉ E DISCIPLINA!
-
Isso é difamação
ué!?
-
Questão simples galera. A questão a primeiro momento só te informou algo e depois perguntou outra coisa depois do ponto. Simples kkk
-
Causa Dano Moral a questão ta toda mal reformulada kkk